quinta-feira, 23 de setembro de 2021

899 - Porque às vezes a vida nos atropela

 Meu muito amado filho Estêvão


Que noite tivemos os dois hoje não foi? Tu no teu coração mais pequeno que eu e neste inicio de ano lectivo que esta a custar mais que os outros e eu no meu coração maior os dois sem dormir tu no teu quarto eu no meu e cada um pensando como fazer para que a vida siga.

Há uma frase que gosto muito de um autor que não conheço que diz "Não faça promessas quando estiver feliz. Não discuta quando estiver com raiva. E não tome decisões quando estiver triste", leva-a contigo para onde fores e pensa nela sempre que te apetecer marcar casamento de tão feliz que estar ou despedires-te de tão irritado que estas .... calma. Reza, medita, dorme, sente as coisas primeiro.

Tu nasceste por escolha minha disso eu não tenho qualquer duvida. E ainda bem o mundo e muito muito muito muito melhor contigo nele mas muito muito melhor. Tudo isto que agora nos angustia vai passar e daqui a uns anos tudo isto, a trompa e o treino da trompa, organizar os livros, onde dormir como fazer e o tempo que nunca chega e os trabalhos de casa que são muitos e o trabalho da mãe que é muito... Deus me dê saude é a unica coisa que peço sempre, Deus me permita ficar viva e não morrer antes de te ver cumprires o teu proposito é a unica coisa que peço, saude e braços para trabalhar que o resto eu hei de conseguir.

Ninguem me disse que ia ser fácil mas Deus dá as provas conforme a força do guerreiro a mim eu tenho a certeza que ele me confunde com um comando furioso tipo Rambo mas tudo bem ... a vida pode esperar não é? ou talvez não espere o importante agora é a tua paz a tua calma e levares a vida a tua a bom porto.

Se as vezes de manha quando te acordo te pareço chorona como me dizes tantas vezes é porque de facto as vezes com o sol a nascer e eu acordada a fazer contas a vida e não só contas das que se soma e subtrai mas contas das que se pensa como era bom não sair da cama como era bom abraços beijos e festas como era bom não ter presa como era bom sair para caminhar como era bom não ter de constantemente fazer contas como era bom ter a vida sem a vida nos ter .... pronto é isso as mães choram as vezes na cama sozinhas e faz parte .... acho eu que nunca fui mae de outro modo mas olha não te preocupes que a vida segue sempre sempre sempre e o que é para ser será sempre sempre sempre a bem ou a mal.

Vai tudo correr bem isso eu tenho a certeza e vai ter o teu tempo e a tua casinha para estudares e tocares a tua trompa e fazeres os teus desenhos os teus ensaios e jogares a tua playstation. 


Como diz Santo Inacio "O amor consiste mais em obras que em palavras"....cada amo-te de que digo é tão real como qualquer tijolo que pegues numa obra.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

898 - De longe

 Meu muito amado filho Estêvão


Sabes uma coisa que eu tenho aprendido com a idade: não precisas estar perto de quem não te faz bem. Não precisas mesmo.

Meu filho se houver pessoas que não te acrescentam, se houver pessoas cuja presença te incomoda, cuja presença te prejudica até afasta-te, ignora, bloqueia, segue a vida... ninguém tem de ficar onde não se sente bem.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

897 - Aqueles murros no estômago

Meu muito amado filho Estêvão.

Eu acho que por mais anos que vivas nunca vais conhecer ninguém na tua vida que tenha estudado e o continue a fazer tanto como a tua mãe. Estudo formal daqueles que nos dá licenciaturas, mestrados e doutoramentos e estudo informal aquele que nos dá sabedoria, mas queres saber tu tens sido de longe mas assim de longe longe o meu maior professor, quem me tem ensinado mais.

Desde que existes tens me virado do avesso uma e outra e outra vez e de todas as vezes eu acho que o meu novo avesso é o lado certo.

Ser tua mãe ver te crescer ouvir te nas tuas vontades nas tuas opiniões tem sido uma incrível aventura. 

Ouvir te no que não dizes também.

Desde que me lembro de saberes falar que me pedes poucas coisas: um irmão e um padrasto.... haaaa e para ires a Disneyland de Paris.

A ultima já podia ter acontecido não fosse a COVID19 as outras são complicadas ou diria eu melhor impossíveis.

Sinto diariamente que te falho com isso, percebo que te faça falta um irmão pela companhia pela responsabilidade pela partilha e percebo que há coisas que se falam com um homem de confiança que não consegues (mas devias!) falar comigo. Se pudesses ver o interior da minha cabeça do meu coração ias ver como isso tudo faz parte da minha preocupação constante contigo. A culpa de ter falhado.

A culpa alias é o meu nome do meio. É uma constante mas há dias em que essa culpa fica mais assanhada. Ontem por exemplo, esta madrugada por continuação.

Será que devia ter continuado a viver com o teu pai e as coisas seriam diferentes?

Será que devia trabalhar menos e passear mais contigo? para isso terias de estudar na escola publica e não onde estudas e isso seria melhor ou pior? não conheceres a musica faria de ti uma pessoa diferente? 

Será que te devia ter dado um irmão há uns anos ? ou ainda agora? 

Será que um padrasto faria de ti uma pessoa diferente? que requesitos devia eu ter para essa posição? estarei eu a ser muito exigente? pouco exigente?

Será que a pessoa que és, as coisas que gostas, as orientações que tens são de minha responsabilidade ? foi pelas minhas más escolhas ou boas escolhas? 

Onde é que eu errei? onde é que eu não errei?

Será que não errei em algum lado?

Os pais vêem aos pares por isso mesmo para haver conversa nas escolhas, para dividir a culpa, para dividir a responsabilidade?

