segunda-feira, 27 de julho de 2015

576 - Depois de algum tempo aprendes a diferença

Meu muito amado filho Estêvão

"Depois de algum tempo aprendes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Acabas por aceitar as derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprendes a construir todas as tuas estradas de hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de algum tempo aprendes que o sol queima se te expuseres a ele por muito tempo. Aprendes que não importa o quanto tu te importas, simplesmente porque algumas pessoas não se importam. E aceitas que apesar da bondade que reside numa pessoa, ela poderá ferir-te de vez em quando e precisas perdoá-la por isso. Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais. Descobres que se leva anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la, e que poderás fazer coisas das quais te arrependerás para o resto da vida.
Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que tens na vida, mas quem tens na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprendes que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebes que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobres que as pessoas com quem tu mais te importas são tiradas da tua vida muito depressa, por isso devemos sempre despedir-nos das pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprendes que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começas a aprender que não te deves comparar com os outros, mas com o melhor que podes ser. Descobres que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprendes que, ou controlas os teus actos ou eles te controlarão e que ser flexível nem sempre significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, existem sempre os dois lados.
Aprendes que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer enfrentando as consequências. Aprendes que paciência requer muita prática. Descobres que algumas vezes a pessoa que esperas que te empurre, quando cais, é uma das poucas que te ajuda a levantar. Aprendes que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que tiveste e o que aprendeste com elas do que com quantos aniversários já comemoraste. Aprendes que há mais dos teus pais em ti do que supunhas.
Aprendes que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são disparates, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobres que só porque alguém não te ama da forma que desejas, não significa que esse alguém não te ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprendes que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo. Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, poderás ser em algum momento condenado.
Aprendes que não importa em quantos pedaços o teu coração foi partido, o mundo não pára para que tu o consertes. Aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, planta o teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperares que alguém te traga flores. E aprendes que realmente podes suportar mais, que és realmente forte, e que podes ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que tu tens valor diante da vida! As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."
William Shakespeare

Amo-te demais demais demais

Tua mãe

sexta-feira, 17 de julho de 2015

575 - Reputação

Meu muito amado filho Estêvão

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócioscomunidades online ou status social.

Uma reputação demora anos a construir e minutos a ser destruida. Seja de uma pessoa ou de uma empresa.
Aquela empresa sempre usou a melhor agua do mundo para fazer o seu refrigerante um dia alguem fica doente por causa dessa água ... nunca mais vai vender igual. A reputação cai por terra.
Assim é com as pessoas, há em Portugal um ditado que diz "à mulher de César não basta ser séria tem de parecer séria"... é assim mesmo há que ser e tambem parecer.
Um profissional pode demorar anos a construir uma reputação de trabalhador, sério, honesto, competente e um dia por uma mentira todos os anos desse caminho de trabalho, desse tempo todo a construir uma reputação caem por terra.

Somos pessoas, somos animais socias, vivemos e assim deve ser em comunidade, em sociadade, o que os outros pensam de nós, como nos vêm não deve reger a nossa vida obviamente porque somos o que somos e devemos ser assim mesmo.... mas como nos vêm é mesmo importante tambem é importante que o que vejam seja o que verdadeiramente somos... que sejamos coerentes para que sejamos nós mesmos.
Não deixes que uma mentira, uma atitude desonesta, uma escolha errada estrague o que os outros vêm de ti.

A nossa reputação é como um prato de loiça, uma vez partido podes apanhar os bocados todos de prato para tentar colar mas jamais será a mesma coisa.

A verdade, o trabalho honesto, o caminho regular sempre são nossos aliados.

Amo-te demais

Tua mãe

terça-feira, 14 de julho de 2015

574 - Padrinhos e assumir as responsabilidades

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje quero lembrar aqui o teu baptizado, o dia em que te tornaste membros da igreja de Cristo, um de nós.
Estava um dia lindo, quente e com sol e tiveste dois padrinhos a tua madinha Claudia Sampaio e o teu padrinho Alipio Araujo, são os teus padrinhos de baptismo. E que maravilhoso isso é.
No dia do teu baptizado foram lidos vários textos mas há um hoje que aqui contigo quero partilhar e que contigo quero lembrar.... leio muitas vezes quando não sei o que fazer, quando estou perdida no caminho a seguir e então lembro-me que ser mãe é ser sem mapa e ganho novo animo, porque sei qua jamais estarei sozinha... tenho Deus comigo.

"Vossos filhos não são vossos filhos. 
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. 
Vêm através de vós, mas não de vós. 
E embora vivam convosco, não vos pertencem. 
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, 
Porque eles têm seus próprios pensamentos. 
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; 
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, 
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. 
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, 
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. 
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. 
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força 
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. 
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: 
Pois assim como ele ama a flecha que voa, 
Ama também o arco que permanece estável"
By: Khalil Gibran





"Vives na era da felicidade.
Todos querem ser felizes.
Todos querem viver com um sorriso no rosto e com a expressão de felicidade no olhar. Todos querem, todos, embora pareça possível só para alguns. Porquê?
Será que andas atrás da felicidade no sitio certo? Talvez não.
Será que queres encontrar fora de ti, aquilo que só consegues encontrar dentro do teu eu? Talvez sim.
Será que a própria felicidade é uma moda, sem uma busca interna do teu eu? Talvez sim.
Deixo-te alguns passos para viveres num estado de equilíbrio e felicidade, nunca esquecendo que a felicidade não é uma meta, nem vem com uma relação, com um trabalho, com um atributo fisico, nem com nada que viva fora de ti.
1. Alimenta a gratidão - pelo que tens, pelo que és, pelas vivências que vais vivendo e que te permita diariamente sintonizar com o teu eu. Olha à tua volta e encanta-te pelas pessoas que amas e que te amam e ti, pelas tuas conquistas, pelos tuas experiências de desconforto, e por tudo aquilo que vives e te faz crescer.
2. Assume a responsabilidade por tudo aquilo que fazes - Sem medo. Sem receio, sem qualquer papel de vitima que te fragilize. Não dês aos outros a tua liberdade e assume aquilo que és e fazes, e reencontra-te ao longo do teu caminho de sucessos e fracassos.
3. Aceita todas as tuas emoções - Todas. Façam-te sentir elas melhor ou pior. Aceita-as, sem medo e sempre com muito amor, escuta-as e transforma-as.
4. Torna-te o teu herói - Transforma tudo a favor do teu crescimento e da tua vida. Por muito sofrimento que tenhas vivido, tudo te permitiu torna-te a pessoa especial que hoje és.
5. És eternamente perfeito - és perfeito com todas as tuas imperfeições. Tudo o que tens, tudo o que fazes de imperfeito é perfeito na tua vivência, e se tens imperfeições, só te resta abraça-las em tudo aquilo que em ti vive. Transforma-te na melhor versão de ti mesmo, consciente que serás sempre perfeito, com todas as tuas imperfeições.
6. Ama-te incondicionalmente - Não precisas do amor ninguém para te amares. Não precisas da aceitação de outros para te amares. Não precisas de um trabalho com estatuto para te amares. Não precisas de nenhuma condição, porque todo o amor, é incondicional.
7. Vive as tuas paixões - são elas que te conectam à vida, que te fazem vibrar, que te fazem acordar de manhã e sorrir, que te fazem estar ligado ao teu eu e à tua essência. Assume sem medo os teus desejos e vive de forma apaixonante.
8. Corre, corre muito - dá vida ao teu corpo. Movimento gera movimento, energia gera energia. Um corpo parado é um corpo sem vida e sem energia. Gera vida em ti pelo movimento. Gera criatividade, alegria, perseverança e vida com o movimento de correr. Corre e viverás feliz!
9. Constrói a tua realidade. O mundo é aquilo que fazes dele, é a forma como o tocas e o sentes. É a forma como o vês e contribuis para ele. Constrói o teu mundo, se não estás feliz, é porque vives num mundo pintado por ti a preto e branco. Sonha, constrói, foca-te no que queres e constrói os teus recursos.
10. Aprende no silêncio - o excesso de pensamento contamina o teu bem-estar e a tua energia. Pensar é essencial, pensar muito é uma doença. Pensa o essencial e encontra o teu silêncio, com a intenção de fazeres uma coisa de cada vez, com a certeza que aquilo que vives está naquilo que fazes e não no facto de pensares muitas vezes sobre o mesmo assunto, problema ou vivência. Cria silêncio, cria amor, educa o teu pensamento e serás feliz."
By: Diana Gaspar Duarte


Hoje e sempre e para sempre és o meu filho muito amado que cai sempre sobre ti a luz da vida e da sabedoria


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 9 de julho de 2015

572 - Ainda bem que existe outro dia, e outros sonhos, e outros risos, e outras pessoas, e outras coisas

Meu muito amado filho Estêvão

«...por isso não proteles e não tenhas medo do que a vida vai preparando para ti. cozinha as tuas escolhas em consciência e com o coração e permite-te a aceitar que o inesperado às vezes sabe melhor que o planeado. e embora muitas receitas tenham os ingredientes certos, muitas vezes há que mudar os temperos e tentar de novo para tentar melhor.
acima de tudo acredita em Ti, mantém aberto o teu coração e nunca te esqueças de agradecer pelo que tens de mais querido e sagrado na tua Vida.»


Acredita em ti .... sempre e para sempre.
Dentro de ti, da tua alma, do teu coração tens toda a energia do universo toda a força de Deus.
És pó de estrelas.

Amo-te infinitamente

Tua mãe



571 - Coisas que acumulamos na vida

Meu muito amado filho Estêvão


"Acumulamos demasiadas coisas durante a vida. Acumulamos papéis em cima da secretária, acumulamos lixo no carro, acumulamos roupa e calçado que já não usamos, acumulamos comida no frigorifico, acumulamos discussões e arrependimentos do passado, acumulamos tristezas que já não fazem sentido, acumulamos ferramentas e conhecimento que não utilizamos, acumulamos pessoas tóxicas à nossa volta. Está na hora de limpar. Limpar por fora e por dentro. Limpar verdadeiramente. Limpar para ter clareza. Limpar para acumular o que verdadeiramente interessa. Acumular beijos de ternura e paixão, acumular abraços sentidos de união, acumular momentos de diversão e celebração, acumular levantamentos do chão, acumular força e coragem até mais não, acumular horas, semanas, meses e anos de foco e dedicação, acumular lágrimas de gratidão, acumular tudo o que verdadeiramente importa e que aí tens dentro: a tua inspiração."

