domingo, 28 de outubro de 2018

704 - Para o Estêvão do António

Meu muito amado filho Estêvão


De vez em quando é bom mudar as lentes por onde olhamos para algo.
Pedi a alguns amigos do coração que te escrevessem com os olhos deles as palavras deles e hoje aqui vai ....

Hoje é o Antonio
Tu sabes a Duda e a Fagulha por quem todas as noites tu dizes boa noite para o ceú dos cães? Pois então tu sabes que o António e eu éramos os donos da Duda e da Fagulha.... esse António o dono do Pepper.... o "homem" dos chocolates!



Caro Estevão,
A tua mãe desafiou-me para escrever qualquer coisa acerca dela.
Embora para ti eu seja apenas um adulto qualquer que aparece de vez em quando, a verdade é que eu conheço bem a tua mãe.
Pode parecer-te surpreendente mas em tempos, muito antes de teres nascido, eu e a tua mãe fomos as pessoas mais importantes na vida uma da outra. Agora, tu é que és a pessoa principal na vida dela. Do que conheço da tua mãe, uma coisa é certa: ela vai continuar a fazer de ti a melhor pessoa que podes ser. Ela pode parecer-te incansável (e é mesmo), mas também é uma pessoa como todos nós e por isso precisa que, de vez em quando, lhe lembres que gostas dela e da sorte que tens em ter uma mãe assim.
Confia nela, mesmo quando te tornares um daqueles adolescentes insuportáveis que ninguém atura, exceto a própria mãe. Tu e ela são uma família completa.
E pronto, já chega. Fica bem.

By: António


Amo-te infinitamente meu filho


Tua mãe

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

703 - Quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem

Meu muito amado filho Estêvão

"Quem trabalha e mata a fome,
Não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come, Sempre come o pão de alguém. Quem não luta pelo que come,Merece o salário que tem."


By: Desconheço o autor

Amor quem se sustenta sem trabalhar não o faz de modo certo e bom, nem cheques perto.
A mentira tem perna curta e no fim do dia o que importa é estares bem com a tua consciencia.
Não gastes mais do que ganhas, não tires nada a ninguem, paga o que deves e não enganes ninguem.

Amo-te infinitamente


Tua mãe


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

702 - Nunca aceites nada que te digam sem questionares .... nem isto

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje tenho tanto para dizer.

"Mãe porque é que tenho de ir estudar agora, é chato!"
Porque tens.
Sou chata vou horrível vou ser até morrer e depois disso provavelmente vou continuar a ser chata.
Só quero o teu bem e neste momento o teu único trabalho é estudar, brincar e estudar.
Tudo na vida tem tempo e agora o tempo é este: estudar.
Há o tempo de plantar e há o tempo de colher.
Estudar é plantar plantar plantar.
Vais ouvir muitas vezes na vida que vais sempre a tempo de recomeçar, que nunca é tarde etc etc... e não é, mais ou menos... há coisas que se não são feitas num momento depois tão tanto trabalho a remediar demoram tanto que ... tudo complica.
Sabes o que é bom, estudar na altura certa e muito e bem porque no final é bom ter escolha no caminho e não fazeres o caminho que sobrou.
Percebes?
Ditados? São chatos
Contas de matematica? Tambem
Estudar? Ler
Repetir, escrever, sem parar, fazer mais exercícios e mais e mais sim é chato mas é a vida é o que importa é a ÚNICA coisa que neste momento tens para fazer, deixa que do resto eu trato .... agora e toda a vida lembra-te disto, nunca deixes de aprender toda a tua vida toda mesmo, estuda línguas, historia, cozinha o que quiseres estudar.
Estuda como se a tua vida dependesse disso porque depende mesmo.
Sempre.Mesmo quando for chato, mesmo quando não te apetecer nada disso estuda, estuda e estuda. Agora para não chorares depois. Sempre agora


