terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

880 - 11 lições do livro pensar como um monge

 Meu muito amado filho Estêvão


Li por estes dias um livro "Pensar como um monge" que gostei muito dele tirei 11 lições que aqui partilho contigo.


1 - Encontra e segue a tua voz interior

2 - Remove pensamentos negativos e hábitos negativos

3 - Cura o teu passado e está presente.

4 - Descobre a tua verdadeira paixão e proposito.

5 - Cria habitos eficazes para as tuas manhas e noites

6 - Para de "overthinking" e aumenta o foco e a concentração

7 - Põe de lado o teu ego e clarifica o teu caminho

8 - Desenvolve a pratica da gratidão diaria.

9 - Entende quimica e compatibilidade

10 - Medita diariamente

11 - Encontra no caus a tua calma



Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

879 - Carma

 Meu muito amado filho Estêvão


Karma said when somebody is not right for you, God will continuously use them to hurt you until you are strong enough to let them go.


Amo-te infinitamente


Tua mãe 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

878 - Sempre preparado

 Meu muito amado filho Estêvão


Seja o que for que vás fazer: nadar, subir uma montanha, uma entrevista de emprego, um teste da escola, prepara-te prepara-te muito bem, e depois confia.

"Give me six hours to chop down a tree and I will spend the first four hours sharpening the axe"

Abraham Lincoln


Amo-te infinitamente


Tua mãe



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

877 - Quantas plantas mortas andas tu a regar?

 Meu muito amado filho Estêvão


É praticamente um ritual. Você, diariamente, mantém contato com várias pessoas pelo celular. Mensagens de texto, de voz, fotos, vídeos.....mas de todo mundo que você conversa, quem realmente conversa com você? Quando faço esta pergunta é conversar mesmo, não apenas mandar um emoji qualquer para "responder e conversar" contigo. 
 
Pense numa planta que precisa ser cuidada diariamente. Você rega, coloca pra tomar sol, retira galhos e folhas que por algum motivo já morreram. Quando você cuida direitinho da planta, ela retribui ficando mais viçosa, mais bonita, cresce, dá flores, frutos.
 
Se você levar esta realidade das plantas para as pessoas, quantas pessoas você anda cuidando, regando e elas não retribuem? Quantas situações você já se desdobrou para ajudar alguém com alguma situação e nem um "obrigado" você recebeu?
 
Às vezes você está cuidando de uma planta que já morreu. Quando digo isso, falo em relação ao sentimento da pessoa com você. O problema surge, você se desdobra e no final fica sozinho, a ver navios. A reciprocidade não existe.
 
No mundo atual muitos querem levar vantagem, querem ser agraciados, querem ser bajulados, mas na hora de também ajudarem, pulam fora, viram as costas e seguem como se nada estivesse acontecendo ao redor delas.
 
Claro que as pessoas não fazem favores esperando algo em troca toda vez. Mas é fato que todo mundo (sim, eu me incluo nesta lista) espera ser ajudado, ou espera pelo menos um ombro amigo, quando precisar.
 
Ser ignorado não é legal. Quem já foi, sabe disso. Mas não dizem que é com os erros que aprendemos e nos tornamos pessoas melhores? Precisamos olhar melhor para estas "plantas" que temos cuidado e descobrir quais ainda valem a pena ter nossa atenção, e aquelas que merecem ser descartadas.
 
Afinal, quantas plantas mortas você anda regando?

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

876 - Há tempo de trabalhar e tempo de descansar

 Meu muito amado filho Estêvão


Na vida há tempo de nascer, tempo de morrer, tempo de crescer, tempo de amar, tempo de trabalhar, tempo de comer, tempo de parar, tempo de andar, recebe e assume o tempo que é.


Quando for tempo de comer come com vontade, quando for tempo de amar ama com todas as células, quando for tempo de parar para, quando for tempo de andar anda, quando for tempo de escutar escuta, quando for para aprender aprende, não passes passos, não facas corta-mato na vida ... vale a pena viver vivenciar tudo, comer todos grãos, subir todos os degraus, por mais que a tentação seja facilitar, seja "ninguém vai ver", "ninguém precisa de subir os degraus todos"..... 

Tudo na vida é para viver intensamente, cada coisa a seu tempo aprende, saboreia tudo e cada coisa de bom de mau e tira de tudo o gosto que é para tirar. Quando comeres um bolo de chocolate cheio de chocolate lambuza-te nele, com tudo o que o bolo tem, sem medo sempre até ao fim, nunca comas um bolo a pensar na dieta, no dia de amanha, no exercicio que tens de fazer, nada disso come sem culpa saboreia e tudo tudo na vida faz como o bolo de chocolate: faz com sentir, faz com vontade, faz com presença, lambuza-te de deixa a vida fluir.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

875 - Adolescência

 Meu muito amado filho Estêvão


Acho que estas a iniciar a tua puberdade, a tua adolescencia. Há poucos dias querias saber se as meninas gostavam de receber flores, outro diferente estavas meio triste e choroso porque achavas que eras feio e gordinho e que as raparigas não gostavam de ti... primeiro que nada és lindo lindo de todos os lados de dentro e de fora e não há uma só pessoa que te conheça que não te adore de paixão.

Uma dia um rapaz perguntou ao pai como se fazia para encontrar uma boa mulher para casar. A resposta do pai foi: "torna-te um homem bom para todos e essa mulher vai aparecer".

Está tudo bem. Está tudo onde e como deve ser. Melhora-te, analisa-te, cresce e o mundo acompanhará.


Amo-te infinitamnte


Tua mãe

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

874 - Nunca faças ninguém de parvo

Meu muito amado filho

Vou te dizer uma coisa que te digo muitas vezes.... a bem do teu bom nome, a bem da tua vida e dignidade nunca faças alguém de parvo, nunca tentes passar a perna em alguém em ser "o mais espero" do pedaço.... vais passar vergonha.

Põe te no teu lugar.


Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

873 - Pandemia

 Meu muito amado filho Estêvão


Tudo passa na vida. Tudo. Até isto.


Daqui a uns anos vamos lembrar o anos de 2020 e 2021 como o ano em que aprendemos a lavar bem as mãos em que tu aprendeste o que é um microbio, como os virus são transmitidos e que uma zaragatoa de nariz não custa nada (as de garganta tu já conhecias bem!). Vamos lembrar que ficamos muito tempo em casa que andamos de passadeira e saltamos no trampolim que tinhamos uma cadela, duas tartarugas, um peixe e um formigueiro, que vimos muitos filmes juntos no Netflix, Disney + e HBO que aprendeste a estudar online que já das cartas em fazer power points, em pesquisas no google, aprendeste a estar dias infinitos de pijama em falar com os teus amigos por Facetime em fazer festas via zoom aprendeste que a tua mãe e trabalhadora de primeira linha e por isso tem de se despir quando chega a casa para não infectar ninguem, viste o que é ter uma mãe que trabalha de domingo a domingo sem horas para garantir que "estamos a fazer tudo pelas pessoas melhorarem".... mãe só este domingo podias dormir cedo ou acordar tarde? aprendeste que podia sim podia mas depois afinal nao posso. 

Aprendemos todos nestes tempos o valor real da vida, do nosso tempo, aprendemos a fazer pão, iogurte, kombucha, kefir, alho preto, chucrute, tricot, lasanha, lombo assado, sopa de legumes, aprendemos a fazer de tudo até pintar a casa aprendemos que há sempre pessoas que tem menos que nós sempre sempre por isso temos obrigação de ajudar quem tem menos, levando a compra do mes a casa, saindo de casa para ir distribuir refeições mesmo que a ultima vez que tenhamos dormido tivesse sido há muitos muitos dias atrás, aprendemos que a vida é preciosa que de repente acaba e que só levamos o amor que partilhamos, aprendemos com muita clareza mais uma vez que podemos brincar sempre mas que nunca devemos esquecer que temos um caminho e que não nos devemos afastar desse caminho. Deus está sempre no nosso caminho mas que o devemos ouvir e falar-lhe com verdade sem a menor duvida. 


Amo-te infinitamente


Tua mãe

domingo, 14 de fevereiro de 2021

872 - Hoje é dia do amor logo o teu dia

 Meu muito amado filho Estêvão

Hoje é dia dos namorados hoje é o dia de pequeno almoço na cama, de um extra de gulodice com panquecas e sumo fresco, hoje é o dia em que dizes que tenho de arranjar um namorado e me fazes um bife com batatas de jantar porque é domingo e trabalho das 8 as 22 horas. 

Meu amor os dias do amor são todos os dias nunca fiques sem dizer amo-te hoje, amanha e sempre, nunca sabemos quando é o ultimo dia, não percas nunca uma oportunidade de mostrar e não só dizer que amas alguém seja com panquecas, seja com silencio, seja a conversar, seja com uma prenda, um desenho, uma massagem nos pés o que for.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...