Meu muito amado filho Estêvão
Não confies numa mulher que não feche os olhos quando a beijares nem que quando te apresente aos amigos apenas diga "este é o meu amigo".
Nunca digas a um homem que está a ficar careca ou a uma mulher que está a fica gorda. Eles sabem.
Aprende a servir-te de agulha e linha, dum ferro de engomar e duma máquina de café expresso. Aprende a converter escalas de medica internacional e quando viajares conhece bem a taxa de cambio dos países.
Lembra-te de que o "preço de venda recomendado" raramente o é.
Nunca a ninguém e em circunstância alguma digas "o meu filho nunca faria isso" ou jamais jures pela saúde dos teus filhos.
Vai uma vez por ano a um sítio onde nunca foste e cria um caderno onde anotes esses sítios que visitas e anota o que viste e como te sentiste.
Substitui as pilhas dos detectores de incêndio de tua casa sempre no dia 1 de Janeiro de cada ano.
Lembra-te de que a ignorância sai sempre sempre cara. Aprende a aprender alguma coisa sobre um pouco de tudo sempre.
Tem sempre velas e fósforos na cozinha e no quarto para o caso de faltar a luz. Ou então uma lanterna mas lembra-te de ir verificando periodicamente as pilhas.
Se algum dia conseguires ter muito dinheiro, serve-te dele para ajudares os outros enquanto fores vivo. É a maior satisfação que advém de possuir riqueza é ajudar os outros. Mas lembra-te que ajudar é ensinar a pescar não é dar o peixe.
Ouve sempre os teus críticos e as críticas das pessoas no geral. Ouve sempre. Jamais repudies as criticas que te façam sem as ouvires e pensares sobre elas. Terás sempre o teu espírito alerta e serás sempre uma pessoa inovadora se o fizeres. Não aches que dominas os conhecimentos todos ou que sabes tudo. Ser convencido é sempre sinal de falta de confiança em ti próprio.
Nunca nunca nunca nunca digas a alguém que está a sofrer profundamente "sei o que isso é" ou "vai correr tudo bem". Não sabes. Não sabes mesmo nunca digas isso.
Lembra-te de que às vezes é uma sorte assim enorme não se conseguir o que se quer.
Nunca digas a um jornalista nada que não queiras ver na primeira página do jornal. Os comentários off the record raramente o são. Acredita em mim.
Lembra-te sempre "quem não deve não teme". Não devas.
Nunca deixes o teu cão ladrar ou o teu gato miar e incomodar os vizinhos.
Quando estiveres a reclamar os teus direitos, fá-lo com muita educação e jamais te esqueças das tuas responsabilidades.
Lembra-te sempre de que o que deres te dará mais prazer do que o que receberes sempre.
Pensa duas três ou quatro vezes antes de aceitares um emprego que te obrigue a trabalhar num escritório sem janelas.
Lembra-te de que toda a gente com que te cruzas anda com um letreiro invisível que diz: "repare em mim. Faça-me sentir importante". Tem sempre uma palavra simpática para todos.
Amo-te muito
Tua mãe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)
Meu muito amado filho Estevão Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...
-
Amado filho Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportame...
-
Amado filho querer é sempre sempre poder. Querer é fazer por isso e se fizeres por isso vais poder. Querer não é poder. Quem pôde, quis...
-
Meu muito amado filho Querido Filho: Enquanto viveres nesta casa, obedecerá as regras. Quando tiveres a tua casa, obedecerá as tuas própr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário