quinta-feira, 30 de julho de 2020

851 - Desta vida só se leva o que aprendemos

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje por Lya Luft, escritora brasileira para reflectir.

“Estamos todos na fila.
A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente.
Não dá pra voltar pro “fim da fila”. Não dá pra sair da fila, nem evitar a fila.
Então, enquanto esperamos a nossa vez:
Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra.
Tenha um propósito.
Motive pessoas.
Elogie mais, critique menos.
Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado.
Faça alguém sorrir.
Faça a diferença.
Faça amor.
Faça as pazes.
Faça com que as pessoas se sintam amadas.
Tenha tempo pra você.
Faça pequenos momentos serem grandes.
Faça tudo que tiver que fazer e vá além.
Viva novas experiências.
Prove novos sabores.
Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.
Tudo está no lugar certo.
As coisas só acontecem quando têm quem acontecer.
Releve.
Não guarde mágoas.
Guarde apenas os aprendizados.
Liberte o rancor.
Transborde o amor.
Doe amor.
Ame, mesmo quem não merece.
Ame, sem querer receber nada em troca.
Ame, pelo simples fato de vc vibrar amor e ser amor.
Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.
Esteja preparado para partir a qualquer momento. Vc não sabe seu lugar na fila, então se prepare prá deixar aqui apenas boas lembranças.
Suas mãos vão embora vazias.
Não dá pra levar malas, nem bens...
Prepare-se DIARIAMENTE prá levar consigo somente aquilo que tens guardado no coração.”


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 24 de julho de 2020

850 - Viagens

Meu muito amado filho Estêvão

Quando viajares leva sempre umas cuecas a mais do que os tempo que lá ficas e independente do calor ou frio leva umas meias e uma camisola e mesmo que não esteja muito calor leva sempre o fato de banho e leva tambem chinelos ... e medicamentos para a febre e diarreia.
E nas palavras de uma colega da mãe a Isabel "E se despachares a mala, leva sempre roupa interior e escova e pasta de dentes contigo. Mesmo se a ligação for direta. E não te esqueças do aspeto da tua mala."
Quando chegares ao teu destino, descalça-te e anda descalço um pouco.

Amo-te demais

Tua mãe

quinta-feira, 23 de julho de 2020

849 - Maturidade AKA dar troco e também família AKA as árvores que somos e as rochas que seremos

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje vai ser longo.

Sabes quando tu sabes que já não és um jovem?
Quando as conversas de "chacha" não te interessam mais.
Quando dormir é melhor que uma festa na sexta feira à noite.
Quando tu perdoas mais.
Quando tu respeitas e aceitas as diferenças entre ti e o outro.
Quando não tentas mudar ninguém só a ti mesmo.
Quando não forças o amor.
Quando a tua mente é mais aberta a novas experiencias.
Quando tu aceitas as dores do coração. As dores da tua infância.
Quando tu não julgas facilmente.
Quando tu preferes ficar em silencio.
Quando a tua felicidade não depende dos outros mas só de ti e do que está no teu interior.

Quando tu olhas para quem te magoou (as vezes até muito!) e preferes dizer: não te vou dar o troco que mereces e nem me vou tornar em alguém como tu.

