quinta-feira, 24 de setembro de 2020

862 - Aprende a descansar e não a desistir

 Meu muito amado filho Estêvão


Falando-te de mim, quando acabam as minhas férias e volta a rotina, ou quando acaba um periodo de menos stress para um periodo de mais stress, eu pelo menos fico fisicamente doente. É assim desde que me lembro, tenho sintomas de gripe, não durmo, não consigo descansar.

Não sei se será sempre assim com todas as pessoas mas é assim comigo.

Agora, por estes dias é nesse registo que estou, num registo de estar muito cansada tentando manter todas as bolas no ar, a bola do trabalho, das aulas, de fazer marmelada, sopa, ver se tens o material, os livros, as fardas, ver e conjugar horarios, os teus e os meus, como se diz no Brasil tentar "não pirar"!

Hoje quando abri o olho de manha de repente uma lista de tantas e tantas coisas para acudir apareceu na minha cabeça, normalmente isso faz-me levantar da cama e fazer... nestas alturas de fim de descanso inicio de stress a unica coisa que me apetece fazer é continuar aninhada, e choramingar e acima de tudo desistir.

Uma coisa que a maturidade me trouxe foi saber (mais ou menos) distinguir entre as alturas em que tenho de descansar e depois de ganhar folego depois seguir e as alturas em que é mesmo para desistir (que normalmente são menos vezes que as que tenho de descansar!).

Normalmente a febre que temos não é doença grave é só uma febre mesmo, da mesma maneira normalmente quando nos apetece desistir o que precisamos mesmo é de descansar.

Pensa nisso.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

861 - Porque as abelhas não sabem que não podem voar

 Meu muito amado filho Estêvão



Na NASA, existe um poster pendurado com abelhas onde se lê o seguinte:

′′ Aerodinamicamente o corpo de uma abelha não é feito para voar; o bom é que a abelha não sabe ".

As leis da física dizem que uma abelha não pode voar, o princípio aerodinâmico diz que a amplitude das suas asas é muito pequena para conservar seu enorme corpo em voo, mas uma abelha não sabe, ela não conhece nada sobre física nem a sua lógica e voa de qualquer maneira.

Isso é o que todos nós podemos fazer, voar e prevalecer em cada instante diante de qualquer dificuldade e diante de qualquer circunstância apesar do que disserem. E olha que vão dizer muitas coisas.
Sejamos abelhas, não importa o tamanho das nossas asas, erguemos voo e desfrutaremos do pólen da vida.


Via Mundo Positivo


Amor não te importes o que quem seja te diga que podes e não podes fazer. Vai e simplesmente faz.

Amo-te muito

Tua mãe

terça-feira, 8 de setembro de 2020

860 - Para os dias em que estiveres cansado de estar cansado

 Meu muito amado filho Estêvão 


Vai haver muitos dias em que estas cansado de estares cansado nesses dias lembra-te sempre do meu amor por ti sempre. No pior dos dias no pior dos momentos lembra-te do meu amor por ti.

Queria que te lembrasses tambem muito de olhares para 4 sitios nesses dias: começa por olhar para trás e pensa de onde vieste e o caminho que já fizeste, olha para a frente e pensa para onde te propuseste ir, pensa no que passou no que vai passar e no teu objectivo. De seguida olha para a esquerda e vê quem lá está e olha para a direita e vê quem lá está, essas pessoas são as pessoas que estão ao teu lado a apoiar-te no caminho, são as pessoas que não te deixam cair, são as pessoas que estão lá mesmo. 


Quando tu ficares feliz com as conquistas dos outros, com a felicidade dos outros então meu amor tu percebeste tudo o que vieste fazer ao mundo.


Amo-te muito


Tua mãe


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

859 - Não é ficar mais fácil é tu ficares mais forte

 Meu muito amado filho Estêvão


Eu outro dia partilhei uma imagem que aqui te deixo tambem e uma amiga a Ana Cristina Reis, a minha amiga mais antiga, tão tão antiga que a conheço de quase a vida toda, partilhou um poema dela sobre a imagem que aqui te deixo para ti

Amo-te perdidamente





By: Ana Cristina Reis

Permaneço junto àquele corpo já sem vida.
Despojos de uma batalha onde nunca há vencedores.
Procuro respostas a perguntas sem sentido.
Insisto em reviver a sua história.
Um passado que se jura jamais ser repetido.
Permaneço junto àquele corpo inerte, imóvel e já sem vida.
Teimo em ali permanecer.
Olho-o com um misto de esperança e desalento,
Como quem espera que, por magia, renasça com a sua pureza.
- Que te aconteceu?- questiono-me.
Quero afastar-me, mas fico imóvel.
Uma sensação de nostalgia invade-me o espírito.
Ali jaz quem fui!
Ali jaz meu corpo do qual já não faço morada!

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

858 - Guerras e soldados ou soldados e guerras

 Meu muito amado filho Estêvão


Tu sabes que eu "me zango com Jesus" muitas vezes! Já me viste vezes sem conta de joelhos a rezar e também já me viste vezes sem conta de joelhos a rezar e a perguntar "o que queres de me mim?". 

Eu zango-me porque o tempo Dele não é o meu e o Dele é o certo o meu é o que me convinha mais mas Deus manda sempre as batalhas mais duras aos melhores soldados e estou mesmo convencida que lá em cima pensam que eu sou o Rambo!!

Tantas vezes eu penso "porquê mais esta provação?" mas primeiro qual provação? tudo é relativo há quem não tenha sapatos nem pernas eu tenho os dois há quem não tenha casa nem teto eu tenho os dois há quem não conheça a saúde, os pais, amigos, emprego, capacidade de aprender eu tenho isso tudo ... por isso que provações não é mesmo? e depois porque aquilo que eu chamo provações são apenas "para quês" que Deus me manda, check-points que me fazem parar e cair de joelhos e rezar mais e mais ainda para tentar ouvir a resposta a pergunta "porquê eu?" "porquê isto agora?", "o que queres de mim Senhor?" "o que queres Tu que eu aprenda?"

A tua vida como a minha como a de todas as pessoas (sim mesmo aquelas que só mostram caras alegres e praias lindas) terá em vário momentos obstáculos, que podem ser pedrinhas, pedragulhos grandes ou mesmo o Cabo das Tormentas .... seja qual for o tamanho nunca te percas com o "porquê eu?" pergunta sempre "para quê?", "o que tenho de aprender com isto?", "o que Deus me está a dizer com isto?", "sim Senhor é gigante este obstaculo mas eu sei que estas ai comigo mostra me o caminho das pedras".

A oração é a panaceia para tudo na vida? obviamente que não. Se não saíres da cama onde rezas nada além de uma dor nas costas vai acontecer .... tens de fazer tens de fazer tu o caminho mas acredita em mim jamais estarás sozinho.

Mãe mas posso zangar me com Deus?

Podes sim filho Ele aguenta. E jamais te vai querer menos pela zanga.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

857 - Está tudo bem em não estar tudo bem

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje quero falar te de quando não está tudo bem. Está tudo bem quando não está tudo bem, sem culpas, sem nada não estas bem, não estas bem é tão simples assim.


Está tudo bem em não estar bem.
Está tudo bem se estás no escuro.
Está tudo bem se não tem ninguém.
Está tudo bem se não vê o futuro.

A dor lhe recorda que estás vivo.
Significa que algo está acontecendo.
E que quando não tem mais objetivo.
Chorar não significa que estás perdendo.

By: André Rabello

Vão haver muitos dias na tua vida em que não te apetece sair da cama, em que sentes um peso grande no peito, em que nada te motiva, em que "o mundo se uniu para te tramar" ... e tudo isso faz parte tudo isso é o que tem de ser.
Não te culpes de nada, não fugas a esse sentir, aceita, sente o que o teu inconsciente (ou não tão inconsciente) te esta a dizer, não fujas para a normalidade do está tudo sempre bem, somos sempre muito felizes, há dias que custa mais há dias que não custa. É a vida, sem culpas.
Quando não estiver tudo bem, sai e anda 2 minutos, 3 minutos o que conseguires, anda sem grandes ambições simplesmente anda e deixa o ar entrar nos pulmões. Não esperes ficar bom mas não vás atras do mal que te sentes. Respira aceita e segue. Amanha será sempre melhor SEMPRE.
Eu desde que me lembro que mesmo que não diga de certo penso que "eu faço sozinha", sempre fui assim, a cama, o arranjar o peixe, estudar, fazer PCR, enfim um tudo sozinha.
O fazer sozinha já me custou muito a nível pessoal e hoje tenho a certeza absoluta que não quero estar nem fazer sozinha nada... não te enganes eu SEI fazer tudo sozinha mas não quero .... só que hoje já não sei pedir ajuda, não sei pedir companhia, não consigo sair de mim e pedir que me penteiem os cabelos ou que se sentem comigo a me ouvir ou que se riam comigo ou que possamos ir jantar fora juntos. Não sei. Queria saber pedir e não sei. Dou te de conselho saberes fazer mas mesmo assim pensares que sozinho vais lá mas com companhia vais mais longe e mais rapido e vais te divertir mais pelo caminho.
Consegues fazer sozinho? ainda bem. Pede companhia na mesma!


Amo-te infinitamente
Tua mãe

terça-feira, 1 de setembro de 2020

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...