sexta-feira, 16 de agosto de 2013

188 - Fazer negócios, Deus, calma e filhos

Meu muito amado filho Estêvão

Não faças negócio com alguém que já tenha metido alguém em tribunal.

De vez em quando (ou menos de vez em quando) deixa o teu espírito de aventura triunfar sobre o teu bom senso.

Pelo menos uma vez na tua vida dorme ao relento numa rede.

Pelo menos uma vez na tua vida faz uma fogueira na praia à noite.

Pelo menos uma vez na tua vida come alguma coisa que pensavas que ninguém comeria como formigas, cobra, lagarto, rabo de porco.

Marca os livros que lés com a fotografia preferida de alguém de quem gostes muito.

Nunca percas: a calma, a cabeça, as chaves do carro e o amor da tua vida.

Confia em Deus para tudo, mas fecha o carro à chave, não deixes no carro coisas à mostra.

Surpreende um velho amigo com um telefonema.

Participa sempre sempre sempre nas actividades da escola dos teus filhos seja as reuniões de pais, seja teatro, seja jogos de futebol seja pintura, participa sempre.

Defende sempre a tua mulher. Sê o seu melhor amigo e o seu maior admirador. Inclui-a verdadeira e completamente na tua vida.

Aumenta a biblioteca dos teus filhos dando-lhes sempre um clássico pelos anos. Começa logo no primeiro aniversário.

Põe dentro da carteira um papel com as medidas mais importantes da tua mulher e dos teus filhos.

Preocupa-te com o teu negócio. Com a sua publicidade, com a sua divulgação, com os teus funcionários, com fazer crescer, com manter. Ninguém se deve interessar tanto pelo negócio como tu.

Nunca digas "não" enquanto não tiveres ouvido a história toda.

Se te tiverem convidado para uma qualquer refeição serve-te uma segunda vez se te oferecerem mais jamais uma terceira.

Jamais e em que circunstancia for faças alguma observação desagradável sobre a tua namorada, a tua mulher ou os teus filhos na presença de outras pessoas.

No Natal, na pascoa, no dia das bruxas, nos aniversários, nas janeiras e sei la que mais... se for uma altura do ano onde haja uma canção temática... canta-a com os teus filhos todos os anos e depois com os teus netos.

Nunca ponhas o carro a andar enquanto os passageiros não estiverem todos acomodados.

As pessoas podem não te falar sobre o que sentem e o que pensam mas normalmente dão sinais bem claros no seu próprio comportamento por favor está atento! E acredita na tua sensibilidade.

Jamais na tua vida aceites dos outros comportamentos inaceitáveis. Seja de quem for.

Se uma pessoa que tu gostes muito muito muito tem para contigo repetidamente comportamentos que não gostas ... não aceites e deixa ir, afasta-te. Há em português uma frase que diz "quem muito se abaixa o rabo mostra!"... não mostres o teu.

Se gostares de ler um autor vivo, um musico vivo, um artista vivo, escreve-lhes a dizer que aprecias o seu trabalho.

Quando te exaltares, pede imediatamente desculpa sobretudo se for com crianças.

Quando fizeres um discurso, concentra-te no que tens para dar à audiência, e não no que receberás dela.

Não te preocupes com os teus direitos a ponto de te esqueceres das tuas maneiras.

Quando não tiveres a certeza de quanto deves pagar a alguém, pergunta-lhe quanto acha que seria justo pagar-lhe. Obterás quase sempre uma resposta razoável.

Quando tirares uma fotografia muito bonita imprime-a em papel.

Amo-te como a chuva de estrelas cadentes numa noite de Agosto



Tua mãe

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

187- Vestir, elogiar e desenhos animados

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca jamais deixes crescer ervas daninhas à volta dos teus sonhos.

Quando souberes que uma pessoa teve muito trabalho para se vestir bem, diz-lhe que está sensacional (agora fazes isso mesmo dizes-me: "mama paeces uma pincesa!").

É muito importante que exista em tua casa um ambiente acolhedor. faz os possíveis para que o teu lar seja tranquilo e harmonioso.

Quando mandares uma criança fazer qualquer coisa, não perguntes, "está bem?" ou "está certo?", mas antes "percebeste?".

