terça-feira, 19 de março de 2013

139 - Dia do pai

Meu muito amado filho
Hoje é dia do pai.
Não gosto disto dos dias disto ou daquilo ... mas hoje é mesmo o dia do pai.
O meu pai gostava deste dia. Gostava de receber prendas neste dia. O meu pai era (é) o teu Avô Francisco.
O Avô Francisco era escorpião, tinha olhos verde água e o cabelo todo branco. Tinha um tique de morder a unha do dedo esquerdo. Era engenheiro agrônomo e toda a vida trabalhou no ministério da agricultura. Foi soldado na guerra do ultra-mar e combateu em moçambique. Era uma pessoa que era tida como simpática pelos colegas de trabalho, eu tinha-o como pessoa muito exigente para mim.
Hoje (hoje mesmo, mais do que em qualquer outro dia desde que faleceu em 2010) lembro-o como uma pessoa que me deu muitas ferramentas sem as quais hoje não viveria.
Durante anos a nossa relação foi muito mais ácida que doce muito mais longe que perto e nem imaginas como hoje lamento isso.
Sabes meu filho, durante anos (e hoje ainda um bocadinho) há muitas coisas, muitas atitudes que eu não entendo do teu avô Francisco... mas hoje e com o filtro mais generoso e correto do mundo o filtro do tempo, consigo perceber que algumas das coisas que eu "não gostava" no meu pai são as "coisas" que me fizeram quem sou que me moldaram a ser a pessoa que sou hoje. E que bom que é. E que bom que foi. Doeu muito mas acho que seria menos corajosa, teria muito menos o sentido de justiça fase ao próximo se o meu pai tivesse sido outro.
Sabes filho, pai é pai e pai ama como mais ninguém mesmo que as vezes não pareça mesmo que às vezes não pareça mesmo nada. O pai vê a estrada mais longe que nós e acredita que em pequenas coisas da nossa vivencia eu vejo já muito de mim como educadora que o meu pai foi também.
Era muito pequena e lembro-me de estar a dar na televisão um programa sobre a Guerra de Africa. Lembro-me de pensar como era ridícula a ideia da Guerra as razões dessa Guerra em particular e lembro-me de pensar e dizer que se eu fosse rapaz na altura fugia mas não ia à Guerra. E tenho esta resposta marcada na alma até hoje (provavelmente mais ninguém no mundo se lembra dela): "Filha a Guerra não era minha, não era nossa, nem sequer era da maioria dos Portugueses, era uma Guerra inútil como todas as Guerras são mas como é que ficaria a minha cara a minha honra, como viveria eu o resto da minha vida se eu fugisse e não tivesse combatido como outros fizeram e até por lá morreram?"... ainda hoje acho que é isto que me faz não ficar calada é o que me faz achar que tenho de lutar. E lutar mesmo.
Lembra-te de onde vens e para onde vais.
Sempre

Amo-te demais




Tua mãe

quarta-feira, 13 de março de 2013

138 - A difícil arte de educar


Meu muito amado filho
Hoje cai na conta que um dia vais crescer e vais-me julgar. É natural eu fiz o mesmo com os meus pais. Todos nós passamos por uma fase no nosso desenvolvimento em que achamos que os nossos pais só fazem asneiras e que deviam ter feito assim ou assado e que tu querias era de outra maneira que são uns idiotas que só te querem prejudicar.
Vamos fixar um ponto agora e para sempre. Os teus pais e a tua família de sangue e aquela outra família que o teu coração escolheu só te amam. Nunca mas nunca nunca nunca nunca na tua vida vais conhecer alguém que te ame mais que a tua família. Nunca jamais tenhas duvida disto.
Eu como tua mãe digo-te que se precisares de ar eu dava-to todo. Mas todo todo. Como tua mãe não quero ser tua amiga não quero mesmo. Amigos fundamentais mas são outra coisa. Eu sou tua mãe não serei jamais tua amiga. Quero que haja momentos na tua vida em que só te apeteça dizer-me “odeio-te” (e talvez vá haver um outro em que até mo digas efectivamente) é sinal que estou a fazer o meu papel de te educar. É sinal que estou a cumprir a tarefa a que me propus quando decidi que tinhas que nascer. Porque educar nunca é fácil educar é dizer não milhões de vezes e isso dói e isso vai-te fazer odiar-me profundamente e isso a mim acalma-me porque me diz que te estou a dar regras que te estou a educar para seres um ser humano bom e generoso mas que respeite o espaço a liberdade e a vida dos outros, que perceba que o mais importante não é querer subir é subir mas sem pisar ninguém.
Um dia vais-me julgar. Um dia (ou vários dias) vais chorar muito porque não vais concordar com uma ou mais atitudes minhas. Vais. Obviamente vais porque se não fores é porque pensas e não dizes nada e isso é muito pior. Diz sempre mas sempre sempre o que pensas. Dentro da tua família haverá sempre quem te oiça.
Mas quero mesmo que entendas que tudo mas tudo tudo que faço é primeiro para o teu bem depois para o teu bem e depois ainda para o teu bem.
Vamos ser companheiros de caminho vamos brigar nos cruzamentos da estrada vais fazer birra e mostrar a “beiça” e vai te apetecer atirar os brinquedos ao ar e puxar o cabelo e chorar… vai te apetecer isso tudo mas vais confiar vais confiar e vai ser como se quer … ou seja unicamente para o teu bem.
Há tua volta vais ter pessoas que não te amam porque te deram a vida mas te amam porque o coração delas escolheu amar-te, porque o coração delas é tão brutalmente grande e maravilhoso que te amam mesmo não te tendo dado a vida uma vez…. Dão-ta todos os dias. Fazem por ti a vida. Abriram as suas vidas à tua vida. Mesmo essas pessoas todas um dia vão ser julgadas por ti e também a elas tu vais culpar e cobrar … mas olha também elas (alias especialmente elas) te amam como se ama o mar de imenso e profundo e também elas não vão querer a tua amizade nem o teu respeito porque “tem de ser” todas elas vão querer o teu bem a todo o custo… repito meu amor… o teu bem a todo o custo. A custo de não dormir tão bem, a custo de não fazer isto ou aquilo para te dar isto ou aquilo, a custo de mudar de vida de mudar de rumo de ir ao teu encontro…. De fazerem caminho mesmo sabendo que um dia vão ser julgadas.
Crescer é difícil amor. Vai ser sempre. Dói. Caramba dói tanto que se pudesse doer a mim era já. Mas vai ter de doer a ti. Eu própria vou-te fazer doer. Faz parte do meu papel. Mas em momento nenhum duvides que todos nós família de sangue ou família de coração o que queremos para ti é o teu bem. Só e unicamente o teu bem e se no “fim” (seja lá isso quando for) formos todos julgados e todos odiados mas tu fores o ser maravilhoso que és já e ainda mais em potencial… então todos nós teremos feito o nosso papel.
Todos sem exceção assumimos ao mesmo nível o amor por ti e a vontade imensa em fazer de ti a melhor, mais feliz, mais amável e amada pessoa do mundo, e por outro lado a necessidade de te dizer não milhões de vezes de não te dar tudo o que anseias de te privar de coisas que tu achas que tinhas direito.
Nada de fundamental nunca te faltará e isso sim é amor.

Amo-te como se não houvesse amanha.



Tua mãe

sexta-feira, 8 de março de 2013

137 - Todas as mulheres da tua vida....

Meu muito amado filho

Hoje é dia Internacional da Mulher um dia muito importante.
Todos os dias tens (mas tens mesmo) que tratar todas as mulheres da tua vida como rainhas.
A tua esposa, a tua mãe, as tuas avós e bizavós, as tuas tias quer estejam perto quer estejam longe, as tuas primas, as tuas professoras, as tuas colegas de trabalho de escola, as tuas vizinhas, a senhora que vende fruta, a senhora que limpa a escada, a senhora que te trata da saúde enfim todas as mulheres da tua vida.
Todas sem excepção são rainhas e princesas e todas sem excepção merecem o céu, a lua, as estrelas e todo o carinho e respeito do mundo.
As mulheres são guerreiras valentes e criaturas maravilhosas luminosas que só merecem a vida.
Nunca desrespeites uma mulher.

"Mais do que ser brisa. E ondular searas e flores. Mais do que ser sol. E inebriar o mundo de mil cores. Acima do que já houve. Do de que há e ainda houver. Está a benção insuperável, extasiante e inigualável de ser tão somente MULHER!(Maria Filomena Ferreira)

Amo-te como se ama a água que cai do céu.



Tua mãe



segunda-feira, 4 de março de 2013

136 - Pede perdão

Meu muito amado filho

Quando tu e a tua mulher se desentenderem pede desculpa, independentemente de teres razão. Diz-lhe: "Desculpa se te enervei. Perdoas-me?".
Trata-se de uma expressão mágica que cura tudo.

Amo-te demais



Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...