By: Mário Caetano


Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 8 de julho de 2015

570 - Sobre força de vontade

Meu muito amado filho Estêvão

Força não só só músculos. Força é tambem coragem. É vontade de ser mais, de fazer mais, de crescer, de ser diferente.

Vou-te contar uma história que demonsta a tua força de vontade.
A tua fralda de durante o dia saiu há muito muito muito tempo. Mas a tua fralda de durante a noite teimava em não sair. Sem nenhum problema. Mas um outro dia chegou a hora de dormir e eu disse-te que tinhamos de colocar a fralda e tu olhas-te para mim e disseste: "Nunca mais. Nunca mais me ponhas fralda nenhuma. Acabou-se esse tempo, agora a minha vida é outra."
Eu ainda disse que talvez só nessa noite .... insististe que não. E acabou-se mesmo. Até hoje nunca mais.
Foi quando disseste, quando foi o teu tempo.

Força de vontade é isto. É crescer é ultrapassar-se é ser melhor sempre.

Amo-te demais


Tua mãe

terça-feira, 7 de julho de 2015

569 - Serenidade

Meu muito amado filho Estêvão

Dizem os sábios que os bébes antes de nascer escolhem os pais que vão ter .... os pais que precisam para a sua vivência e aprendizagem.
Será assim mesmo?
Não sei.
Mas acho que as mães escolhem os filhos que têm. Isso eu tenho como quase certo.
A alegria que tens na vida.
A serenidade com que me agarras a mão e me dizes: .... vai tudo correr bem mamã!
A inteligencia com que me dás a mão e me segredas.... "vais conseguir resolver tudo mãe vais ver!"

Já te disse aqui várias vezes e repito sempre .... vou fazer muitos erros na vida muitos mas sempre sempre sempre por um amor imenso que sinto no meu coração, um amor que me faz secar as lagrimas e seguir em frente que me faz ter força na alma e nas pernas e alegria imensa no coração e na vida.
Quem derá que todas as pessoas fossem tão proximas da sabedoria como tu. Tão sabias como tu. Tão verdadeiras como tu.


Amo-te perdidamente

Tua mãe

domingo, 5 de julho de 2015

568 - O que a vida nós mostra

Meu muito amado filho Estêvão


"Uma senhora idosa, elegante, bem vestida e penteada, estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só…
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer que seu quarto estava pronto.
A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.
– Ah, eu adoro essas cortinas – disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
– Mas a senhora ainda nem viu seu quarto…
– Nem preciso ver – respondeu ela. – Felicidade é algo que você decide por princípio. E eu já decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu tenho duas escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem… ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
Cada dia é um presente. E enquanto meus olhos abrirem, vou focaliza-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: Você só retira daquilo que você guardou. Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo depositando.
Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita:
1- Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência.
2- Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.
3- Curta coisas simples.
4- Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.
5- Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.
6- Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais , lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
7- Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.
8- Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.
E LEMBRE-SE SEMPRE QUE: A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego …
de tanto rir …
de surpresa …
de êxtase …
de felicidade!
Simples assim!!! E você como está vivendo sua vida? Agradecendo pelo que tem de bom ou reclamando do que está ruim ou te faltando?
Ser feliz realmente é uma ESCOLHA, que realmente fazemos todos os dias ao acordar! Cada dia é um presente e eu escolho a GRATIDÂO!"
By: Autor desconhecido


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 3 de julho de 2015

567 - Algumas coisas que levei anos a aprender

Meu muito amado filho Estêvão

Deixo-te aqui uma lista de coisas que demoram anos a aprender...


"1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”.
8. Há uma linha muito ténue entre “hobby” e “doença mental”.
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic."
By: Fernando Veríssimo


eu tambem demorei uns anos a aprender umas coisas mais que aqui partilho


11. Quem te respeita jamais te põe numa situação em que tenhas de mentir
12. Quem não te paga o que te deve num ano jamais pagará
13. Quem rouba um botão rouba um milhão
14. Comer ameixas é altamente laxante
15. O tempo tudo resolve
16. Tudo passa.
17. A vida resolve-se sozinha
18. O corpo dá-te todos os sinais que precisas para saberes onde podes ir
19. Nunca cozinhes sem roupa. Nunca.
20. Uma mala pesa sempre mais do que tu pensas que pesa.
21. Um sorriso leva-te muito longe.


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 1 de julho de 2015

566 - Constatações da vida

Meu muito amado filho Estêvão


Coisas boas da vida e que não custam nada.... deitar no chão de noite e olhar as estrelas e lembrar que somos só pó de estrelas mesmo.

Agradecer a vida que temos, a saude que temos, as pessoas que temos em nossa redor... as pessoas que somos!

Rir rir e rir de tudo e de nada só porque a vida é magnifica.


Amo-te demais


Tua mãe

565 - Uma lista de coisas muito importantes

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje deixo-te duas listas


Imprime-as guarda-as perto de onde as vejas


Amo-te demais




Tua mãe

segunda-feira, 29 de junho de 2015

564 - Beber água

Meu muito amado filho Estêvão

Particularmente quando estiver muito calor bebe muita água muita muita mesmo.
Se te incharem os pés e as pernas .... Levanta os e mantém os levantados durante pelo menos 1 hora


Amo te demais 




Tua mãe 

domingo, 28 de junho de 2015

563 - Coisas ditas por outras pessoas

Meu muito amado filho Estêvão

"Eis o milagre: quanto mais compartilhamos, mais temos."
By: Leonard Nimoy


"As pessoas perguntam-me: "Por que é que não interpreta mulheres fracas?"
E eu respondo: "Não conheço nenhuma!"
By: Reese Wittherspoon


"Não se pergunte do que é que o mundo precisa. Pergunte-se o que faz você se sentir vivo e dedique-se a isso."
By: Howard Thurman


"Ria do que der errado. Sempre haverá outra noite."
By: Steve Carell


"Muita gente tem medo de dizer o que quer. É por isso que não conseguem o que querem."
By: Madonna


"Antes de pedir dinheiro emprestado a um amigo, decida de qual dos dois você precisa mais."
By: Addison H. Hallock


"Uma demontração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras. Sentir amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida."
By: Arnaldo Jabor


Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 26 de junho de 2015

562 - Isto também passará

Meu muito amado filho Estêvão


Eu tenho dois mantras que repito para mim muitas vezes para me lembrar que devo ter calma ... para o bem ou para o menos bem ... tudo passa.
E por mais que faças ou não faças a sempre sempre se revolve.


"Nada é permanente neste mundo cruel, nem mesmo os nossos problemas."
By: Charles Chaplin


Amo-te demais


Tua mãe

quarta-feira, 24 de junho de 2015

561 - Aprender para viver

Meu muito amado filho Estêvão

"Os instrumentos mais utéis para a vida: memória selectiva para recordar o que é bom, prudência lógica para não arruinar o presente e optimismo desafiante para encarar o futuro."

By: Isabel Allende


E eu quero acrescentar.... um bom par de sapatos confortáveis e uma Bimby ......


Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 23 de junho de 2015

560 - Uma questão de prespectiva

Meu muito amado filho

Na vida tudo tem dois lados (pelo menos), tudo tem duas histórias... como tu ves o outro e como o outro te ve a ti, como aconteceu para ti e como aconteceu para o outro... calçar os sapatos do outro e pensar: "gostava que me fizessem o mesmo?", "e se fosse comigo como faria?"... pondo o ego de lado e vendo simplesmente... a vida muda!!!

Vou te dar um exmplo:

"Um dia entrei numa loja de animais, parei em frente à gaiola de um exótico papagaio. Após nos olharmos por alguns minutos ele perguntou:
- Tu falas?"
By: Shirley Brown



Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 22 de junho de 2015

559 - Irmãos e familias pequenas

Meu muito amado filho

Se soubesse o que sei hoje há algumas coisas que teria feito diferente na minha vida. Uma era sem duvida ter tido filhos mais cedo.
Tu existires é tudo na minha vida é o que dá sentido a cada dia a cada acordar de manha.
A vida dá ainda muitas voltas e quem sabe ainda poderás ter um irmão. Eu ia gostar muito muito disso.
Eu acho maravilhoso famílias grandes: irmãos, primos, sobrinhos... enfim mesa cheia de gente.
Acho que quando temos irmãos e primos e sobrinhos nunca estamos sós. Aconteça o que aconteça teremos sempre quem nos dê um abraço e nos acompanhe. Deve ser bom ter assim companhias que crescem conosco e que sabem a nossa historia sabem quem eramos e quem somos e acompanham quem seremos.
Ser sozinho dá aquela solidão. Mete até medo com o tempo a passar, medo de um dia não termos ninguem que partilha a mesma historia familiar.

Um dia quando fores pai pensa nisso... não importa as vezes o que se tem mas sim quem temos a nosso lado. Se puderes não deixes o teu filho sozinho... nada como um irmão mas irmão companheiro irmão que está lá.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

domingo, 21 de junho de 2015

558 - Deixar de fumar e porque isso importa

Meu muito amado filho Estêvão

Há 8 anos que deixei de fumar. Deixar de fumar foi uma coisa complicadissima que fiz na minha vida mas por outro lado foi uma coisa maravilhosa. Fiquei com mais saude, mais ar para respirar, recuperei o paladar da comida e o cheiro das coisas, poupei um monte de dinheiro... em resumo só vantagens.
Se perguntares porque comecei a fumar não te saberia responder mas sei porque deixei. Deixei porque quero viver bem bastantes anos e fumar mata e mata mesmo.
Nunca começes a fumar porque deixar e mais complicado.

Mas na realidade hoje não te quero falar sobre não fumar quero contar-te uma historia.

Quando eu era adolescente, tinha eu 17 anos infelizmente já fumava e tinha uma amiga que gostava muito chamada Susana. A Susana tambem fumava e a mãe dela sabia que nós as duas fumavamos. A Susana ficou doente (outra coisa nada a ver com tabaco) e a mãe da Susana pediu lhe que deixasse de fumar e que eu tambem fizesse o mesmo. Na altura disse que sim que deixava que ia mesmo mesmo fazer isso. E não fiz. E a mãe da minha amiga disse que eu não era uma pessoa de palavra e que erá por isso uma má companhia.
Na altura não entendi e não concordei em nada... eu era optima companhia fazia tudo bem... ok ok não deixei de fumar mas que importancia tinha isso?!
Hoje eu sei tinha toda mas toda mesmo... quem não cumpre no pequeno jamais vai cumprir no grande e quando se dá a palavra é para cumprir e mesmo mesmo.

A vida ensinou-me o preço e o bom de ter palavra. Ter palavra é tão importante como andar vestido na rua.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 19 de junho de 2015

557 - Sachi

Meu muito amado filho Estêvão

"Pouco depois do seu irmão ter nascido, a pequena Sachi começou a pedir aos pais que a deixassem sozinha com o bebé. Preocupavam-se por ela, como a maior parte das crianças de quatro anos, sentir ciúmes e poder querer bater-lhe ou sacudi-lo, e por isso diziam que não. Mas ela não dava sinais de ciúme. Tratava o bebé com carinho e os seus pedidos para ficar a sós com ele eram cada vez mais urgentes. Decidiram permitir.
Encantada, ela entrou no quarto do bebé e fechou a porta, mas abriu-se uma greta, o suficiente para os pais curiosos espreitarem e ouvirem. Viram a pequena Sachi caminhar silenciosamente até ao bebé, chegar a cara à dele e dizer baixinho: "Bebé, diz-me como é Deus. Estou a começar a esquecer-me"."

By: Dan Millman


Amo-te demais

Tua mãe

quinta-feira, 18 de junho de 2015

556 - A estação

Meu muito amado filho Estêvão

"Enterrado no nosso subconsciente está uma visão idílica. Viajamos de cmboio - olhando pela janela extasuamo-nos com as cenas que passam de crianças a acenar numa passagem de nível, o gado a pastar numa encosta distante, fila após fila de trigo e aveia, planícies e vales, montanhas, encostas que passam a correr e horizontes de cidades.
Mas, acima de tudo, temos em mente o destino final. Num certo dia, chegaremos à estação. Haverá bandas a tocar e bandeiras a acenar. Quando lá chegarmos, os nossos sonhos tornar-se-ão realidade e os pedaços das nossas vidas unir-se-ão como um puzzle. Inquietos andamos pelas coxias, amaldiçoando os minutos - à espera, à espera, à espera da estação.
"Quando chegarmos à estação é qie vai ser!" exclamamos.
"Quando tiver 18 anos", "Quando comprar um novo Mercedes Benz 450 SL", "Quando puser o último filho na universidade", "Quando tiver pago a hipoteca", "Quando for promovido", "Quando atingir a reforma, vou viver feliz para sempre".
Mais cedo ou mais tarde vamos perceber que não há estação, não há local onde chegar. A verdadeira alegria da vida é a viagem . A estação é apenas um sonho. Fica sempre cada vez mais longe.
"Desfruta o momento" é um bom lema, especialmente quando ligado ao Salmo 118:24: "Este é o dia que fez o Senhor; alegremo-nos e rejubilemos nele.". Não são os fardos de hoje que irritam os homens. São os remorsos do ontem e o medo do amanhã. Remorso e medo são dois gémeos ladrões que nos roubam o hoje.
Por isso parem de andar nas coxias e a contar os quilómetros. Em vez disso, subam mais montanhas, comam mais gelados, andem mais vezes descalços, nadem em mais rios, comtemplem mais vezes o pôr-do-sol, riam mais e chorem menos. A vida deve ser vivida dia a dia. A estação irá chegar, em breve."

By: Robert J. Hastings


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 17 de junho de 2015

555 - Um garotinho

Meu muito amado filho Estêvão

"Um garotinho olhou para uma estrela
E começou a chorar
E a estrela disse,
Por que choras rapaz?
P garotinho respondeu,
Estás tão longe
Nunca poderei tocar-te
E a estrela disse,
Rapaz, se eu não estivesse já dentro do teu coração
Não poderias ver-me."

By: John Magliola


Amo-te daqui às estrelas todas do seu

Tua mãe

terça-feira, 16 de junho de 2015

554 - Um anjo com chapéu vermelho

Meu muito amado filho Estêvão


"Enquanto estava sentado no café senti-me assustado. No dia seguinte ia ser operado à coluna. O risco era grande mas a fé também. Rezei:
"Oh, Pai do Céu, neste momento de provação, mandai-me um anjo!"
Quando levantei os olhos e me preparei para sair vi uma senhora idosa a caminhar lentamente para a caixa registadora. Pus-me a seu lado e observei o seu gosto pela moda. - Um alegre vestido escocês em vermelho e roxo, uma écharpe, um alfinete e um vistoso chapéu escarlate. Disse-lhe:
- Desculpe, minha senhora. Só queria dizer-lhe que é uma mulher muito bonita.
Ela agarrou-me a mãe e disse:
- Meu filho, Deus o abençoe, porque, sabe, tenho um braço artificial e uma placa no outro e uma perna não é minha. Levo muito tempo a arranjar-me. Faço o melhor que posso, mas à medida que os anos passam, parece que as pessoas acham que não tem importância.
Hoje fez-me sentir tão especial. Que Deus o proteja e abençoe.
Ao afastar-se, senti que tocara na minha alma de tal modo que soube que só ela podia ter sido o anjo."

By: Tami S. Fox


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 15 de junho de 2015

553 - Terás na medida em que deres

Meu muito amado filho Estêvão

"Quando estava a trabalhar como disc jockey em Columbus, Ohio, costumava parar num hospital local quando ia para casa. Entrava no quarto de diversas pessoas, lia-lhes a Bíblia ou falava com elas. Era uma maneira de esquecer os meus problemas e de agradecer a Deus. Era algo que contava na vida daqueles que eu visitava. Um dia salvei, literalemente a vida.
Um dia cinha para casa, cerca das duas da manhã. Quando comecei a abrir a porta, um homem surgiu de trás da casa e perguntou-me:
- Você é o Les Brown?
- Sou sim - respondi.
- Mnadaram-me tratar-lhe da saúde.
- A mim? Porquê? - perguntei.
- Bom, há um empresário que ficou muito aborrecido com o dinheiro que você lhe custou ao dizer que os artistas que cá vinham não era a banda original.
- Vai fazer-me mal?
- Não e vou dizer-lhe porquê. A minha mãe esteve no hospital Grant e escreveu-me a contar que você foi lá um dia e sentou-se, falou com ela leu-lhe a Bíblia. Ficou muito impressionada com esse disc jockey, que sem conhecê-la entrou lá e fez aquilo. Escreveu-me a falar de si quando eu estava na penitenciária de Ohio. Fiquei impressionado com isso e sempre o quis conhecer. Quando ouvi dizer na rua que alguém queria tratar-lhe da saúde, aceitei o contrato e depois disse-lhes que o deixassem em paz."

By: Les Brown


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 12 de junho de 2015

552 - Uma tarde no parque

Meu muito amado filho Estêvão

"Era uma vez um rapazinho que queria conhecer Deus. Sabia que era uma grande viagem até onde Deus vivia, por isso fez a mala com Twinkies e seis pacotes de refresco e iniciou a viagem.
Depois de ter andado cerca de três quarteirões, encontrou uma velhinha. Estava sentada no parque a olhar para uns pombos. O rapaz sentou-se ap lado dela e abriu a mala. Ia beber um resfresco quando reparou que a velhinha parecia ter fome e por isso ofereceu-lhe um Twinkie. Ela sorriu agradecida e aceitou. O seu sorriso era tão bonito que o rapaz quis vê-lo outra vez, por isso ofereceu-lhe o refresco. Ela sorriu-lhe novamente. O rapaz ficou encantado!
Ficaram ali sentados durante toda a tarde a comer e a sorrir, mas sem dizerem uma palavra.
Quando começou a escurecer, o rapaz apercebeu-se de como estava cansado e levantou-se para se ir embora. Virou-se, foi ao pé da velhinha e deu-lhe um abraço. Recebeu o maior dos sorrisos.
Quando o rapaz abriu a porta de casa, pouco tempo depois, a mãe ficou espantada ao ver a alegria no seu rosto.
Perguntou-lhe:
- O que é que fizeste hoje que estás com um ar tão feliz?
Ele respondeu:
- Almocei com Deus. E sabes uma coisa? Ela tem o mais lindo sorriso que já vi!
Entretanto a velhinha, também radiante, voltou para sua casa.
O filho ficou espantado com o ar de paz que ela irradiava e perguntou:
- Mãe, o que é que fez hoje que a deixou tão feliz?
Ela respondeu:
- Comi Twinkies, no parque com Deus. Sabes, ele é muito mais jovem do que eu julgava."

By: Julie A. Manhan


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 11 de junho de 2015

551 - A magia de acreditar

Meu muito amado filho Estêvão

"Não tenho idade suficiente para jogar basebol ou futebol. Ainda não tenho oito anos. A minha mãe disse-me: "Quando começares a jogar basebol, não vais poder correr tão depressa porque fizeste uma operação." Respondi-lhe que não precisava de correr tão depressa. Quando jogar basecol, bato na bola e lanço-a para fora do campo, por isso tenho tempo de caminhar."

By: Edward J. McGrath Jr. in "An Excaptional View of Life"


"É ai que vai ganhar a batalha - no teatro da sua mente."
By: Maxwell Malt


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 10 de junho de 2015

550 - Experimenta algo diferente

Meu muito amado filho Estêvão

"Estou sentado numa sala sossegada de um hotelzinho tranquilo escondido entre pinheiros. Passa pouco do meio-dia em finais de Junho e estou a ouvir os sons desesperados de uma luta de vida ou de morte a pouca distância de mim.
Há uma mosquinha a queimar o que resta das suas poucas energias numa tentativa vã de atravessar o vidro da janela. As assas adejantes contam a história da estratégia da mosca. Esforçar-se mais.
Mas não está a resultar.
O esforço frenético não oferece esperanças de sobrevivência. Ironicamente, a luta faz parte da armadilha. É impossível o insecto esforçar-se mais para conseguir atravessar o vidro. Porém, esse pequeno insecto apostou a vida para alvançar o seu objectivo através de cruel esforço e determinação.
Esta mosca está condenada. Vai morrer ali no parapeito.
A dez passos daqui, abre-se a porta. Dez segundos de voo e esta pequena criatura podia alcançar o mundo que procura lá fora. Apenas com uma fração do esforço que está a desperdiçar, podia livrar-se da armadilha auto-imposta. A oportunidade está ali. Seria tão fácil.
Por que é que a mosca não tenta outra abordagem, outra coisa drasticamente diferente? Como é que ficou fechada na ideia de que esta via em especial e o esforço determinado oferecem mais esperança de êxito? Qual a lógica de continuar até morrer para procurar uma saída com mais esforço?
Não há dúvida de que esta abordagem faz sentido para a mosca. Infelizmente é uma ideia que mata.
Esforçar-se mais não é necessariamente a solução para se conseguir mais. Pode não conter qualquer promessa real para obter da vida o que se pretende. Por vezes aliás é uma grande parte do problema.
Se puser todas as suas esperanças na vitória baseado num esforço maior do que nunca pode estar a matar as possibilidades de êxito."

By: Price Pritchett


Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 9 de junho de 2015

549 - Lutas, generosidade e chão

Meu muito amado filho Estêvão

Luta com honestidade.

Dá com generosidade.

Ri com alegria.

Ama profundamente.

O chão está lá para te ajudar a levantar. Usa-o.

Planta mais flores do que as que apanhas. 

Lembra-te de que todas as verdades importantes são simples.

Lembra-te que as pessoas que são honestas não dizem: "Mas tu não confias em mim?"

Inclui a tua avô nas tuas preces.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 8 de junho de 2015

548 - Arriscar

Meu muito amado filho Estêvão

"É quando queremos jogar pelo seguro que criamos um mundo da maior insegurança"
By: Dag Hammarskjold


"Duas sementes estão lado a lado no fértil solo primaveril.
A primeira semente disse: "Quero crescer! Quero atirar as minhas raízes para maior profundidade no solo e atirar os meus rebentis furando a crosta terrestre por cima de mim... Quero desfraldar os meus botões como bandeiras para anunciar a chegada da Primavera... Quero sentir o calor do sol no meu rosto e a bênção do orvalho da manhã nas minhas pétalas!
E assim cresceu.
A segunda semente disse: "Tenho medo. Se atirar as minhas raízes lá para baixo, não sei o que posso encontrar no escuro. Se furar para cima atravessando o solo duro posso danificar os meu rebentos tenros... e se eu abrir os meus botões e os caracóis os comerem? E se abrir as flores, uma criança pode arrancar-me do solo. Não, é muito melhor esperar até ser seguro."
É assim esperou.
Uma galinha que andava a esgravatar no solo da Primavera à procura de comida descobriu a semente que esperava e num instante comeu-a

Moral da história: Aqueles que se recusam a correr o risco de crescer são engolidos pela vida:"

By: Patty Hansen


Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 5 de junho de 2015

547 - Sonhos doces e dos outros e casamentos

Meu muito amado filho Estêvão

Recupera os teus sonhos

Quando fizeres sonhos, adiciona um ovo de cada vez lentamente.

Não te esqueças de que fazer um casamento feliz é como fazer agricultura, tem de se começar de novo todas as manhãs.

Na vida emocional, pessoal ou profissional uma traição é como partir um prato... depois podes pedir desculpa, perdão que é como um prato partido... uma vez partido jamais será igual jamais!

Ensina sempre sempre sempre pelo exemplo.

Quando os teus filhos forem jovens viaja com eles, aproveita sempre as férias, visita sitios bonitos, são recordações que jamais eles esqueceram.

Empenha-te num objectivo importante. Mas empenha-te mesmo. Mete alma, sangue, suor.

Vive com simplicidade.

Não tenhas medo de pessoas sinceras, não tenhas medo de pessoas que falam alto gesticulam muitos e são frontais... essas são sempre boas amigas e de confiança. Mas nem sempre compreendidas.

Pensa com rapides, mas não fales com a mesma rapidez. Pensa 3 vezes antes de falar.

Trabalha com afinco sempre. Mete alma, eficacia, em tudo tudo o que fazes.

Lembra-te sempre de que tudo (TUDO) o que fazemos no presente ecoa para a eternidade. Faz bem feito faz-te pessoa do bem.

Amo-te verdadeiramente daqui a Jupiter e de volta

Tua mãe

quinta-feira, 4 de junho de 2015

546 - A terra moveu-se para ti?

Meu muito amado filho Estêvão


"Ângela, de onze anos, foi atacada por uma doença debilitante que envolvia o sistema nervoso. Não podia andar e os médicos não punham grande esperança na sua recuperação. A rapariguinha era indómita. Ali estava, na cama do hospital e disposta a jurar, a quem a quisesse ouvir, que iria voltar a andar qualquer dia.
Foi transferida para um hospital especial de reabilitação na zona da Baía de S. Francisco. Os terapeutas estavam encantados com o seu espírito inquebrantável. Ensinaram-na a visualizar - ver-se a caminhar. Se mais não fizesse, pelo menos dava-lhe esperança e algo de positivo a fazer durante as longas horas de vigília, na cama. Ângela trabalhava tão arduamente quanto possível na terapia física, em hidromassagem e em sessões de exercícios. Mas trabalhava também arduamente, ali deitada, faendo fielmente a sua visualização, a ver-se mover-se, mover-se, mover-se!
Um dia, enquanto lutava com todas as forças para imaginar as suas pernas a moverem-se novamente, pareceu que um milagre acontecera a cama começou a mover-se pela sala" Olhem! Consigo! Movi-me, movo-me!"
Naquele momento toda a gente no hospital gritava também e procurava abrigo. As pessoas gritavam, o material caía e os vidros partiam-se. Era um tremor-de-terra. Mas não digam isso à Ângela. Ela está convencida que o fez. E agora, apenas uns anos depois, ela voltou à escola, em cima das pernas. Sem muletas nem cadeiras-de-rodas, Estão a ver, quempode fazer tremer a terra entre S. Francisco e Oakland pode vender uma doença marota, não pode?"

By: Hanoch McCarty, Ed. D


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 3 de junho de 2015

545 - Visitas à tua cidade e plantas

Meu muito amado filho Estêvão

Quando fores abordado por pessoas em visita à tua cidade, dá-lhes indicações claras e completas.

Fala com as tuas plantas.

Pede conselho quando precisares, mas lembra-te de que ninguém é especialista na tua vida.

Se sabes que vais perder, fá-lo com elegância.

Diz todos os dias alguma coisa que encoraje os teus filhos.

Se tens um amigo que está a atravessar um momento muito complicado mesmo que tu tambem estejas, mesmo que aches que estares com ele só te vai fazer pior a ti... não o abandones nunca NUNCA. Nunca se abandona um amigo.

A mentira mais comum que as pessoas dizem é "Está tudo bem!" em resposta à pergunta... como estas? .... se tens um amigo(s) que sempre te diz "Está tudo bem!" ... pensa.... estás a dar espaço a essa pessoa de falar abertamente contigo? Estás a deixar que essa pessoa seja franca contigo? Tens tido tempo para verdadeiramente a ouvir?


Quando tiveres relações sexuais com alguém usa sempre SEMPRE preservativo.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


terça-feira, 2 de junho de 2015

544 - Estímulo

Meu muito amado filho Estêvão

"É preciso tão pouco para fazer as pessoas felizes. Apenas um toque, se soubermos dá-lo, apenas uma palavra dita adequadamente... um leve reajustamento numa cavilha, numa chumaceira ou num gancho da delicada maquinaria da alma"
By: Frank Crane


"Alguns das maiores histórias de êxito seguiram-se a uma palavra de estímulo ou a um acto de confiança de um ser amado ou de um amigo fiel. Se não tivesse sido Sofia, uma esposa confiante, nunca teríamos incluido entre os grandes nomes da literatura o de Nathaniel Hawthorn. Quando Nathaniel chegou a casa destroçado e disse à mulher que era um falhado e que fora despedido da alfândega, ela deixou-o surpreendido com uma exclamação de alegria.
- Pronto - disse ela. - Agora já podes escrever o teu livro.
- Sim e de que vamos viver, enquanto eu escrevo? - perguntou com a confiança em declínio.
Para seu espanto, ela abriu a gaveta e tirou de lá uma considerável quantia em dinheiro.
- Onde arranjaste isso? - exclamou.
- Sempre soube que eras um homem de génio - afirmou ela. - Sabia que um dia irias escrever uma obra-prima. Por isso, todas as semanas poupava algum do dinheiro que me davas para a casa. Por isso, temos aqui que chegue para um ano inteiro.
Da sua confiança nasceu um dos maiores romances da literatura americana, A Letra Escarlate."

By: Nido Qubein


Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 1 de junho de 2015

543 - Porque sou assim

Meu muito amado filho Estêvão

Sou cheia de defeitos cheia de marcas do que fui.
Mas amo-te do fundo da minha alma.

Já te falei aqui várias vezes de como nos últimos anos questionei tantas coisas na minha vida.
Deus. E a presença Dele na minha vida, por exemplo.
A razão porque questionei tanto tudo de Deus na minha vida e porque me afastei tanto da vida em igreja e como isso me destruiu, foi porque eu vi várias pessoas, uma pessoa em muito especial, muito pouco digna de usar a palavra Deus a usa-la como se fosse um cartão de visita, como se fosse olá ou adeus. E isso quase me destruiu.

Para mim as palavras tem poder, um poder imenso, e as palavras são o que elas significam, "eu amo-te" significa que eu JAMAIS te prejudicarei, significa que o meu ar é teu que morro para que tu vivas, "Deus" significa amor maior, amor imenso, caminho de luz.
Só uso as duas palavras quando são verdade e quando me sinto digna de as usar.

Já aconteceu na minha vida ter de dizer a alguém "Deus te abençoei", "Que Deus te acompanhe" e demais variações. E não fui capaz de o dizer e sei que jamais serei. Jamais. Porque? Porque não sou digna de usar a palavra Deus e de dar qualquer benção e demais combinações, sou uma pecadora não posso pecar mais ao usar indignamente o nome de Deus em vão nem posso usar a palavra Deus se não for uma mulher santa. E não sou. E não serei nunca. Levanto-me diariamente com a intenção de ser e fazer melhor e hoje estou mais perto que ontem mas ainda assim não sou digna jamais de usar a palavra Deus e de dar bençãos.

