quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

456 - As regras para se ser um humano

Meu muito amado filho 

1 - Receberás um corpo - podes adorá-lo ou detestá-lo, mas vai ser sempre teu.

2 - Vais receber lições - estás matriculado numa escola informal a tempo inteiro, chamada VIDA. Todos os dias vais aprender nesta escola. Podes gostar das loções ou achá-las irrelevantes ou estúpidas.

3 - Não existem erros, só lições - o crescimento é um processo de experiência e erro: experimentação. As experiências "falhadas" são tanto parte do processo como as que "resultam".

4 - Uma lição é repetida até se aprender - a lição ser-lhe-á apresentada em várias formas até tê-la aprendido. Depois de aprendida, passa à lição seguinte.

5 - A aprendizagem não acaba - não há parte alguma da vida que não contenha a sua lição. Se está vivo, tem lições para aprender.

6 - "Lá" não é melhor do que "aqui" - quando o seu "lá" se tornou "aqui", arranjará outro "lá" que mais uma vez vai parecer melhor do que "aqui".

7 - Os outros não passam de espelhos seus - não pode gostar ou detestar algo nos outros que não reflita algo de que gosta ou que detesta em si.

8 - O que faz da sua vida é consigo - tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que faz com eles é consigo. A opção é sua.

9 - As respostas às questões da vida estão dentro de si - só precisa de olhar, escutar e confiar.

10 - Irá esquecer tudo isto.

"Amor de mãe é visceral! Vem de dentro e apanha os órgãos todos!!!! Faz o coração explodir de amor quando olhamos para eles. 
Embrulha o estômago quando estão doentes. Bloqueia os pulmões quando o número da escola aparece no visor do telefone.
Cega-nos a visão quando alguém lhes faz mal. Faz-nos caganeiras quando têm teste de matemática!
Amor de mãe é animal! Apetece comê-los com beijos! Engoli-los de amor! Rosnar ao puto que os empurrou no recreio e lambê-los quando chegam da escola. Mesmo que estejam cheios de plasticina nas unhas, terra nos joelhos e restos de pão com manteiga nos cantos da boca!
Amor de mãe é transcendente! Faz-nos flutuar quando estão felizes! Percebemos quando estão tristes sem sequer falarem! E sentimos a febre só de olhar para eles.
Amor de mãe é parvo! Apetece-nos chorar quando ganham o 1º lugar do concurso de desenhos da escola! Apetece-nos chorar se os deixamos em prantos de manhã. Apetece-nos chorar quando lhes nasce o primeiro dente! Apetece-nos chorar quando lhes cai o 1º dente!
Amor de mãe é mágico! Cura feridas com beijinhos! Cura birras com abraços! Cura dores de barriga com cócegas! Cura zangas de amigos com leite com chocolate quentinho!
Amor de mãe é completamente louco! Aparece-te uma pessoa em casa que te enche a barriga de pneus, o pipi de cicatrizes, dá-te cabo das mamas e do sono, faz-te lavar o triplo da roupa, ter 10 vezes mais preocupações e mesmo assim, gostas mais dessa pessoa do que de ti própria!
Amor de mãe é inexplicável! Apaixonas-te por um tubo de plástico azul com um sinal "+", por uma fotografia preta com uma pinta cinzenta e nunca mais consegues gostar de outra coisa da mesma forma para o resto da vida! Quanto mais filhos tens, mais gostas deles! Quanto mais eles crescem, mais gostas deles! E mesmo naqueles dias em que eles só fazem birras, deitam jactos de ranho pelo nariz e fazem a tua cabeça em fernicalhos, tu consegues gostar mais deles do que qualquer outra coisa de qualquer outra existência!
Amor de mãe é lixado! Sentes culpa quando berras, culpa quando não berras, culpa quando dás, culpa quando não dás! Achas sempre que nunca és suficientemente boa, suficientemente justa, suficientemente rígida nem suficientemente altruísta!
Amor de mãe é a tua maior dependência, a tua maior dor, a tia melhor alegria, tua melhor prestação, a tua maior frustração e o teu maior milagre!"
Cega-nos a visão quando alguém lhes faz mal. Faz-nos caganeiras quando têm teste de matemática!Amor de mãe é animal! Apetece comê-los com beijos! Engoli-los de amor! Rosnar ao puto que os empurrou no recreio e lambê-los quando chegam da escola. Mesmo que estejam cheios de plasticina nas unhas, terra nos joelhos e restos de pão com manteiga nos cantos da boca! Amor de mãe é transcendente! Faz-nos flutuar quando estão felizes! Percebemos quando estão tristes sem sequer falarem! E sentimos a febre só de olhar para eles. Amor de mãe é parvo! Apetece-nos chorar quando ganham o 1º lugar do concurso de desenhos da escola! Apetece-nos chorar se os deixamos em prantos de manhã. Apetece-nos chorar quando lhes nasce o primeiro dente! Apetece-nos chorar quando lhes cai o 1º dente! Amor de mãe é mágico! Cura feridas com beijinhos! Cura birras com abraços! Cura dores de barriga com cócegas! Cura zangas de amigos com leite com chocolate quentinho!Amor de mãe é completamente louco! Aparece-te uma pessoa em casa que te enche a barriga de pneus, o pipi de cicatrizes, dá-te cabo das mamas e do sono, faz-te lavar o triplo da roupa, ter 10 vezes mais preocupações e mesmo assim, gostas mais dessa pessoa do que de ti própria! Amor de mãe é inexplicável! Apaixonas-te por um tubo de plástico azul com um sinal "+", por uma fotografia preta com uma pinta cinzenta e nunca mais consegues gostar de outra coisa da mesma forma para o resto da vida! Quanto mais filhos tens, mais gostas deles! Quanto mais eles crescem, mais gostas deles! E mesmo naqueles dias em que eles só fazem birras, deitam jactos de ranho pelo nariz e fazem a tua cabeça em fernicalhos, tu consegues gostar mais deles do que qualquer outra coisa de qualquer outra existência!Amor de mãe é lixado! Sentes culpa quando berras, culpa quando não berras, culpa quando dás, culpa quando não dás! Achas sempre que nunca és suficientemente boa, suficientemente justa, suficientemente rígida nem suficientemente altruísta!Amor de mãe é a tua maior dependência, a tua maior dor, a tia melhor alegria, tua melhor prestação, a tua maior frustração e o teu maior milagre!"
-Você continua vendo televisão.
-Você continua torcendo para o seu time do coração com fanatismo.
-Você cultua marcas, nomes e famosos.
-Você se coloca como vítima da vida.
-Você pode ter errado em tudo, mas não pode se dar o direito de errar em não assumir os próprios erros para acertar. Temos que ensinar esta nobreza para os nossos filhos se quisermos que eles se libertem desta pirâmide social na qual a maior parte da sociedade está inserida para viver a sua própria vida da maneira que ele acredita ser a ideal.

