sábado, 6 de dezembro de 2014

449 - Aprende a identificar pessoas com falta de caracter

Meu muito amado filho Estêvão

Há pessoas com falta de caracter... é importante que as identifiques rapidamente quando te cruzares com elas.

Há uma pessoa em particular que por ser teu familiar é importante que reconheças os sinais...
Cuidado.

O que é caráter?

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O que é falha de caráter:

As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens e mesmo evolução como pessoas acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.

E o que é FALTA de caráter:

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato. A falta de caráter é característica de pessoas com baixa consciência moral uma vez que essas pessoas não objetivam melhorar, pelo menos não sinceramente.

Alguns exemplos de FALTA de caráter:

Mentiras:

Todos nós mentimos quer admitamos ou não. As mentiras podem ser coisas banais do dia a dia como dizer que vamos para casa, quando realmente não queremos sair com alguém. (nesse caso até uma maneira de tentar abrandar um mal estar), como podem ser mentiras mais graves e que envolvem consequências importantes. Entretanto, como eu disse no começo, todos estamos sujeitos a um erro grave. A diferença entre uma mentira acontecer em uma pessoa normal (cheia de falhas, mas que têm consciência), e uma pessoa com falta de caráter será a repetição e a não correção do ato mesmo após ter passado por situações delicadas com as mentiras anteriores. Uma, duas mentiras são aceitáveis. Entretanto, um mentiroso (a) frequente mostra sérios sinais de falta de caráter.

Traição:

Longe de ser um tópico moralista, a traição pode ser entendida como falta de caráter quanto também acontece recorrentemente em uma relação onde o pacto do casal é de fidelidade. A traição também deve ser lembrada nos contextos de sociedade no trabalho e amizade, onde o raciocínio é o mesmo: quebra de acordos e confiança.

Dívidas:

Uma coisa é a pessoa passar por situações complexas e que impossibilitem o pagamento de suas contas, outra coisa é a má administração do dinheiro, o consumismo desnecessário  e o “comprar sem ter a intenção de pagar”. Outra coisa que deve ser observada são as pessoas que emprestam dinheiro de familiares e/ou amigos e não se veem na obrigação de pagar aproveitando-se do vínculo afetivo existente. Mais uma vez, a falta e caráter será observada na frequência das ações.

Tratamento diferenciado:

O que motiva alguém a tratar bem algumas pessoas em detrimento de outras? O que pensar de alguém que só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca? A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter.

Manipulação:

Tentar convencer alguém a pensar ou fazer algo de maneira diferente são coisas completamente diferentes de manipular pessoas a fazerem coisas que elas, se estivessem em plena consciência de seus atos, talvez não fizessem. A manipulação é um comportamento egoísta, uma vez que tira o direito de escolha do outro, e mostra falta ou total ausência de consideração pelo outro. O manipulador sempre visa driblar vontades e regras para favorecimento pessoal.

Falta de palavra:

A falta de palavra pode caminhar próxima à mentira e a manipulação. Quando alguém combina algo ou assume um compromisso, a espera social é que o mesmo seja cumprido. Mais uma vez, descartando os casos isolados, uma “Palavra” quebrada com frequência oferece sérios indícios de falta de caráter.

Não assumir as próprias responsabilidades:

Um dos maiores sinais de maturidade que pode ser encontrado em alguém é a capacidade de assumir as próprias responsabilidades. A falta de caráter pode ser observada se uma ressoa repetidamente atribui a outros a responsabilidades por atos que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente no que se refere às quebras de regras e leis que infringem com frequência.
Nota da página: Não é por acaso que as características acima são frequentes em sociopatas, pessoas com ausência de consciência e consideração pelos outros. 


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

448 - Moto-serras triunfos e glorias

Meu muito amado filho Estêvão

Sê muito cuidadoso no dia em que comprares uma moto-serra. A tentação de cortar tudo à tua volta será grande.

Nunca compres uma peça de roupa pensando que te servirá se perderes uns quilos.

Torce para que a tua equipa ganhe, e não para que a outra perca.

Comprar sempre alguma coisa que os escuteiros estiverem a vender.

Dá sempre graças a Deus por tudo. Em especial por não satisfazer todos os teus pedidos.

Aceita com igual graciosidade o triunfo e a derrota.

Maturidade é: a diminuição do lapso de tempo que decorre entre o que nos acontece e o significado construtivo que damos a essa experiência. Por agora, é esta a minha versão.
By: Francisco Fezas

Os Filhos
"Vossos filhos não são vossos filhos,
são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor,
mas não vossos pensamentos.
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles,
mas não podem fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás
e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos
são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito
e vos estica com toda a sua força
para que suas flechas se projetem rápido e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria;
Pois assim como Ele ama a flecha que voa,
ama também o arco que permanece estável."
By: Khalil Gibran

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

447 - A coragem do coração

Meu muito amado filho Estêvão

Estou sentada na pequena cadeira do auditório com a maquina de filmar sobre o ombro e sinto as lágrimas a bailar nos olhos. A minha filha de seis anos está no palco, calma, controlada, concentrada e canta com toda a emoção. Estou nervosa, emaciada, agitada e tento não chorar.
"Oiçam, estão a ouvir os sons dos corações a bater à vossa volta?" canta.
Com a carita redonda virada para cima, para a luz uma carrinha tão querida e familiar e contudo tão diferente das minhas feições magras.
Lança o olhar sobre o público, com total confiança... sabe que a amam.
Olhos que não se parecem com os meus.
"Tanto no vale como na planície, em todo o mundo, o bater dos corações é igual.".
O rosto da sua mãe biológica olha-me do palco. Os olhos de uma rapariga, que uma vez olharam os meus com confiança, olham agora o publico. Estas feições que a minha filha herdou da sua mãe biológica... olhos um pouco repuxados nos cantos e umas bochechas rosadas que não consigo parar de beijar.
"Negro ou branco, vermelho ou moreno, é o coração da família humana... oh, a bater, oh, oh, oh a bater", concluiu.
O publico entusiasma-se. Eu, também. Um aplauso estrondoso e põe-se de pé para que Melanie saiba que adoraram. Ela sorri... já sabia.
Estou a chorar. Sinto-me tão feliz por ser a sua mamã... ela enche-me de tal alegria que o meu coração até dói.
O coração da família humana... o coração da coragem que nos mostra o caminho quando estamos perdidos... o coração que une estranhos num objectivo comum... foi esse o coração que a mãe biológica de Melanie me mostrou. Melanie ouviu-a do mais profundo de si. Este coração de coragem pertencia a uma rapariga de dezasseis anos... uma rapariga que se tornou mulher devido ao seu empenhamento no amor incondicional. Foi a mulher que agarrou a ideia de que podia dar à sua filha algo que mais ninguém podia... uma vida melhor do que ela tinha.
O coração de Melanie bate junto do meu quando a abraço e lhe digo que cantou muito bem. Ela solta uma risadinha, nos meus braços e levanta os olhos para mim:
- Por que estás a chorar, mamã?
- Porque estou tão feliz por ti e te portaste tão bem, sozinha! - respondo.
Sinto-me estender-lhe tentáculos de amor e abraço-a com mais do que apenas os braços. Abraço-a com amor, não só por mim, mas pela mulher bela e corajosa que optou por dar vida à minha filha, e depois optou por dar-ma. Trago em mim o amor de ambas... a mãe biológica com com coragem de partilhar, e a mulher cujos braços vazios se encheram de amor... porque o pulsar do coração que partilhamos é só um.
By: Patty Hansen

Sabes meu filho que há uma pessoa que te ama mais que eu, uma pessoa que morreu por ti, morreu por te amar. Deus.
Deus ama-te antes de seres tu, antes de eu ser eu antes de haver sol e mar e coisas.
Deus morreu por ti. Por esse amor infinito que te têm. Deu-te amor e deu-te também uma coisa maravilhosa "livre-arbítrio" para que tu faças o teu caminho.... ele só quer o teu bem e sabe qual é esse caminho mas na sua infinita generosidade deixa que tu o faças sozinho que tu escolhas o teu.
Escolhe bem.
Escolhe o caminho do bem, do amor, do ser feliz para o teu Mais.
Não uses o seu nome em vão.
Faz um caminho de paz.
Faz um caminho para os outros.
Faz um caminho de verdade. Sempre.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

446 - Desapego

Meu muito amado filho

1ª Lei – A PESSOA QUE CHEGA É A PESSOA CERTA.
Ou seja, ninguém chega em nossas vidas por acaso, todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por algum motivo, para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
2ª Lei – O QUE ACONTECE É A ÚNICA COISA QUE PODIA ACONTECER.
Nada, absolutamente nada do que nos acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra maneira, nem sequer um detalhe mais insignificante. Não existe aquilo de …”se tivesse feito tal coisa … teria acontecido tal coisa …”.
3ª Lei – EM QUALQUER MOMENTO QUE COMECE É O MOMENTO CORRETO.
Tudo começa no momento certo, nem antes nem depois. Quando estamos preparados para que algo novo comece em nossas vidas, aí então começará. O que aconteceu foi o que pôde acontecer e teve que ser assim para que aprendêssemos essa lição e seguíssemos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas, são perfeitas, ainda que nossa mente e nosso ego resistam e não queiram aceitar.
4ª Lei – QUANDO ALGO TERMINA, TERMINA.
Simplesmente assim. Se algo terminou em nossas vidas, é para nossa evolução , portanto, é melhor deixá-lo seguir adiante e avançar já enriquecidos com essa experiência. Creio que não é por acaso que você esteja lendo este texto. Se este texto chega em nossas vidas é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai em lugar errado.
(Ensinadas na Índia)


Um filho vendo a mãe chorar,pergunta!
Por que você está chorando?
_ Porque eu sou mãe , ela respondeu.
Eu não entendi , ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
_Você nunca entenderá .

Mais tarde o menino perguntou ao pai
porque as mães parecem
chorar sem nenhuma aparente razão.
Todas as mães choram sem motivo ,
foi o que o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem
e ainda tentava entender porque mães
volta e meia estão chorando.
Após muitos anos, já em avançada idade,
ele deixou o mundo.
Quando sua alma viu-se frente a frente
com Deus, logo disse:
Senhor, nunca entendi porque mães
choram tão facilmente
Disse Deus:
Quando eu criei as mães
tinha que ser algo especial.
Eu fiz seus ombros fortes o suficiente
para carregar o peso do mundo
e, ainda, suficientemente
confortáveis para dar apoio.
Eu dei a elas a força para
a hora do nascimento dos filhos
e para suportar a rejeição
que tantas vezes vem deles.
Eu dei a elas a fibra que permite
a continuação da luta
quando todos à sua volta já desistiram.
Dei-lhes a perseverança em proteger
a família por entre doenças e tristezas
sem jamais desistir de amar.
Dei-lhes a sensibilidade para amar seus filhos
diante de quaisquer circunstâncias,
mesmo que eles a tenham
magoado profundamente.
Essa mesma sensibilidade
as ajuda a silenciar
o chorinho dos seus bebês,
fazendo com que se acalmem e,
quando adolescentes,
que compartilhem com ela
suas ansiedades e medos.
... E, finalmente,
dei-lhes a lágrima para derramarem
sem nenhuma razão aparente.
É sua única fraqueza.
Por que fiz isso?
Para não diferenciá-las por completo
do restante da espécie humana

Ninguém é melhor que ninguém. Ninguém.
Ninguém está nesta vida com livro de instruções. Ninguém.
Aquilo que os outros fazem e vivem, são apenas oportunidades para observarmos e aprendermos todos enquanto homens e mulheres. Todos.
Ninguém é possuidor de verdades universais inquestionáveis e intocáveis. Ninguém.
Fazemos muitas vezes aquilo que criticamos em outros, e nunca sabemos se aquilo os outros vivem, um dia também o podemos vir a viver. Todos.
A vida é tudo aquilo que nos acontece. Talvez.
A vida é tudo aquilo que escolhemos viver. Talvez.
A vida é tudo aquilo que fazemos com o que vivemos e vemos viver. Acredito.
Para quê falsos julgamentos morais?
Para quê coscuvilhice e mal-dizer?
Para quê falar de outros, quando temos tanto para falar de nós?
Que a vida dos outros, dê humildade à nossa.
E quem tiver o livro de instruções nas mãos, chegue-se à frente, e aprenda a falar de si em primeiro. E em segundo, de mais ninguém.
Diana Gaspar Duarte

«Às vezes as pessoas confundem o sorriso com a ausência de problemas, com a falta de gente que nos tenha feito mal [ e muito ], de um bom punhado de incertezas e dificuldades tantas vezes ingeríveis, e que apesar disso não nos mantêm reféns de rancores, ódios, frustrações, recalcamentos e desalentos e tantos outros sentimentos de carga negativa. (...)
Às vezes as pessoas acham que sabem tudo quando na verdade da missa não sabem, nunca souberam, nem uma ínfima parte. Porque calámos, não por medo, vergonha ou vaidade, mas porque chamámos a nós a condução da nossa vida em vez de nos entretermos a procurar culpados e a apontar o dedo em busca de desculpas. (...)
Às vezes as pessoas fazem dos outros um espelho de si próprias e tomam a nuvem por Juno. Estão enganadas e é pena. Ou talvez não.»
By: Ás nove no meu blog

Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

445 - Comprar carro e pessoas mais velhas

Meu muito amado filho Estêvão

Quando fores comprar um carro, não uses o teu melhor relógio.

Não tenhas uma mente tão aberta que te impeça de raciocinar com inteligência.

Aprende a fazer pão de milho na figadeira.

Levanta-te quando uma pessoa mais velha entrar na sala.

Deixa um bilhetinho de amor na bagagem da tua mulher antes de ela partir em viagem.

Facilmente ouvimos conselhos de pessoas que nos são próximas, do género: “Sorri! Pensa positivo! Mesmo que estejas mal, coloca um sorriso (amarelo)...
Sabemos que estes conselhos surgem do carinho e do bem que essas pessoas nos querem, no entanto, surgem muitas vezes como pensos rápidos, que mascaram aquilo que vive em nós e que tem de ser olhado, trabalhado e transformado. Todos nós ficamos tristes, temos assuntos internos para resolver, sofremos, temos momentos de dor e algum tipo de conflito. Todos. Só nós sabemos o que vive em nós, o que nos atormenta e entristece, e assim sendo, só nós podemos resolver e transformar esses mesmos conflitos em momentos de aprendizagem e escolha. Não acredito em pensos rápidos de sorrisos superficiais. Acredito que aquilo que nos provoca dor, pode ser uma alavanca de crescimento para nos encontrarmos e aprendermos a viver de forma mais equilibrada e satisfatória. Acredito também que muitas vezes, sorrisos forçados ou pensamentos positivos não construídos ainda geram mais frustração e mal-estar porque mantêm o aparentemente bem, onde só a aparência está de facto bem. O que era a nossa vida sem desafios? Sem momentos de algum desconforto que nos fizessem avançar e mudar? Talvez uma monotonia e sem momentos de autoconhecimento para desmontar crenças, conceitos e formatações mentais cristalizadas. Se há momentos em que não estamos bem, talvez seja mais importante admitirmos que não estamos bem, sem exigirmos aos lábios sorrisos amarelos. Se por um lado há alturas em que não conseguimos sorrir, é importante que a tristeza não vire rotina e a rotina seja procrastinar. Consciência em nós, no que vive no nosso coração, na nossa mente, e motivação para voltar a sorrir sim, com vontade franca e olho a brilhar.
Pensamos positivos sim, mas com sinceridade e alicerçados numa forma positiva de ver a vida e de a viver.
By: Diana Gaspar Duarte

Percebes que precisas arrumar nas devidas caixas as ilusões que um dia fizeram parte de ti e que agora, quando paras e as observas, não te fazem qualquer sentido. Procuras as prateleiras mais altas (de ti) e é lá que as guardas. No alto, distantes, fora do teu campo de visão.
E mesmo que outros achem que abdicar do que tantos gostavam de ter, renunciar onde outros gostavam de estar é a maior parvoíce que fazes na vida, percebes, com uma certeza tão clara, que o verbo que conjugam não é o que queres sentir no equilíbrio de ti: ter. Que tudo o que procuras e que queres continuar a aprender todos os dias, é a conjugação certa, mesmo que imperfeita, do verbo ser.
Arrumar coisas que nos causam desconforto, que nos tiram paz, que nos fazem sentir viver o mesmo dia duas vezes, que andam ao teu lado mais pelo ego do que pelo coração, traz-te a paz que queres nos teus dias. 
E tu sabes, aprendes, que a maior conquista da vida é ter paz.
By: Às nove no meu blog

Ontem cheguei em casa e você esperava por mim; a vovó me contou que você disse "A mamãe é meu remédio" e nos abraçamos em silêncio até a febre passar. Por trás de seus olhinhos abatidos senti a sinceridade de suas palavras, e o calor de suas mãos presenteou meu pescoço. Se o céu existe, ele cabia no conforto daquele abraço. Essa sensação dormiu comigo mesmo sendo dia dos namorados e você lutando contra uma virose. Desde que me descobri mãe todos os papéis ficaram em segundo plano, mas como não me sentir recompensada depois de ouvir uma frase dessas? Sei que vou guardá-la por muito tempo, talvez por toda a vida, e me agarrar à sua poesia quando você crescer e for um homem feito, cheio de preocupações e responsabilidades.
Porque você ainda é um menino de seis anos e eu ainda posso ser o seu remédio, mas a vida vai lhe mostrar que não sou perfeita, que tenho falhas, desvios e manias, que não possuo varinha de condão nem respostas pra tudo, que a dipirona tem propriedades maiores que minha presença, que não sou digna de ser seu espelho porque meus erros serão fatalmente identificados por você no futuro para que não os repita com seus próprios filhos.
Mas não tem importância, hoje trato de aproveitar cada segundo ao seu lado, gravando na pele a sensação de seu corpo arredondado, sua risada farta e barulhenta, o toque de suas mãozinhas no meu cabelo_ que você insiste em arrumar num rabo de cavalo lateral_ ,seu cheiro principalmente quando corre e fica com o cabelinho suado, sua respiração profunda quando adormece. Essas são minhas relíquias, tesouros escondidos numa porção extensa do coração, consolo para os dias ruins e saudades futuras...
By: A soma de todos os afectos

Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

444 - O que és é tão importante como o que fazes

Meu muito amado filho Estêvão

A honestidade é o primeiro capítulo do livro da sabedoria
Thomas Jefferson



Era uma tarde soalheira de sábado na cidade de Oklahoma. O meu orgulhoso amigo e pai, Bobby Lewis, levava os seus dois filhos para jogar minigolfe. Chegou à bilheteira e perguntou:
- Quanto é a entrada?
- Três dólares por si e três dólares por cada criança com mais de seis anos. Com seis ou menos anos entram de graça. Que idade têm? - respondeu o rapaz da bilheteira.
- O advogado tem três anos e o médico sete, por isso devo-lhe seis dólares - informou Bobby.
- Ei, saiu-lhe a sorte grande? Podia ter poupado três dólares. Podia ter-me dito que o mais velho tinha seis anos, eu não daria por isso - comentou o rapaz.
Bobby respondeu:
- Sim, isso pode ser verdade, mas os míudos dariam conta.
Como disse Ralph Waldo Emerson: "Quem tu és fala tão alto que nem oiço o que dizes". Em tempos de desafio quando a ética é mais importante do que nunca, faça de si um exemplo a seguir para aqueles com quem trabalha e com quem vive. Principalmente os teus filhos.
By: Patricia Fripp

Não há herança mais valiosa do que a honestidade
William Shakespeare



10 maneiras comprovadas para fazer sua esposa feliz

Um homem, marido de uma esposa feliz, dá 10 dicas sobre como fazer a sua esposa feliz
  • Quando encontramos alguém muito especial em nossa vida e essa pessoa faz com que nosso coração acelere de uma forma inexplicável, o que mais desejamos é sempre ficar ao lado desta pessoa e fazer tudo pra deixar essa pessoa feliz. Somos bastante criativos quando a tarefa é conquistar, cortejamos, levamos em inúmeros lugares. Aí nos casamos o tempo vai passando caímos na síndrome do trabalho e da correria da vida cotidiana. O excesso de responsabilidade vai aos distanciando daquela que amamos e o amor se não for alimentado vai esfriando.
  • Então o que devemos fazer?

    Por vezes ficamos extremamente atarefados que nos esquecemos de coisas pequenas que podem fazer uma grande diferença em nosso relacionamento. Quando chegamos em casa nem imaginamos como foi o dia de nossa esposa. E por vezes nem perguntamos.
    É sempre com um sorriso que queremos encontrar nossa esposa no final de cada dia. Isso é o que todo marido deseja. Você já parou pra pensar o que você pode fazer para que a sua esposa possa lhe receber sempre desse jeito? Há muitos fatores que podem deixar nossas esposas sem o sorriso, mas não importa qual foi o exato motivo que a deixou desse jeito. O nosso objetivo aqui não é a causa, mais como deixá-la mais feliz. Então pegue um lápis e papel e anote essas 10 dicas. Não precisa fazer tudo no mesmo dia, mas faça constantemente, e procure fazer de uma forma natural.
    Então vamos lá:
    1. Várias vezes ao dia, cante uma das músicas prediletas dela, mesmo que não saiba a letra, mais o seu esforço já alegrará o dia dela.
    2. Faça umas das tarefas rotineira dela de preferência sem avisä-la. Será para ela uma grata surpresa.
    3. Nunca deixe passar um dia sem dizer o quanto a ama.
    4. Convide-a um dia para sair sem dizer o local. Deve ser um lugar especial para os dois.
    5. Esconda pequenos bilhetes pela casa com declarações de amor.
    6. Mande mensagens de textos para ela, afinal quando você a namorava as comunicações eram constantes.
    7. Falando em comunicação e acho isso muito importante no casamento, tire um tempo do seu dia para ouvir sinceramente o que ela tem a lhe dizer.
    8. Estamos chegando ao fim de nossa lista, recorra à beleza das flores, pois qual a esposa que não ficaria feliz em receber?
    9. Prepare uma refeição para ela, mesmo que seja simples, mas não salgue nem deixe queimar, pode pesquisar uma receita na internet, mostre o chefque há em você.
    10. Tire-a para dançar dentro de casa mesmo, crie um ambiente romântico e uma boa música.
    Seguindo essas sugestões com certeza você terá oportunidade de fazer sua esposa mais feliz, mas não exagere na surpresa, pois ao invés de sorriso, lágrimas poderão surgir. Maridos, apliquem o quanto antes essas 10 dicas para que mais sorrisos vocês possam desfrutar juntos. Afinal de contas, rir ainda é o melhor remédio.
    By: Roberto Cerqueira