Nunca roubei. Nunca entrei em casa de uma pessoa para lhe mentir para conseguir que ela faça por mim coisas com informações mentirosas. Não quero de ninguém nada que não seja meu. Não sou preguiçosa, sei e conheço os mandamentos de Deus, sei as regras e sei as normas e ver pessoas que não cumprem essas regras mas que usam o nome de Deus como se fosse uma palavra qualquer, que passam os dias na igreja como se isso fosse sinal do bem, que usam crucifixos e terços como se fossem passaportes para o que quer que seja... a mim nos últimos anos afastou-me lentamente do meu caminho em igreja.
Como pode alguém que me fez tanto mal usar a palavra mais sagrada de todas as palavras? Como pode alguém que tanto me prejudicou passar os dias a bater com a mão no peito como se de um santo se tratasse? Como só a mim me incomoda ver ladrões em igrejas? Mentirosos de terço na mão?

Demorou! Falei com os meus guias, rezei muito, pedi muito uma direção, porque longe da igreja de Deus eu fico fraca.

E hoje eu sinto-me em paz .... recentemente o Papá Francisco falou sobre isso mesmo, o cinismo dos homens fase ao verdadeiro caminho de Deus, o cinismo do homem que acha que pode ter dois caminhos: o de Deus indo à missa, rezando (ou papagueando como ele chamou!) e ao mesmo tempo seguindo o caminho do dinheiro o caminho do enganar os outros do não remir (no sentido do corrigir verdadeiramente os erros em vida, não é apenas desejar um dia corrigir é corrigir mesmo mesmo).
Eu não posso e não vou jamais mudar ninguem, cada pessoa tem o seu caminho, escolhe a vida que escolhe, vive a vida que quer viver, e eu vivo a minha e vivo a que faz sentido para mim. E para mim a vida só faz sentido se não devo nem um centavo a ninguem, se trabalho para te dar o que precisas, se faço o meu trabalho para um bem maior que o meu e o teu, se quero ser lembrada como uma pessoa que tentou (mas tentou mesmo com toda a força) fazer um caminho só ... só com um líder um chefe um timoneiro.... e agora digo com sentido DEUS!


Amo-te demais

Tua mãe

sexta-feira, 29 de maio de 2015

542 - Jantares da igreja e recém papás

Meu muito amado filho Estêvão

Não te queixes da comida ou dos entretenimentos num jantar da igreja ou em actividades de beneficência.

Pede a quem foi pai ou mãe recebtemente que te mostre a fotografia do bebé.

Lembra-te de que a verdadeira felicidade vem da vida virtuosa.

Não faças uma hipoteca sobre a tua casa maior do que três vezes o rendimento anual da tua família.

Passa as receitas de família a outros.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 28 de maio de 2015

541 - Serviço com um sorriso

Meu muito amado filho Estêvão

"Se pudesses escolher uma característica que o ajudasse a levar a vida devia escolher o sentido de humor"
Jennifer James

Um homem escreveu uma carta a um hotel de uma cidade do Midwest que planeava visitar nas férias. Escreveu:
   Gostaria muito de levar o meu cão comigo. Está bem treinado e porta-se muito bem. Deixam que ele fique comigo no quarto de noite?

A resposta do dono do hotel veio depressa e era a seguinte:
   Exploro este hotel há muitos anos. Durante todo este tempo, nunca vi um cão roubar toalhas, roupa de cama, talheres ou quadros. Nunca tive de chamar a atenção a um cão, a meio da noite, por estar bêbado e a causar distúrbios. E nunca tive um cão que saísse do hotel sem pagar a conta. Claro que o seu cão é bem-vindo ao meu hotel. E, se o seu cão se responsabilizar por si, também será bem-vindo."

By: Karl Albrecht e Ron Zenke in Service America


"Perto deste local estão depositados os restos mortais de quem possuiu beleza sem vaidade, força sem insolência, coragem sem ferocidade e todas as principais virtudes do homem, sem os seus vícios. Este elogio, que seria lisonja sem significado se fosse inscrito sobre as cinzas de um ser humano, é apenas um tributo à memória de Boatswain, um cão"

By: Lord Byron


Amo-te demais

Tua mãe

quarta-feira, 27 de maio de 2015

540 - Modos de vida

Meu muito amado filho Estêvão


Não vivas a travar. A vida é para ser vivida não travada.


Tem fé em Deus sempre, sempre, sempre põe o no comando da vida, entrega a tua vida (totalmente) nas mãos de Deus e deixa que Ele trabalhe.

Amo-te demais


Tua mãe

terça-feira, 26 de maio de 2015

539 - Um de cada vez

Meu muito amado filho Estêvão

"Tentar é o que importa. Não interessa se, para os outros, tem êxito ou se falha."
By: Robert Thibodeau


"Um amigo nosso caminhava por uma praia mexicanadeserta ao pôr-do-sol. Enquanto caminhava viu outro homem ao longe. À medida que se aproximava, reparou que o nativo se baixava constantemente apanhava qualquer coisa e atirava-a para a água. Consecutivamente, ia lançando coisas para o mar.
Quando o nosso amigo se aproximou, viu que o homem apanhava estrelas-do-mar que tinham sido arrastadas para a praia e voltava a atirá-la ao mar, uma de cada vez.
O nosso amigo ficou surpreendido. Aproximou-se do homem e disse:
- Boa tarde amigo. Estava a pensar no que está a fazer.
- Estou a atirar estas estrelas-do-mar para o oceano. Sabe, agora está maré baixa e todas estas estrelas-do-mar foram arrastadas para a praia. Se não as atirar para o mar, morrem aqui por falta de oxigénio.
- Compreendo - comentou o nosso amigo - mas devem haver milhares de estrelas-do-mar nesta praia. Não é possível chegar a todas. São demasiadas. E não se apercebe que isto está, provavelmente, a acontecer em centenas de praias por esta costa? Não vê que não consegue resolver o problema?
O nativo sorru, curvou-se, apanhou outra estrela-do.mar e, enquanto a lançava de volta ao mar, respondeu:
- Para esta resolvi!"
By: Jack Canfield e Mark Victor Hansen



Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 25 de maio de 2015

538 - Negócios e verdades

Meu muito amado filho Estêvão

Lê um livro sobre como montar e fazer crescer um negócio.

Lembra-te de que muitas verdades são ditas a brincar.

Não te esqueças de que muitas verdades são ditas a brincar.

Não te esqueças de que a tua atitude é tão importante como os factos.

Visita uma escola de artes.

Faz um curso básico de reparação de automóveis.

Leva um amigo a jantar fora se ele precisar de conversar.


Amo-te demais


Tua mãe


sexta-feira, 22 de maio de 2015

537 - Nem um!

Meu muito amado filho Estêvão

"Little Chad era um jovem tímido, calmo. Um dia chegou a casa e disse à mãe que queria fazer uma prenda de S. Valentim para todas da sua aula. O coração dela afundou-se. Ela pensou: "Deus queira que ele não faça isso!" porque tinha observado as crianças quando coltavam da escola. Riam-se e abraçavam-se e falavam umas com as outras. Mas Chad nunca estava incluído. Porém, decidiu acompanhar o filho. Por isso, comprou papel, cola e os lápis de cor. Noite após noite Chad fez, com dificuldade, 35 prendas de S. Valentim,
O dia de S. Valentim chegou e Chad estava fora de si de tão excitado. Armou-os cuidadosamente, meteu-os num saco e saiu. A mºae decidiu fazer os seus bolinhos preferidos e servir-lhos quentinhos com um copo de leite frio, quando voltasse da escola. Sabia que ele podia ficar desiludido e isso talvez pudesse aliviar-lhe um pouco o sofrimento. Doía-lhe pensar que ele não iria receebr muitas prendas de S. Valentim... talvez até nenhuma.
Nessa tarde, tinha os bolinhos e o leite em cima da mesa. Quando ouviu as crianças lá fora, olhou pela janela. Lá vinham elas, a rir muito divertidas. E, como sempre, Chad vinha atrás. Caminhava um pouco mais depressa do que o habitual. Esperava que desatasse a chorar, mal entrasse. Reparou que vinha de braços vazios e quando a porta se abriu ela engoliu um soluço.
- A mamã tem uns bolinhos e leite para ti - disse.
Mas ele mal a ouviu. Limitou-se a passar por ela com o rosto iluminado enquanto dizia:
- Nem um. Nem um.
Ela sentiu um baque.
E então ele acrescentou:
- Não esqueci nem um, nem um!"

By: Dave Galloway



Amo-te perdidamente


Tua mãe

quinta-feira, 21 de maio de 2015

536 - Salgadinhos e dinheiro

Meu muito amado filho Estêvão


Presta atenção ao que comes em festas. Cada aperitivo, cada salgadinho tem cerca de cem calorias.

Lembra-te de que a riqueza não é ter todo o dinheiro que queres, mas ter todo o dinheiro de que preciso.

Ao aterrares agradece ao comandade pelo voo seguro e confortável.

Nunca deixes de falar aos teus filhos, façam eles o que fizerem.

Guarda algum dinheiro no banco para fazeres face a problemas imprevistos.


Amo-te

Tua mãe


quarta-feira, 20 de maio de 2015

535 - Haja paz

Meu muito amado filho Estêvão

"Um velho sensato reformou-se e comprou uma casa modesta perto de uma escola preparatória. Passou as primeiras semanas da reforma em paz e sossego... depois começou o ano lectivo. Na tarde seguinte, três jovens, cheios do entusiasmo juvenil de quem sai da escola, desceram a rua a bater alegremente em todos os caixotes do lixo que encontravam. O barulho do batuque continuou dia após dia após dia, até que o homem sensato achou que era altura de fazer qualquer coisa.
Na tarde seguinte, foi ao encontro dos jovens percussionistas, enquanto eles avançavam pela rua batucando. Deteve-se e disse: "Ei rapazes, vocês são muito divertidos. Gosto de vê-los exprimirem assim a vossa exuberância. Costumava fazer o mesmo quando era da vossa idade. Fazem-me um favor? Dou um dólar a cada um se me prometerem aparecer por aqui todos os dias e fazer isso.!"
Os miúdos ficaram encantados e continuaram a fazer o seu batuque nos caixotes do lixo. Ao fim de alguns dias, o velhote saudou os miúdos novamente, mas desta vez tinha um sorriso triste no rosto. "Esta recessão está a devastar grandemente o meu rendimento", disse-lhes. "A partir de agora, só posso pagar 50 cêntimos para batucarem nos caixotes."
Os barulhentos ficaram, obviamente, insatisfeitos, mas aceitaram a sua oferta e continuaram o seu batuque da tarde.
Uns dias mais tarde, o manhoso reformado abordou-os novamente enquanto eles batucando pela rua abaixo e disse:
- Olhem, ainda não recebi o meu cheque da Segurança Social, por isso não posso dar-lhes mais de 25 cêntimos. Chega?
- Uma miserável moeda dessas? - exclamou o líder dos tambores. - Se pensa que vamos perder o nosso tempo a bater em caixotes por só isso, está maluco! Nem pense amigo, Desista! - E o velho passou a gozar de paz e serenidade para o resto dos seus dias."
By: Gentle Spaces News



Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 19 de maio de 2015

534 - Dar, Dar-se e Ingratidão

Meu muito amado filho Estêvão

Eu tenho uma amiga que mudou de nome. Mas nome proprio mesmo não o apelido! Essa amiga conhece me há uns anos e sempre (SEMPRE) que me encontra diz me o mesmo: "Não faças mais nada pelos outros, não te esforces tanto pelos outros que te esvazias. Faz por ti agora. Faz só por ti agora."
Haverá palavra em português para ser uma pessoa assim? 
Não sei de todo.
Mas essa minha amiga tem razão a sensação as vezes é de estar vazio.
É optimo dar, entende isso, é maravilhoso! Dar alguma coisa, dar uma memória, dar uma alegria, dar confiança, dar trabalho, dar respeito, dar um abraço, dar um ensinamento, dar tempo, dar amor, dar companhia, dar... dar... dar... é optimo.
Dar sem pedir nada em troca. Dar-se.
Mas sabes o que tambem é bom? Bom demais é receber. Receber carinho, receber abraço, receber tempo, receber memórias, receber alegrias, receber confiança, receber alguma coisa, receber trabalho, receber respeito, receber ensinamentos, receber amor, receber companhia, receber tempo, enfim receber é bom. Muito bom. 
Só as vezes quem dá, dá, dá-se, sente ingratidão, é normal meu amor. Doi. Mas é normal doer.
Umas vezes nem se vê a ingratidão, nem se sente a ingraditão e outras doi mesmo, muito, como facas.
Nesses dias, nos dias em que doi pelo menos eu choro. E muito.
Na manha seguinte ainda doi mas eu não vou mudar o meu modo de estar porque os outros não são como eu. E depois deixa de doer e não tarde até me esqueço.

Tenho aprendido com algumas pessoas como a minha amiga que mudou de nome que me dou demasiado e que por isso sinto essa dor tantas vezes. 
Sabes o que é ver o fogo e ir lá com a mão várias vezes mesmo sabendo que vai queimar?!

Estou no meu caminho de tentar dar menos para sentir menos vezes essa dor que por vezes vem depois.

Por exemplo agora gostava de receber tempo, uns dedos de conversa, um abraço apertado, carinho, companhia... porque sim, porque sim mesmo e porque este texto de hoje custou muito mais que os outros a escrever, é um aviso importante que te tinha de dar mas que não gostava de ter de o fazer.


Eu estou a tentar.

"Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostariamos de fazer"
By: John F. Kennedy


Amo-te demais

Tua mãe

segunda-feira, 18 de maio de 2015

533 - Nunca desistas mas às vezes é melhor deixar de insistir

Meu muito amado filho Estêvão

No trabalho se sentires que não estas bem tenta perceber porquê, o que podes mudar para ficar melhor, se tentares mudar e não consiguires tenta adaptar-te tu... se não for possivel.... simplesmente afasta-te sem dor sem sofrimento afasta-te. Não insistas.

Uma coisa que aprendi de viver longe e perto e longe e perto, foi que há pessoas que por mais ocupadas que estejam sempre arranjam tempo para estar contigo, há sempre pessoas que mesmo estando eu longe pegavam em ti e te levavam a comer um gelado, e sempre houveram pessoas que em 3 meses nunca arranjam 1 hora livre para isso, há pessoas que fazem de 4ª feira domingo e das noites tardes e há quem tenha sempre muito para fazer, há quem esteja sempre muito ocupado. Deixa ir sem dor. Se não fazem por gosto não fazem por ti. Cada pessoa está no seu caminho se for para se voltarem a encontrar mais tarde isso acontecera. Não insistas.

Não corras atrás das borboletas faz o teu jardim mais florido simplesmente.


Não insistas

Amo-te demais


Tua mãe


sexta-feira, 15 de maio de 2015

532 - Filmes, padres e casamentos

Meu muito amado filho Estêvão

A maneira mais fácil de seres feliz é seres grato. Grato a quem és, a quem foste, ao que tens, a onde estás, à saude que tens... enfim grato.

Quando trabalhares num sitio e fizeres uma festa ou convidas as pessoas todas do teu trabalho ou não convides ninguem. Deixar alguém de fora é a maior falta de educação que existe.

Quando trabalhares com alguém que não é do sitio onde estas não deixes de convidar essa pessoa para sair, para conviver contigo... mesmo que não te apeteça muito. Chama-se a isso saber estar. Saber conviver.

Acrescenta o filme Canção de Lisboa à tua coleção de filmes.

Convida o padre da tua paróquia para almoçar ou jantar pelo menos uma vez por ano.

Casa com alguém que goste muito de música.

Estuda a história da tua terra natal.

Vê cada desvio como uma oportunidade para experimentar coisas novas.

Cuida de adultos doentes como se fossem crianças.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


quinta-feira, 14 de maio de 2015

531 - Só mais uma vez

Meu muito amado filho Estêvão

"Existe um romance inglês do século XIX no qual todos os anos, durante 500 anos, todo o povo se reúne na igreja na véspera de Natal e reza. Pouco antes da meia-noite acendem candeias e a cantar canções e hinos, caminham vários quilômetros até uma velha gruta abandonada. Ali organizam um presépio. E com uma devoção simples, ajoelham-se e rezam.
Existe um mito nessa cidade, uma crença, de que se todos os cidadãos estiverem presentes na noite de Natal, e se todos rezarem com verdadeira fé, então e só assim a Segunda Vinda estará para acontecer.
Durante 500 anos foram até à gruta e rezaram. Porém a Segunda Vinda não se deu.
A uma das personagens principais deste livro perguntaram:
- Acreditas que Ele vai voltar na noite de Natal à nossa cidade?
- Não - responde, abanando a cabeça tristemente - Não, Não acredito.
 - Então, por que é que vais lá todos os anos? - pergunta-lhe.
- Ah, e se eu lá não estivesse quando acontecesse? - perguntou a sorrir.
Como diz o Novo Testamento, só precisamos que a nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda para entrarmos no Reino do Céu. Por vezes, quando trabalhamos com crianças com deficiências mentais, com jovens em risco, adolescentes com problemas, alcoólicos, violentos ou depressivos e parceiros ou amigos suicidas, precisamos desse bocadinho de fé, o mesmo que fazia voltar todos os anos aquele homem. Só mais uma vez, talvez aconteça.
Por vezes somos chamados a trabalhar com pessoas em que os outros perderam toda a esperança. Talvez até nós cheguemos à conclusão de que não há possibilidade de mudança ou de crescimento. É nessa altura que, se conseguirmos encontrar um pingo de esperança, podemos virar a esquina, obter um resultado visível, poupar algo que vale a pena poupar. Por favor, volte, meu amigo, só mais uma vez."

By: Hanoch McCarty, Ed. D.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 13 de maio de 2015

530 - Restaurantes, camiões e dinheiro

Meu muito amado filho Estêvão

Toma cuidado com restaurantes que tenham escrito: "Ajudante precisa-se".

Quando passares por uma familia dentro de um camião com reboque, faz-lhes um sinal de encorajamento. Eles bem precisam.

Quando entrares num elevador e já la estiverem pessoas cumprimenta.

Cumprimenta o motorista do autocarro onde viajares.

Se algum dia tiveres um piano manda afinar o piano de 6 em 6 meses.

Evita levantar dinheiro no multibanco à noite.

Lembra-te de que o mais importante é manter mais importantes as coisas mais importantes.


Amo-te infinitamente

Tua mãe


terça-feira, 12 de maio de 2015

529 - É suficientemente forte para suportar críticas?

Meu muito amado filho Estêvão


"O importante não é o crítico, o homem que aponta como o homem forte tropeça ou aquele que fez alguma coisa que podia ter feito melhor.
O crédito é daquele que está na arena, com o rosto coberto de pó, suor e sangue, que luta de várias maneiras, que erra e falha uma e outra vez, porque não existe esforço sem erro ou falhas, que conhece a grande dedicação, que mergulha numa grande causa, que nos melhores momentos acaba por conhecer a realização do triunfo e que nos piores, se fragassa enquanto tenta arduamente, sabe que o seu lugar nunca será com aqueles espíritos tímidos e frios que não conhecem a vitória nem a derrota."

By: Theodore Roosevelt



Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 11 de maio de 2015

528 - Preconceitos

Meu muito amado filho Estêvão

Questiona os teus preconceitos.

Come com moderação.

Faz exercício com vigor.

Ri-te com vontade.

Se estiveres zangado, dá um passeio durante meia hora, se estiveres muito zangado, parte um pouco de lenha para a lareira.

Ao devolveres um livro ou uma peça de roupa que te emprestaram, deixa um bilhete de agradecimento.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

sábado, 9 de maio de 2015

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias. 
Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por ti!Mostraste-me que a trabalhar se consegue mover mundos, tal como tu o fizeste durante anos e anos. Tive uma educação de ouro, fizeste sacrifícios para que eu a tivesse, por vezes não jantávamos juntos, outras vezes era o ultimo da primária á espera da mãe, mas isso só acontecia para que eu tivesse numa das melhores escolas do país. Sempre me apoiaste nas decisões que tomei (umas mais do que outras) mas tomaste sempre o meu lado em qualquer luta que tivesse. Vou trabalhar como nunca, vou dar o meu máximo, para que chegue o dia e que tenha uma vida tão rica como a tua foi. No entanto acho que 120 anos meus não chegariam para igualar a riqueza dos teus 53. Tu fizeste rallis em Marrocos, foste á antartida, falaste com pessoas incríveis, o teu talento foi reconhecido internacionalmente, todos os teus colegas me falavam do teu trabalho, do prazer que tinha sido trabalhar contigo, e da tua energia contagiante e da tua força de vontade infindável. Estás agora em boas mãos, de certeza que o Avô já te deu um abraço e te disse o quão orgulhoso está de ti, e de certeza que um dia estarão os dois de mim também. Hoje o mundo ficou um lugar triste, não só para mim, mas tenho a certeza que meio mundo irá sofrer com esta perda.