Uma vez contaram-me uma história que vou aqui partilhar contigo
"O João achava que ganhava pouco e trabalhava muito e foi ter com o chefe e disse - Chefe eu mereço um aumento!
O chefe disse então - O Pedro também me pediu um aumento e eu só consigo dar aumento a um de vocês vou fazer um exercício e no final decido a quem dou o aumento.
O chefe juntou o Pedro e o João e disse aos dois... Para a semana vai haver uma reunião aqui na empresa e no intervalo da reunião eu quero que haja cafe, fruta e bolos. Tratem disso até ao fim do dia.
O João foi ao supermercado em frente soube o preço dos bolos da padaria, do café para a máquina e das maçãs, laranjas e peras, tomou nota de tudo e pôs num relatório para entregar ao chefe.
No final do dia o chefe pediu aos dois para lerem os relatórios.
João: o pão de ló custa 3 euros, o salame de chocolate 5 euros, os biscoitos 2 euros, o cafe são 10 euros 10 cápsulas e as maçãs custam 1 euro o kilo assim como as laranjas e as peras. O que quer que eu faça?
Pedro: fui ao supermercado e negociei com o gerente da padaria um pacote que inclui bolo de chocolate, biscoitos, pão de queijo e pela quantidade pretendida oferecem compota para acompanhar. Quanto ao café lembrei-me que ha quem bebe descafeinado por isso negociei um empréstimo de uma segunda maquina de cafe para podermos ter duas maquinas disponiveis, se encomendarmos 100 cápsulas ainda nos oferecerem o leite se deixarmos o supermercado fazer publicidade ao mesmo. Em relação a fruta pré-encomendei melão, melancia, maçã, pera, laranja, uvas e kiwis e lembrei-me que é sempre simpatico ter fruta arranjada e fresca por isso procurei e reservei gelo para a colocar e tenho o contacto de duas pessoas que podem fazer esculturas com a fruta. O preço é simpatico. Entretanto tambem preparei umas pequenas avaliações para todos os participantes fazerem para sabermos o que melhorar para a proxima vez. Só preciso que me confirme o numero de participantes e podemos avançar.
E agora Joao perguntou o chefe?"
Para quê esta história? Eu sempre fui o Pedro, sempre sempre sempre. Trabalho desde os 14 e faço 44 daqui a 15 dias, sempre fui o Pedro, sempre fiz mais do que me pediram "é para dar 3 diagnosticos por semana" porque se posso dar 2 por dia. "é para dar 7 aulas por semana" porque se posso dar 14, "é para fazer 5 grupos experimentais", porque se é mais rápido fazer 18, sempre sempre sempre fiz o que me pediram e o que eu achava necessário. Tive os aumentos que merecia? Fui reconhecida no que fiz? não nada disso, às vezes acho até que me gozaram e muito, muitas vezes vi os Joãos desta vida a seguirem e aqui estou. Fiquei triste com isso? Muito, tantas vezes cheguei a casa e jurei nunca mais vou propor isto ou aquilo, faço o que me pedem e pronto. Não sou capaz, só sei trabalhar com excelência e sim como tu dizes "como é que trabalhas tanto mama e não és rica?".
Não sei ser diferente mas acho que devia, há um ditado em português que diz "quem muito se abaixa o rabo mostra" ... ou "os bonzinhos lixam-se sempre" ....
Não vou mudar e vou continuar a ficar triste quando não gostava de ouvir "ana bom trabalho" e oiço .... outras coisas. Só de te estar a escrever isto caem me as lágrimas por me lembrar de tantas vezes que fiz tanto mais e levei tanto menos.
A tua Tia Lé costuma brincar (falando a serio) que depois de tanto que estudo e estudei eu não quero mesmo é ser rica... tem provavelmente toda a razão e sou eu de certeza que me boicoto com esta mania de ajudar este e o outro e o outro e de fazer e fazer ....
Enfim tudo isto para te dizer não sejas tão "bonzinho" como eu ... aprende rápido a dizer não mas nunca deixes de tentar diariamente ser uma pessoa melhor e fazer o melhor todos os dias... por ti por ti.

Eu disse que hoje era grande.
Nunca aceites nada que te digam que oiças que leias sem te questionares, nada nada nada, nem que sejam coisas que eu própria te diga, não aceites a doutrina porque sim, pergunta sempre porque? será mesmo assim?
Num mundo cada dia mais cheio de fake news num mundo onde o bem não é bem bem bem e o mal é mal hoje e amanhã é o melhor, num mundo onde o presidente dos EUA não aceita o aquecimento global e onde as lições acerca do passado parece que não foram aprendidas podemos estar a dias do maior  país da america latina ser entregue a um louco alucinado mas que ninguém se questiona de nada nada nada.... não vás atrás de populismos, não aceites o que lês porque está escrito não mesmo.... verifica fontes, confronta perguntas, pensa .... não é porque todos dizem que sim que a coisa é verdade ...pais. pensa pela tua cabeça.


Moral da história estuda como se não houvesse amanhã, trabalha na mesma medida mas não sejas o bonzinho sempre pela tua sanidade mental pelo menos e nunca aceites nada que te digam sem te questionares nunca nunca nunca. Diga-te quem te dizer.

Tudo isto que aqui te deixo. Questiona sempre. Questiona-me sempre.

Amo-te infinitamente

Tua mãe






terça-feira, 23 de outubro de 2018

701 - Não te esqueças de respirar

Meu muito amado filho Estêvão

Pode parecer lógico até obvio mas não te esqueças de respirar.
A sério.
Respira, inspira a pensar nisso, expira e ouve o ar a sair.
Respira respira respira.
Ajuda te a acalmar, a pensar melhor, a localizar te no espaço e no tempo.
Respira.

Deixo te aqui os mandamentos das redes sociais, não são da minha autoria mas como penso iguazinho aqui te deixo.

10 MANDAMENTOS DAS REDES SOCIAIS
(escrevi isto para mim, talvez queiras seguir e partilha)
1. Escolherei criar impacto positivo e construtivo com as minhas publicações e partilhas;
2. Irei manifestar opiniões depois de me informar sobre os assuntos do meu interesse;
3. Verificarei cuidadosamente - apelando ao meu sentido lógico e inteligência - as fontes dos posts que decido partilhar;
4. NÃO partilharei notícias falsas ou duvidosas, pois estou consciente do mal que posso provocar ao fazê-lo;
5. Serei criterioso na utilização do humor e da ironia - para não provocar mal-entendidos nem alimentar preconceitos e estereótipos;
6. Manifestarei respeito por quem não pensa como eu;
7. Assumirei responsabilidade pelas ligações que escolho manter ativas nas minhas redes sociais, compreendendo que as opções de “desamigar”, “não seguir” ou “bloquear” são legítimas;
8. Usarei a minha foto e nome para assumir responsabilidade pelo que publico - NÃO usarei perfis falsos ou ocultarei a minha imagem como forma de fugir à responsabilidade pessoal;
9. Manterei distância de quem utiliza as redes sociais para alimentar o ódio e a raiva, compreendendo que o processo terapêutico raramente é acionado por trocas públicas de mensagens;
10. Manterei um saudável espírito crítico e de auto-reflexão, compreendendo que quando algo ou alguém me perturba isso é um convite ao meu desenvolvimento pessoal;
MANDAMENTO EXTRA
11. Em lugar de me esconder, expor-me-ei; em lugar de procurar likes, procurarei ligações reais; em lugar de atacar, manifestarei compaixão; em lugar de afastamento, procurarei aproximação; em lugar de moleza face à ignorância, mostrarei firmeza; em lugar de ódio, alimentarei amor; em lugar de copiar, procurarei a originalidade; em lugar do sofrimento, procurarei a libertação; e em lugar da procura, encontrarei!
By: Pedro Vieira.


Amo-te infinitamente

Tua mãe


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

700 - Nada se perde nada se cria tudo se transforma

Meu muito amado filho Estevão
desde que me lembro que sou arrumada e organizada e tu tambem, o teu quarto é muito arrumado etc.
Eu acho que o exterior mostra muito do nosso interior dai que devemos ter o nosso exterior arrumado de modo a fazer sentido para nós.
Sempre me viste a circular as coisas ca em casa, roupa que não serve é dada a quem precisa, livros igual, tudo é aproveitado e re-utilizado, os oculos que não nos servem servem a outro, o oleo usado serve de combustivel, as madeiras usadas são a lenha do inverno, os restos de cadernos velhos são as folhas de usar hoje, ha comida que mesmo fora da validade se podem comer muito bem, o resto do peixe de ontem é o empadão de hoje, os sapatos descosidos vão ao sapateiro e ficam bem, os restos de sabonetes moidos derretidos são os sabonetes de amanha, fazer papel reciclado já sabes fazer, as calças rotas são as tampas das compotas do natal.... nunca deites nada fora sem pensares bem que no mundo não há deitar fora.
Reduz o consumo de tudo menos de viajar ver coisas novas e ler, arranja o que esta estragado, arranja novos donos para o que não te serve mais e pensa tu só estas cá de passagem.

Amo-te infinitamente


Tua mãe


domingo, 21 de outubro de 2018

699 - Que será será ... whatever will be will be....

Meu muito amado filho Estêvão


Encha-se de amor e vá! Comece ou recomece. Não importa. A palavra de ordem é: movimente-se!
Seja bom, porque a pessoa que você escolhe ser influencia o ambiente em que você vive e as pessoas com as quais você convive.
Olhe a vida nos olhos, com respeito e fé, porém sem medo do que está por vir, e sem olhar para o que já foi.
O que está destinado a acontecer vai se apresentar a você, e o que não estiver, vai sair de cena no momento certo. Saiba que hoje, agora, é sempre a hora certa, para tudo, principalmente viver.
Deixe o novo acontecer. Às vezes, a gente só precisa disso. Reinventar-se, renascer, encontrar uma nova maneira de ser quem a gente é.
Às vezes, olhamos para os lados e nos encontramos no meio do nada. É quando temos que criar um caminho e estabelecer qual será o nosso rumo. Às vezes, a direção certa pode ser a que a gente quiser.
Às vezes, precisamos escrever um capítulo novo da nossa história, com cenários e personagens diferentes.
Não importa quando, onde, nem por quê. O importante é fazer acontecer, sem esperar que as coisas caiam do céu!
Movimente-se, porque o tempo passa e a vida não espera.
E se por acaso você desanimar e achar que acabou, lembre-se de que todas as vezes que abrimos os olhos, respiramos e sentimos o coração bater, a vida está apenas começando!

Amo-te infinitamente

Tua mãe


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

698 - Deixar ir em silencio

Meu muito amado filho Estevão

Quando Gandhi estudava Direito na Universidade de Londres tinha um professor chamado Peters, que não gostava dele, mas Gandhi não baixava a cabeça.
Um dia o prof. estava comendo no refeitório e sentaram-se juntos.
O prof. disse:
- Sr. Gandhi, você sabe que um porco e um pássaro não comem juntos?
Ok, Prof..... Já estou voando...... e foi para outra mesa.
O prof. aborrecido resolve vingar-se no exame seguinte, mas ele responde, brilhantemente, todas as perguntas.
Então resolve fazer a seguinte pergunta:
- Sr. Gandhi,
indo o Sr. por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e encontra a Sabedoria e um pacote com muito dinheiro.
Com qual deles ficava?
Gandhi respondeu....
- Claro que com o dinheiro, Prof.!
- Ah! Pois eu no seu lugar Gandhi, ficaria com a sabedoria.
- Tem razão prof, cada um ficaria com o que não tem!
O prof. furioso escreveu na prova "IDIOTA" e lhe entregou.
Gandhi recebeu a prova, leu e voltou:
E disse...
- Prof. o Sr. assinou a prova, mas não deu a nota!
Moral da historia.
Semeie a Paz, Amor, compreensão. Mas trate com firmeza quem te trata com desprezo. Ser gentil não é ser capacho, nem saco de pancadas...

