Meu muito amado filho Estêvão
O verdadeiro risco é não correr risco algum. Isto vale para aquela viagem, para aquele emprego, para falar com aquela pessoa, para dizeres o quando gostavas de conhecer melhor aquela outra pessoa.
Não importa o que te dizem, mas sim o que tu sentes. Isto vale para quando todos "te avisam" mas tu pensas de outro modo. Da vida tiramos as vitorias e também as lições e essa situação pode ser uma lição.
Nunca nada é tão difícil como imaginamos nem tão fácil como gostaríamos. Mas é para fazer mesmo assim.
Preocupa-te apenas em seres tu próprio. Não vás atrás da cabeça dos outros, das ideias dos outros. Pensa quem és tu. Que princípios te definem.
Quando vires algo que não gostas (na vida do dia a dia, no trabalho, nas redes sociais, na paragem de autocarro) pensa: vale a pena responder? vale a pena me meter? ninguém muda por tu quereres que essa pessoa mude, ninguém muda mesmo que lhe proves que estas certo .... mete isso na tua cabeça. A realidade das pessoas é a realidade das pessoas, elas vêm o que elas vêm e isso não muda por mais que grites ou te chateies. Eu (isso sou eu) evito o conflito ao máximo (não te sei dizer se é o comportamento certo, mas é o meu) por isso ... sigo o meu caminho sorriu e sigo. Não são meus filhos por isso .... siga!
Tu já és e já tens em ti tudo o que precisas. Procura bem. Não vais encontrar nada fora de ti que não esteja já em ti. Sim mesma a felicidade que o mundo procura, jamais a encontrares noutra pessoa, num relacionamento, numa casa, numa viagem, em roupa de marca, no fundo de uma garrafa, em qualquer droga, naquele emprego, em conta choruda.
Não fujas do silêncio. Aprecia-o.
Nunca deixes de estudar e de pensar por ti. Quem pouco estuda pouco sabe, e por isso mesmo muito mais dificuldades vai passar. Não vás atras do fácil porque é fácil.
Nada na vida acontece por acaso. Cada situação que atravessamos tem algo para nos ensinar. Assim como as pessoas que se cruzam connosco tem sempre coisas para nos ensinar. Umas ficam outras passam outras vão embora é assim deixa ir deixa ser assim. Um cancro aos 29 ajuda a por tudo em perspectiva a escolher as lutas melhor, a escolher onde queremos por os nossos ovos, um divorcio aos 35 ajuda a perceber que afinal ainda temos muito para aprender sobre "o outro", amigos que vão sem avisar ajudam a perceber que afinal temos que crescer como pessoas temos de evoluir nesta dimensão, temos de nos tornar mais atentos aos outros, amigos que vão também nos ensinam que tudo passa, que talvez a nossa ideia de amizade seja diferente da dos outros, cruzar a vida com um esquizofrénico psicopata ensina-nos que não podemos abrir a casa, a vida o coração aos outros, ensina-nos a não confiar no outro só porque sim, perder o pai muito cedo ensina-nos que não devemos guardar loiça, toalhas, dinheiro para momentos especiais, porque no final das contas estar vivo hoje é altamente especial, ter alguém na vida que desaparece sem dizer porque também nós ajuda a aprender a seguir caminho a ser quem somos, estar vivo apesar dos apesares ensina-nos a jamais desistir de nós mesmos, a acordar meter o pé no chão e querer hoje ser melhor que ontem, a aprender que quando estamos doentes vão haver pessoas que ligam a saber de nós e outras que não querem nem saber disso, estar vivo é poder comer coisas boas, é possível ver o sol nascer e o sol por-se é ser possível mergulhar e abrir os olhos dentro de água. Quando eu tinha 10 anos eu tracei um plano na minha vida para mim, até o escrevi porque tinha a certeza de tudo o que ia fazer e tudo o que eu ia ser. Antes de ontem li o. Tem 8 páginas. É um optimo exercício acredita. Dizia lá que queria ser cientista, viver nos EUA, conduzir um carro electríco, queria ter um filho, queria ser casada e muito feliz, queria ter viajado o mundo inteiro, queria passar ferias de verão em Sesimbra, queria ter muitos sobrinhos que me enchessem a casa.... queria queria queria! Uma lista de coisas. Engraçado como hoje quero tão pouco.
É impossível controlar e prever tudo o que nos rodeia. Mais vale relaxar e aceitar as coisas como são. Nessa minha lista não estava como podes imaginar conhecer um louco psicopata, e aconteceu, nessa minha lista não estava que um dia já não me ia apetecer assim tanta ter a casa cheia e aconteceu nessa lista não estava também que ia ter de tomar medicação para o resto da minha vida por causa da tiroide e cá estamos. Mas a vida é o que a vida é não é aquilo que teimamos que gostaríamos que ela fosse. Temos que avançar sem medo, sem mesmo ver o degrau seguinte, avançar com o que temos agora e ir.
Está sempre tudo bem, por mais difícil que seja constatar esse facto. Pensa muito bem nisto. Há um dito português que diz "Deus escreve direito por linhas tortas e é talqualmente isso".
Para mim que como sabes já me enganei muito nos caminhos que levo (porque sou humana e não sou perfeita ainda bem!) sabes quais os sinais que não estou no caminho certo: quando preciso de me esforçar mais do que o meu corpo aguenta (e tu já me viste assim muitas vezes, naquelas em que me doi tudo, em que trabalho sábados e domingo ate as 22 quando tudo doí, quando tudo faz chorar), quando não sinto entusiasmo quando acordo, quando me falta energia para fazer o que realmente gosto e quando perco a paciência com facilidade. Esses são os meus sinais de alerta. Vê os teus. E nessa altura para e pensa.
A vida também me ensinou que a vida é o que é não é aquilo que gostariamos muito que ela fosse. Eu gostava de deixar de tomar eutirox de manha mas isso provavelmente significaria que estaria morta e isso não é bom porque a vida é sensacional, eu gostava de ter um namorado para me acompanhar na sangria mas gostava que ele gostasse também de beber sangria comigo, gostava de ser companhia não bengala e isso ainda não calhou acontecer, gostava de ter a casa cheia de sobrinhos mas é assim a vida e temos a nossa casa cheia de mim e de ti nossas sonhos, lembranças, histórias e risadas... não posso mudar os outros, só me posso mudar a mim e ao modo como eu vejo o que está ao meu redor.
A maior verdade que aprendi até hoje é essa mesma: só me posso mudar a mim não posso mudar nada em meu redor.
Se precisares de ajuda procura sem vergonha, dorme, bebe água, usa protector solar, come sopa e fruta, lava bem os dentes e não deixes nunca de estudar.
Amo-te daqui ao infinito
Tua mãe
Nenhum comentário:
Postar um comentário