Não chores, não é um adeus, é um até já. Amo-te mãe.

By: Rodrigo Lima


Amo-te à lua e mais além

Tua mãe

sexta-feira, 8 de maio de 2015

526 - A apaixonada busca da possibilidade

Meu muito amado filho Estêvão

Alimente as suas visões e os seus sonhos porque eles são filhos da sua alma, as pegadas das suas realizações máximas.
By: Napoleon Hill


"Há anos, enquanto escavava um túmulo egípcio, um arqueólogo encontrou sementes enterradas num pedaço de madeira! Plantou e as sementes frutificaram ao fim de mais de 3000 anos! As condições de vida das pessoas são tão desanimadoras, tão demolidoras que os seres humanos - independentemente da potencialidade inerente - estão condenados a vidas de fracasso e silencioso desespero? Ou existem também sementes de possibilidade nas pessoas, uma necessidade de frutificar que fura a dura casca da adversidade? Pensem nesta história que chegou à Associated Press a 23 de Maio de 1984:

Uma criança, Mary Groda, não aprendia a ler, nem a escrever. Os especialistas rotularam-na de atrasada. Quando adolescente ganhou outro rótulo o de incorrigível e foi condenada a dois anos num reformatório. Foi ali, ironicamente, naquele lugar fechado, que Mary, vencida pelo desafio da aprendizagem fazia os seus trabalhos escolares durante 16 horas por dia. O seu trabalho compensou-a. Recebeu o seu diploma do ensino secundário.
Mas mais infelicidade iria bater à porta de Mary Groda. Depois de sair do reformatório, ficou grávida sem o benefício do casamento.
Em dificuldades financeiras, Mary passou a receber subsídio da assistência social. Por fim, fez-se ama de sete crianças. Durante este periodo começou a frequentar aulas na faculdade local. Após a sua conclusão do curso, candidatou-se a foi aceite na Escola Médica da Universidade de Albany para estudar Medicina.
Na primavera de 1984 em Oregon, Mary Groda Lewis - agora casada - desfilou com o traje académico pelo palco dos licenciados. Ninguém sabe quais os pensamentos íntimos que lhe passavam pela cabeça, enquanto estendia a mão para receber este testemunho de autoconfiança e perseverança, o seu diploma, que anunciava ao mundo: Aqui, neste pontinho da Terra está uma pessoa que ousou ter o sonho impossível, uma pessoa que nos confirma a sublimidade humana. Aqui está a doutora Mary Groda Lewis."
By: James E. Conner


As sus possibilidades de êxito em qualquer iniciatuva pode medir-se sempre pela sua crença em si próprio.
By: Robert Collier


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 7 de maio de 2015

525 - Dias maus

Meu muito amado filho Estêvão

Lê o Borda d' Água.

Lembra-te de que toda a gente tem dias maus.

Aprende a comer com pauzinhos.

No teu papel de carta e nos teus cartões profissionais escreve o número de telefone de forma legível.

Nunca embaraces ninguém intencionalmente.

Nunca compres uma casa a um agente imobiliario que não saiba falar bem o português.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 6 de maio de 2015

524 - Nunca lhe dissemos que não podia

Meu muito amado filho Estêvão

Deixo-te aqui hoje um texto para leres e pensares.

"O meu filho Joey nasceu com um pé boto. Os médicos garantiram-nos que com tratamento poderia andar normalmente - mas, tambem que nunca poderia  correr. Os primeiros três anos de vida foram passados em operações, gesso e aparelhos metálicos. Aos oito anos, ao vê-lo andar ninguém diria que tinha um problema.
As crianças do bairro corriam como fazem a maior parte das crianças a brincar e Joey, andava com elas, corria e brincava tambem. Nunca lhe dissemos que, provavelmente não conseguia corrrer tão bem como as outras crianças. Por isso, ele não sabia.
Quando andava no ciclo decidiu entrar numa equipa de corta-mato. Todos os dias treinava com a equipa. Esforcava-se mais e corria mais do que os outros - sentia, talvez, que as capacidades que pareciam ser naturais em tantos outros não eram naturais nele. Embora toda a equipa corra, apenas os sete melhores corredores têm possibilidade de marcar pontos para a escola. Nunca lhe dissemos que provavelmente não poderia entrar para a equipa, por isso não sabia.
Continuava a correr três e quatro quilómetros por dia, mesmo no dia em que teve 38º de febre. Estava preocupada, por isso fui ter com ele depois da escola. Dei com ele a correr sozinho. Perguntei-lhe como se sentia. "Bem", respondeu. Ainda tinha mais um quilómetro e meio para correr. O suor escorria-lhe pela cara e tinha os olhos brilhantes da febre. Porém, olhava em frente e continuava a correr. Não lhe dissemos que não podia correr três quilómetros com 38º de febre. Por isso não sabia.
Duas semanas depois, os nomes dos corredores da equipa foram revelados. O Joey entrara para a equipa. Estava no ciclo, os outros seis membros da equipa eram todos muito mais velhos. Nunca lhe dissemos que não devia esperar integrar a equipa. Nunca lhe dissemos que não podia fazê-lo... por isso não sabia. Mas fê-lo!



Amo-te simplesmente


Tua mãe

terça-feira, 5 de maio de 2015

523 - Somos só pó de estrelas

Meu muito amado filho Estêvão

Sabes uma vez há muitos muitos anos visitei o vulcão do Capelinhos nos Açores, é uma paisagem maravilhosa, unica, vale a pena visitar. Enorme, escuro, e lá esta sozinho parado.

Um coisa que me ajuda muito a relativizar os meus problemas é lembrar-me dessa imagem. Como eu era minuscula ao lado do vulcão. Quando eu penso que os meus problemas são gravissimos e insuportaveis lembro-me de um menino que uma vez vi em Moçambique a beber água de uma poça imunda de água, quando penso que o dinheiro não vai chegar penso que há quem viva com infinitamente menos e ainda saia para a rua para sambar.
Quando eu penso que os meus problemas são unicos e mais graves que todos os problemas do mundo lemnro-me que eu sou apenas carbono, oxigénio, azoto e hidrogénio tal como o Sol ou os aneis de Saturno. Os meus problemas não são nada diferentes dos problemas que outras pessoas já tiveram antes de mim, de nós. O mundo, o vulcão do Capelinhos continuará exactamente onde esta indiferente dos meus problemas, alias para o mundo os meus problemas são um grão de areia minusculo comparado com o mundo inteiro.

Por isso meu amor relativiza sempre tudo tudo tudo põe tudo em perpectiva há sempre uma solução para tudo nem que seja o tempo passar... a tua tia Inês quando era criança resolvia tudo com fita-cola eu lembro-me muito disso, desde falta de botões, a elevadores avariados e pratos partidos .... põe fita-cola. E tudo se resolve.

Relaxa. Respira és SÓ pó de estrelas.


O meu pó preferido. Amo-te demais.


Tua mãe

segunda-feira, 4 de maio de 2015

522 - As minhas desculpas

Meu muito amado filho Estêvão

Eu sou tua mãe desde antes de tu existires mas ontem foi dia da mãe. Eu tenho a melhor mãe do mundo, a minha mãe ensinou-me a ser quem sou hoje, ama-me apesar de tudo, ama-me com tudo o que eu sou. E ama-te a ti como a mim. Dá te colo, alimenta-te, trata a tua febre, cuida das nossas dores. Faz-nos rir, faz-nos saltar, educa-te, educa-me.... Fez-me pessoa e faz-te pessoa.
Ontem queria ter estado com ela, queria tê-la abraçado, queria ter-te abraçado queria lambuzar-vos do amor que vos tenho. Mas não foi possível. E essa é mais uma dor que segue comigo.
Ontem tive de trabalhar, estiveste comigo, como estas cada segundo da minha existência mas ontem tinha mesmo que trabalhar, porque cada cêntimo que ganho é para te alimentar, te vestir, te tratar, para que estudes....
Um dia perguntaste-me porque tens tanto que trabalhar mama?
Porque fui roubada durante 40 meses por um homem muito mau que me roubou a almofada de segurança económica que eu tinha para mim e para ti e para o meu e o teu futuro e por isso eu e tu vivemos do meu salário e vivemos cada mês com o salario do mês anterior (e graças a Deus por ter emprego!) e por isso às vezes apesar de estar com o coração partido, apesar de não respirar tenho de me levantar e trabalhar (quando a minha vontade era ficar o dia todo a olhar para ti a brincar a conversar), porque tenho a tua escola para pagar e NADA (NADA) te vai tirar o futuro que tu quiseres ter, seja ele qual for.
Um dia perguntaste-me porque não pedes o teu dinheiro de volta e ficas aqui a brincar comigo?
Pois filho peço muito e já pedi muito muito muito muito muito e muitas e muitas e muitas e muitas vezes e nunca (NUNCA/JAMAIS) tive resposta. Nenhuma resposta.
Mas isso que importa? Eu tenho dois braços, duas pernas, coragem, amor e Deus no meu caminho e sei que quando ele diz para amar o próximo é jamais consentir que algum mal aconteça ao meu próximo …. E por isso meu amor eu trabalho para que acha sempre alegria, amor, pão e escola. E se Deus me der saúde jamais te faltará o que for.
E o resto mama? Perguntas tu.
Pois amor o resto, as ações ficam sempre com quem as pratica e nós seguimos a nossa vida. É isso.
Eu continuo firme amor, firme em amor revisto em ações e não apenas palavras vazias como balões de ar... o amor é sangue é suor e lagrimas. E o meu amor por ti é dar-me inteira, é ser inteiramente tua, é fazer todos todos todos os sacrifícios por ti.
E o meu amor por ti é infinito e infinitamente me levantarei todos os dias com a certeza que o teu futuro segue independentemente do mal.
Hoje é outro dia e cá estamos com uma jura solene que te deixo aqui.... para o ano não será assim! Não mesmo.
Como mulher e mãe deixo-te aqui um pedido mas um pedido muito muito muito muito importante.... Tu mereces tudo o que eu já passei na minha vida, tu és o meu alfa e o meu ómega, a tua vida justifica tudo tudo tudo… Tu vês tudo à tua volta és o meu companheiro de jornada..... Peço-te como tua mãe e como mulher uma coisa: nunca deixes uma mulher que tenha sido tua companheira pior do que quando a encontraste NUNCA. Mas nunca nunca nunca nunca. Não me refiro a sentimentos, isso passa... refiro-me a que jamais a enganes, jamais a roubes, jamais a maltrates, jamais a prejudiques..... Se não podes fazer o bem, simplesmente afasta-te, não uses ninguém NINGUEM isso é uma total falta de caracter que fica cravado na alma. Não faças isso jamais.
Sê um homem bom ... tens uma mãe e uma avó que te ensinam isso todos os dias.
Deixo-te palavras que são dos outros mas que na realidade são também minhas…



