quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

715 - Os mentirosos nunca mudam

Meu muito amado filho Estêvão


Dizem que as pessoas mentirosas não mudam, apenas melhoram suas estratégias. Quem adota a mentira como uma maneira de se relacionar, de ser aceitável para outros, para construir a confiança, vive sua vida e envolve aqueles ao redor dele em uma teia de aranha a partir da qual é difícil escapar.
Uma mentira geralmente leva a outra e tem o efeito típico da bola de neve. Às vezes tudo começa com algo inócuo, incapaz de gerar males maiores, mas, ao assumir essa mentira, há outros que entram na cadeia.
Normalmente, um bom mentiroso terá essas características:
Pessoas inteligentes:
O mentiroso usará sua inteligência cognitiva para montar sua mentira, prevendo as possíveis falhas de seu plano.
Eles são desconfiados:
Não é em vão que existe o ditado popular: “Todo ladrão julga pela sua condição”, é por isso que aqueles que estão acostumados a mentir -e ainda mais quando suas mentiras não são normalmente descobertas- tendem a desconfiar da palavra dos outros.
Eles têm uma boa memória:
Para ser um bom mentiroso será necessário ter uma memória infalível, onde ele pode recorrer para lembrar o que disse no início, sem cair em contradições e minimizar os riscos de ser descoberto.
Eles são sem vergonha:
Normalmente suas mentiras têm muita realidade, o que as torna mais fáceis de lembrar e manter, mas a decepção existe sob a aparente transparência.
Eles são pessoas calmas e serenas:
O estado emocional do mentiroso é um fator importante, as personalidades ou varições de humor, ansiedade, depressão, raiva, não são bons companheiros para aqueles que pretendem enganar através de suas palavras.
Eles são frios e calculistas:
Eles não adicionam drama ao seu planejamento, com uma mentalidade fria e, sem a menor cerimônia, eles podem construir sua rede de mentiras sem se importar com o impacto ou as consequências que isso pode gerar.
Eles são sociáveis ​​e extrovertidos:
Não costumam apresentar dificuldades na interação social, pode ser expressa sem problemas em diferentes públicos, a timidez não é geralmente um dos traços característicos da mentiroso, ter um espírito de aventura e não têm medo de expressar-se, especialmente através de mentiras.
As características mencionadas anteriormente não são necessariamente exclusivas do mentiroso, no entanto, nelas, elas são um fator comum.
Todos, em algum momento, mentimos, exageramos em algum detalhe, reservamo-nos informações ou as manipulamos para o nosso próprio bem ou o de outras pessoas envolvidas, porém, com um grau patológico, são os mentirosos que podem chegar a mitomanía, que é o caso mais extremo , onde até eles acabam acreditando em suas próprias mentiras.
Ninguém gosta de ser enganado, a mentira só pode ser justificada em casos específicos, onde a integridade é ameaçada, a ligação com um bom mentiroso, pode certamente resultar em consequências dolorosas e prejudiciais. Portanto, a detecção precoce pode ser muito útil, lembrando sempre que um mentiroso geralmente adotou esse comportamento como um modo de vida.

Ser mentiroso é como ser alto ou baixo. Alguém que é mentiroso é, foi e será sempre. Sempre sempre.
Ninguém deixa de ser mentiroso. 
Dizer que o pai natal existe ou que a fada dos dentes vem não é mentir atenção, mentir é falar coisas que não são verdade.
Eu vivi muito tempo com uma pessoa mentirosa como sabes, tive de viver com a vergonha da tia Xana dormir ca em casa e abrir uma gaveta a procura de uma almofada e de encontrar toalhas do HP, fardas do HP, tennis do HP etc, pensar que eu deixei que a mentira morasse cá em casa. Que vergonha pensar nisso. Vivi com uma pessoa que comia do meu prato gastava a minha agua e que dizia a quem lhe perguntava que era Pt no eurofitness, que era consultor e palestrante meu Deus que vergonha eu ter vivido assim, ouvia a pessoa a dizer essas coisas sabia tudo mentira .... até me arrepia. 
Não há mentiras menores há mentiras são todas más quem mente em ter posto pilhas num brinquedo que nem pilhas tem quem mente em dar o meu nome para lhe pagar dividas quem mente para conseguir dinheiro dos outros mente em tudo e é erradado repito ERRADO
não mintas. nunca nunca nunca nunca nunca.

INVICTO

William Ernest Henley
Da noite escura que me cobre,
Como uma cova de lado a lado,
Agradeço a todos os deuses
A minha alma invencível.
Nas garras ardis das circunstâncias,
Não titubeei e sequer chorei.
Sob os golpes do infortúnio
Minha cabeça sangra, ainda erguida.
Além deste vale de ira e lágrimas,
Assoma-se o horror das sombras,
E apesar dos anos ameaçadores,
Encontram-me sempre destemido.
Não importa quão estreita a passagem,
Quantas punições ainda sofrerei,
Sou o senhor do meu destino,
E o condutor da minha alma.

outro dia no meio do teu sono, tolhido em lágrimas conseguiste finalmente dizer aquilo que pelos vistos há meses e meses te incomoda .... não querias que o teu pai te pusesse ao colo e te de beijos ou te agarre como se fosses um bebe ... mama eu não sou um bebê não quero que ele me puxe me agarra e me lamba ...foste como sempre és infinitamente corajoso, o corpo é teu e nenhum adulto seja ele quem for tem o direito de te fazer algo que te incomoda, eu peço infinitas desculpas de não ter percebido antes peço muitas desculpas mas é assim mesmo seja quem for em que altura for se alho te incomoda FALA a tua maneira onde for como for não importa sem medos de nada tu é que mandas em ti e no que tu queres, tu és o ser de luz mais maravilhoso que existe não queres magoar ninguém, mesmo quando estou despenteada tu não dizes mãe estas despenteada dizes mãe passa os dedos pelo cabelo .... não amor meu é assim como fizeste doa a quem doer fala o que tem de ser falado é assim mesmo estas despenteada, cantas mal, não gosto do meu pai me forçar a sentar ao colo dele .....  devagar não vamos la... és infinitamente corajoso 
Nada na vida acontece sem esforço NADA NADA NADA
dinheiro sem trabalho, glória sem trabalho, dinheiro sem perder noites, a vida a trabalhar não existe .... como eu digo sempre filho "quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem" .... e não é de um sítio do bem.


Amo-te infinitamente

Tua mãe






Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...