Lembra-te de que quase tudo tem melhor aspecto depois de uma noite bem dormida.

Tem sempre pronto um conjunto de barbear e de lavar os dentes para quando viajares.

Lembra-te de que a forma como dizes (ou não dizes) as coisas é tão importante como aquilo que dizes. Sê claro. Mas fala.

Vê desenhos animados de vez em quando.

Lê nas entrelinhas da vida, das conversas, do pensamento. Guarda essa informação para ti.

Quando vires turistas a tirarem fotografias uns aos outros oferece-te para lhes tirar uma fotografia de grupo. Tira sempre duas.

Quando discutires com a pessoa de quem gostas, não te afastes da situação actual que está a ser discutida e jamais vás buscar coisas já passadas. Jamais.

Nunca peças desculpa por recorreres a medidas extremas quando estiver em causa a defesa dos teus valores, da tua saúde ou da segurança da tua família.

Não penses que podes preencher um vazio no teu coração com dinheiro.

Torna-te famoso por levares até ao fim tarefas importantes e difíceis. Não tenhas vergonha das dificuldades que passas ou passaste. Não te fazem melhor que ninguém mas não tens de te envergonhar de nada.

Nunca vendas o teu ursinho de peluche, a caixa das cartas e das fitas de curso. Mais tarde vais te arrepender.

Deixa uma moeda num sitio onde uma criança possa encontra-la. Oferece moedas quando os teus filhos perderem os dentes e para que eles deixem a fralda.

Jamais na tua vida consideres os bons amigos, a boa saúde ou um bom casamento como dados adquiridos. Por isso mantêm perto os teus verdadeiros e bons amigos deixando para trás mal entendidos, guarda a saúde faz desporto e come bem, e sê amigo, fiel e companheiro da pessoa que escolheste para o caminho da vida.


