sexta-feira, 28 de novembro de 2014

444 - O que és é tão importante como o que fazes

Meu muito amado filho Estêvão

A honestidade é o primeiro capítulo do livro da sabedoria
Thomas Jefferson



Era uma tarde soalheira de sábado na cidade de Oklahoma. O meu orgulhoso amigo e pai, Bobby Lewis, levava os seus dois filhos para jogar minigolfe. Chegou à bilheteira e perguntou:
- Quanto é a entrada?
- Três dólares por si e três dólares por cada criança com mais de seis anos. Com seis ou menos anos entram de graça. Que idade têm? - respondeu o rapaz da bilheteira.
- O advogado tem três anos e o médico sete, por isso devo-lhe seis dólares - informou Bobby.
- Ei, saiu-lhe a sorte grande? Podia ter poupado três dólares. Podia ter-me dito que o mais velho tinha seis anos, eu não daria por isso - comentou o rapaz.
Bobby respondeu:
- Sim, isso pode ser verdade, mas os míudos dariam conta.
Como disse Ralph Waldo Emerson: "Quem tu és fala tão alto que nem oiço o que dizes". Em tempos de desafio quando a ética é mais importante do que nunca, faça de si um exemplo a seguir para aqueles com quem trabalha e com quem vive. Principalmente os teus filhos.
By: Patricia Fripp

Não há herança mais valiosa do que a honestidade
William Shakespeare



10 maneiras comprovadas para fazer sua esposa feliz

Um homem, marido de uma esposa feliz, dá 10 dicas sobre como fazer a sua esposa feliz
  • Quando encontramos alguém muito especial em nossa vida e essa pessoa faz com que nosso coração acelere de uma forma inexplicável, o que mais desejamos é sempre ficar ao lado desta pessoa e fazer tudo pra deixar essa pessoa feliz. Somos bastante criativos quando a tarefa é conquistar, cortejamos, levamos em inúmeros lugares. Aí nos casamos o tempo vai passando caímos na síndrome do trabalho e da correria da vida cotidiana. O excesso de responsabilidade vai aos distanciando daquela que amamos e o amor se não for alimentado vai esfriando.
  • Então o que devemos fazer?

    Por vezes ficamos extremamente atarefados que nos esquecemos de coisas pequenas que podem fazer uma grande diferença em nosso relacionamento. Quando chegamos em casa nem imaginamos como foi o dia de nossa esposa. E por vezes nem perguntamos.
    É sempre com um sorriso que queremos encontrar nossa esposa no final de cada dia. Isso é o que todo marido deseja. Você já parou pra pensar o que você pode fazer para que a sua esposa possa lhe receber sempre desse jeito? Há muitos fatores que podem deixar nossas esposas sem o sorriso, mas não importa qual foi o exato motivo que a deixou desse jeito. O nosso objetivo aqui não é a causa, mais como deixá-la mais feliz. Então pegue um lápis e papel e anote essas 10 dicas. Não precisa fazer tudo no mesmo dia, mas faça constantemente, e procure fazer de uma forma natural.
    Então vamos lá:
    1. Várias vezes ao dia, cante uma das músicas prediletas dela, mesmo que não saiba a letra, mais o seu esforço já alegrará o dia dela.
    2. Faça umas das tarefas rotineira dela de preferência sem avisä-la. Será para ela uma grata surpresa.
    3. Nunca deixe passar um dia sem dizer o quanto a ama.
    4. Convide-a um dia para sair sem dizer o local. Deve ser um lugar especial para os dois.
    5. Esconda pequenos bilhetes pela casa com declarações de amor.
    6. Mande mensagens de textos para ela, afinal quando você a namorava as comunicações eram constantes.
    7. Falando em comunicação e acho isso muito importante no casamento, tire um tempo do seu dia para ouvir sinceramente o que ela tem a lhe dizer.
    8. Estamos chegando ao fim de nossa lista, recorra à beleza das flores, pois qual a esposa que não ficaria feliz em receber?
    9. Prepare uma refeição para ela, mesmo que seja simples, mas não salgue nem deixe queimar, pode pesquisar uma receita na internet, mostre o chefque há em você.
    10. Tire-a para dançar dentro de casa mesmo, crie um ambiente romântico e uma boa música.
    Seguindo essas sugestões com certeza você terá oportunidade de fazer sua esposa mais feliz, mas não exagere na surpresa, pois ao invés de sorriso, lágrimas poderão surgir. Maridos, apliquem o quanto antes essas 10 dicas para que mais sorrisos vocês possam desfrutar juntos. Afinal de contas, rir ainda é o melhor remédio.
    By: Roberto Cerqueira

    Se as coisas não avançam por nada, se há sempre desculpas para tudo, se nunca há tempo para ti, se a chave não gira e as portas não abrem... deixa. Larga da mão. Às vezes a vida precisa mesmo de dar esta volta de 180º, e está tudo bem.
    Percebes que as pessoas que te rodeiam nem sempre têm vontade/coragem de te acompanhar. E também está tudo bem.
    Às vezes o melhor é mesmo parar, ver e reparar, deixar que o mundo volte a girar no sentido certo e as pessoas voltem ao lugar onde pertencem. Seja mais perto ou mais longe de nós. 
    Há momentos em que só desta forma aprendemos que mais vale que a vida se desconstrua, se vire do avesso e nos mude as perguntas das respostas que julgamos ter, para depois fazermos as coisas de uma outra forma. Mais forte, melhor.
    By: Às nove no meu blog

    Quantas vezes pensamos naquilo que não queremos?
    Quantas vezes tememos que aquilo que pensamos se torne uma realidade?
    Quantas vezes não conseguimos esquecer pensamentos temerosos que nos fazem sentir mal?
    Quantas vezes pensamos de forma obsessiva sobre aquilo que não queremos?
    Quantas vezes nos prendemos ao que passou e ao que imaginamos que possa vir?
    Quanta vezes? Tantas...
    E agora:
    Quantas vezes pensamos naquilo que de facto queremos?
    Quantas vezes investimos tempo mental a pensar no que nos faz bem, nos nossos sonhos, nas nossas forças, nas nossas conquistas, no que nos deixa alegres e com mais vida para a vida?
    Quantas vezes nos cingimos a pensar apenas no que vivemos agora?
    Quantas vezes? Tão poucas...
    Pensamos mais facilmente naquilo que não queremos do que naquilo que de facto queremos. Mais facilmente dizemos aquilo que não queremos que nos aconteça, do que aquilo que queremos viver e o estado emocional que queremos alimentar. Há muitas vidas asfixiadas em medos futuros e em pesadelos pensados que nunca chegam a acontecer ou que às vezes acontecem porque foram alimentados. Há muitas vidas com dificuldades em gerir o presente com o medo do que vai acontecer. Há muitas vidas asfixiadas pelo desejo de controlo do que acontece, com dificuldade em se adaptarem ao presente e aos degraus do caminho, porque estão mais focados nos medos, do que nas forças, nos desejos e nos projectos de vida. Muitas vezes, a alguns clientes pergunto o que querem para as suas vidas. Grande parte das vezes tenho dois tipo de respostas, ou a respeita vaga do “quero ser feliz” ou então respondem tudo aquilo que não querem, não sabendo o que de facto querem. Vidas centradas no que não queremos, originam dias afogados em dor, medo e descrença. Aquilo que pensamos determina aquilo que sentimos. Talvez um dos primeiros passos seja pensarmos e educarmo-nos a pensar no que queremos com muita força e garra, porque aquilo que pensamos determina grandemente aquilo que sentimos e vamos fazendo ao longo da vida.
    By: Diana Gaspar Duarte

    Amo-te infinitamente



    Tua mãe

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

443 - Maquinas e dividir coisas

Meu muito amado filho Estêvão

O material tem sempre sempre sempre razão. Não forces. Nunca forces as máquinas.

Ensina aos teus filhos que, quando dividirem alguma coisa, devem deixar os outros escolher primeiro.

Dá o teu lugar na fila da caixa do supermercado se a pessoa que está atrás de ti tem apenas duas ou três coisas para pagar.

Levanta-te sempre para dar o lugar a um idoso ou a uma mulher gravida. Mesmo que não seja o lugar especial para eles.

Nunca dês o nome ou número de telefone de familiares ou amigos a alguém que to peça pelo telefone.

Amo-te infinitamente.

Tua mãe


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

442 - Raízes e asas para ficar e para ir .... ou será ao contrário?!

Meu muito amado filho Estêvão

Era um dia quente de Verão quando os deuses lho puseram nos braços. Ela tremia de emoção ao ver como parecia frágil. Era um presente muito especial que os deuses lhe confiavam. Um presente que um dia pertenceria ao mundo. Até então, disseram-lhe, ela seria sua guardiã e protectora. A mulher disse que entendia e levou-o, reverentemente, para casa e decidida a estar à altura da confiança que os deuses tinham depositado nela.
A princípio, mal o perdia de vista, protegendo-o de tudo quanto lhe parecia prejudicial ao seu bem-estar; observava-o com o coração receoso quando estava exposto ao ambiente exterior fora do casulo protector que ela criara à sua volta. Mas a mulher começou a perceber que não podia protegê-lo eternamente. Ele tinha de aprender a sobreviver aos elementos adversos para se fortalecer. Por isso, com suaves cuidados deu-lhe mais espaço para crescer... o suficiente para se tornar selvagem e rebelde.
Um dia apercebeu-se de quanto a dádiva tinha mudado. Já não tinha aspecto de vulnerabilidade. Parecia resplandecer de força e firmeza, quase como se desenvolvesse uma força dentro de si. Mês após mês, via-a tornar-se mais forte e poderosa e a mulher recordava-se da sua promessa. Sabia no fundo do coração que o seu tempo com a sua dádiva estava a chegar ao fim.
Chegou o dia inevitável em que os deuses vieram buscar a dádiva para a entregarem ao mundo. A mulher sentiu uma profunda tristeza, porque ia perder a sua presença constante na sua vida. Com o coração cheio de gratidão, agradeceu aos deuses por lhe permitirem o privilégio de ter tomado conta da dádiva durante tantos anos.
Endireitando os ombros, ficou orgulhosamente direita, sabendo que se tratava de uma d´diva muito especial, que iria acrescentar beleza e significado ao mundo que o rodeava. E a mãe deixou ir o seu filho.

By: Renée R. Vroman

«Insistir numa coisa (ou pessoa) que nunca dá certo é como calçar uns sapatos que já não te servem. Dói, faz bolhas, às vezes até sangra. 

Percebes que o melhor é ficar descalço. Deixar totalmente livre o coração, enquanto vives. Deixar livres os pés, enquanto cresces. Porque enquanto cresces, o número muda. E o que insistias em calçar, já não te serve mais. 

Às vezes na vida, tens de esquecer o que queres, para começar a entender o que realmente mereces.»
[caio f. abreu]

By: Às nove no meu blog

Começa onde estás, usa o que tens e faz o que podes.
Não queiras seguir por um caminho traçado, esse só te vai conduzir onde outros já foram.
Acredita que a vida sabe o que faz. E que é aos poucos que ela vai dando certo.
Na dúvida põe mais amor. Seja qual for a pergunta, amor é a resposta.

Insiste na prática do bem-me-quero e acredita na força deste lema de vida:
«a água inteira do mar não pode afundar um navio, a menos que ela invada o seu interior. Da mesma forma, a negatividade do mundo não te pode derrubar, a menos que tu permitas que ela permaneça dentro de ti.»
By: Às nove no meu blog

Amo-te infinitamente minha dádiva dos deuses minha razão de viver minha luz meu sol meu mar meu inicio meu fim minha razão de respirar e a razão porque respiro. Por ti tudo.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 25 de novembro de 2014

441 - Recibos e molhar as mãos

Meu muito amado filho Estêvão

Quando visitares um museo, um monumento, uma qualquer actividade antes de lá ires informa-te sobre o que poderás lá ver. No dia passa pelo balcão das informações e pelo centro de informação ao visitante.

Quando vires alguém sentado num banco sozinho fala com essa pessoa.

Quando vires alguém a chorar sozinho na rua. Sorri para a pessoa e pergunta se a pessoa precisa de ajuda.

Guarda pelo menos 2 anos os teus recibos.

Molha as mãos antes de tirares um peixe de dentro de água, uma fruta de dentro de água.

Quando passeares o teu cão deixa-o escolher a direcção em que vão.


Agradeces todas as quedas que deste. Hoje sabes que foram elas que te ensinaram a levantar-te sozinha. Agradeces a todas as coisas e pessoas que saíram do teu caminho e que deixaram espaço, tempo e ar para que outras pudessem entrar, conquistar um lugar e ficar. 

Agradeces a quem te disse não, a quem te obrigou a sair da tua zona de conforto e encarar de frente a verdade da vida. Agradeces ter aprendido, com dor, a olhar nos olhos os teus erros. Não para te lamentares, mas para teres a certeza de onde não deves recomeçar.

Agradeces os muitos dias em que remaste contra a maré, os dias em que conheceste e aprendeste a respeitar a palavra resiliência e os dias que te fizeram gravar no teu adn o mantra que está sempre presente em ti:

«Duas coisas te definem: a tua paciência quando não tens nada, e a tua atitude quando tens tudo.»

By: Às nove no meu blog


Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

440 - Sobre amor ....

Meu muito amado filho Estêvão

"Em breve os pais do Tommy, que se tinham separado, iam chegar para uma reunião sobre o seu fracasso escolar e comportamento perturbador.
Nenhum dos pais sabia que eu convocara o outro.
Tommy, um filho único, fora sempre feliz, cooperante e um excelente aluno. Como iria convencer o pai e a mãe que as más notas eram a reacção de uma criança desgostosa à separação e divórcio próximo dos pais que adorava?
A mãe do Tommy entro e sentou-se numa das cadeiras que eu colocara perto da minha secretária. Depois chegou o pai. Ignoraram-se acintosamente.
Enquanto eu fazia um relatório pormenorizado do comportamento e aproveitamento de Tommy, rezava para que fosse capaz de encontrar as palavras certas para unir aqueles dois e fazê-los ver o que estavam a fazer ao filho.
Mas as palavras pareciam não surgir. Talvez se eles vissem um dos testes dele esborratado e desmazelado.
Descobri uma folha amarrotada e manchada de lágrimas na sua secretária. Estava escrita dos dois lados, tinha uma só frase garatujada repetidamente.
Em silêncio alisei o papel e estendi-o à mãe de Tommy. Ela leu-o e sem uma palavra estendeu-o ao marido. Ele franziu a testa. Depois, o seu rosto suavizou-se. Analisou as palavras garatujadas, durante um momento que pareceu uma eternidade.
Por fim, dobrou cuidadosamente o papel e estendeu a mão para a mão estendida da mulher. Ela limpou as lágrimas e sorriu para ele. O meus olhos também estavam marejados, mas eles não pareceram notar.
À sua maneira, Deus dera-me as palavras para reunir aquela família. Ele guiara-me até à folha de papel de cópia coberta com o desabafo do coração perturbado de um jovem.
"Querida mãe.... Querido pai.... amo-vos....amo-vos....amo-vos".
By: Jane Lindstrom


"Sempre que dou por mim a reclamar com a vida e a lamentar-me do que Deus permite que aconteça, há uma voz interior que aparece a pôr ordem: "então! Sê humilde!". Depois, se não for suficiente para me calar, a voz recorre ao livro de Job. Leva-me até àquela passagem quando Deus, depois de ouvir um rol interminável de lamentações, finalmente pergunta: "mas onde estavas tu quando pus os fundamentos da terra?". Ou seja, onde estava eu quando Deus criou o mundo, quando pôs as estrelas no firmamento, quando estabeleceu os limites do mar? Ou seja, quem sou eu para discutir com o Senhor do universo? Quem sou eu para lhe dizer que não percebe nada da vida?"
By: Ver para além do olhar

Cristo contou a história de um patrão que ao fim do dia pagou ao empregado o salário justo que tinha combinado. Mas, para além disso, resolveu dar a um outro empregado, que começou a trabalhar mais tarde, o mesmo pagamento. O primeiro empregado zangou-se como se tivesse sido prejudicado. Disse-lhe o patrão: "Então já não posso ser bom com o que me pertence? Ou será que, por eu ser bom, o teu olhar fica mau?" Há quem não suporte o bem, nem a sorte dos outros...

Vasco P. Magalhães, sj
NÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS
365 vezes por ano não perguntes porquê, mas para quê

Finalmente você percebe que é único. E algumas questões pertencem somente a você. Exclusivamente. E, se estar à flor da pele por motivos aparentemente banais faz de você quem é, apenas aceite. Aceite e toque seu barco sem perder a fé, acreditando que todo mundo tem uma bagagem também_ algumas mais leves, com rodinhas ultra deslizantes; outras pesadas, com a alça desabando...
Porém, haverá um momento_ quando você menos esperar_ que não estará tão pesado assim. Nem difícil.
Estará apenas mais adaptado ao seu corpo, ao seu tamanho, às suas forças... a você.
By: A soma de todos os afectos

Ninguém pode garantir nada do amanhã, por isso devemos estar preparados para tudo. Há que saber viver na abundância e na penúria, ser feliz com sol e com chuva, porque a felicidade não depende disso, mas da paz interior e do sentido que damos à nossa vida. Quem "só se lembra de santa Bárbara quando faz trovões", não está preparado para o futuro. Vive a remendar!
Vasco P. Magalhães, sj
NÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS
365 vezes por ano não perguntes porquê, mas para quê

Aprendes que a maior diferença que podes desenvolver ao longo da vida chama-se autenticidade. Percebes que esse é um caminho longo e que a única via que existe é querer levar a vida sem o peso de máscaras.
Aprendes que tudo começa nos pequenos gestos, aqueles que são percebidos por poucos, e que revelam o melhor exercício que (em silêncio) podes fazer na vida: inclinar-te para levantar os outros. 
Aprendes que o teu «espírito se enriquece com aquilo que recebe. O teu coração com aquilo que dá.»
E que «tanto dista da generosidade quem não sabe guardar como quem não sabe dar.»
By: Às nove no meu blog




Amo-te até Urano e de volta a terra passando por todas, todinhas as estrelas sem jamais me esquecer de nenhuma

Tua mãe

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

439 - Dia dos namorados, costoletas e PS.

Meu muito amado filho Estêvão

No dia de S. Valentim envia cartões aos teus filhos e à tua mulher.

Quando comeres cosoletas de primeira qualidade, começa sempre pelo meio.

Acrescenta pós-escritos às tuas cartas (ou emails), torna-as simpáticas e ternas.

Lembra-te que tanto a sorte como a má sorte raramente duram muito.

Nunca deixes alguém desafiar-te para guiares mais depressa do que consideras ser seguro.

Nunca conduzas se tiveres bebido.

"Pessoas que te inspiram, que te surpreendem, que te fazem sentir mais motivado, mais leve, com uma vontade incrível de seguir em frente, com medo mas com coragem. Mantém por perto. Dá-lhes o devido valor. Diz-lhes obrigada, obrigada, obrigada.

Pessoas que te fazem sentir pesado e grave, de pés fincados no chão, sem leveza, quase incapaz de dar um único passo, que te enchem de mais dúvidas e que conseguem encontrar um problema para cada solução que tens. Evita. Sai de perto. Ignora. Muda de passeio. Segue outro caminho. E perdoa, perdoa, perdoa.

Lembra-te que a vida é feita de escolhas. E que quando a selecção natural tarda em acontecer, tens de ser tu a decidir se queres ter ao teu lado quem acompanha o teu passo, ou se preferes continuar a não enfrentar a certeza de saber quem te atrasa."

By: Às nove no meu blog

"O crescimento faz-se degrau a degrau; e isso exige paciência. Pode até acontecer que tenhamos de parar; e isso é bom, porque talvez precisemos de mudar algo, antes de enfrentarmos o desafio seguinte. Por isso não nos preocupemos com os que vão já 'lá em cima'. Mais que pertencer ao andar de baixo ou ao andar de cima, todos estamos em movimento de subida. E, nos momentos de maior dificuldade, lembremo-nos: a subida pode ser íngreme e longa, mas cada dia pede apenas um degrau."
By: Ver para além do olhar

«Vives melhor quando percebes que nem todas as pessoas que te elogiam querem o teu bem e que nem todos aqueles que te criticam querem o teu mal. 

Vives melhor quando percebes que a bondade não está apenas nas palavras, mas principalmente nos actos. Que solidariedade é diferente de caridade que é diferente de exibicionismo. 

Vives melhor quando percebes que um amor não se molda, vive-se. Que só fazem connosco aquilo que nós permitimos. Que perdoar não é esquecer e sim aceitar as desculpas, deixar que a ferida cicatrize, sem precisar estar sempre a mostrá-la ao mundo inteiro.

Vives melhor quando tens a consciência de que tudo que acontece na tua vida é fruto das tuas escolhas. Nesse dia, não apontarás mais o dedo para culpar ninguém pelo que não conquistaste. E muito menos colocarás a responsabilidade da tua felicidade noutra pessoa que não em ti mesmo.»

[texto adaptado de Tico Santa Cruz]

By: Ás nove no meu blog

"Podemos não o notar de imediato. Levará dias, meses ou anos mas chegará o dia em que todo o desafio vencido será motivo de gozo interior. Por isso é bom pararmos de vez em quando, a olharmos os 'degraus' superados. Há um ano, há cinco anos, há dez anos pensar-nos-íamos incapazes de estar onde estamos hoje. Devemos ser humildes e aceitar que, daqui a um ano, daqui a cinco, ou daqui a dez anos, teremos alcançado metas que agora nos parecem impossíveis."
By: Ver para além do olhar


Amo-te infinitamente



Tua mãe

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

438 - Reconhecimento e nada mais do que a verdade

Meu muito amado filho Estêvão

Toda a gente precisa de reconhecimento pelo que faz, mas poucas pessoas exprimem tão claramente essa necessidade como o rapazinho que disse ao pai: "Vamos jogar aos dardos. Eu atiro e tu dizes "Maravilhoso!""
By: Bites and Pieces

Se tratar um indivíduo como se ele fosse o que devia e podia ser, ele virá a ser o que devia e podia ser!
By: Johann Wolfgang von Goethe

De todas as palavras tristes ditas ou escritas, as mais tristes são: "Podia ter sido!"
By: John Greenleaf Whittier

A verdade é-o simplesmente. Não precisa de razões, não tem de ser o certo: é apenas a verdade. Ponto final
By: Carle Frederick

David Casstevens do Dallas Morning News conta uma história de Frank Szymanski, centro da equipa do Notre Dame nos anos 40, que fora convocado como testemunha de um processo civil em South Bend.
- Está a jogar este ano na equipa de futebol do Notre Dame? - perguntou o juiz.
- Sim, meritíssimo.
- Em que posição?
- Centro, meritíssimo.
- É um bom centro?
Szymanski remexeu-se no assento mas respondeu firmemente:
- Sou o melhor centro que a equipa jamais teve, meritíssimo.
O treinador, Frank Leahy, que estava na sala ficou surpreendido. Szymanski fora sempre modesto e nunca assumira a sua superioridade.
Quando a audiência acabou, chamou Szmanski de lado e perguntou-lhe porque fizera aquela declaração. Szymanski corou.
- Odiei dizer aquilo - respondeu. - Mas afinal, estava sob juramento.
By: David Casstevens

Toda a verdade necessária é a sua própria prova.
Ralph Waldo Emerson


Nunca vais deixar de me ouvir de ti a exigir sempre a verdade, meu amor. A verdade é o caminho da confiança. Não adianta fugir dela ela sempre nos alcançara. E por isso eu te dou o exemplo. Porque só se educa com exemplos.

"Aquilo que nos acontece, não o podemos mudar. A forma como encaramos e vivemos aquilo que nos acontece, é que já é uma escolha nossa. Muitos de nós, em função do que vamos vivendo, assumimos uma postura de vitimização acreditando que o mundo está contra nós e que tudo nos acontece. Esta forma de estar e ver o mundo, o de todos e o próprio, é uma forma desvirtuada de ver a realidade. Vejamos, somos pequenos de mais para o mundo todo estar contra nós e para acharmos que a nós, tudo nos acontece... Em termos práticos, não nos adianta de nada assumirmos uma postura de vítima perante aquilo que nos vai acontecendo, a não a ser o desejo que os outros tenham pena de nós por sentirmos algum conforto com esse desejo. De facto, todos nós já sofremos, já passámos “as passas do Algarve” de uma ou de outra forma. Já todos vivemos perdas, já nos sentimos injustiçados, já cometemos erros, já sofremos e já fizemos sofrer. Assumir uma postura de vitimização desvitaliza-nos e retira-nos recursos para fazer frente aos vários desafios que a vida nos vai colocando. Penso que esta forma de estar, também está alicerçada numa cultura de fado, que alimenta mais facilmente a desgraça, que valoriza o negativo e que faz a vender o próprio processo de vitimização. Por vezes, a cultura do coitadinho se me permitem a expressão, do mais ou menos, é mais alimentada que a cultura da resiliência, acção e do poder pessoal.
A vida é nossa mas não nos vai parar de nos surpreender. Acredito que há vidas sofridas e altamente dolorosas, no entanto, a escolha de como a viver é nossa. "Se estas mal muda-te",  e muda o mundo à tua volta ajudando quem de facto nada tem, não com doutrinas, mas com o exemplo.

By: Diana Gaspar Duarte

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 18 de novembro de 2014

437 - Mecânicos, cartas de encorajamento e floristas

Meu muito amado filho Estêvão

Dá a reparar a um mecânico competente todas as avarias do teu carro, e não apenas aquelas que são complicadas.

Escreve uma carta de encorajamento ao novo presidente, mesmo que não tenhas votado nele.

Descobre uma floresta criativa e compra lá todas as flores de que precises.

Compra uma máquina fotográfica barata. Por vezes podes não querer esperar uma hora para ver as fotografias.

Vende ou doa tudo (TUDO) o que já não te fizer falta. Tudo mesmo.

E a vida passa. E passa a correr. E passa indiferente às nossas dúvidas, aos nossos medos, às nossas hesitações, às nossas indecisões, às nossas dores de crescimento.
E um dia, quando olhamos para trás, percebemos que teria sido tão mais simples se naquela dúvida de poder errar, naquela ansiedade de querer ser perfeito, naquela dependência pela validação do outro, naquele medo que paralisa, tivéssemos tido a coragem de virar a mesa, de nos virarmos do avesso e de dar um passo em frente, ou para trás (ou para o lado).
Saber viver também é parar de idealizar um momento perfeito para avançar. Uma pessoa perfeita para amar. E um mundo perfeito para ser feliz.
By: Ás nove no meu blog

Amo-te daqui a Jupiter passando por todas mas mesmo todas todas as estrelas e de volta à terra pensando pelas mesmas estrelas de novo.

Tua mãe

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

436 - Formula da felicidade, ser tu mesmo e mais umas coisinhas

Meu muito amado filho Estêvão

A felicidade é um estado de espírito. 
Pessoas verdadeiramente felizes mantém uma atitude positiva, mesmo diante de aspectos negativos na vida. 
Essas pessoas estão otimistas, procuram viver de forma ética e valorizam a integridade.
Elas são gentis, amorosas, carinhosas e compassivas com todos, sem discriminações. 
Quando você olha para elas, você perceber como, de maneira confiante e à vontade, elas são simplesmente quem elas são. 
O que as mantém positivas e cheias de uma disposição é que existem coisas a que as pessoas mais felizes simplesmente NÃO SE APEGAM.
Abaixo veja a lista das coisas com o que você definitivamente NÃO DEVE se preocupar para ter uma vida muito mais feliz.

1. As pessoas mais felizes não têm sua vida centrada na acumulação de bens materiais.

É evidente que os bens materiais são importantes para uma vida digna. Possuir uma casa para morar, ter um carro ou mesmo um dinheiro no banco não só é bom como pode ser muito importante em muitos momentos.  Entretanto, as pessoas mais felizes sabem que, uma vez que suas necessidades mais básicas estão sanadas, ter dinheiro ou mesmo sucesso não garante a felicidade de ninguém. Elas estão mais interessadas ​​em usar seus recursos para agregar valor à vida das pessoas e a viver uma vida decente, mesmo que modesta. Se o dinheiro continua chegando e for fruto do que fazem, é claro que ficarão felizes, mas se o dinheiro não for tão abundante, elas não deixam de enxergar possibilidades e alegria na vida.

2. As pessoas mais felizes são aquelas que dão sem esperar receber em troca.

Todo mundo gosta de um presente ou mesmo de uma surpresa inesperada, no entanto, enquanto muitos anseiam por elogios e recompensas, as pessoas verdadeiramente felizes encontram realização pessoal ao servir e ajudar aos outros sem esperar nada em troca. Para essas pessoas a recompensa é saber que elas têm valor acrescentado e enriquecido a vida de alguém.

3. Elas não se comportam de acordo com as expectativas da sociedade.

Rotineiramente, mesmo que sem ter plena consciência disso, as pessoas vivem sob pressão para atender às expectativas da sociedade, o que é muitas vezes estressante e avassalador para o bem estar geral. As pessoas com quem você anda, trabalha e até mesmo se casa são muitas vezes escolhidas para atender às expectativas externas.  Entretanto, fazer escolhas baseadas em demandas dos outros está longe de ser uma boa receita para felicidade. As pessoas que vivem mais  felizes não se importam com isso. Elas olham muito mais para dentro de si mesmas ao fazer suas escolhas. Elas seguem o que mandam seus corações.

4. Elas não cultivam preconceitos de qualquer espécie.

Algumas pessoas possuem noções preconceituosas sobre culturas diferentes, outros grupos sociais, religião, raça… As pessoas que vivem melhor e são mais felizes não se importam com nada disso. Quem vive bem consigo mesmo observa o outro e o conhece  “por quem ele é” , nunca baseado em fatores que agrupam e segregam pessoas segundo grupos ou raças diferentes.

5. Elas não se importam com a aprovação de quem está por perto para tomar as atitudes que julgam corretas

Pessoas que são mais felizes realmente não se importam com o que você pensa delas. Elas ouvem e consideram o que os outros têm a dizer, mas não tomam uma atitude para conseguir a aprovação de ninguém. Elas sabem que, se você viver para a aprovação das pessoas, você vai morrer devido a rejeição que receber. Pessoas mais felizes fazem o que precisa ser feito e nunca deixam pessimistas desencorajá-las.

6. Elas não se importam quando percebem que erraram. Sabem que não têm que estar sempre com a razão.

O ser humano é falho, erra, conserta, cai, levanta e prossegue. Ninguém sabe tudo e tem todas as respostas na vida. É justamente quando aceitamos que estamos errados que abrimos portas para aprender o que é certo.

7. Eles não se importam com ambientes improdutivos.

Pessoas mais felizes evitam os ambientes onde se sentem mais estressadas como lugares muito ruidosos,  sujos e poluídos. Em vez disso, as pessoas verdadeiramente felizes valorizam e protegem os ambientes que promovem sensações agradáveis, como parques.

8. Elas não estão “nem aí” para comparações sociais.

As pessoas que vivem mais felizes não têm nenhuma necessidade de se comparar aos outros. Elas podem aprender o que os outros fazem melhor do que elas para também crescer, mas o seu foco está em seu próprio progresso. Elas sabem que o crescimento pessoal é algo construído e por isso não precisam da inveja, do ressentimento ou mesmo de sentimentos doentios de superioridade frente aos outros.

9. Elas não perdem tempo se intrometendo na vida dos outros.

As pessoas que vivem mais felizes podem até ajudar ou dar sua opinião se forem solicitadas, mas elas farão de tudo para não interferir nas decisões pessoais dos outros.

10. Elas ignoram fofocas.

Quem vive bem não precisa se preocupar com a opinião dos outros, mesmo que o que seja dito seja mentira. As pessoas felizes estão satisfeitas com suas próprias vidas e não têm nenhum desejo de se preocupar com o que está acontecendo na vida de outra pessoa. As únicas pessoas que se importam com fofocas são pessoas superficiais e que não acreditam em si mesmas.

11. Elas não cultivam relacionamentos tóxicos.

Não só vícios, abusos físicos e xingamentos, mas também as coisas sutis, como reclamações constantes e mudanças de humor podem arrastar qualquer um para baixo. As pessoas que vivem mais felizes evitam relacionamentos tóxicos. Uma boa receita para viver bem é passar o maior tempo possível perto de pessoas saudáveis ​​e que trazem alegria.

12. Elas não guardam rancor

As pessoas verdadeiramente felizes sabem que sentimentos negativos como o rancor aprisionam e envenenam. Depois de situações ruins, a melhor pedida é seguir em frente.

