segunda-feira, 30 de setembro de 2013

209 - Lições de vida de alguém mais sábio.... muito mais sábio que eu!

Meu muito amado filho Estêvão
As vezes pode parecer um lugar comum falar de ser feliz, falar de amor, falar de caminho.... mas não é.
Olha amor sabes, ser feliz não é um destino é um caminho todos os dias há sempre razões para sermos felizes. O feliz é no agora e jamais no futuro. Haa e tal vou ser feliz na 6ª feira porque depois vem o fim de semana, vou ser feliz quando me reformar... mas depois nem chego la!
Amor todos os dias .... todossssssss os dias é o caminho da felicidade é no agora e não no amanha que és feliz.
Hoje vou te deixar pensamentos de sábios que te falaram de coisas de um modo muito mais especial que eu .... aqui te deixo alguns pensamentos de pessoas muito iluminadas!

"A impaciência de ainda não ter é sinónimo da tua infelicidade, pois tudo o que precisas para SER Feliz encontra-se neste momento... Vive o AGORA!" 
Jorge Coutinho

Amor .... é sempre no agora .... é sempre com chuva ou sol, ou muito ou pouco ou a correr ou a saltar é sempre sempre no hoje e não no amanha que tu és feliz tu és mais tu mais quem és. O passado já passou e não adianta olhar para ele mais... já vivencias-te o que havia a vivenciar ... agora guarda a lição e VIVE o presente.... o futuro quem sabe quanto tempo dura quando chega ou o que trás ... hoje é o tempo de viver de seres tu e de ganhares ferramentas para o amanha ... mas no sentido de as pores na mala não de perderes tempo a limpares ferramentas para um amanha que ninguém sabe como será .... e lembra-te sempre o desígnios de Deus são intangíveis logo jamais os vais conhecer .... mas este presente foi te dado por Ele para viveres hoje.

"Somos todos mestres e aprendizes, variam as fases da vida, a coragem de dar incondicionalmente e o desejo de aprender!
Paz"
Gustavo Santos

A vida meu amor já aqui falamos tantas vezes, é um fluir continuo um fluir maravilhoso e amoroso... um fluir que hoje nos mostra a casa e amanha faz de nós caça, hoje nos ensina e amanha nos faz aprendes, hoje nos dá para amanha nos tirar, hoje estamos em "cima" amanha estamos "em baixo"... o que quero dizer com isso?! vive cada momento da tua vida em paz e como momento único de aprendizagem único .. a vida mostra-nos o que temos de aprender amor...mostra os pontos que temos de limar, sabes aquelas coisas que teimam em aparecer na nossa vida.... para, respira, aceita, medita, sorri e aprendeeeeee.

"Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém"
Papa Francisco

Meu amor já disse várias vezes antes e repito... a vida mostra-te as coisas que precisas de aprender... muitas vezes as outras pessoas que contigo se relacionam servem de espelho para ti e as tuas coisas... às vezes quando olhares os outros e os seus defeitos e as coisas que tanto te "irritam" e que tanto "te tiram do sério"... para, respira, aceita, medita, sorri e pensa "o que é que esta pessoa me está a dizer sobre mim mesmo?!" .... e não denigras ninguém jamais.... nunca deixes que alguém deixe a tua presença sem se ficar a sentir melhor .... a se sentir aceite na pessoa que é.... profundamente aceite com as coisas que leva na mala do seu caminho pessoal em que cada um de nós se encontra.

"As prendas que ofereço aos outros, muitas vezes chocam quem as recebe mas não devia. As prendas que eu dou não são nada mais que sementes da minha gratidão, não são para chocar, não são para retribuir são só para sentir. E para eu dizer a quem recebe as minhas prendas: "obrigada!"
Jaqueline Kennedy Onasis.

Sabes amor partilho isto aqui contigo porque eu própria acho que já muitas vezes me senti "diferente" por pensar tal e qual como a frase que antes te deixei.
Muitas vezes o "mundo das pessoas crescidas" não acha "normal" alguém crescido dizer a outro alguem crescido... "és uma musa inspiradora", "gosto de ti porque me inspiras", "és uma princesa", "és forte" "és corajosa", "admiro-te"... ou então que do nada te apetece oferecer uma garrafa de vinho a alguém que nem é assim tão próximo ou um café diferente que tenhas trazido de uma viagem ou um livro porque na minha opiniao tem a ver com a pessoa, ou com o que ela faz... ou porque me lembrei dela e porque a admiro ou porque é a minha maneira de dizer "mesmo longe obrigada pela lição de vida que me destes" .... não há nenhuma intenção "escondida" nisto... só um talvez ingénuo e muitas vezes mal entendido obrigada por existires na minha vida.
É como eu penso e amo ser assim... amor escrever a alguém um email e terminar com um "és maravilhosa!", amo passar numa loja longe num pais diferente e entrar e comprar pimenta só porque sei que alguém ia adorar cozinhar com a pimenta, amo passar numa livraria e ver um livro que tem a ver com alguma coisa que conversaste com alguém .. e simplesmente entras compras e ofereceres ... não é pelo preço, pela amizade ou por nada é só porque estás vivo tens coração e queres agradecer, queres engrandecer alguém que por alguma razão trazes na lembrança.


"Se alguém me perguntar quais são as 12 lições de vida que eu queria que a Humanidade tirasse da minha vida, se é que é de tirar alguma são:
1 - Não julgue os outros nunca. Respeite a diferença.
2 - Seja sério com o dinheiro, o seu e principalmente o dos outros.
3 - Seja discreto
4 - Leve uma vida simples
5 - O trabalho dignifica: dê sempre o exemplo
6 - Lute pelos seus direitos
7 - Siga os amigos de perto
8 - Ajude os outros nos momentos difíceis
9 - Aproxime-se dos pobres
10 - Mantenha e faça crescer o seu sentido de humor. Mais importante aprenda a rir-se de si próprio
11 - Não tenha medo de reconhecer os seus erros nem de os perdoar e mais importante que tudo aprenda a perdoar-se a si próprio.
12 - Mantenha-se junto da sua família e fiel às suas origens."
Papa Francisco