Amo-te como as cerejas



Tua mãe

terça-feira, 13 de agosto de 2013

186 - Mãe, Avó, Tia, Tio e mais e mais e mais

Meu muito amado filho Estêvão hoje vou-te falar de família
A tua família de sangue portuguesa e a tua família de coração portuguesa. E esta é a tua família de sangue portuguesa e a tua família de coração portuguesa hoje que tens 2 anos…. A tua família de coração vai crescer com toda a certeza.
Tens também a tua família brasileira, que é muito importante também, e que já te falei muitas vezes e sempre te falarei, mas hoje não é deles que te vou falar, hoje é da tua família portuguesa.
Nestes dois anos que passaram até hoje a tua família de sangue portuguesa é pequena… somos poucos mas bons.
Tens me a mim tua mãe. Já te tenho falado de mim e eu sou péssima a falar sobre mim e sobre quem sou, o que faço, de onde vim e para onde venho…. Acho que hoje não vou adiantar nada a mim porque já falei de mim antes… mas repito de mim poderás sempre pedir à tua avó que fale, à tia tia IA, ao teu tio-avó JA, à tua tia-madrinha CS, à tua tia AA e ao CM cada um à sua maneira sabe de mim coisas que talvez te interesse e poderás agora e para sempre perguntar de mim a todos os meus …. Agora e para sempre. O que te posso dizer de mim em relação a ti é que agora já não tenho coração dentro do peito…. Há 2 anos que o meu coração bate de fora do peito, bate em ti e por ti. Tudo o que aconteceu na minha vida até tu nasceres aconteceu para tu nasceres, e tudo o que acontecera daqui para a frente há que ser por ti e para ti. Ponto. Falemos de pessoas importantes agora.
Tens a tua avó MJF. A tua avó tem por ti um amor que tu não tens nem ideia. A tua avó faz tudo por ti. Tudo. Não dorme, não se deita, faz de um tudo por ti. A tua avó é sempre a pessoa que tens de consultar quando tiveres um problema de saúde …. Ela tem sempre ou colo ou chá ou “bolinhas” para resolver todos os problemas. A tua avó sabe mostrar-te os caminhos nos dias mais difíceis e pega-te ao colo quando tens febre, segura-te quando tens asma, e faz-te rir sempre. Põe te a dormir e as vezes (menos do que devia) zanga-se contigo. Sempre que tenhas alguma dificuldade ou precisares de um conselho ela deve ser a primeira pessoa que procuras. Ela saberá sempre ajudar-te. Sempre. E faz uns bogés e umas saladas maravilhosas. A tua avó MJF ama-te como se fosses dela e o coração dela também bate fora do peito dela por ti. E olha até ao fim da tua vida ela vai ter o coração dela a bater no teu!
Tens a tua tia IA. É também a tua tutora. É a minha irmã sabe quem eu sou como poucos. Nunca nunca nunca percas o contacto com ela. É a mãe da MM e do VM que são os teus primos mais novos e os únicos que tens em Portugal. A tua tia IA é canhota como tu e pode explicar-te sempre como é escrever e viver com a esquerda como braço e como perna. A tua tia IA também tem alergias como tu e podes sempre contar com ela para te falar sobre isso. Fala com ela sobre dinheiro e o que fazer para o fazer crescer e poupar. Ela sabe tudo sobre isso. Conta com ela quando quiseres escolher a licenciatura. O emprego. A tua tia IA é das pessoas mais sensatas que conheço. Aproveita.
Tens o teu tio JM casado com a tua tia IA e pai da MM e do VM. O teu tio JM gosta muito de ti e preocupa-se muito contigo e sempre te deu muito colo. Olha procura-o ele e a tua tia IA são pessoas que só te querem o bem. Mesmo.
Depois tens a tua Maguigui para nos a MM a tua mais que tudo a tua prima MM. Quando nasceste ela queria muito um primo e nasceste tu. Ela pegou em ti ainda era muito bebe. Tu riste-te para ela ainda tinhas muitos pouco meses e tu e ela dão-se hoje como se fossem irmãos: lutam, brigam, conversam como se de irmãos se trata-se. Mantem sempre essa proximidade. Fá-la crescer na tua vida como a uma flor. Ter primos e crescer com eles é maravilhoso. Leva a tua generosidade para a imaginação da MM e vocês os dois vão ser muito felizes.
Tens ainda o teu primo VM… tu és o primo mais velho. Tens de ser cuidado com ele e mostra-lhe o cheiro das flores e como se faz o pino. São primos. E isso é maravilhoso.