Quando tu percebes que a família é a coisa mais importante da vida mas acima de tudo quando percebes que família não são só os filhos e o marido ou a mulher a família são os pais que temos de cuidar, de acompanhar, de beijar, de sair, de brincar, de respeitar, são os irmãos que são de facto a família maior que temos porque são transversais vêm do nosso passado e vão para o nosso futuro. Tu não tens irmãos de sangue (e como tu dizes e talvez com razão - tu não pareces ter irmão nenhum mamã!) arranja irmãos do coração aqueles amigos que vem de longe e vão para longe alguém com quem tu possas fazer uma chamada e chores 1 hora sem dizer uma palavra ou que possas rir sem parar três dias. A família são os tios longe ou perto faz te presente na vida dos teus tios, são os primos que são como os irmãos vêm de longe e vão para longe que te podem acompanhar e que com a maturidade vais mesmo querer manter perto. Nenhum de nós é uma ilha somos arvores, com raízes no chão dos nossos avós tão importante o convívio que tens com a tua avó o que ela te conta o que com ela aprendes que só ela te pode ensinar e não vem em livros. Somos raízes pelo pai e pela mãe que temos que também nos ensinam tanto e nos dão estrutura e tronco e somos ramos nos filhos nos primos que são os ramos mais velhos quase troncos e nos tios também. 
Um dia a tua madrinha Caia disse me uma coisa que sempre me lembro (e olha que eu sei que a tua tia é apaixonada pelo marido dela, o teu padrinho Alípio!) .... "marido não é família marido é companhia"... nesta vida nosso mesmo só pais, filhos e irmãos mantêm os sempre perto em vida em vida aprende com eles em vida, faz tudo isto em vida, não percas tempo em cemitérios a colocar flores ou a mandar rezar missas, lá não há quem aprecie lá como dizem as pessoas que seguem a doutrina espírita, "lá não está a essência", essa é a alma e é a alma que devemo acarinhar em vida, com palavras e ações, com convites para jantar, para o cinema com uma conversa boa, etc.
Quando eu morrer faz a minha cremação manda as cinzas ao mar em Sesimbra e pronto chega lembra-te de mim como eu era, o que te ensinei, o que eu fui em vida para ti, a que cheirava, o que nos fazia rir aos dois, o que me fazia ralhar, de onde eu vim e onde eu cheguei só isso. Alias francamente nem quero pessoas que nunca me foram nada a serio a chorar por mim, nem deixes, não deixes pessoas que não choraram comigo em vida chorar a minha morte não deixes mesmo.
Eu tenho muita muita pena de não acompanhar a vida dos meus sobrinhos de perto, de não poder conviver espontaneamente, dizer disparates como eu acho que as tias devem fazer, tenho pena de não ter um tronco irmão que esteja lá para as minhas dores e para as minhas alegrias, tenho muita pena da distancia, tenho tentado já em adulta aproximar-me da minha unica prima gosto muito dela, gosto mesmo desejo lhe o melhor sei que 25% do DNA dela é igual ao meu e isso é por si só razão do meu cuidado com ela. Sempre gostei muito dos meus tios acho os guerreiros sempre achei o meu tio lembra-me tanto o meu pai que chega a doer e vou sempre estima lo por isso. Quero que tenhas com a minha mãe a mesma relação que eu tinha com a minha avó que me dava almoço de empadas e salada a segunda feira porque sim, que me levava de ferias para o Balear e para Sesimbra que me levou dezenas de vezes ao ballet e ao teatro, que me contou tanto das pessoas que vieram antes de mim. 
Sabes eu tenho uma ideia de tempo como em geologia... milhões de anos.... nós não somos nada somos pó, pó mesmo e caminhamos para as junções entre as placas tectónicas para sermos matéria para a próxima rocha magnática e ponto somos só isso... quando morrermos não levamos nada o dinheiro deve ser quanto baste para eu poder apreciar te a ti, à minha mãe, aos meu amigos a mim mesma, a roupa deve ser o quanto baste para cobrir o meu corpo com dignidade e limpeza e ponto o resto são memórias são coisas que acontecem, são ver te rir, são aprenderes a ler a nadar e andares de bicicleta, trabalhares e seres muito feliz e continuares para a frente com o bastão caminhando rumo a zona de subdução das placas tectónicas para onde todos vamos - fazer rocha nova.
Vês a semelhança entre as rocha e nós? nós seremos o chão dos outros amanha e isso faz-se em vida com memórias com ensinamentos com companhia sempre, segue em frente com o bastão que agora é teu que já foi meu e antes foi do meu pai e antes dele do meu avô e segue e vai vai vai .... lembra-te somos uma árvore nunca jamais te esqueças das tuas raízes das mais fundas de todas, os avós as menos fundas os pais o tronco tu e os teus irmãos de sangue ou de coração e os ramos os primos com as folhas os filhos e os sobrinhos!   

Voa voa para longe e lembra-te que desta vida não levamos nada nada nada só o bem que fizermos o que ensinamos o que amamos e a quem fizemos bem. 
A zona de subdução é o que nos resta só isso nada mais por isso pensa no que fazes entre o momento que nasces e o momento em que serás mais uma rocha magnática. 


