segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

608 - Vidas, viveres e estar vivo

Meu muito amado filho Estêvão

"Não peças uma vida fácil, pede força para suportar uma vida difícil"
By: Bruce Lee


Larga o telefone. O telefone é só uma coisa. Não precisas estar contactavel todo o dia. Faz uma pausa. Sê tu proprio. Fica sozinho com os teus pensamentos. Quando estiveres com alguém mantem te presente, presta atenção, ouve, pousa o telefone. Ouve, vive, vê.


Dizes muitas vezes.... "Mãe és tão forte!" .... referes-te a andar sempre com muitos sacos: ginastica, dança, karaté, mochila do computador, mochila das aulas, cabaz de legumes, sacos de lenha, sacos de supermercado, reciclavel, lixo, lancheiras etc etc etc .... mas referes-te tambem a quando estas doente e eu não te largo a mão, referes-te tambem aos dias que acordas e eu ainda estou sentada ao computador como quando te deitaste, refereste aos dias que tu perguntas "estas triste mama?" e eu faço uma qualquer brincadeira a seguir..... não sei se sou forte mas se sou a uma pessoa devo; à minha mãe que essa sim é mulher forte. Encontrei por estes dias na internet um texto sobre ser criado por uma mãe forte que aqui te deixo para leres


10 COISAS QUE VOCÊ APRENDE AO SER CRIADO POR UMA MÃE FORTE

1. Você aprende o valor da independência
Você não precisa de ninguém para te salvar ou alguém para cuidar de você, você aprende pelo exemplo que é capaz de viver uma vida plena e feliz sem ter de compartilhá-la com outra pessoa. Você aprende que pode construir uma casa, criar filhos, cozinhar e fazer os pratos e, ao mesmo tempo, ter uma carreira próspera. Você praticamente aprende a ser uma super mulher.
2. Você aprende o significado do amor incondicional
Você viu a sua mãe sacrificar seu tempo, saúde e juventude por você e seus irmãos, mas ela nunca reclamou sobre o quanto esteve sofrendo ou o quanto fez. Ela tinha sempre um sorriso no rosto e foi feliz dando mais e mais de si mesma. Ela ensinou-lhe o amor altruísta e incondicional, e você sabe que não vai ser capaz de encontrar esse amor em qualquer outro lugar.
3. Você aprende a amar a si mesmo
Você aprende a andar longe das coisas que não são destinadas para você, aprende a continuar, mesmo quando o mundo inteiro está contra você, e aprende a acreditar em si mesmo quando todo mundo duvida. Você aprende que falhas não te definem; o que te define é como você se recupera de todos os contratempos e quão duro luta pela vida que quer.
4. Você aprende que pode ser forte e suave ao mesmo tempo
Mães fortes são geralmente muito sensíveis, elas escondem melhor, mas você viu sua mãe silenciosamente chorar sobre sua dor, ou ficar acordada a noite toda cuidando de você quando estava doente, ou as noites em que que ela não conseguia dormir porque algo a estava incomodando. A maneira como ela te abraça quando você está para baixo mostra compaixão incomparável e ternura e.
5. Você aprende que não é fácil ser mulher ou homem
Você aprende que sua opinião será descontada, que não vão prestar atenção quando você estiver falando sério, mas também vai saber que pode se destacar na multidão e forçar todos a ouvir a sua voz e aceitar suas ideias. Você aprende que o que não te mata te faz mais forte.
6. Você aprende a nunca olhar para trás
Você aprende a abandonar todos os “e se” e “poderia ter sido”. Você aprender a não olhar para trás e perguntar por que a vida virou de cabeça para baixo. Você só fica olhando para frente e deixa o passado redimir-se. Você aprende que tudo o que aconteceu te levou para onde você pertence, mesmo que não seja o que sempre desejou.
7. Você aprende a importância da paciência e fé
Você aprende que Deus está olhando para você e suas lutas, que vai dar tudo certo no final. Tempestades vão passar e amanhã será um novo dia. Você aprende a ser paciente com a vida, paciente com o tempo, paciente com sucesso e paciente com problemas. Aprende que paciência é força.
8. Você aprende como criar sua própria felicidade
Você pode encontrar a felicidade em uma vida difícil. Você ainda pode ser feliz, mesmo se estiver carregando o peso do mundo em seus ombros. Minha mãe me ensinou que eu sempre posso encontrar algo para sorrir, tudo o que tenho a fazer é olhar mais de perto.
9. Você aprende que ela ainda sabe mais sobre o amor do que você
Mesmo tendo diferença de anos, mesmo que você não gosta de suas escolhas no amor, se ela não aprova alguém, é melhor ouvi-la. Ela sabe o que está dizendo; além disso, não quer vê-lo ficar de coração partido.
10. Você aprende como ser uma boa mãe e um bom pai

Você foi criado por uma mãe que lhe mostrou como realmente cuidar de uma família, que o trabalho duro compensa, que você pode amar alguém incondicionalmente. Ela mostrou como ser protetora, amorosa, gentil, compassiva, forte e resistente. Ela estava liderando pelo exemplo, e sabendo ou não, você está seguindo seus passos um passo de cada vez.



Estamos em plena Quaresma e o maravilhoso Papa Francisco deixou algumas pistas para meditar esta quaresma que quero aqui partilhar contigo dentro ou fora da quaresma vale a pena pensar 



Para refletir...
Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:
1. Sorrir, um cristão é sempre alegre!
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo).
3. Lembrar ao outro o quanto você o ama.
4. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias.
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você.
7. Animar a alguém.
8. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro.
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa.
10. Ajudar a alguém para que êle possa descansar.
11. Corrigir com amor; não calar por medo.
12. Ter delicadezas com os que estão perto de você.
13. Limpar o que sujou, em casa.
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos.
15. Telefonar para seus pais.
O MELHOR JEJUM
• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.




Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...