Meu muito amado filho Estêvão
Quando tirares fotografias a pessoas que não estejam contigo sei lá numa festa de anos, num encontro, garante que depois as envias ou em papel ou por email ou de outra maneira qualquer. Faz isso mesmo sem as pessoas te pedirem.
Quando levares uma senhora a casa, só depois de ela entrar é que te deves vir embora.
Quando arranjares um animal de estimação, põe-lhe o nome só passados vários dias de o teres em casa. Há-de acabar por te ocorrer o nome indicado para ele.
Festeja todos os anos o dia em que conheceste a tua mulher. Sempre.
Trata sempre os teus empregados com o mesmo respeito com que tratas os teus clientes.
Abranda. Abranda realmente nas zonas onde houver escolas.
Deixa que sejam sempre os teus filhos a enfrentar as consequências dos seus actos. Independentemente da idade deles.
Sê rápido a tirar proveito duma vantagem.
Não contes que os melhores presentes venham embrulhados em papéis muito bonitos.
Podes ter sorte e muito trabalho (ter sorte dá muito trabalho!) e ganhar muito dinheiro, mas o teu trabalho deve sempre enriquecer tanto o teu espírito como a tua conta bancária.
Quando alguém que conheças como pessoa de bem se candidate a um lugar político, apoia-os com o teu tempo e dinheiro.
Quando precisares de conselhos de um profissional, recorre a um profissional e não a um amigo teu. Isto vale para um médico, um advogado, um electricista enfim...
Lembra-te que muitas vezes o silêncio é a melhor resposta.
Lembra-te que vão haver pessoas no mundo que tu vais gostar muito muito muito e que simplesmente tu não podes ficar ao pé deles... se ficasses estarias a fazer-te a ti muito mal. Deixa ir.
Nunca compres um colchão barato.
Veste-te sempre de modo adequado à tua idade. Não sejas novo e te vistas como os velhos, nem sejas um homem adulto e te continues a vestir como se ainda fosses um jovem adolescente. Para tudo na vida há tempo. Goza-o no tempo certo, aprende e evolui para deixar novas sensações entrarem, novas vivências surgirem.
Não penses que podes descansar na tua busca da felicidade, porque já chegaste aqui ou ali. A felicidade jamais é o destino mas sim o caminho e a felicidade só se obtém agindo sem medos. Deixando a roupa velha no armário em conquista de pele nova... como a cobra.
Não ponhas de parte uma boa ideia apenas por não gostares da sua origem.
Pelo menos uma vez na tua vida leva a passar férias contigo e com a tua família uma criança que não tenha essa possibilidade e faz com ela tudo o que fazes com a tua família.
Escolhe uma igreja que tenha músicas alegres.
Tudo o que fizeres na tua vida põe alma, põe coração, põe alegria. Tudo.
Não percas tempo à espera de inspiração, começa e a inspiração acabará por vir ao teu encontro.
Não acredites em tudo o que oves, não gastes tudo o que tens, nem durmas tanto tempo como queres.
Quando disseres "amo-te" fala a sério.
Quando disseres "desculpa" olha a pessoa nos olhos.
Quando te pedirem para fazeres um discurso jamais de demores mais que 30 minutos. E no fim agradece sempre.
Namora pelo menos seis meses antes de te casares.
Sempre que saíres em viagem nem que seja um só dia de ao pé dos teus filhos... no regresso trás uma lembrança pequena nem que seja um rebuçado e assim que chegares ao pé deles larga tudo abraça-os e diz-lhes o quanto tiveste saudades deles. Nada é mais importante que isso e não importa que idades tenham. Faz sempre isso.
Amo-te como a mar
Tua mãe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)
Meu muito amado filho Estevão Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...
-
Amado filho Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportame...
-
Amado filho querer é sempre sempre poder. Querer é fazer por isso e se fizeres por isso vais poder. Querer não é poder. Quem pôde, quis...
-
Meu muito amado filho Querido Filho: Enquanto viveres nesta casa, obedecerá as regras. Quando tiveres a tua casa, obedecerá as tuas própr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário