segunda-feira, 30 de abril de 2012

18 - Não mintas

Amado filho
Não mintas. Ponto final. Não o faças, nada nada nada justifica. Nada.
Mentir não te ajuda em nada, não ajuda ninguém em nada. Mentir vai contra o que Cristo quer para ti. Mentir vai contra quem tu és. Não o faças nunca.
Quando mentes diminuis-te e diminuis a pessoa ou as pessoas a quem tu mentes.
Quando mentes pões tudo em causa. Pões a tua alma à venda. Pões a tua credibilidade à venda.
Quando mentes cedo ou tarde serás descoberto ("a mentira tem perna curta" já diz o ditado popular, e é bem verdade) e podes estar certo que no dia em que fores descoberto te arrependerás (as vezes para sempre). Terás vergonha de ti mas entretanto as pessoas a quem tu mentiste jamais acreditaram de novo em ti, e acredita em mim filho, a confiança não se comprar com nada... conquista-se duramente.
Mesmo que penses que a tua mentira jamais será descoberta não o faças, a tua alma sabe que o fizeste e essa consciência caminhará sempre contigo faças o que fizeres. Só te diminuirá como pessoa.
As vezes leva-se anos a ganhar confiança de um amigo, da mulher, da namorada, do chefe, dos eleitores e por uma mentira.... tudo se perde para sempre. Jamais justifiques a tua mentira com a mentira de outros. As tuas acções são SÓ tuas. Pensa e age pela tua consciência, pela tua alma. Sê o bem mesmo num mundo de mal. Sê os princípios mesmo num mundo sem eles. Sê a verdade mesmo num mundo sem ela.
Quem foi alvo da tua mentira provavelmente vai te até perdoar a mentira mas jamais, repito jamais a vai esquecer e nunca mais vai confiar em ti. NUNCA. É impossível viver sem confiança. É impossível viver sem confiar.
Mentir é cobardia, é de quem não tem coragem para fazer as coisas e se esconde atrás de falsidades. Não o faças. Enfrenta hoje o que tem de ser enfrentado porque se não terás de o enfrentar no futuro acrescido da mentira.
Mentir é de quem quer enganar o outro, de quem acha que o seu bem é mais importante que o bem do outro, e isso vai contra a origem da tua própria alma. Tu és o bem, tu és filho querido e amado de Cristo, feito à imagem Dele, não enganes os outros. Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. Lembra-te sempre que tudo tudo tudo no Universo é física e que tudo o que dás aos outros, volta para ti em igual intensidade. Se dás mentira, se dás engano, se dás roubo, se dás dor, receberás igualmente. Ama ao próximo como a Mim é isso que Deus nos pede e isso só é possível em verdade.
Nunca mintas. Nunca mintas para conseguir algo de alguém, para te favoreceres, isso é roubar... mas um roubar mais infame que o que fazem os ladrões vulgares de rua que roubam as malas de esticão ou com armas... esses ladrões são mais "honestos" nas suas intenções do quem quem se rodeia de palavras bonitas e de boas intenções e mentiras e falsidades para apenas conseguir obter o que quer. Isso é duplamente mau é mentir e roubar.
Não mintas filho, é um habito que manchará a tua alma e te afastará sempre do caminho do bem.
Tem coragem de enfrentar as consequências dos teus actos com verdade, tem dignidade de pedir sem mentir, tem amor a ti próprio para caminhares em Cristo na verdade e tem amor ao próximo para o respeitares como a ti mesmo.
Se mentires, porque todos somos humanos e sempre erramos, pede imediatamente perdão,  IMEDIATAMENTE e faz tudo tudo (tudo mesmo) o que esteja ao teu alcance para remires o mal feito.
Lembra-te sempre que pedir desculpa é o maior acto de amor ao próximo.
E no fim assume sempre o teu erro. Sejam quais forem as consequências. Mentir é infantil é mesquinho e jamais (jamais) é a solução.
Não o faças. 
Amo-te muito


Tua mãe

sexta-feira, 27 de abril de 2012

17 - Se for preciso muda de ideias

Amado filho
Não tenhas vergonhas nenhuma de mudar de ideia. A maioria das pessoas do mundo prefere insistir num erro numa ideia que sempre teve a ter de mudar de ideias.
Não tenhas esse receio, se aprendeste coisas e passaste a pensar de outra maneira que antes não pensavas muda de ideias, sem medo filho sem medo.
Muda as vezes que forem precisas sem vergonhas sem receio.
Só burros não mudam de ideias, muda e volta a mudar, aprende e evolui e muda e volta a mudar isso é evoluir é crescer.
Amo-te muito