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 22 de julho de 2020

848 - Cozinhar

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje quero falar te de justiça. Ela tarda, ela demora, ela parece que não anda mas normalmente não falha. É injusto demais o tempo que passa às vezes mas se nunca te afastares da verdade, do bem, do que tem de ser feito.... normalmente não falha. 
Nunca te afastes do caminho do bem.
Não mintas.
Não roubes.
Trabalha com afinco.
Dá o teu melhor.
Sê verdadeiro contigo e com os outros.
Se precisares de ajuda pede, procura ajuda se precisas mas segue na sombra do bem sempre. 



Hoje quero falar te tambem de cozinhar. Eu adoro cozinhar. Adoro. Gosto de fazer doces, gelados, gosto de fazer caril, gosto de fazer bolos e bolachas, peixe e carne, gosto de cozinhar e não consigo faze-lo para duas pessoas, noutra vida por certo cozinhei para um batalhão de tropa!!!
Sabes uma coisa que eu gostava de te transmitir. Não estragues comida nunca. Há quem não tenha. Compra menos mas se mesmo assim sobrar partilha ou entao olha congela, desidrata, salga, faz conservas, faz compotas o que for.... não estragues !!!


Amo-te demais !!

Tua sempre e para sempre mãe

sexta-feira, 17 de julho de 2020

847 - Vaca não dá leite

Meu muito amado filho Estêvão

Deixo te aqui um texto para refletires.
Nada nada nada nada nada nada na vida é dado. Tudo sai de sangue, suor e lagrimas. Tudo tem um preço nem que seja em tempo. Tudo.

Meu pai costumava dizer-nos, quando éramos crianças:
– Quando completarem 7 anos vou vos contar o segredo da vida.
Quando eu completei 7 anos, acordei meu pai todo ansioso para saber o segredo da vida.
O meu pai disse, contarei, mas, você não poderá contar aos seus irmãos.
Eis o segredo:
– Vaca não dá leite.
-Hã? NÃO entendi pai !!
– Vaca não dá leite.
Você tem de tirar.
Você precisa acordar 4h da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar rabo e pernas da vaca, sentar no banquinho e fazer o movimento certo!
Esse é o segredo da vida. Vaca, búfala, cabra, não dão leite!!! Ou você tira ou não terá leite.

Existe uma geração que acha que vaca dá leite, que as coisas são automáticas.
Eu quero, eu peço, eu ganho....
A felicidade resulta do esforço.
A ausência de esforço gera frustrações.

- Mario Sérgio Cortella


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 16 de julho de 2020

846 - Liberdade e coisas gerais de ser crescido

Meu muito amado filho Estêvão

Para seres livre não basta viveres num pais livre tens de abandonar as comparações, abandonar a competição, abandonar os julgamentos, abandonar a raiva, abandonar a culpa, abandonar as preocupações, abandonar o medo, abandonar o passado, tens de ser verdadeiro contigo mesmo e acima de tudo confiar no Uniberso.

Lembra-te sempre que tudo tudo tudo é temporário (mesmo eu, mesmo tu, mesmo tudo o que possas pensar), a vida não é justa, a família é muito mais importante que os amigos, os outros tratam-te do modo como tu te tratas, debaixo de toda a raiva há sempre medo, felicidade é uma escolha que necessita de trabalho muito trabalho, a vida não é tão cumprida como possas imaginar (acreditar ou pensar), o maior risco de todos é não arriscares nada (ou muito pouco), as coisas não são assim tão importantes (nada é assim tão importante!), nunca sejas assim taoooo cuidadoso... arrisca é fora da zona de conforto que se aprende.

Diariamente lava os dentes, toma banho, bebe água, come, dorme e agradece estares vivo, teres saude, teres familia, teres amigos, ter onde morar, ter o que comer e ter um trabalho. Sempre. Sempre Sempre.

Beijos meus 
amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 15 de julho de 2020

845 - O ultimo brinde

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem participei na homenagem postuma à Professora Maria de Sousa. Merecia tudo. Foj linda.
Ontem alguém partilhou este poema que aqui te deixo para sentires.


Ultimo brindis
Lo queramos o no
Sólo tenemos tres alternativas:
El ayer, el presente y el mañana.
Y ni siquiera tres
Porque como dice el filósofo
El ayer es ayer
Nos pertenece sólo en el recuerdo:
A la rosa que ya se deshojó
No se le puede sacar otro pétalo.
Las cartas por jugar
Son solamente dos:
El presente y el día de mañana.
Y ni siquiera dos
Porque es un hecho bien establecido
Que el presente no existe
Sino en la medida en que se hace pasado
Y ya pasó...,
como la juventud.
En resumidas cuentas
Sólo nos va quedando el mañana:
Yo levanto mi copa
Por ese día que no llega nunca
Pero que es lo único
De lo que realmente disponemos.
By: Nicanor Parra



Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 13 de julho de 2020

844 - Ser ou não ser valorizado eis a questão!

Meu muito amado filho Estêvão

"Um pai disse ao filho: "Formaste-te com honras, aqui está um carro que comprei há muitos anos.
Tem mais de 50 anos. Mas antes de to dar, leva-o a um stand de usados e diz-lhes que o quero vender para ver quanto te oferecem por ele.
O filho foi ao stand de usados, voltou para o pai e disse: "Ofereceram-me 1.000 euros porque está muito desgastado."
O pai disse: "Leva-o a uma loja de penhores." O filho foi até a loja de penhores, voltou para o pai e disse: "A loja de penhores ofereceu 100 euros porque é um carro muito velho."
O pai pediu ao filho para ir a um clube de carros clássicos antigos para mostrar-lhes o carro O filho levou o carro ao clube, voltou e disse ao pai: "Algumas pessoas no clube ofereceram 100.000 euros pelo carro, pois é um Mustang clássico e muito procurado entre os membros do clube"
Então o pai disse ao filho: "Eu queria que soubesses que o lugar certo valoriza-te da forma certa." Se não és valorizado, não fiques com raiva, significa que estás no lugar errado. Aqueles que conhecem o seu valor são aqueles que se apreciam, nunca ficam num lugar onde ninguém vê o seu valor."

Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 6 de julho de 2020

843 - Zonas de conforto

Meu muito amado filho Estêvão

Uma das minhas maiores lutas contigo desde sempre tem sido vencer essa tua preguiça, essa tua pouca vontade de mudar, essa tua vontade de ficar no dolce far niente !!

Sair da zona de conforto é a viagem mais incrível que tu podes fazer. Acredita em mim.
Saires do bem que se está deitado no sofá a ver televisão ou a a jogar e ires estudar, ou ires lavar as tartarugas ou regar as plantas ou ler um livro, acredita em mim são coisas maravilhosas que fazem por coisas que deitado a ver televisão não faz... sabes o que é? desafia-te, desafia-te a encontrar mais conhecimento mais coisas que te fazem pensar, crescer sair de ti e melhorar.
Mudar dá medo? Dá muito mas sabes o que dá ainda mais? é chegares a velho e pensares o que podia ter sido e não foi, onde podias ter ido e não foste. 
Hoje é o dia mais novo que és na tua vida.
Faz valer a pena. Vive a serio não sobrevivas apenas.
Momentos dificeis ? Sim vão haver muitos. Sabes o que deves fazer? 
O que é que fazes antes de mergulhar? inspiras grande quantidade de ar, prendes a respiração ou apertas o nariz e aguentas aguentas aguentas até poderes inspirar de novo certo?
Na vida é igual.... nos momentos maus... aguenta aguenta aguenta ..... vai passar.

Beijos meu amor

Amo-te infinitamente

Tua mãe



sexta-feira, 3 de julho de 2020

842 - A tua mãe por ela mesma AKA o anuncio para o correio dos solteiros procuram companhia

Meu muito amado filho Estêvão


Não sei se daqui a uns anos nos vamos lembrar de todas estas maluqueiras da nossa vida a dois há 8 anos, por isso, mas não só por isso, vou escrevendo aqui as coisas para que tu mais tarde possas recordar.