Há o teu tio-avô JA casado com a tua tia-avó HA e pais da tua prima FA… são a única família que tens do lado do teu falecido avó FA e podem sempre falar te dele da pessoa que era, da sua historia. São a tua ligação ao algarve, a olhão, são a tua ligação a história do teu avó que morreu antes de nasceres. A mim o teu tio-avô JA sempre me deu apoio quando precisei e acredita sabe contar-te tudo sobre essa parte de ti.
Tens também a tua tia-madrinha CS. Foi escolhida para tua madrinha tinha eu 15 anos. A tua tia-madrinha pode falar-te de mim quando era pouco mais velha que tu. Pode falar te de como te desejei. Pode falar te do que sempre me fez chorar, pode mostrar-te que muito do que tu sentes eu já senti também. A tua tia-madrinha CS é bailarina. Bailarina de alma e coração tem na alma o amor e a arte, a luz e a experiencia que os adultos perdem com a vida. Ela conhece o belo sabe o belo e sempre te mostrará esse caminho. Sabe receber e conversar como poucos. Tem uma força como poucos e pode sempre falar-te de como é ter uma família de coração enormeeeeeeeeee.
Tens o teu tio-padrinho AA é médico e é a pessoa mais calma e sensata do mundo. Tem um sentido de humor brilhante e canta como poucos. É muito teu amigo e pegou em ti tinhas poucas horas de vida. Com ele poderás escolher o marítimo como clube de futebol de eleição saberás tudo sobre música, e sobre a alegria de ter sempre a casa cheia de gente.
Temos que falar também do FA e do meu afilhado PA filhos da tia tia-madrinha CS e do teu tio-padrinho AA. Têm sido uma presença na tua curta vida e tu brincas com eles como se se vissem todos os dias. Era bem bom que fossem crescendo assim. Cada um com o seu jeito cada um à sua maneira são os mais lindo meninos!
Temos também a Filipa. A Filipa pegou em ti ao colo tinha 3 meses até teres 15 meses pegou em ti todos os dias. Ela embalou-te para dormir. Falou e explicou-te as palavras. Foi a tua primeira professora e bonita é ela! Com ela aprendeste a comer de tudo e ainda bem!
Temos a Tia AA e a tua mais que tudo MC… tua prima de coração, tua tia de coração…. Pegaram em ti ao colo não tinhas 1 dias e em especial a tua Tia AA pode falar-te de cada segundo do tempo que ainda não estavas cá de fora. Respeita sempre o que a tua tia AA te ensinar principalmente se for sobre nadar ou sobre o coração ela é dura na queda mas maravilhosa. A tia prima de coração MC vai-te ensinar a subir às árvores e a comer gelados sem por nodoas e a gostar de andar de cavalitas…. Eu gosto dela como se ela fosse minha e gostava que tu fizesses o mesmo.
Há também o CM … quando te conheceu tinhas pouco mais de um ano, já falavas qualquer coisa e andavas por todo o lado, saltaste-lhe para o colo e acho que ficaram amigos a partir dai. Mudou-te muitas muitas fraldas, fez-te muitas muitas sopas, e muito arroz de peixe, ensinou-te a comer caracóis, pegou-te ao colo quando estavas doente, deu-te a mão para te atravessar a rua e deu-te castigos para te ensinar. Acho que tens ali um amigo para a vida. Tens ali uma pessoa que te quer muito bem que te gosta muito e muito. Acho que é o teu primeiro amigo sozinho (vou explicar o que quero dizer com o primeiro amigo sozinho… é o primeiro amigo que fizeste por ti sozinho, sem ser um amigo teu que é assim porque já era amigo da mãe ou um familiar da mãe percebes? Conquistaste-o por ti, por ti mesmo, pela pessoa que és sem que eu ou outra pessoa qualquer tivéssemos influencia nisso). Com ele poderás aprender a cozinhar como poucos, a saltar de muito alto no ar a conversar com todos e a ser amigo verdadeiro e generoso. Sei que te pode ensinar também a andar de mota mas eu preferia que não o fizesse… ou melhor vou dizer assim… se alguém algum dia tiver que te ensinar a andar de mota que seja o CM… mas eu gostava muito que nunca te apetece aprender!
Tens o Rodrigo Ferreira …. Repara é o único que tem nome … e porque? Porque é o teu gémeo de pai e mãe diferente … nasceu no mesmo dia e mesma hora que tu e tem estado juntos desde os vossos 2 meses de vida. Foram colegas de creche e são a imagem de espelho bem diferentes por sinal um do outro…
Tiveste até há pouco tempo a tua cadelinha a Dorothy. Acredita que da mesma maneira que tu te lembras hoje em dia dela varias vezes …. Ela morreu e levou-te na sua alma de cão fiel. Acho que a coragem que tens vem também um pouco dela, a alegria e o amor no olhar e no coração que tens são também uma herança que ela te deixou.

E pronto acho que por hoje e até hoje desta parte do mundo há muita gente que tem feito caminho contigo mas há estas pessoas que eu tenho como as que mais de moldarão as que mais te construíram as que mais ajudaram no caminho feito até ao momento e que estão por aqui.
A vida vai dar muitas voltas muitos caminhos serão trilhados mas se algum dia se porventura eu não estiver contigo e tu quiseres saber se eu gostava de comer caracóis como tu, ou se quiseres saber que espada é a aquela que está la na sala, ou porque é que a tatuagem da perna da mãe diz “confia” … todas as pessoas que te disse anteriormente te saberão falar sobre isso e sobre o bebe que és.

Amo-te como pêssegos maduros no Verão





Tua mãe

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

185 - Carros, rolo de papel higiénico e trabalho

Meu muito amado filho Estêvão.

Quando vires um carro indevidamente estacionado numa zona reservada a deficientes, põe-lhe um papel no pára-brisas a dizer: "a sua matrícula foi comunicada à polícia".

Compra uma gravata nova para o teu casamento e usa-a só dessa vez mas guarda-a para sempre.

Se te perderes admite-o e pede a alguém que te ensine o caminho.

Nunca compres só um rolo de papel higiénico, um rolo para a máquina fotográfica ou um pacote de manteiga. Compra dois.

Faz um bom (excelente) trabalho porque queres, e não porque tem de ser. Assim és tu que mandas em vez do teu patrão.

Lembra-te de que o caminho mais rápido para chegares a qualquer lado é escolher um bom companheiro de viagem. Isto aplica-se à melhor viagem de todas a vida.

Jamais escrevas uma carta de amor à maquina. Escreve-a sempre a punho. Mas podes escrever emails de amor, post-its de amor.

Nunca compres uma cadeira ou um sofá sem antes te sentares neles alguns minutos.

Não sejas susceptível. Aceita as críticas tão bem como os elogios.

Mantém os teus documentos fiscais num estado impecável.

Partilha os teus conhecimentos. É uma forma de alcançares a imortalidade.

Sê generoso com o teu planeta. Pouca, reuntiliza, reduz, recicla tudo tudo tudo tudo o que peças.

Quando contratares uma empresa, inclui uma cláusula de penalização no contrato para o caso de não concluírem o trabalho deles a tempo.

Lê os placards à entrada do supermercado, na biblioteca e na igreja. Vais descobrir coisas muito interessantes.

Da próxima vez que estiveres lado a lado com um polícia, um bombeiro ou um paramédico, diz-lhes que aprecias o quanto fazem pela comunidade. Sempre aos polícias agradece. Sempre.

Aprende pelo menos 3 cantinelas para estares sempre preparado para entreteres crianças.

Gasta o teu tempo e energia a criar e não a criticar.

Respeita barcos de vela, motas de terra de neve e de água e todo o tipo de ferramenta motorizada. Aprende a trabalhar com todos, conhece o manual e comportamentos de segurança. Tudo isso são coisas que te podem ensinar lições durissimas em poucos segundos. 

Age sempre com cortesia e com justiça independentemente da forma como os outros te tratam. Não deixez que sejam eles a determinar a tua reacção.

Amo-te como ao sol



Tua mãe

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

184 - Mulheres casadas e namoradas de amigos

Meu muito amado filho Estêvão

A vida dá muitas voltas e evolui para o futuro de uma maneira que nem eu nem tu conseguimos prever, mas há coisas que na minha opinião não mudam. Aqui vai uma de tantas.
Nunca te envolvas com uma mulher casada ou comprometida. Nunca. Nao devemos fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nos. Nao gostavas com toda a certeza da tua companheira andasse com outra pessoa... Então começa tu com essa atitude. Nao faças ao marido de alguém aquilo que não gostavas que te fizessem a ti. Faz isso por ti. É karma que ninguém deve ter. Repete comigo "mulher casada é fora do alcançe" e nada justifica. Nada.
Na mesma categoria esta a ex-namorada ... Quando soubesse que tem outro relacionamento evita contacto, dá espaço, não te aproximes, afasta te, não a contactes mesmo que de amizade se trate .... Afasta te, mostra a tua maturidade ao saíres do espaço e não cries confusão na tua vida.
Seguir o teu caminho em amor e paz e a maior prova de maturidade que podes dar assim como e de amizade e de amor deixa te estar na tua vida no teu caminho. E deixa os outros se, felizes sem ti no caminho deles.
A namorada, ex-namorada do teu amigo é também off-limits .... Não estragues uma amizade por uma namorada. A palavra é honra e deves sempre têm-lá.
São antiquados os conceitos que aqui partido hoje? .... Talvez sejam.
Esses três princípios são a base do meu modo de agir e foi assim que cresci respeitar os outros mas acima de tudo a respeitar me a mim.
E gostava que percebesses o que te acabei de dizer como uma questão de respeito por ti primeiro e pelos outros depois.

Amo-te demais



Tua Mae

183 - Filhos, mulheres e dinheiro

Meu muito amado filho Estêvão

Num confronto verbal baixa a voz tanto quanto a outra pessoa levantar a dela.

Deixa sempre sempre sempre os teus filhos verem-te a fazer coisas pela mãe deles que lhes mostres o quando a amas e estimas. Não tenhas vergonhas de beijos lambidos, de abraços apertados, de festas, de danças sem razão de sorrisos e de mãos dadas.

Tira fotografias a todos os carros e animais de estimação que tiveres. Mais tarde na tua vida, essas fotografias despertarão em ti recordações maravilhosas.

Nunca transportes crianças na parte aberta de uma carrinha.

Quando te convidarem para jantar num restaurante, nunca escolhas um prato mais caro do que o escolhido pela pessoa que te convidou. Nunca.

Quando alguém te propuser pagar agora ou mais tarde, diz que queres agora. Quando receberes uma conta para pagar com período de pagamento, paga-a assim que receberes.

Nunca saias da casa de banho e deixes cabelos no ralo da banheira. Nunca.

Quando andares por estrada secundárias, pára sempre que vires um letreiro a dizer "vende-se mel".

Começa o dia com o que de mais importante tens para fazer. Guarda as coisas menos importantes para depois.

Pensa duas vezes antes de decidires não cobrar nada pelo teu trabalho. Muitas vezes as pessoas não dão valor àquilo que não pagam.

Não penses em sobreviver ao teu dinheiro. Guarda o suficiente para não dares trabalho aos teus filhos no fim da vida e deixa tudo escrito do que queres fazer com as coisas que são tuas para dares. Para onde vamos quando morremos não levamos nada por isso deixa bem quem cá fica e quem tu amas.

Nunca agarres uma faca que vai a cair. E afasta os pés e o resto do corpo do local da queda.

Nunca aceites nada que não te seja útil.

Quando tiveres que subir a uma montanha ou que fazer alguma tarefa muito difícil não pensas que ficar à espera a vai tornar mais pequena.

Quando o teu cão morrer guarda a coleira dele sempre.

Se uma peça de roupa tiver uma etiqueta a dizer "limpar a seco" acredita.

Ajuda os teus filhos a fazerem um pequeno jardim de plantas aromáticas.

Já falamos disso antes, reza, medita, há um poder incomensurável na oração.

Num supermercado nunca vás para uma caixa expresso até 10 unidades com 11 ou mais artigos. Não é correcto.

Não chames pau a uma cana de pesca, corda a uma linha, pistola a uma espingarda nem barco a um navio.

Numa reunião resiste a olhar para trás para ver quem acabou de chegar atrasado.

Jamais andes de bicicleta ou de mota descalço.

Lá por ganhares um bom ordenado, não menosprezes quem não ganha. Para veres as coisas como são, pensa nas consequências públicas de ficares 30 dias sem fazer o teu trabalho e, a seguir, pensa nas consequências de os funcionários da recolha do lixo ficarem 30 dias sem trabalhar. Quem tem, afinal, o trabalho mais importante?

Nunca comentes na maneira como outras pessoas gerem o seu dinheiro a menos que alguém te peça uma opinião. As prioridades de cada um e o modo como as pessoas vêm o presente e o futuro é com cada um.

Nunca compres nada que venha numa embalagem que pareça já ter sido aberta.

Amo-te como ameijoas à Bulhão Pato



Tua mãe

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

182 - Informações, sócios e ler

Meu muito amado filho Estêvão

Recusa liminarmente dar informações pessoais e financeiras a menos que o consideres absolutamente essencial.

Jamais compres alguma coisa a alguém que te bata à porta e diga: "como estava aqui na zona, lembrei-me de bater".

Escolhe um parceiro para os negócios da mesma maneira como escolhes um parceiro par o ténis: alguém que seja forte nos pontos em que tu és fraco.

Faz duplicados de todas as chaves importantes.

Telefona para um lar ou casa de repouso e pede uma lista dos residentes que raramente recebem visitas ou correspondência. Manda-lhes uma cartão de vez em quando e assina-o assim: "de alguém que o considera uma pessoa muito especial".

Lê muito durante as férias, mas nada que tenha a ver com o teu trabalho.

Quando fores fazer uma sandwich lembra-te de antes teres tirado a manteiga do frigorífico.

Quando tomares uma decisão lembra-te que as decisões correctas nem sempre são populares e as decisões populares nem sempre são as correctas. Mesmo assim se foi a decisão que tomaste na tua alma assume-a.

Antes de comprares ou alugares uma casa, verifica a pressão da água, abrindo as torneiras, ligando o chuveiro e puxando o autoclismo.

Dá sempre 15% a mais ao tempo que prevês que uma viagem demore. Se tiveres que fazer uma viagem com ligações de avião lembra-te disso com ainda mais cuidado e é sempre melhor esperar um pouco mais no aeroporto do que perder uma ligação.

Quando um sapato nos assenta bem no pé, sentimo-lo assim que o experimentamos. Não acredites se o vendedor te disser: "quando começar a andar com eles, fazem-se logo ao pé!". Mas quando comprares calças de ganga comprar um numero que fique bem bem justo .... porque essas normalmente alargam.

Marca a tua festa de despedida de solteiro pelo menos para dois dias antes do casamento.

Sempre que a tua mãe ou alguém da tua família te disser corta o cabelo. Corta-o mesmo. Se tiveres uma entrevista de emprego corta-o pelo menos 3 dias antes.

Passa a vida a puxar as pessoas para cima e jamais a empurrá-las para baixo. Faz disso o teu mote de vida.
Há sempre sempre sempre coisas boas a dizer a alguém sempreeeee.

Jamais em circunstancia alguma interrompas alguém que te esteja a elogiar. Jamais. E jamais interrompas alguém que te esta a acusar de alguma coisa. Deixa sempre chegar ao fim. Respira, levanta a cabeça e responde.

Lembra-te sempre de que as grandes paixões e os grandes feitos envolvem grandes riscos. Enormes. Os maiores da tua vida.

Não irrites os teus filhos. Esse é o trabalho deles!

Tem na casa onde vivas uma cadeira, cama ou sofá onde possas ler confortavelmente.

Não poupes na hora de comprar facas de cozinha. Garante que as que compras são mesmo mesmo boas.

Lava os dentes antes de pores a gravata.

Nunca, jamais, arrisques o que não podes perder. Mesmo que aches que nunca vai correr mal.






Amo-te

Tua mãe

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

181 - Beijos, careca, gordo, pilhas e cães a ladrar

Meu muito amado filho Estêvão

Não confies numa mulher que não feche os olhos quando a beijares nem que quando te apresente aos amigos apenas diga "este é o meu amigo".

Nunca digas a um homem que está a ficar careca ou a uma mulher que está a fica gorda. Eles sabem.

Aprende a servir-te de agulha e linha, dum ferro de engomar e duma máquina de café expresso. Aprende a converter escalas de medica internacional e quando viajares conhece bem a taxa de cambio dos países.

Lembra-te de que o "preço de venda recomendado" raramente o é.

Nunca a ninguém e em circunstância alguma digas "o meu filho nunca faria isso" ou jamais jures pela saúde dos teus filhos.

Vai uma vez por ano a um sítio onde nunca foste e cria um caderno onde anotes esses sítios que visitas e anota o que viste e como te sentiste.

Substitui as pilhas dos detectores de incêndio de tua casa sempre no dia 1 de Janeiro de cada ano.

Lembra-te de que a ignorância sai sempre sempre cara. Aprende a aprender alguma coisa sobre um pouco de tudo sempre.

Tem sempre velas e fósforos na cozinha e no quarto para o caso de faltar a luz. Ou então uma lanterna mas lembra-te de ir verificando periodicamente as pilhas.

Se algum dia conseguires ter muito dinheiro, serve-te dele para ajudares os outros enquanto fores vivo. É a maior satisfação que advém de possuir riqueza é ajudar os outros. Mas lembra-te que ajudar é ensinar a pescar não é dar o peixe.

Ouve sempre os teus críticos e as críticas das pessoas no geral. Ouve sempre. Jamais repudies as criticas que te façam sem as ouvires e pensares sobre elas. Terás sempre o teu espírito alerta e serás sempre uma pessoa inovadora se o fizeres. Não aches que dominas os conhecimentos todos ou que sabes tudo. Ser convencido é sempre sinal de falta de confiança em ti próprio.

Nunca nunca nunca nunca digas a alguém que está a sofrer profundamente "sei o que isso é" ou "vai correr tudo bem". Não sabes. Não sabes mesmo nunca digas isso.

Lembra-te de que às vezes é uma sorte assim enorme não se conseguir o que se quer.

Nunca digas a um jornalista nada que não queiras ver na primeira página do jornal. Os comentários off the record raramente o são. Acredita em mim.

Lembra-te sempre "quem não deve não teme". Não devas.

Nunca deixes o teu cão ladrar ou o teu gato miar e incomodar os vizinhos.

Quando estiveres a reclamar os teus direitos, fá-lo com muita educação e jamais te esqueças das tuas responsabilidades.

Lembra-te sempre de que o que deres te dará mais prazer do que o que receberes sempre.

Pensa duas três ou quatro vezes antes de aceitares um emprego que te obrigue a trabalhar num escritório sem janelas.

Lembra-te de que toda a gente com que te cruzas anda com um letreiro invisível que diz: "repare em mim. Faça-me sentir importante". Tem sempre uma palavra simpática para todos.

Amo-te muito



Tua mãe

terça-feira, 6 de agosto de 2013

180 - Campismo, pic-nics e amigos

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca contrates ninguém para trabalhar contigo que não gostasses de convidar para jantar.

Faz sempre (sempre) o teu trabalho melhor do que qualquer outra pessoa poderia fazê-lo. É a melhor garantia de segurança no emprego que eu conheço.

Lembra-te sempre que "quer é poder".

Quando fores acampar, pic-nicar ou apenas passear pelo campo ou praia nunca deixes nenhum sinal de que passaste por ali.

Veste-te sempre respeitosamente quando fores à igreja, a uma entrevista de trabalho e jantar com alguém que seja de cerimónia.

Nunca faças perguntas a um contabilista, a um advogado ou a um médico durante uma reunião social.

Quando alguém te prestar um excelente serviço, escreve uma pequena nota ao patrão dessa pessoa a dar essa informação mesmo. Sempre e nunca te esqueças de agradecer.

Se souberes que um grande amigo teu está doente ou em grandes dificuldades, nunca lhe fales disse. Deixa que seja ele a tomar a iniciativa de te contar.

Se algum dia emprestares dinheiro a alguém, certifica-te de que o carácter dessa pessoa é superior às garantias que te deu.

Quer seja a vida ou um cavalo a deitar-te ao chão, levanta-te imediatamente e segue o teu caminho. Não te lamentes.

Sê prudente ao dizer às pessoas como estás satisfeito e feliz. Há muitas pessoas que ficarão ressentidas.

Desliga o telefone sempre que alguém te deixar à espera para atender uma outra chamada em linha.

Aceita (mesmo) o facto de, independentemente de teres muitas vezes razão, haver sempre algumas vezes em que estás enganado. E lembra-te sempre, mais importante que ter ou não ter razão .... ser feliz é sim muito mais importante.

De vez em quando pergunta a ti próprio "se não tivesse de pensar e dinheiro, o que gostaria eu de estar a fazer?"

Aprende primeiro as regras para depois poderes violar algumas.

Seja qual for a tua idade, cumprimenta sempre a tua mãe, pai, a tua avo, as tuas tias, tios, primos, e as pessoas que são a tua família de coração com um abraço forte e verdadeiro e um beijo. Sempre.

Põe recadinhos na lancheira dos teus filhos e da tua mulher , no frigorífico, no espelho da casa de banho a dizer que os amas.

Encoraja sempre qualquer pessoa que esteja a esforçar-se por melhorar do ponto de vista intelectual, físico ou espiritual. Cada um está no seu caminho o importante é fazer caminho. Fazer caminho e não estar sempre no mesmo. Convencido e fechado em si próprio.

Amo-te como as cerejas




Tua mãe

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

179 - Finanças e a realidade

Meu muito amado filho Estêvão
Sê toda a tua vida em relação à tua vida pessoal e profissional impiedosamente realista com as tuas finanças.
Sabe sempre a todo o momento quanto dinheiro tens que seja teu e quanto tens de divida.
Sempre
E aprende a jamais contar com o incerto.
Não faças dividas que não consigas suportar e não arrastes contigo a tua família e os teus amigos e faz com que eles façam o mesmo contigo.
Controla tudo com um rigor forte para puderes saber onde andas


Amo-te como o sol de verão



Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...