sábado, 6 de dezembro de 2014

449 - Aprende a identificar pessoas com falta de caracter

Meu muito amado filho Estêvão

Há pessoas com falta de caracter... é importante que as identifiques rapidamente quando te cruzares com elas.

Há uma pessoa em particular que por ser teu familiar é importante que reconheças os sinais...
Cuidado.

O que é caráter?

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O que é falha de caráter:

As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens e mesmo evolução como pessoas acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.

E o que é FALTA de caráter:

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato. A falta de caráter é característica de pessoas com baixa consciência moral uma vez que essas pessoas não objetivam melhorar, pelo menos não sinceramente.

Alguns exemplos de FALTA de caráter:

Mentiras:

Todos nós mentimos quer admitamos ou não. As mentiras podem ser coisas banais do dia a dia como dizer que vamos para casa, quando realmente não queremos sair com alguém. (nesse caso até uma maneira de tentar abrandar um mal estar), como podem ser mentiras mais graves e que envolvem consequências importantes. Entretanto, como eu disse no começo, todos estamos sujeitos a um erro grave. A diferença entre uma mentira acontecer em uma pessoa normal (cheia de falhas, mas que têm consciência), e uma pessoa com falta de caráter será a repetição e a não correção do ato mesmo após ter passado por situações delicadas com as mentiras anteriores. Uma, duas mentiras são aceitáveis. Entretanto, um mentiroso (a) frequente mostra sérios sinais de falta de caráter.

Traição:

Longe de ser um tópico moralista, a traição pode ser entendida como falta de caráter quanto também acontece recorrentemente em uma relação onde o pacto do casal é de fidelidade. A traição também deve ser lembrada nos contextos de sociedade no trabalho e amizade, onde o raciocínio é o mesmo: quebra de acordos e confiança.

Dívidas:

Uma coisa é a pessoa passar por situações complexas e que impossibilitem o pagamento de suas contas, outra coisa é a má administração do dinheiro, o consumismo desnecessário  e o “comprar sem ter a intenção de pagar”. Outra coisa que deve ser observada são as pessoas que emprestam dinheiro de familiares e/ou amigos e não se veem na obrigação de pagar aproveitando-se do vínculo afetivo existente. Mais uma vez, a falta e caráter será observada na frequência das ações.

Tratamento diferenciado:

O que motiva alguém a tratar bem algumas pessoas em detrimento de outras? O que pensar de alguém que só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca? A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter.

Manipulação:

Tentar convencer alguém a pensar ou fazer algo de maneira diferente são coisas completamente diferentes de manipular pessoas a fazerem coisas que elas, se estivessem em plena consciência de seus atos, talvez não fizessem. A manipulação é um comportamento egoísta, uma vez que tira o direito de escolha do outro, e mostra falta ou total ausência de consideração pelo outro. O manipulador sempre visa driblar vontades e regras para favorecimento pessoal.

Falta de palavra:

A falta de palavra pode caminhar próxima à mentira e a manipulação. Quando alguém combina algo ou assume um compromisso, a espera social é que o mesmo seja cumprido. Mais uma vez, descartando os casos isolados, uma “Palavra” quebrada com frequência oferece sérios indícios de falta de caráter.

Não assumir as próprias responsabilidades:

Um dos maiores sinais de maturidade que pode ser encontrado em alguém é a capacidade de assumir as próprias responsabilidades. A falta de caráter pode ser observada se uma ressoa repetidamente atribui a outros a responsabilidades por atos que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente no que se refere às quebras de regras e leis que infringem com frequência.
Nota da página: Não é por acaso que as características acima são frequentes em sociopatas, pessoas com ausência de consciência e consideração pelos outros. 


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

448 - Moto-serras triunfos e glorias

Meu muito amado filho Estêvão

Sê muito cuidadoso no dia em que comprares uma moto-serra. A tentação de cortar tudo à tua volta será grande.

Nunca compres uma peça de roupa pensando que te servirá se perderes uns quilos.

Torce para que a tua equipa ganhe, e não para que a outra perca.

Comprar sempre alguma coisa que os escuteiros estiverem a vender.

Dá sempre graças a Deus por tudo. Em especial por não satisfazer todos os teus pedidos.

Aceita com igual graciosidade o triunfo e a derrota.

Maturidade é: a diminuição do lapso de tempo que decorre entre o que nos acontece e o significado construtivo que damos a essa experiência. Por agora, é esta a minha versão.
By: Francisco Fezas

Os Filhos
"Vossos filhos não são vossos filhos,
são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor,
mas não vossos pensamentos.
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles,
mas não podem fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás
e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos
são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito
e vos estica com toda a sua força
para que suas flechas se projetem rápido e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria;
Pois assim como Ele ama a flecha que voa,
ama também o arco que permanece estável."
By: Khalil Gibran

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

447 - A coragem do coração

Meu muito amado filho Estêvão

Estou sentada na pequena cadeira do auditório com a maquina de filmar sobre o ombro e sinto as lágrimas a bailar nos olhos. A minha filha de seis anos está no palco, calma, controlada, concentrada e canta com toda a emoção. Estou nervosa, emaciada, agitada e tento não chorar.
"Oiçam, estão a ouvir os sons dos corações a bater à vossa volta?" canta.
Com a carita redonda virada para cima, para a luz uma carrinha tão querida e familiar e contudo tão diferente das minhas feições magras.
Lança o olhar sobre o público, com total confiança... sabe que a amam.
Olhos que não se parecem com os meus.
"Tanto no vale como na planície, em todo o mundo, o bater dos corações é igual.".
O rosto da sua mãe biológica olha-me do palco. Os olhos de uma rapariga, que uma vez olharam os meus com confiança, olham agora o publico. Estas feições que a minha filha herdou da sua mãe biológica... olhos um pouco repuxados nos cantos e umas bochechas rosadas que não consigo parar de beijar.
"Negro ou branco, vermelho ou moreno, é o coração da família humana... oh, a bater, oh, oh, oh a bater", concluiu.
O publico entusiasma-se. Eu, também. Um aplauso estrondoso e põe-se de pé para que Melanie saiba que adoraram. Ela sorri... já sabia.
Estou a chorar. Sinto-me tão feliz por ser a sua mamã... ela enche-me de tal alegria que o meu coração até dói.
O coração da família humana... o coração da coragem que nos mostra o caminho quando estamos perdidos... o coração que une estranhos num objectivo comum... foi esse o coração que a mãe biológica de Melanie me mostrou. Melanie ouviu-a do mais profundo de si. Este coração de coragem pertencia a uma rapariga de dezasseis anos... uma rapariga que se tornou mulher devido ao seu empenhamento no amor incondicional. Foi a mulher que agarrou a ideia de que podia dar à sua filha algo que mais ninguém podia... uma vida melhor do que ela tinha.
O coração de Melanie bate junto do meu quando a abraço e lhe digo que cantou muito bem. Ela solta uma risadinha, nos meus braços e levanta os olhos para mim:
- Por que estás a chorar, mamã?
- Porque estou tão feliz por ti e te portaste tão bem, sozinha! - respondo.
Sinto-me estender-lhe tentáculos de amor e abraço-a com mais do que apenas os braços. Abraço-a com amor, não só por mim, mas pela mulher bela e corajosa que optou por dar vida à minha filha, e depois optou por dar-ma. Trago em mim o amor de ambas... a mãe biológica com com coragem de partilhar, e a mulher cujos braços vazios se encheram de amor... porque o pulsar do coração que partilhamos é só um.
By: Patty Hansen

Sabes meu filho que há uma pessoa que te ama mais que eu, uma pessoa que morreu por ti, morreu por te amar. Deus.
Deus ama-te antes de seres tu, antes de eu ser eu antes de haver sol e mar e coisas.
Deus morreu por ti. Por esse amor infinito que te têm. Deu-te amor e deu-te também uma coisa maravilhosa "livre-arbítrio" para que tu faças o teu caminho.... ele só quer o teu bem e sabe qual é esse caminho mas na sua infinita generosidade deixa que tu o faças sozinho que tu escolhas o teu.
Escolhe bem.
Escolhe o caminho do bem, do amor, do ser feliz para o teu Mais.
Não uses o seu nome em vão.
Faz um caminho de paz.
Faz um caminho para os outros.
Faz um caminho de verdade. Sempre.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

446 - Desapego

Meu muito amado filho

1ª Lei – A PESSOA QUE CHEGA É A PESSOA CERTA.
Ou seja, ninguém chega em nossas vidas por acaso, todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por algum motivo, para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
2ª Lei – O QUE ACONTECE É A ÚNICA COISA QUE PODIA ACONTECER.
Nada, absolutamente nada do que nos acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra maneira, nem sequer um detalhe mais insignificante. Não existe aquilo de …”se tivesse feito tal coisa … teria acontecido tal coisa …”.
3ª Lei – EM QUALQUER MOMENTO QUE COMECE É O MOMENTO CORRETO.
Tudo começa no momento certo, nem antes nem depois. Quando estamos preparados para que algo novo comece em nossas vidas, aí então começará. O que aconteceu foi o que pôde acontecer e teve que ser assim para que aprendêssemos essa lição e seguíssemos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas, são perfeitas, ainda que nossa mente e nosso ego resistam e não queiram aceitar.
4ª Lei – QUANDO ALGO TERMINA, TERMINA.
Simplesmente assim. Se algo terminou em nossas vidas, é para nossa evolução , portanto, é melhor deixá-lo seguir adiante e avançar já enriquecidos com essa experiência. Creio que não é por acaso que você esteja lendo este texto. Se este texto chega em nossas vidas é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai em lugar errado.
(Ensinadas na Índia)


Um filho vendo a mãe chorar,pergunta!
Por que você está chorando?
_ Porque eu sou mãe , ela respondeu.
Eu não entendi , ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
_Você nunca entenderá .