Custe o que custar a ti no momento e olha que as vezes custa muito muito muito
Se sentires que já não és importante para alguém simplesmente segue e deixa-os seguir a sua vida silenciosamente
Ainda no processo de aprender isto mas é assim mesmo.... gentil mas não capacho

Amo-te infinitamente

Tua mãe 



quarta-feira, 17 de outubro de 2018

697 - Não és uma arvores .... estás mal .... muda-te

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje apenas três coisas rápidas....

Queres fazer algo e não sabes se consegues .... começa, dá só o primeiro passo. O resto vem.

Não gostas de onde estás levanta-te e vai ....

Ensinar é repetir, repetir, repetir. Estudar, estudar e estudar.

Amo-te infinitamente

Tua mãe



quinta-feira, 11 de outubro de 2018

696 - 9 things toxic people always do (and what to do about it)

My dearest son Estêvão

Today it will be about toxic relationships



We have all had dealings with people whose behavior is unbelievably damaging. The harm in their behavior lies in its subtlety: you don’t see it coming until you’re caught up in it once again. Their behavior makes you doubt yourself: Did I do something wrong? Am I being hypersensitive? Am I overreacting? Am I reading this completely wrong?
Wouldn’t you love to be able to spot the tell-tale signs of toxic behavior before the storm descends on you and catches you unawares again? Being able to recognize toxic behavior puts you in a better position to handle interaction with a manipulative person.
Here is a list of examples of toxic behaviour some people use to manipulate others to their own advantage and how to minimize damage to yourself.

1) They are never act the same
Today they might be the best person you’ve ever known, charming and pleasant and tomorrow morning you’re met with the silent treatment. Of course, you immediately start wondering what you’ve done or said to upset them and immediately start trying to put matters right. But you can’t.
All you get is a cold shoulder or a look that tells you the depth of their displeasure with you. No amount of trying to find out what’s wrong or trying to make up for it helps.
Lesson: It’s not about you. It’s about them and their need to manipulate. Don’t try to please this person, you can’t. You’re not responsible for their mood, happiness, pleasure or displeasure.
If the person won’t discuss issue, it can’t be all that important, can it?


2) You’re always in debt to them
They’ll do you a ‘favor’ or gift you something, but it comes with a price tag attached. You receive an extravagant gift or something the person knows you’ve always wanted but can’t afford, and then a favor in return is asked. One that puts you in an award situation – usually something that the person knows you will loath to do.
Thing is you won’t always know when the demand will be made for the favor in return. The best course of action is to not accept gifts that are obviously out of proportion or any favors you didn’t ask for.

3) They come at you out of the blue
They don’t give you any warning. You’ll get a phone call and accusations will come raining down on you. You are completely unprepared for the attack, so you falter and immediately sound guilty and in the wrong. They have had time to stew over their grudges and you have no ammunition ready.
Be alert to this tactic and don’t get roped in. You’ll get sucked into their perspective of whatever drama they have created in their heads. The first time the person on the other side, takes a breath, take advantage of the momentary silence to end the conversation. You don’t have to listen to some else’s garbage and you don’t have to defend yourself.
You don’t even need to be right –if you can give up the need to be right, you’ll save yourself a lot of unnecessary anguish.

4) They project their feelings on you
I once had a new friend ask me in a very aggressive manner: Do you have a problem with me? I was totally taken aback and stumbled over my words, because I didn’t understand where the question could have come from. The ensuing discussion was a disaster with me ending up in tears.
It was many years later that I realized the reason I couldn’t give her a satisfactory answer, was that we were not talking about my feelings; we were talking about her feelings! She was not owning up to having a problem with me; it was easier for her to project her problem on me.
If someone’s statements or allegations against you feel foreign to you, as if you can’t relate at all, you can be sure it has nothing to do with you. Just let it be. You don’t need to defend yourself against an accusation that has nothing to do with you.

