terça-feira, 17 de janeiro de 2023

983 - Ser mulher

 Meu muito amado filho Estêvão


Penso que a esta altura da vida saberás já que a tua mãe é uma feminista, espero que te tenha ensino até ao momento que não é fácil ser mulher, que muitas vezes a opinião das mulheres não é tida em conta, que muitas vezes as mulheres e suas opiniões são tidas como ligeiras e pouco sérias, mas espero que até ao momento e sempre daqui para a frente saibas que as mulheres podem e devem destacar-se entre a multidão, devemos ouvi-las com cuidado e atenção. As mulheres levam o mundo nas costas ouve-as com cuidado e aprende alias aprende com homens e mulheres porque o saber não ocupa lugar.


Amo-te infinitamente


Tua mãe



segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

982 - O que mães fortes (ou diferentes) podem ensinar

 Meu muito amado filho Estêvão


Com uma mãe forte podes aprender a ser forte ou fraco, as mães fortes normalmente são muito sensíveis mas são também ótimas a esconde-lo, já viste a tua mãe chorar em silêncio pelas tuas dores e as dores dela, já viste a tua mãe ficar acordada toda a noite a trabalhar ou a cuidar de ti doente, já viste as insônias da tua mãe quando alguma coisa te incomoda ou a incomoda a ela. O modo como a tua mãe te abraça quando estás em baixo demonstra uma compaixão sem fim, uma ternura sem fim e as vezes depois desses abraços que quem sabe quem precisa mais se tu se ela, já viste a tua mãe chorar muito.

Uma mãe forte é como a agua a ferver que ao ovo enrijece, a cenoura amolece e ao pó de café faz a melhor bebida de todas.


Amo-te infinitamente.


Tua mãe  

sábado, 14 de janeiro de 2023

981 - Amor próprio

 Meu amado filho Estêvão


Espero que a nossa vida até agora e daqui para a frente também te ensine a deixar para trás as coisas que não são para ti, espero que tenhas aprendido e que continues a aprendes a seguir em frente mesmo quando todo o mundo estiver contra ti, espero que tenhas aprendido a acreditar em ti próprio quando todos duvidam de ti. 

Aprende que más notas, corações partidos, falhanços, falhas não te definem, o que te define é como recuperas de todos os revezes da vida e o quão forte lutas por quem amas, pelo que amas e pela vida que queres ter para ti.


Amo-te perdidamente


Tua mãe

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

980 - Sabe o valor do amor incondicional

 Meu muito amado filho Estêvão


Penso que com 11 anos como tens hoje tens em mim o exemplo de amor incondicional, vês sacrifícios de tempo, saúde, dinheiro, sem queixas com amor alegria, com sorriso nos labios, com madrugadas, noites, despesas inesperadas, idas ao medico, dar de mim mais e mais e cada vez mais. Espero ter-te ensinado o valor de amor incondicional de como o amor incondicional parece.

Espero que um dia encontres na tua vida alguém a quem amar sem conta, ou melhor de um modo incondicional.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

979 - Valor da independência

 Meu muito amado filho Estêvão


Espero que seres meu filho e cresceres comigo te tenha dado, te dê e que permaneça a dar para o futuro  valor da independência, não precisas de ninguém para te vir salvar, para tomar conta de ti, espero que pelo exemplo sejas capaz de viver uma vida em pleno e feliz sem teres de ter alguém contigo porque precisas mas que tenhas alguém contigo porque queres o que é completamente diferente. 

Espero que o meu exemplo te ensine que é possível construir um lar, criar um filho, cozinhar, tratar de uma casa ter uma careira e ser feliz e completo sem que precises de alguém .... mas que queiras ter alguém. 


Não vejas o outro, não vejas ninguém como alguém que precises, faz te por não precisar de ninguém mas vive a espalhar amor.


Amo-te infinitamente


Tua mãe



quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

978 - Bom de coração e pessoas à tua volta

 Meu muito amado filho Estêvão


Nada é tão bom quanto algo que tu fazes com o teu coração.


Lembra-te sempre que tu és o reflexo das 5 pessoas com quem tu mais convives, escolhe-as muito muito bem.


O teu potencial está diretamente relacionado ao quão bem tu te conheces por isso o teu maior investimento deve ser em conheces-te muito bem.


Amo-te infinitamente


Tua mãe




terça-feira, 10 de janeiro de 2023

977 - Espelhos e amanhas

 Meu muito amado filho Estêvão


A vida é um espelho e vai refletir de volta o que tu pensas. Atenta ao teu pensamento sempre.

A vida é 10% o que acontece contigo e 90% o modo como reages ao que acontece contigo. Cuidado.

A única pessoa que tens de enfrentar pela manha para o resto da tua vida és tu mesmo. Mais ninguém.


Amo-te infinitamente.


Tua mãe

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

976 - Momentos memórias gratidao

 Meu muito amado filho Estêvão

A maioria das vezes não saberás o valor de um momento até que este se torne uma memória.

Uma vez que comeces a notar as coisas pelas quais és grato tu começas a perder de vista as coisas que te faltam.

Se tu não tens controlo sobre a tua boca não terás controlo sobre o teu futuro.


Amo-te infinitamente.


Tua mãe



sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

975 - Hoje de outra pessoa muito mais sabia que eu.