Não sei há quanto tempo me pedes “para eu arranjar um namorado”. Escreves isso todos os anos na carta ao Pai Natal, pedes isso constantemente no teu aniversário. Dizes que te faz falta eu sair com alguém que me faça companhia e me faça rir muito.

Acho maravilhoso que faças esse pedido. Acho maravilhoso que quando deu o programa casados a primeira vista, tu me tenhas tentado convencer a ir la !!! ahahah

Acho maravilhoso que aches que sou tímida e tens de me fazer um “anúncio” para encontrar o tal namorado.

Aqui te deixo o meu “anuncio”. Serviu para alguma introspeçãozinha. E que te sirva para saberes que ideia tenho eu de mim mesma.

 

O meu filho tem 9 anos acabados de fazer.

Sou mãe solteira completamente sozinha crio o meu filho sozinha e não preciso de nenhuma ajuda para isso, vivo sozinha com o meu filho, uma cadela, duas tartarugas e dois peixes.

Sou dona da minha casa, do meu carro e pago todas as minhas contas sozinha. Não preciso de ninguém na minha vida para coisa alguma exceto para ser e fazer companhia, rir e crescer como pessoa, quero ter alguém na minha vida, ter companhia para o sushi, para o cinema, para falar do dia, para rir até às tantas ou chorar se for preciso, para os dias de chuva ou de sol, alguém que fale e goste de ouvir. Alguém que não complique a minha vida e que não queira ser complicado. 

Eu quero conhecer pessoas novas sim. 

Solteiro, divorciado ou viúvo. Tanto faz. Obvio, chega de “eu vivo com a minha mulher mas fazemos vidas separadas”. Não mesmo.  

Procuro uma pessoa resolvida. Bem resolvida.

Gordo ou magro é indiferente. 

Pessoa feliz. 

Com filhos ou sem eles. 

Que goste de ler 

De mar 

Que goste de sexo. Eu gosto muito.

Que olhe nos olhos.

Que “tenha estudos” (eu tenho um doutoramento e sei que isso pode assustar!) que goste de matemática, história e geografia.

Culto. E que goste de me apresentar a coisas novas. Sei quase nada de arte, de azulejos, de tapeçarias e filosofia, etc e quero tanto conhecer e aprender.

Que goste de cães.

Pode ser vegan, vegetariano ou carnívoro tanto faz. Mas que goste de comer. Cozinhando ou não. Que seja pessoa do petisco.

Corajoso 

Honesto com ele e com os outros

Que saiba o que quer e seja claro. 

Que não seja egoista, goste de falar e de ouvir. 

Não quero uma pessoa que se queixe e culpe os outros constantemente. Sem mimimi.

Que tenha princípios e viva neles. 

Carinho. Festas. Muitas.

Com sentido de humor.

Que não se leve muito a sério.

Um homem e não um miúdo. 

Que goste e respeite o meu filho. 

 

Sobre mim talvez ajude uma descrição….

Tenho 1,70 gostava de perder uns kilitos, adoro nadar, adoro ser mãe, ensinar e adoro cozinhar.

Viajei o mundo interior e quero viajar mais ainda. 

Estudei muito e ainda o faço. 

Trabalho muito. Muito.

Gosto muito do que faço. Muito. 

Cinema, praia, peixe e sol põem me muito feliz 

Sou pessoa de fé. 

Não vivo sem ajudar os outros 

Sou “maluca” da arrumação e da separação do lixo. 

Gosto de me rir muito 

Gosto que cozinhem para mim.

Gosto de ouvir. 

Gosto do silêncio e do barulho. 

Gosto de falar 

Gosto de olhos e de subtilezas 

Gosto de datas importantes e de romantismos improváveis 

Tenho lágrima fácil.

Sei o que quero e o que tenho de fazer para lá chegar.

Não gosto que me chamem querida.

Amo caril e toda a comida picante.

Pés na área, óculos de sol, viagens de carro de avião ou de barco. Gosto de todas as conjugações do verbo ir. E da palavra confiar tambem.


Amo-te infinitamente

Obrigada por seres o meu melhor professor


Tua mãe


1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...