Tua mãe

quinta-feira, 26 de abril de 2012

16 - Descobre o teu talento

Amado filho
tão difícil é as vezes este objectivo de hoje!
Descobre aquilo que é o teu talento aquilo que fazes bem.... não significa que seja sem trabalho .... talento e trabalho andam lado a lado.
Mas descobre aquilo em que és bom. Eu por exemplo gostava de ter o talento de dançar ou de cantar mas não o tenho por mais que trabalhe!! Mas tenho o talento de cozinhar dá-me trabalho mas faço bem feito.
Descobre o teu ... por tentativa erro normalmente é o mais fácil e vais ver é bom saber qual o nosso talento e vivê-lo intensamente.
Aproveita e brilha!
Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 25 de abril de 2012

15 - Dá sempre o teu melhor em tudo o que fizeres

Amado Filho
Faças tu o que fizeres faz sempre tudo o melhor que conseguires, nunca faças as coisas a "despachar", nunca faças as coisas só por fazer. Mete amor em tudo o que fizeres seja a levar o lixo à rua, a passear o cão, a construíres uma nave espacial, a ensinares o teu filho, a pintares a casa, a cozinhar, a conduzir, a fazer pão, sei lá e, tudo.
Faz com coração, com atenção, com amor como se o que estás a fazer fosse a coisa mais importante do mundo.
Assim terás por certo sucesso em tudo o que te envolveres e serás a cada dia uma pessoa melhor, um melhor filho de Deus.
Amo-te muito

Tua mãe

terça-feira, 24 de abril de 2012

14 - Aprende sempre coisas novas

Amado filho
Nunca deixes de aprender, seja uma língua nova, sei la japonês, sueco, aprende a costurar, a fazer sushi, a pintar ou a dançar o tango, não sei o que te apetecer. Não tenhas vergonha nem soberba. Sê modesto e generoso e aprende sempre.
Parar é morrer como se diz em bom português mantém o cérebro ocupado mantém-te sempre atento ao mundo à tua volta e mantém-te adequado a aprender sempre mais e mais coisas vais te sentir útil e lembra-te sempre que o saber não ocupa espaço.
Mesmo velho aprende sempre.
Amo-te muito

Tua mãe

segunda-feira, 23 de abril de 2012

13 - Apaixona-te

Amado filho
Perde-te de amores.
Apaixona-te sem medos.
Ama sem limites.
Ama como se nunca fosses sofrer, é a única maneira de amares. Sem limites, sem cordas.
Apaixona-te por uma pessoa, uma causa, um ideal enfim apaixona-te.
Perde-te na sensação de borboletas na barriga, perde-te na sensação de silencio em redor da pessoa amada.
Chora se for preciso, ri-te ao lado do objecto do teu amor.
Sofre se for preciso mas ama. Ama profundamente e completamente.
Ama tudo tudo tudo. Sente a química do amor em todas as tuas células.
No fim não correr como sonhaste? Não tem a menor importância, sofre, chora, alimenta-a a tua alma, aprende as tuas lições, segue o teu caminho a apaixona-te de novo.
Estás apaixonado é o que faz o mundo andar, ao lado do ter sonhos.
Não te culpes nem perguntes porque o alvo da tua paixão não retribui a mesma... a vida é assim mesmo umas vezes amas e não és amado, outras vezes serás amado e não amaras. O importante é sempre respeitar os sentimentos dos outros e ser honesto com os teus.
Não há medida para o amor ou é todo ou não vale a pena. Ama com todas as células.
Eu amo-te com todas as minhas células e apaixonei-me por ti ainda antes de tu existires. Vais ver como é bom fazeres o mesmo.

Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados. (Desmond Tutu)


Amo-te muito


Tua mãe

sexta-feira, 20 de abril de 2012

12 - Convive com a natureza

Amado filho
Trata bem o mundo natural à tua volta.
Trata bem o solo, a água, o ar, os animais, os minerais, a natureza.
Não poluas, não contamines.
Não faças lixo, trata bem o mundo que só tens este.
Tira do teu dia para andares descalço com os pés na terra, sente o cheiro que o vento trás, regala os olhos com aquela rapina que voa por cima da tua cabeça, ouve os rio que corre sem medo para o mar.
Nada acalma mais que o mar a bater na praia, ou o som dele no silencio da noite.
Não sujes os teus olhos, os teus ouvidos, o teu nariz quando os podes ter lindos com a natureza.
Vais ver que ajuda a colocar tudo em perspectiva, ajuda a por os pensamentos em ordem se pensarmos que somos apenas mais um elemento em todo o ecossistema que é a terra. Olha a natureza, viver em convívio com ela ajuda-nos a relativizar mas ao mesmo tempo dá-nos muita responsabilidade.
As vezes o vento, o sol são os melhores ouvintes nos seus respectivos silêncios. São os melhores a limpar lágrimas e a guardar alegrias e risadas.
O que te amo meu filho o que te amo.

Tua mãe

quinta-feira, 19 de abril de 2012

11 - Alimenta-te bem

Amado filho
Já disse aqui e repito de novo (e vou repetir muito mais vezes!) o teu corpo é a tua fortaleza, preserva-o!
Alimenta-te bem. Come variado, come para alimentares o corpo e a alma com conta peso e medida.
Come nutrientes para manter o teu corpo com saúde que isso é o fundamental.
Nunca estragues comida, há milhões de pessoas no mundo com fome. Partilha a tua comida sempre que puderes com essas pessoas.
Partilha a mesa, os alimentos com a tua família. Senta-te à mesa e come o alimento para o corpo, alma e coração. É à volta da mesa que as conversas acontecem, as lições se aprendem e crescemos.
Evita o açucar, os fritos, as carnes no geral e as vermelhas em particular. O leite, a soja e o gluten (a farinha no geral) tambem são de evitar.
Come variado. Come comida "estranha", come chinês, japones, africano, russo, brasileiro sei lá....prova de tudo. É nos alimentos que conhecemos novas culturas.
Agradeçe quando te derem alimento. Nunca digas que não gostas de alguma coisa que te derem para comer. Nunca. Come pouco mas prova e no final agradeçe. Alguem se deu ao trabalho de confeccionar esse prato merece o teu agradecimento.
Come com modos, não ponhas os cotovelos na mesa, não ponhas jamais a faca na boca, não lambas o prato, não passes as espinhas, os caroços etc para outro prato...chega-os para o canto do teu prato. A educação não é para os outros é para ti e para o exemplo que dás de ti aos outros.
Arranja o peixe, a carne, a fruta o marisco com calma e limpeza e acima de tudo aproveita o gosto, o sentir, a energia que cada alimento te transmite. Sente os alimentos com calma. Mastiga-os bem para isso.
Nunca nunca nunca estragues comida e não uses a comida como bengala de algum problema de alma... alimento para para o corpo tanto quanto dele precises.
Amo-te muito


Tua mãe

quarta-feira, 18 de abril de 2012

10 - Pratica exercício físico

Amado filho
O teu corpo é o teu santuário, guarda-o e respeita-o e trata-o como precioso que é.
Não terás outro por isso hidrata-te, come bem, e exercita todas as partes do teu corpo dos dedos ao cérebro para que mantenhas o teu corpo a funcionar bem o mais tempo possível.
O teu pai é exemplo de desportista, segue esse exemplo dele. Corre, nada, joga futebol, ténis, xadrez, basquetebol não sei faz o que gostares mais mas faz sempre desporto, vai te ajudar não só a manter a saúde física mas também mental.
Quando praticamos desporto eliminamos toxinas que nos intoxicam e prejudicam.
Não deixes que a preguiça, o frio, o calor, o "amanha faço" ganhe.... força de vontade filho, força de vontade e manterás o corpo a funcionar mais tempo e melhor!
Amo-te muito