Li esta lista há uns dias e não podia deixar aqui de a partilhar contigo... achei um excelente mapa para o caminho de vida de todos nós... inclusive para mim que aprendo tanto com o que leio e com o que vivo contigo.
Criticar e julgar e acusar os outros é fácil... difícil é respeitar todos nas suas próprias diferença... rezar com muçulmanos jantar com benfiquistas ou conversar com pessoas que são tão diferentes de nós ... um desafio que devemos aceitar.
O dinheiro que te dão ou emprestam não é teu... tu não és nada nem ninguém para usares mal o que não é teu... o dinheiro é um recurso finito nada mais em si não trás nada mas é um prolongamento do que te vai na alma... a maneira como lidas com o teu dinheiro e com o dinheiro dos outros, o uso que das a esse recurso diz muito de ti ... usa-o com bondade, amor e bom senso. Não prejudiques jamais alguém por isso. E por fazer sê justo contigo e com os outros.
Há um ditado português que diz "mais vale ter graça do que ser engraçado"... é um pouco o ser discreto... não sejas lembrado por coisas "escandalosas" ou gritantes... que a tua presença e a pessoa que tu és seja muito mais lembrado pelo amor que transmites, pelo bem que fazes, pelo que dás aos outros do que por "coisas" exteriores...
A vida simples é a maneira mais maravilhosa e amorosa de viver. Viver como quem quer deixar uma marca de vida não uma marca de coisa.
O trabalho desde sempre dignifica-te faz de ti uma pessoa completa... não é o emprego... é o trabalho... e este trabalho é algo tão profundo como o que trazes na alma... o trabalho que fazes pelos teus familiares  pelos teus amigos ou colegas... o que te pagam ou que fazes por amor, o que fazes de voluntariado ... nunca te fazes superior ao teu trabalho... cavar, mudar fraldas, correr, servir sopa, rezar, sentar e ouvir alguém, chorar com alguém ou fazer leis é tudo trabalho .... fá-lo sempre de um modo digno.
Se algum dia achares que tu ou alguém são vitimas de injustiça e que os teus direitos não foram e não estão a ser cumpridos .... jamais te cales e luta. Pergunta-te então "cumpri os meus deveres?!" ... então tenho direitos .... fá-los valer e não te cales até os vires respondidos.
Mantêm os teus amigos perto, mesmo que estejas geograficamente muito longe.... liga, escreve sei la... olha estas bem? olha precisas de ajuda?... nunca repudies um amigo teu que te ligue a saber de ti... se fez isso é porque tu importas.... aceita, respira e deixa flui.
Amigos, conhecidos, desconhecidos... se souberes de alguém que esta a atravessar um momento difícil tenta sempre ajudar. SEMPRE. Não conheces muito bem mas alguém te disse que aquela pessoa esta desempregada, escreve a diz dê me o seu currículo eu vou tentar ajudar... não sabes quem é aquela pessoa que esta no hospital mas não tem visitas e porque não la ir saber se precisa de ajuda... alguém da tua família precisa de chorar com companhia, aquela tua amiga esta sozinha com os filhos ... oferece para a ajudares... sei la... faz-te presente na vida das pessoas (repara eu disse das pessoas não disse da família só ou dos amigos só!)
Dá do teu tempo para ajudares os pobres os que precisam ... eu disse dá o teu tempo... em voluntariado é importante... mais do que dares dinheiro.... que a tua presença ajude.
Tu és não só as tuas células e a tua alma e o teu coração, como a genética que recebestes dos teus pais, avós tios, primos... és alma e coração da tua terra, és pessoa do teu tempo... nunca negues a pessoa que és as tuas origens as pessoas que estão no teu passado quer sejam família quer sejam pessoas que fizeram o chão que vives o ar que respiras a liberdade que tens ... sê sempre fiel a ti e a essas pessoas.
E amor ... aprende mesmo a deixar ir o que não foi bom... a perdoares-te por actos e omissões...per-doa-te... ou seja... dá-te a ti proprio o desconto a uma nova oportunidade como darias a um amigo que não fez o que pensavas.... as vezes (pelo menos para mim!) é tão mais fácil perdoar aquela amiga e remoer amor em algo que eu fiz e não devia ter feito...

Mas estou a aprender

Amo-te como todas as estrelas no céu




Tua mãe

sábado, 28 de setembro de 2013

208 - Acorda uns minutos mais cedo

Meu muito amado filho Estêvão
Sempre que possas não te levantes logo logo que o despertador toque... deixa-te estar na ronha... só a rodar de um lado para o outro deixa-te estar... a descansar da noite de sono.
Eu pessoalmente as minhas melhores ideias vieram-me nessa altura sempre.

Eu adoro. É o teu tempo.


Amo-te demais



Tua mãe


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

207 - Errar, sorrir, pagar, dar a chave de casa e momentos mágicos

Meu muito amado filho Estêvão

Quando te aperceberes de que cometeste um erro, tenta corrigi-lo imediatamente.

Sê impiedosamente realista com as tuas finanças e não envolvas os teus nas tuas despesas.

Sorri quando atenderes o telefone. Quem estiver do outro lado percebê-lo-á pela tua voz.

Traça metas elevadas para os teus empregados e ajuda-os a atingi-las.

Paga as tuas contas a tempo e horas. Se não puderes, escreve uma carta aos teus credores a explicar a situação e paga sempre qualquer coisa todos os meses nem que seja só uma pequena quantia... lembra-te que grão a grão enche a galinha o papo.

Faz os teus deveres a aprende tudo o que deves saber, mas não te esqueças de que é a paixão que convence.

Não percas tempo a tentar descobrir valor na música de que não gostas. Passa antes esse tempo a ouvir a música que te agrada.

Põe sempre qualquer coisa na bandeja das esmolas.

Quando fechares um negocio, se a outra pessoa te sugerir que deixem os detalhes para mais tarde, diz-lhe "Compreendo, mas gostava de arrumar já o assunto". Não te levantes da mesa enquanto não o fizeres. Sempre.

Pergunta a ti próprio se não tens problemas em dar a chave da tua casa aos teus dois melhores amigos. Se tiveres, arranja novos amigos.

Pelo menos de 6 em 6 meses pensa quais são as 4 coisas mais importantes na tua vida. Escreve num papel. E pensa é só nessas 4 coisas que deves investir o teu tempo, saúde, dinheiro, vida. Só nessas.

Pelo menos de 6 em 6 meses pensa quem são os teus 3 heróis. E pensa sempre porque fizeste tu essa escolha. Anota os teus motivos e pensa o que tens feito para atingir esses ideias que identificaste nos teus heróis. Faz por isso.

Faz sempre o que achares correcto, independentemente do que os outros possam pensar. Mas lembra-te que as tuas acções terão sempre em ti e nos outros consequências por isso pensa nelas quando agires. Os outros podem não saber lidar com as consequências das tuas acções e tu talvez não saibas lidas com isso mais tarde.

Sempre que fores a uma entrevista de emprego, nem que seja um emprego para descarregar caixas.... leva gravata.

Quando pensares em criticar uma pessoa não o faças. Nunca.

Quando pensares em julgares outra pessoa não o faças. Mas se o fizeres põe-te no lugar dela.

Nunca julgues alguém por algo que outra pessoa te disse que essa pessoa fez. Pergunta antes. O "diz que diz que fez" nunca é bom para julgar. A verdade vem sempre da conversa do diálogo sincero e verdadeiro. Sempre.

Quando cumprimentares uma senhora com um aperto de mão, não o faças com mais força que ela.

Adopta uma postura aberta e disponível. A próxima pessoa que encontres pode tornar-se a pessoa que te vai mudar a tua vida.

Quando não te apetecer ter uma qualquer conversa naquele momento diz isso mesmo "desculpe agora não vou ter esta conversa contigo combinamos para amanha?" .... não deixes no vazio.

A vida vai dar-te sempre sempre sempre sempre momentos mágicos. Aproveita-os e saboreia-os.

Por mais que o desamor te tenha apertado o coração, acinzentado a vida, apertado a alma... pensa que amar é a natureza mais pura mais funda de todos nós. Nunca podes escolher não amar. Podes escolher não estar perto, não ficar, não estar.... nunca não amar. Nunca. E não tenhas tão pouco essa ambição.

Põe de parte os sonhos que tiveres em relação aos teus filhos e ajuda-os a realizar os deles. Mesmo que não aches a melhor escolha. Mesmo, mesmo.

Veste-te ligeiramente melhor do que os teus clientes mas nunca tão bem como o teu patrão. E o mesmo se aplica ao carro que tens.

Vai sempre pela escada quando tiveres de subir quatro lanços ou menos.

Nunca faças uma ameaça se não consegues ou tencionas cumprir.

Aprende a poupar, mesmo que o teu ordenado seja baixíssimo. Se o fizeres, podes estar quase certo de vir a ter uma boa situação financeira.

Compra um carro usado com tanto cuidado como um homem nu sobe uma vedação de arame farpado. E jamais tenhas vergonha de pedir ajuda a quem sabe mais do que tu sobre esse assunto.

Orienta-te sempre pelos padrões mais elevados. Sempre.
Não negues a tua consciência.

Todos os dias para uns minutos, senta-te, fecha os olhos, descalça-te e respira... não deixes que ninguém te tire esse tempo teus.

Tem sempre ovos e picante em casa.

Larga o teu ego. Não vivas para ter razão. Não mesmo. Deixa fluir.


Amo-te



Tua mãe

206 - Alimentação e a vida

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca te deites cheio. Nunca. Come menos à noite do que nas restantes refeições do dia e não vás para a cama logo de seguida.

Lembra-te de uma regra que existe em bom português "O pequeno-almoço deve ser de rei, o almoço de príncipe e o jantar de pobre"

Come bem de manha e vai comendo progressivamente menos ao longo do dia

Amo-te como à minha vida



Tua mãe

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

205 - Alegria, honestidade e os dias menos felizes

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca deixes que alguém abandone a tua presença sem que receba uma palavra de apreço.
Seja qual for a circunstancia desde a mais feliz, a mais triste como uma conversa a despedir um funcionário, ou uma conversa a terminares uma relação, nunca deixes que uma pessoa deixe a tua presença sem que lhe digas algo verdadeiramente bom.
As pessoas, está na natureza humana, tendem a fixar as coisas más, as desagradáveis e essa memória fica... que a ultima coisa que tu digas a alguém não seja uma coisa desagradável... nunca sabes se vais voltar a ver essa pessoa.
Quando falas com alguém elogia sempre algo, porque há sempre algo a elogiar. E não faças do elogio a alguém um elogio a ti. Agradece e elogia mesmo a outra pessoa.
Que quem se afasta de ti leve sempre palavras agradáveis.
Vais terminar um relacionamento com alguém lembra as coisas boas, fala só dessas, das coisas maravilhosas que aconteceram... não remoas o que foi mau... são lembranças muitíssimo difíceis de ultrapassar acredita em mim.

Nem sempre a vida das pessoas crescidas é feliz. Não quer dizer que as pessoas não sejam profundamente felizes. Mas há dias muito difíceis, há dias que não são bons de passar. Mas esses dias existem para que dês ainda mais valor a todos os outros maravilhosos dias.
O que te quero dizer aqui é que não tenhas medo de sentir dias menos bons, não tenhas medo de chorar os dias menos bons, não tenhas medo de te sentir abandonado, de sentir que não levas a vida mas que
és levado qual canoa sem rumo pela vida rio abaixo... sente os dias maus como sentes os dias bons... não fujas desses sentir.
Haverão dias em que as noites e os dias se fundem em que a insónia te invade em que a cabeça está cheia de preocupações e duvidas, em que pões tudo em causa, em que tens medo infantil de falhar, em que mesmo mesmo precisas de colo de conforto de alguém que te oiça ou simplesmente de alguém que esteja ali para não chorares sozinho... haverão dias em que tudo parece tão tão difícil em que só apetece ser pequenino de novo e pedir que tomem as decisões por nós em que sejam por nós... são dias em que te vais sentir injustiça-do pelo mundo em que te vais sentir abandonado por Deus, em que te vais zangar com ele e com o facto de por no teu caminho provas tão difíceis de ultrapassar, vais te sentir o ser mais desgraçado e triste do universo.... nesse dia não te vais lembrar de tudo o que tens para agradecer: saúde, paz, liberdade, amor, casa e alimento... são dias em que não te vais lembrar que há pessoas em pior (bem pior) situação que tu... são os teus dias de "lado lunar"... serão poucos com toda a certeza... mas não fujas deles, não te aterrorizes com eles, zanga-te com Deus à vontade ele aguenta, não te sintas injusto por não te lembrares das coisas maravilhosas que tens para agradecer.... simplesmente deixa sentir esses dias tristes sem medo. Nunca tomes nenhuma decisão nesses dias, pois por certo vais te arrepender... e nesses dias deixa a alma doer.... chora e grita o que tens a chorar e a gritar mas deixa fluir. Depois da noite mais escura podes estar certo vem o sol, vem a manha e com ela a alegria em estar vivo em agradecer o que se tem em perdoar quem não nos fez bem, em ser brutalmente feliz.
A vida das pessoas crescidas... a vida desta tua mãe não tem períodos sabáticos... tu és a razão de eu acordar de manha... dar-te vida, fazer-te feliz é o sentido da minha existência... e a tua vida não se coaduna com eu ter direito a períodos sabáticos... não tenho... sabia que não teria... e ainda bem.... mas como pai que serás um dia vais entender melhor que há dias em que não queremos ser crescidos, em que não queremos ter de tomar as decisões difíceis em que queríamos apenas decidir se o sabor do gelado é morango ou chocolate.