By: Família 3 e 1/2

"12 sinais de que você está criando seu filho para ser escravo:
1-Você matriculou seu filho em uma escola que o prepara para o mercado de trabalho
Ou uma que vai do maternal ao vestibular. Não importa. Se o seu filho está matriculado em uma escola que o prepara para o mercado de trabalho, você está preparando o seu filho para o passado e não para o futuro, para o mundo que vai existir daqui a 20 anos quando ele sair da escola. Você está preparando seu filho para se encaixar no mundo e não para criar um mundo para ele.

2-Você leva seu filho no shopping para passear
Shopping não é para passear. Shopping é para comprar ou então se distrair para comprar ainda mais. O objetivo do shopping é vender mais e por isso é tão importante para seus proprietários agregar serviços como praças de alimentação e espaço para as crianças com brinquedos eletrônicos e pequenos parques dentro dos seus estabelecimentos. Quanto mais próximas dos shoppings as crianças estiverem, melhor retorno financeiro o shopping terá no longo prazo. O impacto deste mau hábito pode levar seu filho a sempre querer consumir para se manter feliz.
3-Você permite que ele tenha mais coisas que o necessário
Presentes são as distrações do presente. Com milhares de roupas, tênis e brinquedos seu filho começa a perceber que fica feliz sempre que recebe alguma coisa nova e molda a sua cultura para isso. Desta forma, quando ele ficar triste novamente e não enxergar nada de novo à sua volta, acreditará que está com esse mau humor porque não tem nada novo para se distrair. Desde cedo eduque seu filho a compreender que ele não depende de coisas para ser mais feliz. No dia que seu filho fracassar e não tiver coisa alguma, se sentirá ainda mais infeliz por não tê-las e levará ainda mais tempo para retomar seu rumo.
4-Você acredita que ajuda seu filho quando executa tarefas simples pra ele
Dar comida na boca, amarrar o sapato, abotoar a camisa, dar banho, entre outras tarefas simples são coisas que os pais estão fazendo por mais tempo pelos seus filhos. Quando eles crescerem e estiverem adultos o mundo cobrará deles independência e disposição para realizar tarefas fora de suas zonas de conforto se eles quiserem se libertar. Tendo sido criado em uma redoma seu filho terá que lutar ainda mais para conquistar as coisas que deseja.
5-Você ensina seu filho a valorizar as coisas pelas marcas que elas carregam
Não basta comprar um caderno, precisa ser um caderno de uma determinada marca ou com um determinado motivo daquele desenho animado ou daquele filme que ele tanto adora. Não seja tolo. Você está agindo justamente da forma que o dono da marca daquele filme quer que você aja. Que tal explicar para o seu filho que o caderno sem marca nenhuma tem a mesma utilidade que o caderno com marca e que ele pode ser até melhor em qualidade que o outro. Ensine-o a valorizar as coisas pelo real valor delas e não pela marca que a coisa carrega. O significado de sucesso não é medido pela capacidade de adquirir acessórios das marcas mais caras como se fossem badges da vida real.
6-Você não ensina seu filho a receber doações
Conheço pais que não admitem que seus filhos recebam uma peça de roupa ou um tênis de uma outra criança só porque aquilo que era recebido já tinha sido usado. Não existe coisa mais digna e natural do que aprender a receber. Isso, inclusive é até mais importante que aprender a dar porque para receber você precisa ser humilde e nobre. Ensine-o a receber doações e ele se tornará livre por acreditar que o mundo dá as coisas para ele ao invés de visualizar um mundo cheio de perigos e apuros onde todos só pensam em tirar-lhe as coisas.
7-Você faz da alimentação por frutas e legumes algo pontual