Tua Mãe

terça-feira, 17 de abril de 2012

9 - Investe em ti próprio

Amado filho
Tu és o mais importante do mundo, só terás esta vida, esse corpo este caminho, aproveita cada bocadinho mais pequeno de tu e faz valer a pena. Faz valer a graça da vida que Deus te deu. Faz mesmo.
Deus é maravilhoso por isso aproveita a sua dádiva.
Investe em ti antes de tudo, trata bem o teu corpo, come bem, dorme bem, bebe bem, tem bons pensamentos, boas conversas, estuda, trabalha, faz exercício físico, preserva a tua alma, ama incontrolável, respeita os outros como a ti mesmo, ora, faz o bem.... enfim investe em ti tu és o melhor que algum dia terás faz te crescer e faz te dar frutos não pares a olhar para trás, para trás é para aprender lições, presente é o que tens hoje e futuro é o que terás amanha e é no presente e futuro que deve estar o teu investimento.
Para a frente é que é caminho. Força. Animo e acredita em ti.
Tu és lindo maravilhoso, filho de Deus prefeito em ti está tudo o que precisas.
Força.
Amo-te muito

Tua Mãe

segunda-feira, 16 de abril de 2012

8 - Tem sempre pensamentos positivos

Filho amado
Pensa sempre positivamente.
O teu pai costuma dizer, e com muita razão que dá o mesmo trabalho pensar de um modo positivo que pensar de um modo negativo, faz sempre o exercício de pensar pela positiva de pensar que vai tudo sempre correr bem e provavelmente correrá mesmo bem.
Dizem que o universo é energia e matéria e que o pensamento tem poder. Por isso pensa sempre VAI CORRER BEM.... se correr genial... se nem por isso.... isso então será uma preocupação para mais tarde.
Aprende esta lição cedo vai te poupar muitas preocupações na vida.
A vida é boa e só te vai trazer o bem.
Põe energia positiva em tudo e o universo vai te retribuir igual.
Amo-te


Tua mãe

domingo, 15 de abril de 2012

7 - Hidrata-te

Amado Filho
Hidrata-te sempre.
Nao te esqueças nunca de beber muita água, pelo menos 3L todos os dias.
Bebe água, chá, café, sumos naturais o que for mas bebe nao te esqueças. É fundamental para manteres uma boa saúde.
Hidrata tambem o teu corpo e cara com creme hidratante. A pele e a nossa primeira barreira para manter a saúde deves trata-la muito bem.
Se estiver muito calor bebe ainda mais.
Amo-te muito

Tua Mae

sábado, 14 de abril de 2012

6 - Faz e mantem boas amizades

Amado filho
Além da família que escolheste e que Deus te deu teras na tua vida a familia que escolheres que são os teus amigos.
Amigos são o melhor da vida. Esforta-te por os tratar bem, os acarinhar e fazer bem.
Ter amigos é ter sempre a alma cheia é ter alguem em quem podemos confiar e contar.
Dá-te de ti aos teus amigos, dá do teu tempo, dá do teu coração, dá da tua verdade, da do teu companheirismo e mantem-os perto.
A amizade é como as flores se as regares muito afogam-se se te esqueceres de as regar secam para sempre.
Os amigos devem ser mantidos na mesma medida para que dêem muitos e bons frutos.
Vais passar por uma fase da tua vida em que achas que bom bom é ter muitos amigos, vais achar que todos os conhecidos são amigos e mais tarde vais perceber que amigos amigos são poucos e há mesmo mesmo que os manteres.
Visita-os, ri-te com eles, chora com eles, passeia com eles, sê cumplice deles, troca prendas com eles, dá-lhe o teu melhor e estou certa só receberas o melhor dele.
E lembra-te um amigo diz sempre a verdade a outro mesmo que custe, mesmo que doa, diz... ele vai te agradecer mais tarde e tu vais ficar de bem contigo.
Nunca te esquecas de os felicitar nos anos, nos aniversários de casamento, de estares com eles quando perderem alguem que amam, e de os acompanhar na doença. Isso é o que faz um amigo.
Amo-te


Tua mãe

sexta-feira, 13 de abril de 2012

5 - Nunca deixes de sonhar

Amado filho
Nunca nunca deixes de ter sonhos e de lutares para os alcançar mesmo que todo o mundo te diga que é impossível nunca deixes de tentar. NUNCA.
Seja teres o sonho de correres uma maratona ou de seres musico ou surfista, não importa LUTA.
Trabalha para lá chegares, trabalha, luta, aprende faz caminho para nunca deixares morrer um sonho teu.
Pensa que foi de um sonho de conquistar os mares que nasceram novas partes do mundo por isso nada nada nada é impossível se nisso meteres amor, coração, trabalho, muito trabalho, a tua inteligência e vontade.
Acredita fortemente em ti, nos teus sonhos e na tua capacidade e nunca percas essa capacidade maravilhosa que é sonhar ser melhor, sonhar ser mais!
Amo-te muito