    Se as coisas não avançam por nada, se há sempre desculpas para tudo, se nunca há tempo para ti, se a chave não gira e as portas não abrem... deixa. Larga da mão. Às vezes a vida precisa mesmo de dar esta volta de 180º, e está tudo bem.
    Percebes que as pessoas que te rodeiam nem sempre têm vontade/coragem de te acompanhar. E também está tudo bem.
    Às vezes o melhor é mesmo parar, ver e reparar, deixar que o mundo volte a girar no sentido certo e as pessoas voltem ao lugar onde pertencem. Seja mais perto ou mais longe de nós. 
    Há momentos em que só desta forma aprendemos que mais vale que a vida se desconstrua, se vire do avesso e nos mude as perguntas das respostas que julgamos ter, para depois fazermos as coisas de uma outra forma. Mais forte, melhor.
    By: Às nove no meu blog

    Quantas vezes pensamos naquilo que não queremos?
    Quantas vezes tememos que aquilo que pensamos se torne uma realidade?
    Quantas vezes não conseguimos esquecer pensamentos temerosos que nos fazem sentir mal?
    Quantas vezes pensamos de forma obsessiva sobre aquilo que não queremos?
    Quantas vezes nos prendemos ao que passou e ao que imaginamos que possa vir?
    Quanta vezes? Tantas...
    E agora:
    Quantas vezes pensamos naquilo que de facto queremos?
    Quantas vezes investimos tempo mental a pensar no que nos faz bem, nos nossos sonhos, nas nossas forças, nas nossas conquistas, no que nos deixa alegres e com mais vida para a vida?
    Quantas vezes nos cingimos a pensar apenas no que vivemos agora?
    Quantas vezes? Tão poucas...
    Pensamos mais facilmente naquilo que não queremos do que naquilo que de facto queremos. Mais facilmente dizemos aquilo que não queremos que nos aconteça, do que aquilo que queremos viver e o estado emocional que queremos alimentar. Há muitas vidas asfixiadas em medos futuros e em pesadelos pensados que nunca chegam a acontecer ou que às vezes acontecem porque foram alimentados. Há muitas vidas com dificuldades em gerir o presente com o medo do que vai acontecer. Há muitas vidas asfixiadas pelo desejo de controlo do que acontece, com dificuldade em se adaptarem ao presente e aos degraus do caminho, porque estão mais focados nos medos, do que nas forças, nos desejos e nos projectos de vida. Muitas vezes, a alguns clientes pergunto o que querem para as suas vidas. Grande parte das vezes tenho dois tipo de respostas, ou a respeita vaga do “quero ser feliz” ou então respondem tudo aquilo que não querem, não sabendo o que de facto querem. Vidas centradas no que não queremos, originam dias afogados em dor, medo e descrença. Aquilo que pensamos determina aquilo que sentimos. Talvez um dos primeiros passos seja pensarmos e educarmo-nos a pensar no que queremos com muita força e garra, porque aquilo que pensamos determina grandemente aquilo que sentimos e vamos fazendo ao longo da vida.
    By: Diana Gaspar Duarte

    Amo-te infinitamente



    Tua mãe

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

443 - Maquinas e dividir coisas

Meu muito amado filho Estêvão

O material tem sempre sempre sempre razão. Não forces. Nunca forces as máquinas.

Ensina aos teus filhos que, quando dividirem alguma coisa, devem deixar os outros escolher primeiro.

Dá o teu lugar na fila da caixa do supermercado se a pessoa que está atrás de ti tem apenas duas ou três coisas para pagar.

Levanta-te sempre para dar o lugar a um idoso ou a uma mulher gravida. Mesmo que não seja o lugar especial para eles.

Nunca dês o nome ou número de telefone de familiares ou amigos a alguém que to peça pelo telefone.

Amo-te infinitamente.

Tua mãe


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

442 - Raízes e asas para ficar e para ir .... ou será ao contrário?!

Meu muito amado filho Estêvão

Era um dia quente de Verão quando os deuses lho puseram nos braços. Ela tremia de emoção ao ver como parecia frágil. Era um presente muito especial que os deuses lhe confiavam. Um presente que um dia pertenceria ao mundo. Até então, disseram-lhe, ela seria sua guardiã e protectora. A mulher disse que entendia e levou-o, reverentemente, para casa e decidida a estar à altura da confiança que os deuses tinham depositado nela.
A princípio, mal o perdia de vista, protegendo-o de tudo quanto lhe parecia prejudicial ao seu bem-estar; observava-o com o coração receoso quando estava exposto ao ambiente exterior fora do casulo protector que ela criara à sua volta. Mas a mulher começou a perceber que não podia protegê-lo eternamente. Ele tinha de aprender a sobreviver aos elementos adversos para se fortalecer. Por isso, com suaves cuidados deu-lhe mais espaço para crescer... o suficiente para se tornar selvagem e rebelde.
Um dia apercebeu-se de quanto a dádiva tinha mudado. Já não tinha aspecto de vulnerabilidade. Parecia resplandecer de força e firmeza, quase como se desenvolvesse uma força dentro de si. Mês após mês, via-a tornar-se mais forte e poderosa e a mulher recordava-se da sua promessa. Sabia no fundo do coração que o seu tempo com a sua dádiva estava a chegar ao fim.
Chegou o dia inevitável em que os deuses vieram buscar a dádiva para a entregarem ao mundo. A mulher sentiu uma profunda tristeza, porque ia perder a sua presença constante na sua vida. Com o coração cheio de gratidão, agradeceu aos deuses por lhe permitirem o privilégio de ter tomado conta da dádiva durante tantos anos.
Endireitando os ombros, ficou orgulhosamente direita, sabendo que se tratava de uma d´diva muito especial, que iria acrescentar beleza e significado ao mundo que o rodeava. E a mãe deixou ir o seu filho.