Adoro ser mãe.
Adoro ser a mãe do Estêvão
Adoro principalmente ser mãe á minha maneira.
Mudei de tantas maneiras desde que sou tua mãe.
E amo a minha mãe também. Nasci de alguém que é uma guerreira e que sempre me aceitou mesmo quando pensa diferente. Acho que não há melhor maneira de criar um filho do que dar lhe a liberdade para ser quem ele é.
A todas as mães que percebem o que é satisfazer as necessidades dos outros mais do que as nossas; a todas as mães que viram o mundo do avesso para ver um sorriso na cara dos nossos pequeninos, a todas as mães solteiras que como eu fazem de pai e mãe e ainda assim são mulheres independentes e felizes.
A maior parte das mães que conheço são mães-coragem. Separadas. Batalhadoras. Que não faltam aos momentos mais importantes dos filhos. Que fazem das tripas coração para estar lá. Para apoiar. Para nunca desistir deles. São mães que já "deram para o peditório da carreira". Já não têm que provar nada. Já provaram ao mundo que trouxeram ao mundo o melhor cada uma delas tem.
Cuidadoras. Educadoras. Zeladoras. Presentes e insistentes. Que vira leoa. Cujos braços crescem a toda a hora. Mãe não é só parir. É não faltar. Nunca. Nunca Nunca Nunca.
By: Rita Marrafa de Carvalho e Marta Castro Ferreira com modificações


Dar Graças por vos ter na minha vida! 
Graças por me ensinarem sempre a ser melhor. 
Graças por me ensinarem todos os dias a errar. 
Graças por ser mãe do vosso amor. 
Graças por me fazerem todos os dias crescer. 
Graças por me ensinarem desde o primeiro dia a ser maior. 
Graças por ter sido a eleita para ser vossa Mãe! 
Graças por todos os momentos de exaustão e dor. 
Graças por me fazerem sorrir também. 
Graças por todas as lágrimas de felicidade e de suor. 
Graças até pelas noites sem dormir, pelos beijos infinitos de amor. 
Graças por me fazerem ser melhor. Graças por provarem que sou sempre mais capaz. 
Graças por me fazerem sempre superar. 
Graças pelas gargalhadas que me fazem dar.
Graças por ter descoberto a plenitude da vida. 
Graças pela minha maior corrida conseguida. Pela maior aventura jamais vivida.
Pela mais forte superação tão consagrada. 
Graças meu Deus pelo dom e confiança. 
Graças por tudo e graças por nada! 
Graças por descobrir que não há limites. 
Graças Estêvão por te ter na minha vida!
By: Família de 3 e ½ com adaptações


MINHA MÃE MEU AMOR
Respirar-te o sangue
bebendo-te o perfil
bordando-te o perfil
a ponto-pé-de sombra
e de flor
a ponto-pé-de amor.
Respirar-te o mover
bebendo-te o sorrir
bordando-te o sorrir
a ponto-pé-de parto
e de partir*
a ponto-pé-de afago
e de flor
minha mãe
meu amor
By: Maria Teresa Horta


Trago-te sempre no olhar e no coração.
Quando não te vejo, vejo-te em tudo o que vejo. 
Quando não te sinto entrelaçado em mim, entrelaço-me em tudo o que me faz sentir-te.
Quando não te vejo sorrir, procuro o teu sorriso na minha memória de mãe. Quando não te ouço falar, ouço o eco da tua voz em mim. Vives em mim,vives em cada poro do meu corpo, em cada inspiração que faço, em cada criança que vejo,em cada abraço que dou. 
Contigo aprendi a ser criança, contigo sou outra, mãe e mulher.
Sem ti não sei bem quem sou.
Por ti lutei, por ti larguei, por ti aqui estou.
Nasci para te ter e ter-te só o consigo sentir.
Quando os meus olhos não alcançam os teus, 
o mundo não tem a mesma cor, o mesmo cheiro, a mesma vida.
Quando os meus olhos não alcançam os teus, metade de mim não sou, e a outra metade também não.
In Crónicas de uma vida que se vive todos os dias
Mãe Diana Gaspar Duarte


Um dia, espero que tu Estêvão sintas a falta de aninhar a cabeça no meu corpo.
Que me beijes a cara, com rugas mas macia, e me digas que me ama, como dizes agora.
Que me percebas, me dês valor e que me digas que eu até tinha razão.
Que sejas um homem independente, mas que carregues no coração uma infância plena, cheia de carinho, de pés descalços, aviões e cócegas. 
Que tu meu filho sintas por alguém o que eu sinto por ti. Um amor que me faz chorar enquanto escrevo, de tão enorme e avassalador. Um amor em que convivem certezas e medos. Um amor em que me descubro maior do que pensei. Um amor sem igual.
Um dia, espero que tu Estêvão me olhes com o mesmo carinho com que olhas agora, com aqueles olhos grandes e brilhantes e desejes que eu nunca morra. As mães nunca morrem, apesar do meu coração morrer um bocadinho só de pensar nisso. 
Um dia, espero que tu meu filho Estêvão me ames tanto quanto eu amo a minha mãe. 
Tu meu filho choras por mim, idolatras-me e fazes caretas para que me ria. Daqui a uns anos, vais odiar-me, vais chamar-me chata, revirar os olhos e achar que eu não percebo nada e que eu sou velha. Vais chorar no quarto e dizer entre dentes que estás farto de mim. Vais pedir para crescer depressa e para seres independente.
Mas, um dia, espero que o meu filho volte a ser o filho que me olha com aqueles olhos brilhantes, o filho que me estende os braços a pedir colo, o filho que sabe que não há amor maior do Mundo que o amor de uma Mãe. 
Que para ti eu seja sempre a melhor mãe do mundo.
By: Joana Paixão Brás com modificações.


Quantas vezes guardei um obrigado para mim por achar que a minha mãe não fez mais do que a sua obrigação. Quantas vezes escondi um desculpe por não ter coragem de admitir que errei com ela. Quantas vezes falhei, quantas vezes fui um mau filho, quantas vezes fui injusto, quantas e quantas vezes não lhe dei o valor que ela merecia. Por ingenuidade, ignorância, por falta de noção. Eu e todos nós temos um enorme pedido de desculpas a fazer às nossas mães, e quando digo mães refiro-me a quem realmente merece este título, assim como eu e todos nós temos um gigante obrigado a dizer-lhes. O melhor pedido de desculpas e obrigado que lhes podemos dizer é mesmo ajudá-las, amá-las e acarinhá-las porque se há ser no mundo que merecia viver para sempre, é uma mãe.
Desculpe mãe quando me pediu ajuda e eu não a ajudei quando não tinha nada de importante para fazer. Desculpe ter-lhe falado alto quando a única coisa que devia ter feito era simplesmente ouvir. Desculpe ter reclamado por não me ter dado o que queria, quando eu só devia ter compreendido. Desculpe não lhe ter respondido às chamadas por me estar a divertir e esquecer-me que do outro lado estava uma mãe preocupada, por não saber nada do seu filho. Desculpe pelas vezes em que reclamei da comida que me fazia e eu não gostava, quando eu só me devia ter lembrado que a tinha feito com tanto carinho e para o meu bem. Arrependo-me de tudo isto, arrependo-me de tudo o resto, palavras não chegam, mas sem palavras não presto. Sei que me ama, não por ser um bom filho, mas simplesmente pelo facto de ser seu filho. Podia ser a pior pessoa do mundo que tenho a certeza que não me amaria menos e, por isso, maior prova da pureza do seu amor não posso eu pedir. Peço-lhe apenas que me perdoe, não por simplesmente ser seu filho, mas por compreender que não sou o melhor, que sei disso, e que tento melhorar.
Hoje dou mais valor à roupa lavada que aparecia dobrada sobre a minha cama. Hoje dou mais valor aos jantares e almoços que apareciam prontos sobre a mesa. Hoje dou mais valor às preocupações que não tinha com as contas a pagar. Pois alguém, nos bastidores da minha casa e da minha infância, fazia tudo isto, tratava de tudo isto sem pedir nada em troca: a minha mãe. Uma mulher, uma guerreira que, por detrás daquele corpo frágil e daquele sorriso que se esforça tanto para não perder, suporta uma família, uma casa, muitas vidas, sem muitas vezes se aperceber. Não encontro muitas palavras que consigam expressar o que é a minha mãe, o que é uma mãe, o que é ser mãe.
Uma mãe que deixou muitas vezes de comer para me dar. Eu era muito novo, mas lembro-me. Uma mãe que sofria em silêncio quando me via mal, mas escondia essa dor para não mostrar fraqueza. Eu estava triste, mas reparei. Uma mãe que me deu asas para que voasse, quando o que mais queria era guardar-me debaixo das suas. Uma mãe que me deu uma vida, que me educou e ensinou o melhor que sabia. Não, não é a minha mãe biológica, mas é a minha mãe verdadeira. Não foi abençoada com um ventre fértil, mas foi abençoada com um grande coração, e eu, abandonado no meio de um leque de berços, fui o escolhido para ser o seu filho. Se há pessoas com sorte, eu sou uma delas.
Eu sei que ela seria incapaz de me exigir algo de volta. Sei que não faz nada para poder receber mais tarde. E tudo o que eu posso prometer é lutar e trabalhar para que o esforço dela em mim não seja em vão. Para que um dia, quando já não aparecer roupa lavada em cima da cama, ou o almoço pronto em cima da mesa, ou quando for a minha vez de lhe dar o comer à boca ou de lhe mudar as fraldas, nada lhe falte. É o mínimo que eu posso fazer por quem me deu tudo em troca de nada. Amá-la-ei para sempre, pois a única mulher que eu posso prometer amar para sempre é a minha mãe.
By: Raul Minh’ Alma

Amo-te infinitamente





Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...