segunda-feira, 31 de maio de 2021

891 - Como se fosse um filme

 Meu muito amado filho Estêvão


Sabes as histórias verídicas nos filmes, aquele momento que pode durar dois dias mas que num filme demora 1,5 horas? Esse momento demorou muito a ser construído alias provavelmente demorou a vida toda. Como se a vida fosse de 0 a infinito e nós focamos apenas a nossa atenção em 1 dia apenas para não perder quem vê o filme.

Acho que nos filmes da tua e da minha vida estes ultimos tempos tem sido tempos que dariam grande parte do filme. Tem sido tempos de grandes dores e grandes alegrias, grandes provas de valentia e grandes evoluções. Tempos de mudança tua, minha, interna e externa.

Tempos bons as vezes maus tambem e de mudança.

Existem tempos na nossa vida que é como se estivéssemos sozinhos numa praia distante, vislumbrando a imensidão do mar, só nós e um mar imenso, no qual não conseguimos ver nada além do horizonte, mas vemos que o mar deixa os nossos pés molhados na areia.

Imagina estares nesse local e avistar um pequeno barco com um par de remos, em algum canto e, a tua sua única hipotese de sair de onde está é agarra o que  tu tens e tudo o que tu és e entrar num barco em direção ao imenso mar desconhecido... Assim somos nós e nossas escolhas. Muitas vezes vemo-nos sós, diante de grandes desafios, nos quais apenas conseguimos ver o que está em nossa frente, mas sem realmente ver e perceber o que vem depois, ou qual a nossa trajetória e a nossa única hipotese, mesmo que pequena, é recomeçar e arriscar tudo no desconhecido.

Obviamente, o desconhecido é um lugar de medos e inseguranças, mas cheio de possibilidades. Assim como o imenso mar pode ter inúmeras "feras", podem haver ilhas e navios aguardando alguém, num pequeno barco, cheio de coragem e vontade de prosseguir viagem.

O recomeço é uma das atitudes mais corajosas de uma vida. Já paraste para pensar que cada novo dia é um recomeço? Uma nova onda que pode nos levar para outros rumos? Ou, uma onda que podemos tentar ir contra, mas mesmo assim a gente continua pra ver onde vai? Faz parte de nós querer mais, faz parte de nós querer ir além e é nos momentos mais difíceis que descobrimos as nossas maiores virtudes, seja pelo que vem além do horizonte, ou seja por alguém que nos espera do outro lado.

Os términos e finais ou, interrupções de projetos, empregos, relações fazem parte da vida, mas sempre haverá um novo motivo para recomeçar, uma nova possibilidade, uma nova relação. Às vezes precisamos de algumas pausas, pequenos pontos finais, grandes pontos e vírgula, mas dentro de nós habita um viajante ansioso pela descoberta de novos caminhos e que mesmo com medo, vai em frente e faz o melhor que podes.

Nossa missão aqui é fazer com que cada recomeço - dentro de um mar de possibilidades -, no nosso tempo, seja uma nova oportunidade para olhar para trás - de dentro do nosso barquinho - e ver o que passou com orgulho do caminho, para depois olhar pra frente com a esperança de novos tempos e com a força de quem todo dia acorda e agradece pela nova oportunidade que é a vida.

Enfrenta sempre o mar da possibilidades e percebe que no tempo certo tu encontrarás a terra firme. Vai ficar tudo bem!

Amo-te infinitamente

Tua mãe


quarta-feira, 26 de maio de 2021

890 - Um separador de águas

 Meu muito amado filho Estêvão

Embora saibas ler há muito nunca leste isto que aqui te escrevo e quem sabe se algum dia o farás.

Tens quase 10 anos hoje, há ano e meio que vivemos num meio de uma situação pandémica que nos mudou a vida.

Eu tenho hoje 46 anos e trabalho desde os meus 14 anos. Já tive um cancro e ainda aqui estou. Já chorei de alegria e de tristeza tambem.

Quando fechar os olhos neste planeta Terra pela ultima vez irei descansada porque pelo menos tentei fazer de ti um homem bom feliz e merecedor deste planeta Terra.

Já te disse várias vezes que nunca deves desistir de primeiras das coisas, tudo na vida é dificil mas é nisso que esta o gozo, na luta, na evolução, no trabalho na conquista, puxa sempre a corda vai atrás do que queres do que é justo, do que precisas, mas hoje vou te falar do dia em que às vezes é para largar a corda.

As vezes a vida repete-se sem parar sem parar até que tu aprendas o que é para aprender dali e mudes. As vezes tu puxas tanto a corda que só te cortas nas mãos só te aleijas só sofres que é sinal que não há nada de valeroso no fim da corda. É dificil perceber a diferença mas acho que no teu coração um dia faz sentido que não é cobardia é coragem largar, que não é de Deus continuares a tentar, que esse não é o teu caminho o teu papel. E larga nessa altura larga. Com vergonha de não teres percebido antes mas larga mesmo.

Esta primavera tivemos os primeiros (unicos estou certa) bichos de seda da nossa vida, agora já quase só temos borboletas e dois ou três casulos mais teimosos. Outro dia perguntaste-me o que fazia eu com os casulos que sobram enquanto eu esvaziava o casulo e tirava a casquinha que sobra dos bichos da seda e que fica no interior do casulo. Eu disse vou guardar os casulos pode ser que me lembre de algo para fazer com eles algum artesanato sei la. Os bichos da seda já se deram inteiros primeiros como lagartas depois dentro dos casulos depois saem e só o tempo necessário para se reproduzir e por centenas de ovos. Esvaziam-se, dão se inteiros e no fim não sobra nada a não ser o tal casulo de seda quase inutil.

O tempo me julgará, tu me julgarás os dois serão justos ou injustos, correctos ou incorrectos mas acontecerá é inevitável, não foi assim que imaginei a minha vida nem nos meus mais recondidos pensamentos, não foi assim que pensei estar com 46 anos em  Lisboa, Portugal Europa em 2021 de modo algum, cumpri o que me foi pedido o melhor que consegui e tal e qual como o bicho da seda tambem eu me esvaziei completamente sou pele osso e uns kilos a mais que anda girando em torno do sol com um proposito trabalhar fazer dinheiro e ver te crescer. Era bom as vezes haver um botão de on e off nas pessoas como há com os brinquedos mas não há a cabeça sempre vai pensando e os orgãos sempre vão andando, mas as vezes tambem eles se partem e desistem e largam a corda, deixam ir, demora mais ou menos a acontecer mas acontece. 

O que sobra da vaca poderosa é uma carcaça pouco digna mas nunca esquecer a luta da vaca em vida. O casulo vazio do bicho da seda é tambem bem pouco digno mas não esquecer do caminho para ali chegar. Na vida não importa que tenham sido só derrotas ou só vitorias, importa sim o saldo importa sim o caminho o que se fez de bem e o que se amou.


Amo-te infinitamente


Tua mãe 

sábado, 22 de maio de 2021

889 - Clássicos que nunca passam de moda

 Meu muito amado filho Estêvão


Hoje deixo-te aqui algo importante que li por ai e que me parece que sendo um clássico nunca passa de moda

Em caso de duvida vem aqui ler.