Mais tarde o menino perguntou ao pai
porque as mães parecem
chorar sem nenhuma aparente razão.
Todas as mães choram sem motivo ,
foi o que o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem
e ainda tentava entender porque mães
volta e meia estão chorando.
Após muitos anos, já em avançada idade,
ele deixou o mundo.
Quando sua alma viu-se frente a frente
com Deus, logo disse:
Senhor, nunca entendi porque mães
choram tão facilmente
Disse Deus:
Quando eu criei as mães
tinha que ser algo especial.
Eu fiz seus ombros fortes o suficiente
para carregar o peso do mundo
e, ainda, suficientemente
confortáveis para dar apoio.
Eu dei a elas a força para
a hora do nascimento dos filhos
e para suportar a rejeição
que tantas vezes vem deles.
Eu dei a elas a fibra que permite
a continuação da luta
quando todos à sua volta já desistiram.
Dei-lhes a perseverança em proteger
a família por entre doenças e tristezas
sem jamais desistir de amar.
Dei-lhes a sensibilidade para amar seus filhos
diante de quaisquer circunstâncias,
mesmo que eles a tenham
magoado profundamente.
Essa mesma sensibilidade
as ajuda a silenciar
o chorinho dos seus bebês,
fazendo com que se acalmem e,
quando adolescentes,
que compartilhem com ela
suas ansiedades e medos.
... E, finalmente,
dei-lhes a lágrima para derramarem
sem nenhuma razão aparente.
É sua única fraqueza.
Por que fiz isso?
Para não diferenciá-las por completo
do restante da espécie humana

Ninguém é melhor que ninguém. Ninguém.
Ninguém está nesta vida com livro de instruções. Ninguém.
Aquilo que os outros fazem e vivem, são apenas oportunidades para observarmos e aprendermos todos enquanto homens e mulheres. Todos.
Ninguém é possuidor de verdades universais inquestionáveis e intocáveis. Ninguém.
Fazemos muitas vezes aquilo que criticamos em outros, e nunca sabemos se aquilo os outros vivem, um dia também o podemos vir a viver. Todos.
A vida é tudo aquilo que nos acontece. Talvez.
A vida é tudo aquilo que escolhemos viver. Talvez.
A vida é tudo aquilo que fazemos com o que vivemos e vemos viver. Acredito.
Para quê falsos julgamentos morais?
Para quê coscuvilhice e mal-dizer?
Para quê falar de outros, quando temos tanto para falar de nós?
Que a vida dos outros, dê humildade à nossa.
E quem tiver o livro de instruções nas mãos, chegue-se à frente, e aprenda a falar de si em primeiro. E em segundo, de mais ninguém.
Diana Gaspar Duarte

«Às vezes as pessoas confundem o sorriso com a ausência de problemas, com a falta de gente que nos tenha feito mal [ e muito ], de um bom punhado de incertezas e dificuldades tantas vezes ingeríveis, e que apesar disso não nos mantêm reféns de rancores, ódios, frustrações, recalcamentos e desalentos e tantos outros sentimentos de carga negativa. (...)
Às vezes as pessoas acham que sabem tudo quando na verdade da missa não sabem, nunca souberam, nem uma ínfima parte. Porque calámos, não por medo, vergonha ou vaidade, mas porque chamámos a nós a condução da nossa vida em vez de nos entretermos a procurar culpados e a apontar o dedo em busca de desculpas. (...)
Às vezes as pessoas fazem dos outros um espelho de si próprias e tomam a nuvem por Juno. Estão enganadas e é pena. Ou talvez não.»
By: Ás nove no meu blog

Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

445 - Comprar carro e pessoas mais velhas

Meu muito amado filho Estêvão

Quando fores comprar um carro, não uses o teu melhor relógio.

Não tenhas uma mente tão aberta que te impeça de raciocinar com inteligência.

Aprende a fazer pão de milho na figadeira.

Levanta-te quando uma pessoa mais velha entrar na sala.

Deixa um bilhetinho de amor na bagagem da tua mulher antes de ela partir em viagem.

Facilmente ouvimos conselhos de pessoas que nos são próximas, do género: “Sorri! Pensa positivo! Mesmo que estejas mal, coloca um sorriso (amarelo)...
Sabemos que estes conselhos surgem do carinho e do bem que essas pessoas nos querem, no entanto, surgem muitas vezes como pensos rápidos, que mascaram aquilo que vive em nós e que tem de ser olhado, trabalhado e transformado. Todos nós ficamos tristes, temos assuntos internos para resolver, sofremos, temos momentos de dor e algum tipo de conflito. Todos. Só nós sabemos o que vive em nós, o que nos atormenta e entristece, e assim sendo, só nós podemos resolver e transformar esses mesmos conflitos em momentos de aprendizagem e escolha. Não acredito em pensos rápidos de sorrisos superficiais. Acredito que aquilo que nos provoca dor, pode ser uma alavanca de crescimento para nos encontrarmos e aprendermos a viver de forma mais equilibrada e satisfatória. Acredito também que muitas vezes, sorrisos forçados ou pensamentos positivos não construídos ainda geram mais frustração e mal-estar porque mantêm o aparentemente bem, onde só a aparência está de facto bem. O que era a nossa vida sem desafios? Sem momentos de algum desconforto que nos fizessem avançar e mudar? Talvez uma monotonia e sem momentos de autoconhecimento para desmontar crenças, conceitos e formatações mentais cristalizadas. Se há momentos em que não estamos bem, talvez seja mais importante admitirmos que não estamos bem, sem exigirmos aos lábios sorrisos amarelos. Se por um lado há alturas em que não conseguimos sorrir, é importante que a tristeza não vire rotina e a rotina seja procrastinar. Consciência em nós, no que vive no nosso coração, na nossa mente, e motivação para voltar a sorrir sim, com vontade franca e olho a brilhar.
Pensamos positivos sim, mas com sinceridade e alicerçados numa forma positiva de ver a vida e de a viver.
By: Diana Gaspar Duarte

Percebes que precisas arrumar nas devidas caixas as ilusões que um dia fizeram parte de ti e que agora, quando paras e as observas, não te fazem qualquer sentido. Procuras as prateleiras mais altas (de ti) e é lá que as guardas. No alto, distantes, fora do teu campo de visão.
E mesmo que outros achem que abdicar do que tantos gostavam de ter, renunciar onde outros gostavam de estar é a maior parvoíce que fazes na vida, percebes, com uma certeza tão clara, que o verbo que conjugam não é o que queres sentir no equilíbrio de ti: ter. Que tudo o que procuras e que queres continuar a aprender todos os dias, é a conjugação certa, mesmo que imperfeita, do verbo ser.
Arrumar coisas que nos causam desconforto, que nos tiram paz, que nos fazem sentir viver o mesmo dia duas vezes, que andam ao teu lado mais pelo ego do que pelo coração, traz-te a paz que queres nos teus dias. 
E tu sabes, aprendes, que a maior conquista da vida é ter paz.
By: Às nove no meu blog

Ontem cheguei em casa e você esperava por mim; a vovó me contou que você disse "A mamãe é meu remédio" e nos abraçamos em silêncio até a febre passar. Por trás de seus olhinhos abatidos senti a sinceridade de suas palavras, e o calor de suas mãos presenteou meu pescoço. Se o céu existe, ele cabia no conforto daquele abraço. Essa sensação dormiu comigo mesmo sendo dia dos namorados e você lutando contra uma virose. Desde que me descobri mãe todos os papéis ficaram em segundo plano, mas como não me sentir recompensada depois de ouvir uma frase dessas? Sei que vou guardá-la por muito tempo, talvez por toda a vida, e me agarrar à sua poesia quando você crescer e for um homem feito, cheio de preocupações e responsabilidades.
Porque você ainda é um menino de seis anos e eu ainda posso ser o seu remédio, mas a vida vai lhe mostrar que não sou perfeita, que tenho falhas, desvios e manias, que não possuo varinha de condão nem respostas pra tudo, que a dipirona tem propriedades maiores que minha presença, que não sou digna de ser seu espelho porque meus erros serão fatalmente identificados por você no futuro para que não os repita com seus próprios filhos.
Mas não tem importância, hoje trato de aproveitar cada segundo ao seu lado, gravando na pele a sensação de seu corpo arredondado, sua risada farta e barulhenta, o toque de suas mãozinhas no meu cabelo_ que você insiste em arrumar num rabo de cavalo lateral_ ,seu cheiro principalmente quando corre e fica com o cabelinho suado, sua respiração profunda quando adormece. Essas são minhas relíquias, tesouros escondidos numa porção extensa do coração, consolo para os dias ruins e saudades futuras...
By: A soma de todos os afectos

Amo-te infinitamente

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...