O natural para o ser humano é comer frutas, legumes e verduras, enquanto refrigerantes, doces e outras guloseimas não é natural. Estes últimos “alimentos” é que devem ser apresentados ao seu filho como um evento pontual. Não há problema comer doces, biscoitos e bolos uma vez ou outra se o hábito da criança for comer coisas saudáveis, mas fazer da alimentação saudável algo esporádico é transformar o próprio filho em colecionador de problemas de saúde no futuro.
8-Você o deixa ver televisão
Assista televisão com o seu filho durante uma hora e notará nas entrelinhas uma série de comerciais educando-o a permanecer escravo do sistema. Enquanto mulheres feministas brigam pelos seus direitos nas ruas, um comercial de um brinquedo infantil, treina meninas para o consumo vendendo uma caixa registradora que aceita cartão de crédito de brinquedo onde sua filha pode fazer compras à vontade na lojinha da amiga. Desligue a televisão e veja o seu filho libertar a imaginação com amigos imaginários, pistas de corrida feitas com caixas de papelão ou simplesmente cantando a esmo dentro de casa.
9-Você não educa seu filho com uma medicina preventiva
Medicina preventiva é alimentação somada ao conhecimento do próprio corpo. Além de receberem alimentos ruins para o corpo, os pais não incentivam seus filhos a conhecerem suas dores e seus próprios males, curando toda e qualquer perturbação com algum medicamento invasivo que inibe o sintoma, mas não acaba com o problema. O autoconhecimento começa pelo conhecimento do nosso próprio corpo.
10-Você incentiva que seu filho tenha ídolos
Ter ídolos nos escraviza tanto quanto ter algozes. Tendo ídolos, seu filho começa a competir com outras crianças para medir se aquilo que idolatra é melhor ou pior que aquilo que os outros idolatram, seja uma personalidade, um atleta, um time de futebol, um músico, etc. Ele coloca todas as suas expectativas naquela pessoa, saindo de si para querer se tornar o outro o que normalmente termina em uma grande frustração quando ele verifica que o outro possuía as mesmas idiossincrasias que ele.
11-Você ensina as suas crenças para ele
Religião, trabalho, riqueza, modo de vida, enfim, você deposita no seu filho toda a sorte de crenças e medos cultivadas em você tirando a capacidade dele mesmo refletir sobre o que serve e o que não serve para ele. Você não ensina filosofia para ele e não o faz questionar e observar que talvez você e ele estejam errados a respeito das suas certezas. Que existem outras religiões diferentes da sua no mundo, assim como outros tipos de trabalho, outras formas de gerar riqueza e também outras maneiras de viver. Esclareça para o seu filho que a forma como você vive e a maneira como você pensa é a sua maneira, mas não a mais correta. Não ate-o a amarras que o deixem presos em qualquer área da vida. Leve-o a sua religião, ensine-o sobre ela, mostre a forma como você trabalha e a sua maneira de gerar riqueza. Traduza tudo isso e o seu modo de vida como apenas mais um modo de se viver, mas fortaleça-o para que ele faça a sua própria busca, deixando claro que irá lhe abraçar no caminho de volta pra casa.
12-Você não coloca em prática o que ensina para ele
E o principal e mais violento sinal de que você está criando o seu filho para ser escravo acontece quando você demonstra para ele que não se esforça para se libertar colocando em prática aquilo que ensina para ele.
-Você continua indo ao shopping para passear.
Entendo que alguns sinais colocados aqui afetam estruturalmente as suas crenças, mas te convido a fazer um exame em cada uma delas para verificar porque elas realmente existem em você e como elas podem estar moldando a vida que você tem hoje. Se você está preso, liberte-se e leve seus filhos junto, pois se todos os pais fizerem isso, libertaremos o mundo."
By: Marcos Rezende

Amo-te infinitamente


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...