13. Elas evitam mentiras.

Vidas desmoronam rápido quando são mantidas baseadas em mentiras e enganos. Pessoas verdadeiramente felizes compreendem  esse fato e sabem que é melhor não oferecer nenhuma explicação do que responder a uma situação com mentiras.

14. Elas não perdem tempo reclamando.

As queixas são os frutos de uma vida descontente. Pessoas felizes são simplesmente gratos por aquilo que têm e mantém esperança  no que virá, mesmo quando as coisas não estão indo bem seu caminho.

15. Elas são avessas à vingança

Finalmente, se você realmente quiser levar uma vida feliz, você não pode se dar ao luxo de perder tempo com vinganças. Pessoas felizes deixam essa área por conta do destino. Elas sabem que existem lugares muito melhores para canalizar suas energias.

Lembre-se …

A vida nem sempre é um mar de rosas. Às vezes as coisas não saem do seu jeito e ninguém é feliz 24 horas por dia. Entretanto, viver bem envolve escolhas muito mais ligadas a comportamentos positivos e com encaramos o hoje.  A vida é assim, opte por vivê-la da melhor maneira possível.
Por David K. William, via: Life Hack
Traduzido e ADAPTADO por Josie Conti
Do original: 15 Things Truly Happy People Don’t Care For

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual. 
By: Pablo Neruda

Vives melhor quando aceitas que todas as escolhas têm perdas. Quando praticas o desapego e sabes que é preciso abrir mão do irrelevante para ganhar o fundamental.
Vives melhor quando aprendes que as decepções que te acontecem na vida não são causadas pelos outros, mas pelas expectativas que tu tens dos outros.
Vives melhor quando percebes que às vezes ensinas, todos os dias aprendes. E que quando sabes quem és não andas demasiado preocupado com o que os outros pensam de ti.
By: Às nove no meu blog

Chegamos a um ponto da vida em que aceitamos que há estradas que temos de percorrer até ao fim, por mais curvas que tenham.
Chegamos a um ponto na vida em que sabemos que uma crítica não diz toda a verdade sobre nós e que se falharmos o mundo não acaba.
By: Às nove no meu blog

"Não tem de ser a sua mãe, a menos que queira ser como ela. Não tem de ser a mãe da sua mãe, oi a mãe da mãe da sua mãe, nem sequer a mãe da sua avó paterna. Pode herdar o queixo, as ancas ou os olhos delas, mas não está destinada a viver a vida delas. Por isso, se herdar alguma coisa, herde a sua força, a sua persistência. Porque a única pessoa que está destinada a ser é a pessoa que decidir ser."
By: Pam Finger

"O presidente Calvin Coolidge convidou uma vez amigos da sua cidade natal para jantarem na Casa Branca. Preocupados com as suas maneiras à mesa, os convidados decidiram fazer tudo o que Coolidge fizesse. Esta estratégia resultou, até o café ser servido. O presidente deitou o café no pires. Os convidados fizeram o mesmo. Coolidge deitou-lhe açúcar e natas. Os convidados também. Então Coolidge inclinou-se e pôs o pires no chão para o gato."
By: Erik Oleson
Amo-te daqui a Júpiter e de volta à terra

Tua mãe



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

435 - Estradas que não são nossas

Meu muito amado filho Estêvão

"Vives melhor quando aprendes que não adianta andares numa estrada que não é a tua. Vais chegar a um destino que não é o teu.
Vives melhor quando aprendes que na vida quando pedes paciência, não recebes paciência, mas uma oportunidade de seres paciente. 

Não te distraias. Não percas o foco. Não deixes passar ao lado as oportunidades que são as respostas aos teus pedidos. As curvas, os atalhos, os novos caminhos, as pessoas que entram e as que saem, as que constroem e as que ensinam, as dificuldades, os obstáculos, os desafios, são a forma que a vida encontra de te desafiar a sair da zona de conforto e ir atrás do que queres.

E não, a vida não te dá nada de bandeja, não faz magia nem milagres, não faz acontecer nada num estalar de dedos. Mas diz-te sempre que sim ao que pedes. Sempre. Assim queiras tu, e assim consigas tu agarrar as oportunidades que ela te dá."
By: Às nove no meu blog

"«é no intermédio que o amor se testa, se prova, se agiganta. o amor de quem atravessa a ponte, que tem de carregar uma vida, os laços de uma família, de uma terra, que se leva nos ombros, devagar, passo a passo.
ponte dura de passar, cheia de cordas que prendem atrás. mas cheia de esperanças que nos ligam ao futuro.
e aqui, é a certeza do que se quer, a certeza do que nos faz verdadeiramente feliz, que nos dá força. e é aqui que se prova ao outro lado tudo o que se quer.
a prova mais imensa: quando alguém está disposto a mudar uma vida por amor.» 
By: Às nove no meu blog

"Não acredito em coincidências. 
Acredito no poder pessoal de cada um. Acredito que quando sabemos o que queremos, e estamos sintonizados com princípios de paz, amor e respeito, aquilo que tem de acontecer, aparecer, desaparecer, chocar, transformar, desenrolar e outras coisas mais, vai acontecer, não por coincidência mas por sabedoria da vida e pela nossa determinação. Quando sabemos o que queremos e agimos de acordo com o que queremos com delicadeza e atitude, a vida encarrega-se de governar aquilo que é preciso acontecer. Na hora certa, vemos o que precisamos de ver, aparece quem precisávamos que aparecesse, vai em embora quem tem de ir, fecham-se ciclos para outros se poderem iniciar...aqui e ali, a vida vai-se organizando para pôr no nosso caminho o que a ele pertence, encarregando-se de tirar o que dele já não faz parte. Saber o que se quer e como se quer com muita convicção, determinação, investimento e resiliência, poderá ser a maior coincidência que podemos dar à vida. A seguir é vivê-la sem apego, com muito amor e consciência. Aquilo com que nos alimentamos, dita o que vamos sentir e o que vamos gerar em nós, nos outros e acima de tudo, na vida. "

By: Diana Gaspar Duarte

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

434 - Restaurantes, aeroportos e sujares-te

Meu muito amado filho Estêvão

Avisa o gerente do restaurante se a casa de banho não estiver limpa.

Na próxima vez que estiveres num aeroporto aproveita para engraxares os sapatos num engraxador profissional.

Suja-te de verdade e sua a sério pelo menos uma vez por mês.

Para variar, pede ao teu filho que te leia uma história para adormeceres.

Joga monopólio com os teus sogros. O jogo revelará muito sobre eles.

Se em casa dos teus sogros eles se fecharem numa divisão a conversar com a tua esposa e te deixarem de fora. É das atitudes mais reveladoras do mundo.


Amo-te demais


Tua mãe


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

433 - Estar presente e não ser indeferente à injustiça

Meu muito amado filho Estêvão

"Uma das maiores aprendizagens da vida é a estar realmente presente em cada momento. Em cada momento apenas viver esse momento, não se preocupar com o passado ou o futuro, não estar a ler mensagens ou emails, não pensar no que tem de fazer a seguir ou deixou atrasado, não estar com uma pessoa enquanto fala com outra ao telefone, simplesmente estar presente com aquela pessoa naquele momento.
Há pouco tempo vivi um desses momentos perfeitos. Tudo pareceu natural, tudo fez sentido no contexto, tudo fluiu com naturalidade. Foi tão perfeito que nem me apercebi da perfeição enquanto o vivia. Só mais tarde, ao recordar o momento, percebi a sua perfeição.
São estes os momentos que guardamos na nossa memória, momentos onde não há julgamento, não há racionalizar, apenas somos nós próprios presentes nesses momentos.
Hoje dei por mim a pensar sobre isso… a importância de estar realmente presente em cada interação para que os momentos perfeitos possam existir. Não há vidas perfeitas, mas certamente podemos ter uma vida cheia de momentos perfeitos!"
By: Susana Areal



"Uma hora talvez você descubra que os melhores tesouros são os mais difíceis de serem encontrados.
Lembre-se disso quando sentir seu coração bater mais forte por alguém. Preserve-se, não vá com tanta sede ao pote. Caminhe sem pressa e valorize sua essência. Porém, quando chegar a hora, partilhe sua vida e alegre-se por ter chegado ao cume da montanha. Reconhecer suas dádivas é primordial para viver uma vida satisfatória..."
By: Fabiola Simões




"Vives melhor quando percebes que perdoar não é fazer bem aos outros, mas a ti mesmo. 
Vives melhor quando te consegues livrar de tudo o que te faz mal, de tudo o que é tóxico e que carregas para todo o lado, dentro de ti. 
Vives melhor quando fazes as pazes com o teu coração. Quando o deixas bater na sintonia de ter paz e não na teimosia de querer ter razão.
Vives melhor quando aceitas que a única pessoa que podes mudar é a ti mesmo. E o perdão pode ser o primeiro passo rumo à mudança que queres ver nos outros. Porque, no fundo, é a mudança que queres ver em ti.
A vida é tudo o que acontece. Mas também é tudo o que fazes com o que te acontece."
By: Às nove no meu blog



"Na vida, não importa tanto onde vamos, mas quem vai connosco. Não importa tanto como vamos, mas quando decidimos ir. Não se explica tudo o que nos acontece com azar, má sorte, praga ou castigo. Percebe-se que muitas vezes é só a nossa mente a jogar contra nós. Muitas vezes é a vida a testar a vontade, a fibra, a decisão, se é mesmo isto que queremos.
Esquecemos, com alguma frequência, as coisas importantes que temos, que somos. É bom dar tréguas a nós mesmos, aos outros. Parar de reclamar tanto da vida. Parar de nos culparmos tanto de tudo. Parar de procurar do lado de fora as falhas que existem do lado de dentro. Parar de dizer aos outros como devem viver as suas vidas, e de pouco tentar corrigir aquela que nos carrega todos os dias. Parar de achar que sabemos tudo, que sabemos mais. Julgar menos, elogiar mais. Sentir mais amor, menos maldade. Mais fé, menos desconfiança. Mais consciência, menos ego. Mais perdão, menos orgulho."
By: Às nove no meu blog

"Quando um gelado custava muito menos, um rapazinho entrou numa pastelaria e sentou-se a uma mesa. Um empregada pousou um copo de água à frente dele.
-Quanto custa um gelado de taça?
- Cinco cêntimos - respondeu a empregada.
O rapaz tirou a mão do bolso e analisou uma quantidade de moedas.
-Quanto custa um gelado de cone? - Perguntou.
Havia pessoas `espera da mesa e a empregada estava impaciente.
-Dois e cinquenta - respondeu bruscamente.
O rapaz voltou a contar as moedas.
-Quero o gelado de cone.
A empregada trouxe o gelado e afastou-se. O rapaz acabou, pagou na caixa e foi-se embora. Quando a empregada voltou engoliu em seco com o que viu. Junto do prato muito arrumadinhos, estavam dois níqueis e cinco pences - a sua gorgeta."
By: The best of Bitts and Pieces.




Amo-te infinitamente

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...