Amo-te



Tua mãe




terça-feira, 24 de setembro de 2013

204 - Bem-estar vs felicidade, perdoar e papel higiénico

Meu muito amado filho Estêvão

Jamais confundas bem-estar com felicidade. Como não deves confundir agora com para sempre.

Não confundas riqueza com sucesso. Sucesso constrói-se, riqueza conquista-se.

Sê sempre o primeiro a perdoar.

Quando estiveres numa consulta médica, nunca deixes o médico interrompê-la ou acabá-la antes do tempo. São o teu corpo e o teu dinheiro que estão em causa. Não saias enquanto não te deres por satisfeito com as respostas às tuas perguntas.

Sempre que fores devolver ou trocar algum artigo, vai de casaco e gravata.

Vê sempre se há papel higiénico antes de te sentares na sanita.

Se trabalhares numa organização onde as decisões sejam tomadas por um conselho, arranja maneira de pertenceres a esse conselho.

Nunca pares um desfile para apanhar uma moeda do chão.

Se tomares café sem açúcar trás o pacote contigo, se comeres batatas sem ketchup trás o ketchup contigo, se não gastares as amostras de shampoo de um hotel trás-las contigo.

Cria o hábito de ler qualquer coisa inspiradora e alegre antes de adormeceres.

Casa com uma mulher com quem adores conversar. Quando envelheceres, darás tanto valor a essa capacidade dela como a algumas outras.

Transforma os inimigos em amigos, tendo um gesto simpático para com eles.

Sê tão amável para o porteiro como para o presidente do conselho de administração. E sabe sempre o nome do funcionário da limpeza e de todos os outros.

Mete-te na tua vida.

Lembra-te de que quem é estouvado com o dinheiro também o é com as outras coisas.

Lembra-te que a melhor maneira de preveres o comportamento de alguém é veres os comportamentos passados.

Lembra-te de que quem te trair uma vez vai fazê-lo mais vezes.

Se tiveres vontade de fazer uma coisa e sentires lá no fundo que é isso mesmo que deve ser feito, fá-la. Muitas vezes a intuição é tão importante como os factor.

Não te metas em atalhos.

Aprende a fazer pão, bolo e arroz.

Toda a gente gosta de ouvir elogios. Procura tenazmente formas de elogiar os outros.

Passa todos os dias algum tempo por pouco que seja sozinho.

Sê original, se isso implicar ser um pouco excêntrico, sê-o.

Toda a gente merece um bolo de aniversário. Nunca festejes um aniversário sem bolo.

Dá a mesma atenção às coisas que estão a correr bem na tua vida como às que estão a causar-te problemas.

Jamais adies uma consulta médica que tenhas marcado.

Mostra-te sempre aberto à mudança, mas nunca abdiques dos teus valores.

Seja uma preocupação ou a pintura dum quadro, o importante é aprenderes a parar. E parar mesmo.

Não esperes que alguém saiba o que queres de presente de Natal ou de aniversário se não o disseres a ninguém.

Se os teus amigos, mulher ou filhos te estiverem a preparar uma surpresa e tu descobrires ... disfarça.

Antes de começares uma viagem longa enche o depósito do carro e esvazia a tua bexiga (e em especial a dos teus filhos).


Amo-te demais



Tua mãe

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

203 - Não deixes...

Meu muito amado filho Estêvão
Não deixes que o mundo te faça perder a doçura a alegria.
Não deixes que as atitudes dos outros mudem as tuas.
Não mudes o teu modo de agir porque os outros não retribuem o bem feito.
Nunca.
Deixa-te ir.
Deixa que o amor reine e acredita sempre no bem mais.
Acredita sempre que tudo vem do bem e jamais do mal.
E não mudes, não te angusties com nada nem te aflijas com coisa nenhuma.
Deixa sempre o coração falar mais alto.


Amo-te muito



Tua mãe

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

202 - Receita de bolo de bolacha

Meu muito amado filho Estêvão

Aqui te deixo uma receita de Bolo de Bolacha.... hummmm


ingredientes:
2 emb. bolacha-maria
4 gema(s) de ovo
125 g manteiga
250 g açúcar
1 caneca café muito forte
côco ralado
bolocha-maria ralada
 

preparação:
1. Bater as gemas, o açúcar e a manteiga muito bem até a mistura ficar cremosa.
2. Fazer café forte e passe as bolachas, uma a uma pelo café, não muito quente, e deixam-se arrefecer.
3. Coloca-se uma primeira fiada de bolachas num prato, como por exemplo em forma de flor, e depois barra-se com o creme.
4. Depois volta-se a colocar outra fiada de bolachas embebidas em café e depois o creme, e assim sucessivamente.
5. Por fim barra-se o bolo por fora e polvilha-se com o coco ralado e bolacha ralada.



Amo-te demais!

Tua mãe

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

201 - Apertar os sapatos


Meu muito amado filho Estêvão
Apertar os sapatos ai está uma coisa que não gosto de fazer mas que tem de ser... deixo-te aqui hoje algumas instruções ....





Por hoje é assim


Amo-te demais!


Tua mãe


200 - Fotografias, abrandar, consequência e como a vida é maravilhosa

Meu muito amado filho Estêvão
Quando tirares fotografias a pessoas que não estejam contigo sei lá numa festa de anos, num encontro, garante que depois as envias ou em papel ou por email ou de outra maneira qualquer. Faz isso mesmo sem as pessoas te pedirem.


Quando levares uma senhora a casa, só depois de ela entrar é que te deves vir embora.

Quando arranjares um animal de estimação, põe-lhe o nome só passados vários dias de o teres em casa. Há-de acabar por te ocorrer o nome indicado para ele.

Festeja todos os anos o dia em que conheceste a tua mulher. Sempre.

Trata sempre os teus empregados com o mesmo respeito com que tratas os teus clientes.

Abranda. Abranda realmente nas zonas onde houver escolas.

Deixa que sejam sempre os teus filhos a enfrentar as consequências dos seus actos. Independentemente da idade deles.

Sê rápido a tirar proveito duma vantagem.

Não contes que os melhores presentes venham embrulhados em papéis muito bonitos.

Podes ter sorte e muito trabalho (ter sorte dá muito trabalho!) e ganhar muito dinheiro, mas o teu trabalho deve sempre enriquecer tanto o teu espírito como a tua conta bancária.

Quando alguém que conheças como pessoa de bem se candidate a um lugar político, apoia-os com o teu tempo e dinheiro.

Quando precisares de conselhos de um profissional, recorre a um profissional e não a um amigo teu. Isto vale para um médico, um advogado, um electricista enfim...

Lembra-te que muitas vezes o silêncio é a melhor resposta.

Lembra-te que vão haver pessoas no mundo que tu vais gostar muito muito muito e que simplesmente tu não podes ficar ao pé deles... se ficasses estarias a fazer-te a ti muito mal. Deixa ir.

Nunca compres um colchão barato.

Veste-te sempre de modo adequado à tua idade. Não sejas novo e te vistas como os velhos, nem sejas um homem adulto e te continues a vestir como se ainda fosses um jovem adolescente. Para tudo na vida há tempo. Goza-o no tempo certo, aprende e evolui para deixar novas sensações entrarem, novas vivências surgirem.

Não penses que podes descansar na tua busca da felicidade, porque já chegaste aqui ou ali. A felicidade jamais é o destino mas sim o caminho e a felicidade só se obtém agindo sem medos. Deixando a roupa velha no armário em conquista de pele nova... como a cobra.

Não ponhas de parte uma boa ideia apenas por não gostares da sua origem.

Pelo menos uma vez na tua vida leva a passar férias contigo e com a tua família uma criança que não tenha essa possibilidade e faz com ela tudo o que fazes com a tua família.

Escolhe uma igreja que tenha músicas alegres.

Tudo o que fizeres na tua vida põe alma, põe coração, põe alegria. Tudo.

Não percas tempo à espera de inspiração, começa e a inspiração acabará por vir ao teu encontro.

Não acredites em tudo o que oves, não gastes tudo o que tens, nem durmas tanto tempo como queres.

Quando disseres "amo-te" fala a sério.

Quando disseres "desculpa" olha a pessoa nos olhos.

Quando te pedirem para fazeres um discurso jamais de demores mais que 30 minutos. E no fim agradece sempre.

Namora pelo menos seis meses antes de te casares.

Sempre que saíres em viagem nem que seja um só dia de ao pé dos teus filhos... no regresso trás uma lembrança pequena nem que seja um rebuçado e assim que chegares ao pé deles larga tudo abraça-os e diz-lhes o quanto tiveste saudades deles. Nada é mais importante que isso e não importa que idades tenham. Faz sempre isso.


Amo-te como a mar



Tua mãe

terça-feira, 17 de setembro de 2013

199 - Coisas complicadas que as mães têm de fazer, erros e ganhar, perde, viajar e coisas boas

Meu muito amado filho Estêvão hoje vou te deixar aqui algumas dicas soltas de coisas que para mim são muito importantes.

Quando viajares para algum lugar leva sempre uma faca e uma colher na mala. Sempre.

Quando viajares para algum sitio que não conheças antes de partir informa-te sobre o clima e coisas importantes para veres.

Ganha sem te vangloriares.

Perde sem te desculpares.

Observa sempre a tua atitude. Faz esse difícil exercício de pensares se fosse a mim eu gostaria que me fizessem isso assim? A tua atitude é a primeira coisa em que as pessoas reparam em ti.

Mesmo nas viagens pequenas leva sempre lenços de assoar, a tua almofada, sapatos de quarto e algo para ler e escrever.

Se algum dia considerares alguém "como se fosse meu filho/filha", "como se fosse minha mãe", "como se fosse meu irmão"... pensa bem antes de fazeres isso ou dizeres isso... como se fosse teu filho é para ser tratado como filho, bem cuidado, bem conversado, bem acompanhado... como se fosse é para sempre ou então.... não é como se fosse e não causes sofrimento a alguém assim.... como se fosse é como se fosse mesmo... ninguém pode pedir o coração de alguém, ninguém se pode dar a ti como se fosse e depois deixar de ser. Pensa muito bem nisso.

Pede a alguém que queiras conhecer melhor que faça uma lista das 5 pessoas que mais gostaria de conhecer. Dessa maneira ficarás a conhecer muito acerca dessa pessoa e é também uma excelente maneira de começar uma conversa.

Os prazos sejam eles qual forem são importantes. Respeita-os. Os horários são importante por favor respeita-os.

Quando um dia quiseres construir a tua família e fores tu o pai de filhos. Essa têm de ser sempre a tua máxima prioridade. Nada nem ninguém é mais importante que isso. Nem a tua família de criação. Nada. Seres pai deve ser sempre a tua prioridade. Deixa de pensar em ti e nos problemas que tiveste para ai chegar, deixa os teus quereres, as tuas dores, as tuas vontades, os teus apetites e assume completa e totalmente a tua responsabilidade de seres pai.

Quando te deres conta de alguém a fazer bem ou muito bem tarefas menores (menos exigentes), dá-lhe tarefas mais importantes e felicita e agradece sempre as tarefas bem feitas.

Lê sempre mais livros. Sempre.

Vê sempre menos televisão.

Lembra-te de que um bom preço não é necessariamente aquele que está marcado no objecto mas sim o valor que tem para ti e para a tua alma e para a tua vida.

Quando uma oportunidade te bater à porta, convida-a a ficar para jantar.
Muitas vezes as grandes oportunidade só batem uma vez nunca a deixes ao frio da rua.
Quando as oportunidades batem normalmente são pontos de corte, são saídas das zonas de conforto e por isso mesmo dão um medoooooo..... faz o teu discernimento e com desapego e sem medo decide o teu caminho. Eu estarei sempre sempre sempre ao teu lado. Agora e para sempre.

Encara as dificuldades da vida como desafios como oportunidades de crescimento.... encara todas essas dificuldades como mostras de confiança de Deus em ti e encaras uma e cada uma delas como oportunidades de cresceres de seres cada dia mais a pessoas que verdadeiramente és na alma e no coração.

Lembra-te sempre que o conhecimento não ocupa espaço... nunca aches que já não tens idade de aprender ou que já sabes tudo ou que o que sabes é suficiente... lembra-te de que quanto mais souberes menos receias.

Quando um qualquer funcionário te atender muito bem, seja num qualquer serviço, restaurante, hotel, etc... deixa uma boa gorjeta e ou por escrito ou a olhar nos olhos diz: "obrigada. Muito obrigada, pelo seu serviço extraordinário. Graças a si tudo correu bem foi muito"

Tira os óculos escuros quando estiveres a falar com alguém, nunca fales com alguém de pastilha elástica na boca, tira o boné ou o chapéu quando estiveres dentro de casa, se as botas estiverem  sujas nunca entres com elas dentro de casa, se o chapéu de chuva estiver molhado põe-o onde possa escorrer toda a água sem molhar a casa. 

Todos os anos mesmo que já não tenhas filhos que leiam livros infantis, compra pelo menos um livro infantil ... lê-o e depois oferece a uma criança.

Apresenta-te aos teus vizinhos assim que mudares de casa.

Quando um familiar teu ou um amigo teu adoecer, lembra-te de que esperança e pensamento positivo são remédios poderosos.... nunca digas que "vai correr tudo bem" mas diz que estas disponível para ajudar (e esta mesmo) que vais rezar pela pessoa (e reza mesmo) que essa pessoa é maravilhosa e quer a amas muito.

Quando foi a ultima vez que disseste a alguém que amas essa pessoa? mas o fizeste a sentir cada letra com verdade? quando foi a ultima vez que disseste a alguém gosto muito de ti? ou que disseste a alguém: obrigada por existir na minha vida? obrigada por seres meu amigo? és uma pessoa maravilhosa?
Quando se vai para crescido tudo serve para não dizer isso... porque há sempre ressentimentos....ninguém é perfeito mas se tens amor por alguém se essa pessoa é de algum modo importante para ti... faz com que essa pessoa perceba e saiba isso.
Da vida só levamos o bem que fazemos aos outros nada nada nada mais.

Quando encontrares alguma coisa que queiras muito muito muito ter, não deixes que uns trocos te impeçam de a comprar... se um dia encontrares alguém que queira muito uma coisa e se tu puderes ajudar.... ajuda sem hesitar.

Sê o melhor professor e treinador dos teus filhos.
Motiva-os sempre não a serem os melhores mas a serem o melhor que puderem.
Não admitas coisas como "não consigo"... e troca as voltas a essa frase para .... vamos tentar juntos e vais conseguir.

Nunca aceites que alguém fale mal do teu filho sem que oiças os vários lados da história e se algum dia o teu filho não fizer bem... ele tem de se desculpar e não tu... e tu tens de o ensinar a fazer isso mesmo: assumir a sua responsabilidade perante a vida. Ninguém rouba porque tem uma vida difícil, ninguém se porta mal porque os pais isto ou aquilo, ninguém é fraco porque não tem amigos, ninguém faz mal porque todos fazem, ninguém faz menos mal ou mais mal que os outros... assumir a vida pelos "cornos" sem lamurias sem queixumes e levar a vida para a frente com coragem é o maior ensinamento que dás aos teus filhos.
Passado já não se muda só serve para se aprenderem lições, futuro não se sabe o que se tem agora é o presente e neste temos de assumir as nossas responsabilidade e não nos escondermos atrás dos outros.

Não sejas egoísta com as coisas... aprende sempre e cada dia mais o desapego e a maravilha que é fazer o bem aos outros. Sem olhar a quem.

Jamais aceites conselhos de alguém sobre parentalidade que não seja pai ou mãe. Jamais. 
Escolhe para médico dos teus filhos alguém que tenha filhos também.
Quando alguém te falar sobre o seu filho não faças imediatamente a lógica do "com o meu filho/filha não era nada assim" ou "com o meu filho/filha era bem pior/melhor"....  Não há nada mais rídiculo que um pai estar a comparar as doenças do seu filho com as do teu filho.... ou a idade a que o filho andou em comparação com o teu... há o meu filho andou aos 13 meses o seu ja tem 16 e ainda nao anda! e depois? essa pessoa é uma perita em desenvolvimento infantil?? há o meu filho nunca estava doente o seu esta sempre doente? há sim? é de novo um perito em medicina infantil? o seu filho ia à escola com outros meninos? andava na rua? essa pessoa está a fazer essas comparações porque?? quer provar que era melhor pai/mãe? que tu és pior pai? que é o maior perito em desenvolvimento infantil? ou vai la para casa ensinar o teu filho a andar? ou vai la para casa dormir no chão ao lado do teu filho doente para tu poderes dormir??
Todas as pessoas adoram "mandar palpites" ... não o fazem por mal fazem-no sim de sincera preocupação.... mas na grande maioria das vezes não ajudam nada e só te põe mais nervoso ... agradece e continua a tua vida.
Mas ouve sempre o que os outros te dizem, com amor e respeito.

Na via há coisas que precisam de ser mais bem feitas do que alguma vez foram. Outras precisam apenas de ser feitas. Há outras que não precisam de ser feitas. Aprende a distinguir umas das outras.

Compra sempre escadote mais altos do que julgas precisar extensões eléctricas e mangueiras mais compridas do que pensas precisar, compra sempre mais lenha do que a que pensas precisar e mais tinta também. 

Jamais confundas meros inconvenientes e coisas que dão trabalho e podem demorar a resolver com verdadeiros problemas. Inconvenientes são só coisas que te surgem na vida porque tens de aprender a ultrapassar as tuas vergonhas, as tuas limitações, tens de evoluir. Problemas são pontos de paragem, de quebra, de silencio, de oração, de evolução e involução.

Quando te pedirem que leias, rezes ou cantes em publico fá-lo com alegria e depressa.

Mostra mesmo mesmo mesmo mesmo respeito pelas pessoas cuja profissão as faz ficar com as unhas sujas.
E agradece-lhes sempre o seu trabalho. Sempre.

Quando terminares um namoro, um casamento, quando fores viajar, quando fores emigrar, quando te fores ausentar... despede-te e agradece.... e jamais (repito: jamais) ou faças de outra maneira que não seja pessoalmente ou na ultima possibilidade de não poder ser pessoalmente fá-lo sempre por escrito.
Jamais simplesmente desapareças sem te despedires, sem celebrares as coisas boas (que as há sempre) que viveste com essa pessoa.... faz mesmo questão de um abraço pessoal, de veres a pessoa chorar por ti, de chorares tu também... todos esses pontos de quebra são pontos de paragem e de avaliação e tens de ter a coragem o suficiente para ouvires os outros e para falares com os outros... não simplesmente desapareças .... sai da tua zona de conforto e sê boa pessoa para ti por ti e para os outros e pelos outros... quem te gosta, quem te ama precisa desse momento... o luto (que perdas não são nada mais nem menos que pequenas mortes) devem ser feitos com coragem, no cara a cara e não simplesmente deixar a coisa andar.
É a maior prova de maturidade que dás a alguém é essa mesmo despedires-te dessa pessoa.