Tua mãe

quinta-feira, 12 de abril de 2012

4 - Respeita e aprende com a tua família

Amado filho
A tua família, a família que tu escolheste é esta.
Todos te amam profundamente e totalmente.
Hoje a tua família são os teus pais, bisavó, avós, tios e tias, primos e primas mas um dia teras tambem outra família também terás os teus filhos a tua mulher os teus netos e bisnetos e deves lembrar te sempre da regra do ARA ou seja Amar, Respeitar e Aprender é na familia e com a família.
Lembra sempre os teus antepassados aqueles que já não conheceste os teus avós e tios e primos que foram para que tu sejas o que és hoje. Ama, honra e respeita sempre as suas memórias.
Lembra sempre os seus aniversários de nascimento, de falecimento, lembra também as suas lutas as suas vitorias, as suas derrotas.
A lembrança é uma maneira de os termos sempre pertinho de nós.
Fala deles um dias aos teus filhos, manter vivas as historias de quem nos deu vida é fundamental para que mantenhamos sempre os pés bem acentes na terra. Para não perder o norte, o sentido do caminho.
Lembrar e viver e aprender em família é a certeza de um porto seguro.
Vão existir momentos na tua vida em que vais achar que não tens nada mais nada a aprender com a tua família...  mas tens e terás sempre... no colo da mãe, no abraço do pai, na companhia da avó, na conversa com a tia ou tio terás sempre de certeza um bom conselho e receberás seguramente amor incondicional. Amor verdadeiro amor sem porquê nem para quê e será sempre sempre do fundo da alma e tendo o teu bem maior como objectivo que a tua família te acompanhará.
Mais longe ou mais perto sempre poderás contar com a tua família e sempre que alguem te dizer alguma coisa que tu não concordes no momento acredita em mim, de dentro da tua família só há quem te queira bem, quem te ame como se ama ao sol.
Um dia serás pai e vais entender estas minhas palavas.
Sempre que a vida te trouxer dificuldades, questões, duvidas, haverá sempre alguem na tua família pronto a ajudar-te e a te fazer crescer.
E lembra-te sempre de quando estiveres longe liga à tua mãe que sempre querer saber de ti.
Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 11 de abril de 2012

3 - Que sejas feliz

Amado filho
Desejo do mais fundo da minha alma que sejas o que quiseres nesta vida mas que sejas agora e sempre feliz. Profunda e completamente feliz.
Quando te perguntarem: "O que queres ser quando fores grande?" QUERO SER FELIZ!!
Não importa se como bombeiro, se jogador de futebol, se cantor ou filosofo.... Feliz!!
Tens a obrigação e o dever de o seres por ti e pela graça da vida que recebeste. Viver sem ser feliz é atentar ao desejo maior de Deus para nós, que por te amar tanto tanto tanto só quer que te realizes e completes a satisfação mais profunda da tua alma e seja feliz.
Tenho para mim que há 3 elementos fundamentais para se ser feliz.
Primeiro agradece. Agradece sempre, tudo. Muito obrigada deve ser a tua bandeira. Mas não um carimbo que se diz sem pensar, deve ser verdadeiramente dito saboreando cada silaba, sentindo cada silaba, sentindo o significado da palavra... M-U-I-T-O-O-B-R-I-G-A-D-A. Agradece o pão, o sol, a saúde, o trabalho, agradece a chuva o sol, o vento, o mar, os animais, as plantas, agradece a tua família, a tua casa, os teus filhos, os teus braços os teus olhos e ouvidos, agradece a presença a sinceridade, a oportunidade, agradece a mentira, a doença, as lágrimas, a dor.... tudo na nossa vida vem para nos ensinar algo para que façamos caminho, o bem vem para afastar o mal e mal vem para engrandecer o bem. De tudo deves tirar lições mas tudo deves agradecer. Começa o dia agradecendo o que és, o que tens o que vais ser e quem tens a teu lado e estou certa serás muito feliz.
Em segundo não esperes a aprovação dos demais à tua volta. Não tentes viver a tua vida para agradar aos outros, nunca conseguirás. Quem te ama de verdade ama-te exactamente como és. Vive com moral, de bem com a tua alma de bem com o teu espírito, faz o bem e pronto tens a aprovação de quem merece... a TUA.
Em terceiro lugar reconhece sempre o teu valor. Tu és um ser luminoso e iluminado tens dentro de ti todas as ferramentas para te realizares e ajudar o mundo a ser um lugar melhor do que aquele que encontraste. Assume sem medo o teu mais profundo valor. Tu és maravilhoso mostra a todos aquilo que eu e tu sabemos intrinsecamente.
Partilho contigo um texto que gosto muito e que leio muitas vezes quando preciso de ajuda a reconhecer o meu valor...

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

(Discurso de posse, em 1994 de Nelson Mandela, África do Sul)

Que sejas infinitamente feliz é o que te desejo. Um dia longe muito muito longe quando estiveres muito velhinho quero que penses com toda a confiança... Desde o primeiro batimento do meu coração até ao ultimo fui feliz... muito obrigada meu Deus pela vida que me deste tudo fiz para a merecer.
Amo-te muito

Tua mãe

terça-feira, 10 de abril de 2012

2 - Crê em Deus

Filho amado
Crê sempre em Deus, seja o Deus dos teus pais seja outro qualquer... Deus é um só. Crê. Crê de alma e coração. Acredita que Deus estará sempre a olhar por ti, sempre. Acredita com fé e confiança que Ele te leva sempre ao colo. Sempre sempre e sempre.
Confia nele para tudo, reza com confiança e pede-lhe sempre ajuda.
Ele vai te ajudar no silencio das tuas orações ouve de alma aberta o que ele te diz.
Nunca confundas com o que Ele diz com o que queres que Ele diga.
Deixa o Espírito Santo falar em ti.
Que Deus seja uma presença constante na tua vida sempre.
Amo-te
Tua mãe

segunda-feira, 9 de abril de 2012

1 - No inicio tem de ser sempre... Muito e muito mas muito mesmo Obrigada!


Lisboa, 9 de Abril de 2012
2ª feira a seguir ao Domingo de Pascoa
Hoje tens 9 meses e 13 dias.

Estêvão, amo-te. Amo-te exatamente como és. Amo-te porque existes.
Pronto podia acabar aqui as coisas que te quero dizer, porque o meu amor por ti é na verdade a única mensagem que quero que lembres até ao último dia da tua vida.
Amo-te. Amo-te.
Obrigada, meu filho por me teres escolhido para tua mãe. Muito e muito obrigada por teres escolhido esta família para ser a TUA família.
Muito obrigada por me dares o privilégio de te conhecer de te ver crescer.
Muito obrigada por seres como és. Muito e muito obrigada pela tua vida.
E já agora quero pedir-te muitas desculpas por sei que vão haver milhões de momentos na nossa vida em que não vou estar ao nível que esperavas de mim. Vão haver milhões de momentos em que vais achar que eu não sou a mãe que tu querias ter, mas mesmo nesses momentos todos tem só esta certeza: eu amo-te e só quero na vida uma coisa, que tu sejas profundamente e completamente feliz. Quero que cumpras tudo o que Deus quer para ti e que o faças sempre no caminho do AMOR.
A tua vida ainda é curta para tudo o que vais ver e viver. Tens à tua frente anos e anos mas queria que caminhasses sempre com esta certeza: eu sou tua mãe amo-te mais do que a mim e sei, que embora vá tentar ser a melhor mãe do mundo, vou fazer muitos erros na tua educação neste caminho que vamos os dois trilhar mas em todos esses erros, em todos os momentos certos, em todos os momentos mais ou menos só uma força me move - o teu bem, a tua mais profunda e completa felicidade, o mais profundo e completo desejo que te realizes como pessoa, como homem, como cristão, como ser iluminado que és.
Antes. Muito antes de existires eu já te desejava. Todas as minhas células de todo o meu ser. Desejava como a terra deseja a chuva que cai, como as plantas desejam a luz do sol como os peixes desejam o mar. Desejava-te como se nunca tivesse respirado, como se a minha vida nem existisse antes do dia em que soube que estava gravida de ti.
Tu foste feito do mais profundo amor por mim e pelo teu pai no dia 12 de outubro de 2011, e no dia 26 de outubro logo pela manha eu fui ao analista confirmar aquilo que a minha alma já tinha a certeza… tu vinhas a caminho! Oh dia bom esse! Lembro-me de tudo, tudo tudo com uma clareza cristalina. Desse dia para a frente todos os meus dias começam com um profundo agradecimento a Deus e a Ti pela tua vida. Muito obrigada!
No dia 8 de novembro de 2011 foi o dia em que te vi pela primeira vez na vida…. E já eras lindo tão lindo que sempre que penso nisso choro. Ouvi e teu coração e foi tão real que parei de respirar maravilhada. Amei-te mais ainda nesse dia.
Dia 2 de dezembro conversamos pela primeira vez em sonhos. Disseste que te chamavas Estêvão e que tinhas medo do frio e que o teu avó Francisco me mandava um beijo.
Nessa manha chorei tanto. Mas amei te mais ainda e disse a toda a gente o teu nome.
Ontem fez 2 anos que o teu avó Francisco faleceu por isso eu decidi que hoje começava a escrever-te estes recados.
Foste segunda melhor coisa que o teu avó Francisco me deu. A primeira foi a minha vida que começou a valer a pena pela tua vida. O teu avó Francisco era um homem diferente mas muito especial à maneira dele. Muito especial mesmo e que mesmo de um modo complicado e difícil e que tantas vezes me pareceu estranho me amou e me ajudou muito. Vamos falar sobre ele muitas vezes na tua vida.
Vamos falar sobre família muitas vezes. Sobre ter antepassados, sobre as histórias deles e o que eles nos trouxeram.
Hoje por exemplo dia 9 de Abril comemora-se o dia da Batalha de La Lys que aconteceu em 1918 na Flandres e onde o teu tetra-avó combateu. Foi um homem honrado e muito corajoso e também falaremos disso ao longo da vida. Neste dia sempre o lembro, sempre o tenho nas minhas orações. Faz isso também. Ele voltou de lá mas há quem lá tenha ficado e ele ia gostar que tu te lembrasses dele.
Durante o tempo em que vivias na minha barriga uma médica disse a mim e ao teu pai que nascerias com um problema grave no pé. Confesso-te que perdi a esperança e por momentos fui fraca e não acreditei em ti e no poder que tens como ser tão fantástico e luminoso. E por isso desculpa. Mas preparei-me para te ajudar a andar deste lado de cá.
Foi maravilhoso sentir-me mexer dentro de mim, sentir-te só meu ainda. Crescias em graça e em virtude e eras só visível para mim. Conversávamos em sonhos e fui te conhecendo e te amando.
Nos dia 27 de junho o mundo inteiro pode ver-te. Mostraste-te e eu chorei. És e eras na altura a criança mais maravilhosa que algum dia tinha visto. Quando te pude abraçar senti o teu coração no meu chorei e choro cada dia que me lembro desse dia e vou chorar sempre. Nesse dia nasci também. Nasci para um mundo onde tu existes. Antes nada havia.
Lembro-me que na noite em que nasceste foi a noite em que decidi que te ia escrever estas notas. 
Foi também a primeira noite em que fiquei toda a noite acordada a olhar para ti a te adorar. 
Nessa noite tive a certeza que tenho ainda hoje - quem tem filhos dá-os ao mundo. Recebe de Deus uma dadiva, um privilégio e dá-o ao mundo. Recebe em confiança uma alma para ajudar a crescer para ajudar a caminhar e perde-se em amor. 
Nessa noite tive a certeza mais profunda mais certa de toda a minha vida - nunca houve neste planeta ninguém mais amado que tu. Amo-te!
Nessa noite de insónia tive também a certeza que tu vais fazer o teu caminho, o TEU caminho e eu só cá estou para ajudar no que me deixares no que quiseres que faça por ti. Nessa noite disse e digo agora com a mesma confiança “Faça-se em mim conforme a Vossa vontade”.
Estas notas que aqui te vou deixar são isso mesmo; notas que ficarão para registo das impressões que o mundo nos for dando.
Termino este como comecei.
Amo-te profundamente exatamente como és. Muito obrigada por seres como és. E acima de tudo obrigada pela confiança…. Vou tentar corresponder à Tua (Tua e Dele) confiança.
Da tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...