By: Renée R. Vroman

«Insistir numa coisa (ou pessoa) que nunca dá certo é como calçar uns sapatos que já não te servem. Dói, faz bolhas, às vezes até sangra. 

Percebes que o melhor é ficar descalço. Deixar totalmente livre o coração, enquanto vives. Deixar livres os pés, enquanto cresces. Porque enquanto cresces, o número muda. E o que insistias em calçar, já não te serve mais. 

Às vezes na vida, tens de esquecer o que queres, para começar a entender o que realmente mereces.»
[caio f. abreu]

By: Às nove no meu blog

Começa onde estás, usa o que tens e faz o que podes.
Não queiras seguir por um caminho traçado, esse só te vai conduzir onde outros já foram.
Acredita que a vida sabe o que faz. E que é aos poucos que ela vai dando certo.
Na dúvida põe mais amor. Seja qual for a pergunta, amor é a resposta.

Insiste na prática do bem-me-quero e acredita na força deste lema de vida:
«a água inteira do mar não pode afundar um navio, a menos que ela invada o seu interior. Da mesma forma, a negatividade do mundo não te pode derrubar, a menos que tu permitas que ela permaneça dentro de ti.»
By: Às nove no meu blog

Amo-te infinitamente minha dádiva dos deuses minha razão de viver minha luz meu sol meu mar meu inicio meu fim minha razão de respirar e a razão porque respiro. Por ti tudo.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 25 de novembro de 2014

441 - Recibos e molhar as mãos

Meu muito amado filho Estêvão

Quando visitares um museo, um monumento, uma qualquer actividade antes de lá ires informa-te sobre o que poderás lá ver. No dia passa pelo balcão das informações e pelo centro de informação ao visitante.

Quando vires alguém sentado num banco sozinho fala com essa pessoa.

Quando vires alguém a chorar sozinho na rua. Sorri para a pessoa e pergunta se a pessoa precisa de ajuda.

Guarda pelo menos 2 anos os teus recibos.

Molha as mãos antes de tirares um peixe de dentro de água, uma fruta de dentro de água.

Quando passeares o teu cão deixa-o escolher a direcção em que vão.


Agradeces todas as quedas que deste. Hoje sabes que foram elas que te ensinaram a levantar-te sozinha. Agradeces a todas as coisas e pessoas que saíram do teu caminho e que deixaram espaço, tempo e ar para que outras pudessem entrar, conquistar um lugar e ficar. 

Agradeces a quem te disse não, a quem te obrigou a sair da tua zona de conforto e encarar de frente a verdade da vida. Agradeces ter aprendido, com dor, a olhar nos olhos os teus erros. Não para te lamentares, mas para teres a certeza de onde não deves recomeçar.

Agradeces os muitos dias em que remaste contra a maré, os dias em que conheceste e aprendeste a respeitar a palavra resiliência e os dias que te fizeram gravar no teu adn o mantra que está sempre presente em ti:

«Duas coisas te definem: a tua paciência quando não tens nada, e a tua atitude quando tens tudo.»

By: Às nove no meu blog


Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

440 - Sobre amor ....

Meu muito amado filho Estêvão

"Em breve os pais do Tommy, que se tinham separado, iam chegar para uma reunião sobre o seu fracasso escolar e comportamento perturbador.
Nenhum dos pais sabia que eu convocara o outro.
Tommy, um filho único, fora sempre feliz, cooperante e um excelente aluno. Como iria convencer o pai e a mãe que as más notas eram a reacção de uma criança desgostosa à separação e divórcio próximo dos pais que adorava?
A mãe do Tommy entro e sentou-se numa das cadeiras que eu colocara perto da minha secretária. Depois chegou o pai. Ignoraram-se acintosamente.
Enquanto eu fazia um relatório pormenorizado do comportamento e aproveitamento de Tommy, rezava para que fosse capaz de encontrar as palavras certas para unir aqueles dois e fazê-los ver o que estavam a fazer ao filho.
Mas as palavras pareciam não surgir. Talvez se eles vissem um dos testes dele esborratado e desmazelado.
Descobri uma folha amarrotada e manchada de lágrimas na sua secretária. Estava escrita dos dois lados, tinha uma só frase garatujada repetidamente.
Em silêncio alisei o papel e estendi-o à mãe de Tommy. Ela leu-o e sem uma palavra estendeu-o ao marido. Ele franziu a testa. Depois, o seu rosto suavizou-se. Analisou as palavras garatujadas, durante um momento que pareceu uma eternidade.
Por fim, dobrou cuidadosamente o papel e estendeu a mão para a mão estendida da mulher. Ela limpou as lágrimas e sorriu para ele. O meus olhos também estavam marejados, mas eles não pareceram notar.
À sua maneira, Deus dera-me as palavras para reunir aquela família. Ele guiara-me até à folha de papel de cópia coberta com o desabafo do coração perturbado de um jovem.
"Querida mãe.... Querido pai.... amo-vos....amo-vos....amo-vos".
By: Jane Lindstrom


"Sempre que dou por mim a reclamar com a vida e a lamentar-me do que Deus permite que aconteça, há uma voz interior que aparece a pôr ordem: "então! Sê humilde!". Depois, se não for suficiente para me calar, a voz recorre ao livro de Job. Leva-me até àquela passagem quando Deus, depois de ouvir um rol interminável de lamentações, finalmente pergunta: "mas onde estavas tu quando pus os fundamentos da terra?". Ou seja, onde estava eu quando Deus criou o mundo, quando pôs as estrelas no firmamento, quando estabeleceu os limites do mar? Ou seja, quem sou eu para discutir com o Senhor do universo? Quem sou eu para lhe dizer que não percebe nada da vida?"
By: Ver para além do olhar

Cristo contou a história de um patrão que ao fim do dia pagou ao empregado o salário justo que tinha combinado. Mas, para além disso, resolveu dar a um outro empregado, que começou a trabalhar mais tarde, o mesmo pagamento. O primeiro empregado zangou-se como se tivesse sido prejudicado. Disse-lhe o patrão: "Então já não posso ser bom com o que me pertence? Ou será que, por eu ser bom, o teu olhar fica mau?" Há quem não suporte o bem, nem a sorte dos outros...

Vasco P. Magalhães, sj
NÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS
365 vezes por ano não perguntes porquê, mas para quê

Finalmente você percebe que é único. E algumas questões pertencem somente a você. Exclusivamente. E, se estar à flor da pele por motivos aparentemente banais faz de você quem é, apenas aceite. Aceite e toque seu barco sem perder a fé, acreditando que todo mundo tem uma bagagem também_ algumas mais leves, com rodinhas ultra deslizantes; outras pesadas, com a alça desabando...
Porém, haverá um momento_ quando você menos esperar_ que não estará tão pesado assim. Nem difícil.
Estará apenas mais adaptado ao seu corpo, ao seu tamanho, às suas forças... a você.
By: A soma de todos os afectos

Ninguém pode garantir nada do amanhã, por isso devemos estar preparados para tudo. Há que saber viver na abundância e na penúria, ser feliz com sol e com chuva, porque a felicidade não depende disso, mas da paz interior e do sentido que damos à nossa vida. Quem "só se lembra de santa Bárbara quando faz trovões", não está preparado para o futuro. Vive a remendar!
Vasco P. Magalhães, sj
NÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS
365 vezes por ano não perguntes porquê, mas para quê

Aprendes que a maior diferença que podes desenvolver ao longo da vida chama-se autenticidade. Percebes que esse é um caminho longo e que a única via que existe é querer levar a vida sem o peso de máscaras.
Aprendes que tudo começa nos pequenos gestos, aqueles que são percebidos por poucos, e que revelam o melhor exercício que (em silêncio) podes fazer na vida: inclinar-te para levantar os outros. 
Aprendes que o teu «espírito se enriquece com aquilo que recebe. O teu coração com aquilo que dá.»
E que «tanto dista da generosidade quem não sabe guardar como quem não sabe dar.»
By: Às nove no meu blog




Amo-te até Urano e de volta a terra passando por todas, todinhas as estrelas sem jamais me esquecer de nenhuma

Tua mãe

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

439 - Dia dos namorados, costoletas e PS.

Meu muito amado filho Estêvão

No dia de S. Valentim envia cartões aos teus filhos e à tua mulher.

Quando comeres cosoletas de primeira qualidade, começa sempre pelo meio.

Acrescenta pós-escritos às tuas cartas (ou emails), torna-as simpáticas e ternas.

Lembra-te que tanto a sorte como a má sorte raramente duram muito.

Nunca deixes alguém desafiar-te para guiares mais depressa do que consideras ser seguro.

Nunca conduzas se tiveres bebido.

"Pessoas que te inspiram, que te surpreendem, que te fazem sentir mais motivado, mais leve, com uma vontade incrível de seguir em frente, com medo mas com coragem. Mantém por perto. Dá-lhes o devido valor. Diz-lhes obrigada, obrigada, obrigada.

Pessoas que te fazem sentir pesado e grave, de pés fincados no chão, sem leveza, quase incapaz de dar um único passo, que te enchem de mais dúvidas e que conseguem encontrar um problema para cada solução que tens. Evita. Sai de perto. Ignora. Muda de passeio. Segue outro caminho. E perdoa, perdoa, perdoa.

Lembra-te que a vida é feita de escolhas. E que quando a selecção natural tarda em acontecer, tens de ser tu a decidir se queres ter ao teu lado quem acompanha o teu passo, ou se preferes continuar a não enfrentar a certeza de saber quem te atrasa."

By: Às nove no meu blog

"O crescimento faz-se degrau a degrau; e isso exige paciência. Pode até acontecer que tenhamos de parar; e isso é bom, porque talvez precisemos de mudar algo, antes de enfrentarmos o desafio seguinte. Por isso não nos preocupemos com os que vão já 'lá em cima'. Mais que pertencer ao andar de baixo ou ao andar de cima, todos estamos em movimento de subida. E, nos momentos de maior dificuldade, lembremo-nos: a subida pode ser íngreme e longa, mas cada dia pede apenas um degrau."
By: Ver para além do olhar

«Vives melhor quando percebes que nem todas as pessoas que te elogiam querem o teu bem e que nem todos aqueles que te criticam querem o teu mal. 

Vives melhor quando percebes que a bondade não está apenas nas palavras, mas principalmente nos actos. Que solidariedade é diferente de caridade que é diferente de exibicionismo. 

Vives melhor quando percebes que um amor não se molda, vive-se. Que só fazem connosco aquilo que nós permitimos. Que perdoar não é esquecer e sim aceitar as desculpas, deixar que a ferida cicatrize, sem precisar estar sempre a mostrá-la ao mundo inteiro.

Vives melhor quando tens a consciência de que tudo que acontece na tua vida é fruto das tuas escolhas. Nesse dia, não apontarás mais o dedo para culpar ninguém pelo que não conquistaste. E muito menos colocarás a responsabilidade da tua felicidade noutra pessoa que não em ti mesmo.»

[texto adaptado de Tico Santa Cruz]

By: Ás nove no meu blog

"Podemos não o notar de imediato. Levará dias, meses ou anos mas chegará o dia em que todo o desafio vencido será motivo de gozo interior. Por isso é bom pararmos de vez em quando, a olharmos os 'degraus' superados. Há um ano, há cinco anos, há dez anos pensar-nos-íamos incapazes de estar onde estamos hoje. Devemos ser humildes e aceitar que, daqui a um ano, daqui a cinco, ou daqui a dez anos, teremos alcançado metas que agora nos parecem impossíveis."
By: Ver para além do olhar


Amo-te infinitamente



Tua mãe

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

438 - Reconhecimento e nada mais do que a verdade

Meu muito amado filho Estêvão

Toda a gente precisa de reconhecimento pelo que faz, mas poucas pessoas exprimem tão claramente essa necessidade como o rapazinho que disse ao pai: "Vamos jogar aos dardos. Eu atiro e tu dizes "Maravilhoso!""
By: Bites and Pieces

Se tratar um indivíduo como se ele fosse o que devia e podia ser, ele virá a ser o que devia e podia ser!
By: Johann Wolfgang von Goethe

De todas as palavras tristes ditas ou escritas, as mais tristes são: "Podia ter sido!"
By: John Greenleaf Whittier

A verdade é-o simplesmente. Não precisa de razões, não tem de ser o certo: é apenas a verdade. Ponto final
By: Carle Frederick

David Casstevens do Dallas Morning News conta uma história de Frank Szymanski, centro da equipa do Notre Dame nos anos 40, que fora convocado como testemunha de um processo civil em South Bend.
- Está a jogar este ano na equipa de futebol do Notre Dame? - perguntou o juiz.
- Sim, meritíssimo.
- Em que posição?
- Centro, meritíssimo.
- É um bom centro?
Szymanski remexeu-se no assento mas respondeu firmemente:
- Sou o melhor centro que a equipa jamais teve, meritíssimo.
O treinador, Frank Leahy, que estava na sala ficou surpreendido. Szymanski fora sempre modesto e nunca assumira a sua superioridade.
Quando a audiência acabou, chamou Szmanski de lado e perguntou-lhe porque fizera aquela declaração. Szymanski corou.
- Odiei dizer aquilo - respondeu. - Mas afinal, estava sob juramento.
By: David Casstevens

Toda a verdade necessária é a sua própria prova.
Ralph Waldo Emerson


Nunca vais deixar de me ouvir de ti a exigir sempre a verdade, meu amor. A verdade é o caminho da confiança. Não adianta fugir dela ela sempre nos alcançara. E por isso eu te dou o exemplo. Porque só se educa com exemplos.

"Aquilo que nos acontece, não o podemos mudar. A forma como encaramos e vivemos aquilo que nos acontece, é que já é uma escolha nossa. Muitos de nós, em função do que vamos vivendo, assumimos uma postura de vitimização acreditando que o mundo está contra nós e que tudo nos acontece. Esta forma de estar e ver o mundo, o de todos e o próprio, é uma forma desvirtuada de ver a realidade. Vejamos, somos pequenos de mais para o mundo todo estar contra nós e para acharmos que a nós, tudo nos acontece... Em termos práticos, não nos adianta de nada assumirmos uma postura de vítima perante aquilo que nos vai acontecendo, a não a ser o desejo que os outros tenham pena de nós por sentirmos algum conforto com esse desejo. De facto, todos nós já sofremos, já passámos “as passas do Algarve” de uma ou de outra forma. Já todos vivemos perdas, já nos sentimos injustiçados, já cometemos erros, já sofremos e já fizemos sofrer. Assumir uma postura de vitimização desvitaliza-nos e retira-nos recursos para fazer frente aos vários desafios que a vida nos vai colocando. Penso que esta forma de estar, também está alicerçada numa cultura de fado, que alimenta mais facilmente a desgraça, que valoriza o negativo e que faz a vender o próprio processo de vitimização. Por vezes, a cultura do coitadinho se me permitem a expressão, do mais ou menos, é mais alimentada que a cultura da resiliência, acção e do poder pessoal.
A vida é nossa mas não nos vai parar de nos surpreender. Acredito que há vidas sofridas e altamente dolorosas, no entanto, a escolha de como a viver é nossa. "Se estas mal muda-te",  e muda o mundo à tua volta ajudando quem de facto nada tem, não com doutrinas, mas com o exemplo.

By: Diana Gaspar Duarte

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 18 de novembro de 2014

437 - Mecânicos, cartas de encorajamento e floristas

Meu muito amado filho Estêvão

Dá a reparar a um mecânico competente todas as avarias do teu carro, e não apenas aquelas que são complicadas.

Escreve uma carta de encorajamento ao novo presidente, mesmo que não tenhas votado nele.

Descobre uma floresta criativa e compra lá todas as flores de que precises.

Compra uma máquina fotográfica barata. Por vezes podes não querer esperar uma hora para ver as fotografias.

Vende ou doa tudo (TUDO) o que já não te fizer falta. Tudo mesmo.

E a vida passa. E passa a correr. E passa indiferente às nossas dúvidas, aos nossos medos, às nossas hesitações, às nossas indecisões, às nossas dores de crescimento.
E um dia, quando olhamos para trás, percebemos que teria sido tão mais simples se naquela dúvida de poder errar, naquela ansiedade de querer ser perfeito, naquela dependência pela validação do outro, naquele medo que paralisa, tivéssemos tido a coragem de virar a mesa, de nos virarmos do avesso e de dar um passo em frente, ou para trás (ou para o lado).
Saber viver também é parar de idealizar um momento perfeito para avançar. Uma pessoa perfeita para amar. E um mundo perfeito para ser feliz.
By: Ás nove no meu blog

Amo-te daqui a Jupiter passando por todas mas mesmo todas todas as estrelas e de volta à terra pensando pelas mesmas estrelas de novo.

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...