5) They are never wrong and they never apologize.
Toxic people defy all logic. Facts mean nothing to them. That they are right is all that matters and they’ll defend it forevermore.
They’ll twist the facts so thoroughly that you end up in an argument about details and situations that you don’t recognize.
I find the best strategy is to give up the need for an apology and also the need to be right. Just give it up. You’ll never be right anyway and an apology you also won’t get. Why wait for or demand something that you know is never forthcoming?
If you know in your heart of hearts what your truth is, that should be enough.

6) They’ll make you feel diminished, even about good things
These people can’t be happy for others. Whatever your good news, they find something to say about it to dampen your happiness. You have just bought ne new house, and the reaction is: Do you really want to live there of all places? You have a new person in your life and the reaction is: I hope he/she is a better conversationalist than the last one. You’re visiting Hawaii for the first time, and reaction is: That dump! Couldn’t you think of a better place to go to?
This type of person should be on your not-to-do list. If this type of reaction happens repeatedly, hit the delete button.

7) They’ll go offline to punish you
You’re still in the middle of planning an outing together or discussing a situation and suddenly the person is out of reach. You can’t get hold of them via text or emails and they don’t answer the phone. Meantime you’re in a state because you don’t know what’s going on. Does the silence have something to do with something you said or did? You wrack your brain and go almost insane with worry and confusion.
Obviously the person can’t face the situation and is punishing you. It is hurtful and cowardly behavior and if it happens repeatedly, you should reconsider if you want to stick around to be some idiot’s punch bag.

8) They’re masters at using innocent language to hurt
It’s an innocent enough statement or question but the tone in which it is delivered turns it into something nasty. There are many different ways to say: ‘So, who did you spend Christmas day with?’ Or ‘That’s sweet little dress on you.’
These snide remarks are aimed at belittling you. The best defense against this kind of behavior is to know your own value and to realize that nothing another person says about you, defines you.

9) They can’t have a discussion to resolve issues.
Toxic people have no sense of logic. You can have your argument planned and ready and they won’t respond to anything you say, but instead change the subject or dig out old unresolved issues all to confound you. If they can’t deny what you’re saying, they’ll find a way to apologize in such a way that you understand that what they did or said is your fault in the first place. You just can’t win an argument with this kind of person, so don’t even start.
Say what you have to say and don’t defend it; refuse to respond to anything that’s not relevant. It won’t help you win the argument, but at least you won’t get dragged into an unnecessary drama.

All my love to you
Mãe

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

695 - Das sombras e da escuridão

Meu muito amado filho Estêvão

Quando pensei em te escrever estes fragmentos de mim mesma não tinha (e continuo a não ter) um plano de quando acabarei de escrever, de quando irás ler o que te escrevo. Nada. Na realidade escrevo com medo de não estar cá até ser velhinha e não estar cá para te falar de tudo o que te queria e quero falar. Já disse aqui que na tua primeira noite "fora da minha barriga" a olhar para ti pensei.... e se amanhã o "bicho" vier e me pegar e eu não estiver cá quando ele se casar, quando ele tiver filhos, quando ele for para a faculdade, quando ele aprender a ler ou a andar de bicicleta.
Bem tens 7 e ainda cá ando, já deixaste as fraldas, já andas, falas, já te caíram alguns dentes, já sabes escrever, ler e contar, já sabes ver as horas e atar os atacadores, já lavas os dentes sozinho e arrumas a loiça suja e limpa.... e conto cá andar para ver muitas mais coisas.
Agradeço diariamente a tua vida, a minha vida, a tua saúde a minha, ter força nos braços, nas pernas , vontade de aprender, vontade de trabalhar e muito amor para dar. 
Por não saber quando vais ler isto pode ser que nem faça nenhum sentido falar nessa altura do Cristiano Ronaldo que hoje aqui o vou usar para te falar como mãe e mulher.
Já disse aqui o quando admiro e respeito quem não se queixa da vida e vai a luta quem tem "jeito" mas acima de tudo quem faz das tripas coração e trabalha de sol a sol para ser o melhor do mundo. Ponto. O trabalho engrandece, faz o mundo melhor e quem o faz também. 
Pois então em 2018 quando te escrevo isto, o Cristiano Ronaldo deu a todos os fãs de futebol e a nós portugueses muitas alegrias é o melhor do mundo da "bola" e é um homem de trabalho, fez o bem a muita gente. Mas neste momento diz-se por ai que ele pode ter abusado de uma rapariga com quem em tempos se terá relacionado. Não vou e não quero falar se é verdade se não é quem abusou de quem abusou onde, porquê etc etc.
Estou a usar este exemplo para te falar como tua mãe que tenho obrigação moral de criar um homem do bem, um homem para um amanhã melhor, um homem com H grande, talvez um pai de menino ou de menina no futuro, talvez um marido, namorado, talvez um professor.... estou a falar te como mulher de hoje como mulher igual a todas as outras.
Sem julgar ninguém que não é esse o meu objetivo quero que saibas aqui que NÃO É NÃO sempre sempre sempre, no teu futuro se algum dia estiveres com uma mulher mais tapada ou menos, mais bonita ou menos, mais bêbada ou menos, mais divertida ou menos, uma mulher que te beije e te abraça uma mulher fogosa ou nem por isso, uma mulher que te seduza mais ou menos que vá aqui ou ali contigo, seja onde for seja quem for que essa mulher seja, seja qual for a tua relação em relação a ela, seja qual seja .... quando ela disser NÃO ... não é NÃO e pronto. Não importa onde, com quem, porque... não quero, isso não, agora não, ou qualquer variante disso mesmo.... é não. 
Amo-te infinitamente 

Tua mãe


uma acção errada não apaga uma acção certa
uma acção certa não apaga uma acção errada
a luz e a sombra são faces do ser humano inalienáveis da sua vida e a negação desta realidade, em geral, torna a sombra perigosa


segunda-feira, 8 de outubro de 2018

694 - Quando deixar ir ..... let go


Meu muito amado filho Estêvão
Estamos tão acostumados a reagir por impulso quando alguém nos magoa, que acabamos envenenando o nosso dia ou, às vezes, a nossa vida.
Este conto budista mostra-nos que muitas vezes a nossa felicidade pode depender da nossa capacidade de ignorar aqueles que nos prejudicam.
Quantas vezes nos sentimos ofendidos, tristes, irritados com o comportamento dos outros? Estas reações são comuns e fazem parte do comportamento normal do ser humano.
O problema surge quando os sentimentos negativos começam a aflorar e acabam a desgastar-nos.
Aprender a ignorar uma pessoa tóxica não é simples, mas envolve uma profunda mudança de atitude. Devemos aprender a abrir a mente e a ver as coisas sob um outro ponto de vista.
Nesse sentido, existe uma técnica de “aceitação radical”, uma técnica desenvolvida pela psicóloga Marsha M. Linehan da Universidade de Washington.
Trata-se de aceitar algo sem julgamentos. Vamos dar um exemplo: quando alguém nos irrita com suas palavras ou com seus gestos, é porque nós mesmos esperamos determinados comportamentos daquele alguém, e rejeitamos um comportamento diverso daquele que tínhamos imaginado.
Segundo Linehan, essa rejeição alimenta a frustração, o ressentimento, o ódio ou a tristeza e, ao contrário, quando se pratica a aceitação radical, se aceita simplesmente o que quer que tenha acontecido, sem entrar no julgamento do mérito.
A distância psicológica cria uma espécie de escudo e garante que, em uma ou em outra situação, não sejamos emocionalmente prejudicados.
“Dizem que uma vez, um homem aproximou-se de Buda e, sem dizer uma palavra, cuspiu-lhe em seu rosto. Seus discípulos ficaram super irritados.
Ananda, o discípulo mais próximo, perguntou a Buda:
– Dê-me permissão para dar a este homem o que ele merece!
Buda limpou a cara calmamente e respondeu a Ananda:
– Não. Vou falar eu com ele.
E juntando as palmas das mãos em sinal de reverência, Buda disse ao homem:
– Obrigado. Com o seu gesto, você permitiu que eu visse que a raiva me abandonou. Estou extremamente agradecido. O seu gesto também mostrou que Ananda e os outros discípulos ainda são assaltados pela raiva. Obrigado! Somos muito gratos!
Obviamente, o homem não acreditou no que ouviu, ele sentiu-se comovido e angustiado. Ele não conseguia explicar o que tinha acontecido. Ele foi acometido por um tremor por todo o corpo e seu suor molhou os lençóis onde dormiu.
Na sua vida, nunca havia conhecido um homem com um carisma tão forte. O Buda modificou todos os seus pensamentos e todo o seu modo de viver e de agir.
Na manhã seguinte, o homem voltou ao mestre e jogou-se aos seus pés. Então o Buda se voltou para Ananda:
– Você viu? Esse homem voltou para me dizer algo. Esse gesto de tocar meus pés é a maneira dele de me dizer algo que não poderia ser explicado em palavras.
O homem olhou para o Buda e disse:
– Perdoe-me pelo que fiz com você ontem.
O mestre respondeu que não havia nada para perdoá-lo e explicou-lhe:
– Como o fluxo do Ganges faz com que suas águas nunca sejam as mesmas, então nenhum homem é o mesmo de antes. Eu não sou a mesma pessoa com a qual você esteve ontem. E nem mesmo aquele que me cuspiu, está agora aqui.
Não vejo ninguém tão zangado quanto a ele. Agora você não é mais o mesmo homem de ontem, você não está fazendo nada comigo, então não há nada de que eu possa perdoar-te. As duas pessoas, o homem que cuspiu e o homem que recebeu o cuspe, já não estão mais aqui. Então, agora vamos falar de outra coisa.”
A pessoa sincera e justa não tem motivos para reagir às ofensas porque estas provêm da imagem que uma mente distorcida pode ter, e não da realidade dos fatos.
Então, se alguém se comportar mal com você, não deixe atitude dessa alterar seu equilíbrio psicológico. Isso só prejudica você e à quem você dá muita importância.
Buda então nos ensina que as coisas podem mudar rapidamente, e também que devemos ter inteligência para compreender isso.
Às vezes, passam-se meses antes das desculpas chegarem (se é que chegam), mas o mestre diz-nos que não há motivo para levar a mal algo que, tendo passado, no presente já não existe mais.

Em julho enviei uma mensagem a uma pessoa, em setembro outra e hoje outra de nenhuma obtive qualquer resposta …. Ou melhor recebi uma …. O total e completo silêncio… para mim que não faço isso a ninguém sob nenhuma circunstância fico triste e zangada por alguém que eu tanto considero não me responder mais que não seja a despedir-se …. Esta historia do Buda lembra-me sempre que é assim que as coisas são eu não posso esperar de ninguém aquilo que eu gostava que fossem ou fizessem.
Quando alguém fizer algo que te entristece, que põe o teu coração triste que te leve a questionar porquê eu? Porquê isto? …. Afasta-te e envia luz muita luz e pensamentos felizes, encontra no teu imenso coração lugar onde pões amor para essa pessoa que claramente precisa mais que tu, porque só alguém que tem muita falta de amor pode recusar o teu amor.

Dá sempre amor sempre sempre sempre não importa se tens resposta ou não não importa se és ignorado ou não dá amor amor amor e amor nada mais que isso e não esperes nada de ninguém nada …. As pessoas dão o que têm quem.

Amo-te infinitamente

Tua mãe




quarta-feira, 3 de outubro de 2018

693 - Gratidão

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje gratidão
Muita muita pela tua vida.


Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o auto-controle, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria.

A gratidão é o único tesouro dos humildes.

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé!

A gratidão tem memória curta.

A gratidão é a virtude das almas nobres.

A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar.

Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.

Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.

Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter.
A gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam no inventário.

Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes.

A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores.

O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.

A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz.

Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer.

Não cobres tributos de gratidão.

Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.

A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela você sempre pode confiar.

Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.



Sempre agradece tudo na tua vida, sempre. Diariamente.

Amo-te infinitamente

Tua mãe


1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...