Quem gere um orçamento mensal sabe que uma grande fatia do mesmo vai directamente para as compras de supermercado, nomeadamente a alimentação. Esta é uma factura incontornável, no sentido em que não é possível reduzi-la, porém, mesmo assim, permite poupar dinheiro. Considera estas dicas originais que aqui te deixo para uma poupança extra no sector da alimentação na tua casa no futuro

  1. Aproveita tudo: isto quer dizer que deves tentar utilizar tudo aquilo pelo qual pagaste no supermercado/mercado/loja. Por exemplo: usa o óleo/azeite das latas de atum para temperar uma salada de acompanhamento; aproveita a calda do feijão enlatado para adicionar ao arroz ou à sopa que estas a confeccionar com os mesmos; se vais fazer um creme de brócolos, utiliza os troncos dos mesmos; os ossos também podem ser aproveitados para adicionar sabor e nutrientes a sopas e estufados… Poupar dinheiro na alimentação também passa pela sua rentabilização máxima. 
  2. Datas de validade: só porque a data de validade de um iogurte ou dos ovos foi ontem, não significa que não os podes consumir. Pelo contrário, deves consumi-los de imediato, procurando uma forma de os incorporar na confecção de uma refeição nesse mesmo dia. Claro que embora o objectivo seja poupar dinheiro, também deves usar o bom senso antes de utilizar um alimento cujo prazo de validade já tenha passado: verte o alimento para uma taça de forma a poder observar, provar e cheirá-lo antes de o aproveitares.
  3. Legumes frescos vs. congelados vs. enlatados: não há nada como cozinhar com e consumir legumes frescos, porém, com um prazo de validade curto, não é raro acabarem no caixote do lixo, desperdiçando-se assim alimentos e dinheiro. A  melhor forma de poupar dinheiro em legumes é optar pelas suas versões congeladas e/ou enlatadas – igualmente nutritivas, duram mais tempo e são mais baratas. 
  4. Congelar, congelar, congelar: uma das melhores dicas para poupar dinheiro em alimentação passa por congelar. O congelamento é o aliado perfeito para poupar dinheiro na alimentação: congelar refeições que sobraram e congelar alimentos que tem em excesso (para não se estragarem), por exemplo. Nunca descures esta opção na cozinha – permite preservar muitos alimentos e poupar muito dinheiro.
  5. Rentabiliza os restos: deitar alimentos fora é igual a deitar dinheiro fora, por isso, sempre que sobrar comida pensa de imediato de que forma vai aproveitá-la. Podes levá-la para o almoço no dia seguinte ou então utilizar os restos de comida para preparar um prato ligeiramente diferente ou então criar uma nova receita. Sê sempre criativo, poupa muito dinheiro!
  6. A forma como se cozinha: os recursos energéticos utilizados na preparação e confecção dos alimentos também podem contribuir para poupar ou desperdiçar dinheiro na alimentação. Isto significa que deves seguir as habituais dicas de poupança no que toca à água, gás e eletricidade, ou seja, não ligues o forno até realmente precisares dele, adequa o tamanho das panelas à boca do fogão, não deixes a água da torneira a correr se tiveres de lavar muitos alimentos (enche antes o lava loiça e reutiliza a água), reúne todos os ingredientes de uma só vez, evitando abrir o frigorífico/congelador muitas vezes. A verdade é que existem várias formas de poupar dinheiro na cozinha!
  7. Provas de alimentos novos e diferentes: poupar dinheiro na alimentação também pode ser divertido, principalmente se fizeres provas de alimentos novos. As marcas brancas são, obviamente, as mais baratas, mas podes ter alguma resistência em comprá-las sem conheceres – não tenhas! Compra duas marcas brancas de um produto e leva-as para casa para fazeres uma prova, repetindo sempre que te apetecer provar algo novo e/ou reduzir a conta do supermercado. Vais surpreender-te ao descobrir que muitas vezes os alimentos mais caros nem sempre são os melhores ou os mais saborosos!


Ufa acho que hoje é tudo




Amo-te como o calor das ilha Baleares no verão a acabar



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

198 - Leva sempre tennis

Meu muito amado filho Estêvão

Sempre que viajares de avião, carro, a pé, de bicicleta enfim sempre que saíres de casa leva sempre os tennis para poderes correr onde fores
Vais gostar.

É a melhor maneira de conhecer os sítios

Amo-te muito



Tua mãe

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

197 - Dinheiro, decisões com ele, trabalho e suas características, pessoas e porque tudo complica

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje quero falar-te de algumas coisas todas diferentes mas todas muito importantes para mim e que penso tenho de te transmitir.

O dinheiro não é tudo na vida. Tu não és mais nem melhor pelo dinheiro que tens NÃO ÉS e mete isso na cabeça. Mas o dinheiro é um mal necessário (ou será bem necessário?) fonte de muito stress, fonte de muitas confusões, fonte de grandes problemas na vida das pessoas e dos casais. Há um ditado bem Português que diz "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão" ... e é mesmo assim o dinheiro é muitas vezes fonte de problemas e discussão.

Aprender a lidar com o dinheiro que é sempre pouco (alias sendo pouco ou não é como o petróleo é um bem não renovável, não é infinito, não é eterno e temos hoje quem sabe amanha?). Não sejas forreta é um defeito horrível, partilhar é fundamental... mesmo mesmo mesmo... partilha com a tua família com os teus amigo com quem tem menos.... o dinheiro não trás por si nenhuma felicidade mas sim o que podemos fazer com ele... viajar, estudar, comprar livros, convidar os amigos para jantar, tratar da nossa saúde.... circular é fundamental para fazer crescer mas jamais esbanjar JAMAIS.
Vou de dar aqui alguns pontos de vista que são os meus.... recebi-os dos meus pais e irmã e deixo-tos a ti.
1 - Reduz ao máximo as refeições que fazes fora de casa. Não comas o pequeno almoço, almoço, lanche e jantar fora por habito. Nunca. Um dia por outro, um jantar de aniversario,um almoço ou jantar de negócios um almoço de comemoração, um café com um amigo tudo isso é óptimo é maravilhoso e vai e aproveita... agora o dia a dia... ai não... toma café em casa há maquinas óptimas e é muito mais barato, leva o almoço para o trabalho... faz sandwiches ou faz mais um bocado no jantar da véspera para levares para o almoço no dia a seguir, leva fruta para o lanche .... vais ver que é muito mais barato, muito mais saudável e ainda te dará tempo para fazeres coisas que gostes à hora do almoço em vez de esperares a tua vez no restaurante.
2 - No supermercado, o que tiver validades longas compra e guarda e compra em grandes quantidades que sai mais barato. Vai ao supermercado uma vez por semanas para os alimentos de validade curta e uma vez por mês para os restantes. Se encontrares promoções úteis aproveita. Usa a congelação para aproveitares tudo o que te sobra... os resto de arroz de hoje são pasteis amanha, as cascas dos camarões de hoje dão base de sopa amanha...tudo se aproveita. Tudo. Compra as chamadas "marcas brancas" são bem mais baratas e boas como as outras. Fruta compra sempre nacional e da época é mais barato e melhor. Nunca vás as compras com fome, nem com crianças nem sem lista de compras.
3 - Não faças as contas ao que tens para gastar e sim ao menos que podes pagar. Compra em segunda mão o que puderes, menos produtos de electrónica, dá o que não precisas ou vende, ou troca. Se te emprestarem 200000 euros para comprares uma casa não procures casa até esse valor.... procura a casa que queres mesmo que seja muito menos que esse valor. Não seja se tenho esse dinheiro vou gasta-lo.
4 - Nunca (repito nunca) compres um carro a crédito (ou seja que não seja a dinheiro e a pronto) e nunca compres as compras de supermercado com cartão de crédito. Se não tens dinheiro mas dinheiro dinheiro para a televisão que queres, o carro que queres a maquina da loiça que precisas... então poupa até teres e depois então compra. Se não tens dinheiro para as compras de supermercado a pronto então ... pensa o que esta errado mas não uses um cartão do qual vais receber a conta para pagar depois de teres consumido os produtos.
O meu primeiro carro tive-o já tinha 33 anos e comprei-o a pronto e mais nada.... trabalha mais, poupa mais mas acredita é o melhor que fazes... um carro é só despesas, o seguro, a manutenção a gasolina se alem disso ainda tens uma prestação ... não te metas nisso dificilmente resolverias essa complicação.
O cartão de credito deve ser usado com muita (repito muita) moderação... e sempre pago na integra no mês seguinte... se não é uma grande embrulhada e paz de espírito é melhor.
5 - Se te casares, ou tiveres uma companheira e viverem juntos.... vivam os dois do que ganha mais e guardem sempre o ordenado da pessoa que ganha menos. Na integra. Ponham numa poupança a render.Vais ver a maravilha que vai ser as economias que vão fazer para os dias menos bons que podem vir, para passear, para um projecto, um negocio enfim para ter de lado para qualquer eventualidade. Habituem-se a viver só com isso e não pensem em mais nada.
6 - Nunca te reformes. Não quero dizer com isto que toda a vida deves trabalhar como trabalhas aos 30 anos .... mas nunca deixes de trabalhar e de receber pelo teu trabalho... primeiro porque te mantens activo mentalmente e actualizado o que te fará sempre sentir útil a ti à tua saúde, à sociedade à tua família e por outro esse extra de dinheiro vai te fazer falta sempre.
7 - Não vivas de subsídios. Jamais. Aceita os subsídios como algo muito temporário (Muito) e faz-te à vida. Faz-te à vida mesmo. Ninguém tem de trabalhar por ti. Não te faz bem a ti nem a ninguém.
8 - Paga sempre que possível em dinheiro. Dizem os peritos que quando vês o dinheiro fisicamente a ir embora passas a gastar menos. Dinheiro de plástico ou de papel como são os cartões ou os cheques têm despesas extras e não te dá conta do que gastas mesmo.
9 . Anota todas as despesas que tenhas das mais pequenas à maiores... faz um registo mensal e controla bem todo o dinheiro que sai. Tudo.Para o mês seguinte passares a gastar menos.
10 - Poupa 10% do que ganhas sempre e por menos que ganhes. 10% todos os menos. Paga-te a ti primeiro ou seja quando receberes tira logo 10% e esquece-te deles e vive com o resto. Sempre e para sempre.
11-Se te casares ou viveres com alguém que seja a pessoa mais gastadora a controlar as despesas do casal... para que aprenda depressa o sentido do gasto e do dever de poupar.
12 - Nunca te atrases num pagamento. Nem deixes para o ultimo dia, recebe uma conta e paga-a e pronto não penses mais nisso.
13 - Não compres nada que não seja a pronto a menos se precisares de comprar uma casa. E se tal for compra a mais barata que puderes para não teres uma despesa fixa muito grande.
14 - Se pedires dinheiro emprestado paga-o o quanto antes. Sempre.

Hoje queria falar-te também de amor e que às vez tu amares alguém como se o mundo fosse acabar não significa que essa pessoa queira ou tu queiras que essa pessoa fique ao pé de ti... aprende (e olha que esta é uma aprendizagem que custa) aprende que vais amar muitas pessoas no mundo que nunca vais poder ter ao pé de ti... porque é assim mesmo amor significa querer bem e as vezes querer bem é deixar ir é seguir o caminho e deixar a pessoa viver... porque se ficares te vais magoar e não vais estar a fazer o bem ao alvo do teu amor. Desapego. Liberdade. Dar asas. Ser feliz.

Quem verdadeiramente te ama, nunca desiste de ti, nunca.... mesmo longe vai te amar sempre e só vai querer o teu bem... quem te ama não te mente, não te mal-trata, não te ignora, não te afasta porque sim... quem te ama verdadeiramente vai te amar sempre e sempre encontrará maneira de te ajudar de se fazer presente de te mostrar o amor. Mesmo longíssimo. Quem te ama é teu amigo e vai ao encontro da tua alma.
Os amigos leais estão contigo sempre... no mal porque ai é fácil estar, e no bem no sucesso que ai é mais difícil estar... amigos leais não mentem... amigos leais não escondem, amigos leais dizem na frente as coisas más e nas costas as coisas boas... amigos leais são sinceros, amigos leais ouvem-te amigos leais fazem o que não querem mas o que tu queres, amigos leais pensam primeiro em nós e depois neles... amigos leais amam quem tu amas, amigos leais não te deixam cair amigos leais não te deixam a chorar sozinho. Nunca.

Amigo leal não tem preço.


Amo-te como a mim... alias não....amo-te como até ao infinito e mais além





Tua mãe






1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...