Eu estou e estarei sempre sempre sempre aqui para ti, sempre sempre sempre para tudo para o que for, serei sempre tua mãe mesmo quando já cá não estiver, mesmo longe, mesmo quando não me quiseres ou não souberes ou não for ainda o tempo para me dizeres o que seja, o meu amor não diminuirá jamais haja o que houver.

Um dia se e quando fores pai vais perceber aquilo que te disse acima da culpa essa coisa amorfa mas não tanto assim essa coisa sem tamanho mas nem tanto assim que me faz questionar tudo sempre.


Amo-te infinitamente


Tua mãe 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

896 - 𝟰𝟬 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗱𝗮 𝗔𝗹𝗲𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼𝘀 (𝗢𝗯𝘃𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗡𝗮̃𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀)

 Meu muito amado filho Estêvão


Há bastante tempo que não te escrevo acho que ando muito ocupada a vivermos a nossa vida e tem de faltado energia para te escrever, só isso.

E nem hoje será o dia em que te escrevo.

Já te disse aqui que as vezes leio por ai coisas que ecoam em mim, coisas que fazem sentido para mim e que então aqui partilho contigo.

Hoje partilho algo que li de uma amiga e que aqui fica.


1. Empresta apenas aqueles livros que não te importarás de não voltar a ver.
.
2. Se alguém te tentar convencer de que determinado serviço que te está a impingir 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́  time-sharing é porque 𝘦́  time-sharing.
.
3. Não tentes desencaixar duas peças de LEGO com uma faca de cozinha.
.
4. Aprende a rir-te de ti próprio.
.
5. Escreve todos os dias 3 coisas pelas quais te sentes grato. É a terapia mais barata que conheço.
.
6. Doseia o sarcasmo. Na maioria das situações, é uma armadura que vestimos, disfarçada de humor.
.
7. Trabalha melhor, não mais.
.
8. Substitui o gel de banho por sabonete hidratante.
.
9. Mantém um caderno e uma caneta na mesa de cabeceira. Por vezes, as melhores ideias surgem entre sonos.
.
10. Sê gentil com os outros.
.
11. Sê ainda mais gentil contigo.
.
12. Faz duas listas: uma com as coisas que te roubam energia, outra com as que te dão energia. Para de fazer os itens na primeira lista. Começa a fazer tudo da segunda.
.
13. Quase tudo voltará a funcionar se reiniciares ou desligares e aguardares alguns minutos. Incluindo tu.
.
14. Desenvolve a tua inteligência emocional. 80 por cento do sucesso em praticamente qualquer área depende da nossa capacidade de lidar com pessoas. 
.
15. Mostra-te confiante. Ainda que não te sintas, finge. Ninguém vai perceber a diferença.
.
16. Não leves tudo tão a sério. Descontrai e relaxa. Excetuando situações de vida ou morte, nada é tão importante como inicialmente aparenta.
.
17. Sê audaz e corajoso! Arrependemo-nos mais das coisas que não fizemos do que das que fizemos e não correram como gostaríamos.
.
18. Assume responsabilidade radical pelo teu estado emocional. Não delegues nos outros o poder de determinarem como te sentes.
.
19. Faz a lista das coisas de que tens medo. Pergunta-te o que farias se o medo não estivesse presente. Escreve as respostas. Faz o que escreveste.
.
20. Ninguém viaja sozinho. Agradece sempre o apoio que recebes dos outros.
.
21. Reconhece que "há mais coisas no céu e na terra do que sonha a tua filosofia". Quem o escreveu foi Shakespeare, e é basicamente isto.
.
22. Parte do princípio de que as outras pessoas estão bem-intencionadas em relação a ti.
.
23. O importante é a viagem, não o destino.
.
24. A viagem mais entusiasmante que vamos fazer na vida é a de descobrirmos quem somos e o que nos faz felizes.
.
25. Assume que pertences a todas as salas onde entras e a todos os sítios onde estás, em vez de te tentares encaixar neles.
.
26. Faz a lista das experiências que queres viver nos próximos 3 anos e afixa-a num local onde leias todos os dias.
.
27. Não alimentes expetativas em relação aos outros. Quando for importante, estabelece antes compromissos.
.
28. Responde “Nem pensar!” (não exatamente com esta escolha de palavras!) a todos os pedidos e convites cuja resposta não seja um entusiástico “Vamos a isso!”
.
29. Escuta o dobro do que falas.
.
30. Envia flores (ou outra prenda) a um amigo(a) como agradecimento ou simplesmente porque sim.
.
31. Não hesites em investir dinheiro em coisas que tornam a tua vida mais fácil ou que te melhoram a ti própria(o).
.
32. Consome notícias apenas na quantidade indispensável. O que é importante chegará a ti de qualquer forma.
.
33. Tenta aprender todos os dias pelo menos uma coisa nova, seja através da leitura, de um curso ou da pesquisa de alguma curiosidade.
.
34. Sê consciente da linguagem que usas para conversar contigo mesma(o). A tua mente não sabe distinguir o que é verdade e mentira e acredita em tudo o que repetires. Por isso, repete frases que te capacitem.
.
35. Rodeia-te daqueles amigos que te apoiam quando precisas, mas que sabem, igualmente, celebrar contigo os teus sucessos.
.
36. Aprende a conviver com a tua humanidade. A vulnerabilidade, que nos esforçamos por esconder tantas vezes, é um superpoder.
.
37. Torna-te alguém que ajuda os outros a serem bem-sucedidos.
.
38. Aprende a perdoar. Lê este outra vez. Talvez mais uma vez?
.
39. Faz voluntariado até seres bem bem velhinho.



Amo-te infinitamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...