1. Evite fazer observações sarcásticas (sem justificação).
2. Se entrar em uma briga, bata primeiro e bata com força.
3. Nunca dê um aperto de mão sentado.
4. A inveja de um amigo é pior que o ódio de um inimigo.
5. Escute o que as pessoas têm a dizer.
Não interrompa; deixe-as falar.
6. Guarde segredos.
7. Não cultive medo por ninguém. Todo homem pode morrer.
8. Seja corajoso. Mesmo se não for, ao menos finja ser. Ninguém consegue perceber a diferença.
9. Cuidado com as pessoas que não tem nada a perder.
10. Escolha a companheira da sua vida com cuidado. A partir dessa decisão, virão 80% de toda a sua felicidade ou miséria.
11. Se a casa do seu vizinho está em chamas, a sua também está em perigo.
12. Nunca elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros.
13. Seja um bom perdedor.
14. Não deseje colher frutos daquilo que nunca plantou.
15. Quando aflito: respire fundo e distancie-se.
16. Dê às pessoas uma segunda chance, mas nunca uma terceira.
17. Cuidado ao queimar pontes. Você nunca sabe quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio.
18. Lembre-se de que 70% do sucesso em qualquer área se baseia na capacidade de lidar com pessoas.
19. Defenda os menores. Proteja os indefesos.
20. Assuma o controle da sua vida. Não deixe que outra pessoa faça escolhas por você.
21. Visite amigos e parentes quando estiverem no hospital; você só precisa ficar alguns minutos.
22. A maior riqueza é a saúde.
23. Pense duas vezes antes de sobrecarregar um amigo com um segredo.
24. Mantenha um bloco de anotações e um lápis em sua mesa de cabeceira. Ideias que valem milhões de reais surgem de madrugada.
25. Mostre respeito por todos que trabalham para viver. Não importa o quão simples seja a profissão.
26. Vista-se adequadamente aos padrões da época.
27. Elogie a refeição quando for hóspede na casa de alguém.
28. Não permita que o telefone interrompa momentos importantes.
29. A menos que ela seja da sua família, sempre cumprimente uma mulher comprometida com um leve aperto de mão.
30. Não demore onde não é bem recebido.
31. Todo mundo “gosta” de ver você crescer profissionalmente, até começar a superá-los.
32. Ouça os mais velhos. 


Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 18 de maio de 2021

888 - Sempre

 Meu muito amado filho Estêvão


Os anos vão passando e tu vais crescendo em altura, conhecimento e graça. 

Vais trilhando o teu caminho. 

Um dia não vou estar aqui fisicamente ao teu lado, Deus permita (por mim) que esse dia esteja longe. 

Quando eu cá não estiver mais quero que saibas que te amo desde o segundo que soube da tua existência, que te admiro, que admiro a tua coragem, admiro o teu sentido de justiça, admiro o teu respeito por ti proprio, pelo mundo, pelos animais, pelos teus amigos, admiro que lutes pelo que queres e que não queres, admiro a tua coragem de seres tu mesmo custe o que custar.

Eu tudo farei até ao ultimo dia da minha vida para salvaguardar as tuas vontades, a pessoa que és. 

Custe o que me custar sempre. Tu primeiro, tu respeitado, tu protegido, tu sempre.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 3 de maio de 2021

887 - Falar sobre os sentimentos

 Meu muito amado filho Estêvão

Gosto muito que gostes de falar do que queres, do que pensas, do que sentes, do que é importante para ti.

Nunca deixes se te sentir a vontade para chegares ao pé de mim e dizeres: não quero isto, não gosto daquilo, não concordo contigo, não quero que faças isso. 

Diz a tradição que os homens não são educados para falar dos sentimentos, do que verdadeiramente gostam, querem e pensam. Desde sempre que te disse e digo, goste ou não goste do que dizes, goste ou não gosto do que gostas, do que pensas, do que queres, lutarei até so fim da minha vida para que sejas respeitado no que gostas, no que pensas, no que queres. 

Nunca te cales fase a tua vontade. Nunca. Não gostas disto, fala. Não queres aquilo, fala. Queres o outro, fala.

Seja de comer, seja de trabalhar, seja de vestir, seja de estudar, seja comigo, com a tua avó, professora, amigos com quem for.

As vezes quando olho para ti e vejo que tens já 9 anos e que sabes bem o que queres e onde queres ir, isso a mim encanta-me sei que tens sido um caminho complicado, com a tua timidez, com os teus medos, com as tuas coragens com a tua moral, com a tua ansia de verdade com a tua vontade de ser e de crescer.

Agora e sempre posso não concordar contigo mas lutarei ate a eternidade para que as tuas vontades sejam sempre respeitadas. Faz o mesmo por ti.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...