 Meu muito amado filho Estêvão


Como te disse já as vezes outras pessoas amigas passam aqui a deixar as suas sabedorias hoje é uma amiga sabia.

Ouve-a. Lê-a.


Olá, Estevão.

Ainda não nos conhecemos, mas a tua mãe pediu-me que escrevesse um pequeno texto para o teu blog. E assim… cá estou eu.

Pensei muito no que te queria dizer. Não é fácil. Mas depois lembrei-me de uma coisa que a minha mãe me disse quando eu tinha mais ou menos a tua idade.

Naquela altura, eu queria ser todos os dias uma coisa diferente. Tenho a certeza de que já estás a perceber o quadro. Porém, antes de te revelar o que a minha mãe me disse, tenho de te explicar uma coisa: eu nasci numa família “internacional”, digamos assim, e multicultural. O meu pai era anglo-sueco naturalizado português, a minha mãe natural da Madeira, onde a influência inglesa era muito forte, com uns pozinhos de francesa. E, para ajudar à festa, aos 2 anos e meio entrei para um colégio alemão. Mais internacional e multicultural, naquela época, era difícil!

Voltando à minha mãe e ao que ela me disse: “Tens tempo para escolher o que queres ser mais tarde. Quando chegar a altura, saberás. O que podes decidir agora, é como queres ser.”

Na altura não percebi, por isso perguntei: “Como quero ser? Mas isso eu já sei! Sou alta, magra, loira…” A minha mãe não me deixou continuar: “Só te estás a descrever fisicamente. Não é isso que importa, nem é isso que te vai definir como pessoa. O que te vai definir é o COMO QUERES SER. Queres ser arrogante? Ou tratar todos bem, da mesma forma? Queres ser preguiçosa e não fazer nada da tua vida, ou queres trabalhar para construir algo?”

Podia tentar continuar a dizer tudo aquilo que ela me disse, mas, sinceramente, já não me lembro. Mas ainda me lembro de uma coisa que me marcou muito: “Nasceste nesta família onde existem pessoas de várias culturas, de várias raças, até. O teu pai e eu sempre fizemos questão de que aceitasses todas estas diferenças como naturais. Tentámos sempre enriquecer a tua vida com experiências diferentes, com troca de ideias com pessoas diferentes. Com tudo isto, temo-nos esforçado por te dar o maior número possível de valores que consideramos corretos. E é essa a escolha que tens de fazer. Que valores vais escolher para a tua vida, agora e para o futuro?”

Quando se tem a tua idade, Estevão, é raro pensarmos em como queremos ser. Até porque não sabemos como vai ser o mundo em que vamos viver…

Tal como eu, tu também tens uma mãe extraordinária, que te tem aberto portas, te tem mergulhado noutros mundos, noutras culturas, noutros povos, noutras tradições…

Essa é uma riqueza incomparável. A tua mãe está a mostrar-te o mundo como ele é agora, com o que tem de bom e de mau.

Aproveita todas essas experiências para escolheres aquilo que queres que te defina.

Sabes, eu acredito que cada um de nós pode fazer deste mundo, ou, pelo, menos, dos nossos pequenos mundos, um mundo melhor. Podemos não ser importantes, não ter empregos importantes, isso não faz mal. É com as nossas escolhas, no nosso dia a dia, que podemos (e devemos!) mudar o nosso mundo.

Tens a vida à tua frente. Tens muitos dons, como o desenho e, agora, a escrita, e outros que certamente ainda não conheço. E tens uma experiência de vida já muito variada para a idade que tens.

Espero, não, espero não! Sei que vais fazer boas escolhas, que vais traçar o teu perfil da melhor maneira, e que, só por isso, vais fazer a tua mãe e a tua avó felizes. Mas também te vais fazer feliz a ti, e aos que te rodeiam e te vão rodear no futuro.

Para terminar, uma pequena adivinha: sabes o que é que nunca chega?

Se disseste amanhã, acertaste. O amanhã será sempre o amanhã. Por isso, e se me permites, só mais uma coisinha: sem deixares de pensar no futuro, concentra-te no agora, no presente, e vive cada momento o mais intensamente possível. Espreme cada minuto, bom ou mau. O bom é o que te vai dar força para seguir em frente, o mau é o que te vai ensinar a lidar com erros, falhas, tristezas.

Como sempre, escrevi muito… E muito ainda ficou por dizer. Um dia, quando estivermos juntos.

Com um carinho muito especial, e o desejo de que a tua caminhada seja proveitosa, mando-te um enorme beijinho.

Ana Syder Fontinha

Lisboa, 6 de janeiro de 2023

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

974 - Hoje um ensinamento que não é meu

 Meu muito amado filho Estêvão 

Já aconteceu antes e espero que aconteça mais vezes depois mas as vezes dou este espaço a outras pessoas que são importantes na minha vida e que estou certa são também na tua e que tem também muito a a ensinar-te o que eu faço é apenas transcrever o que elas me enviam hoje é a vez do João Pereira que soube bem chegar e ocupar muito espaço no meu e no teu coração, aqui fica então do João.



Amigo Estêvão,

A vida é confusa e por vezes torna-se difícil decidir o que fazer e que caminho escolher.

Confia sempre nos teus instintos e na tua vontade.

Se algo não te parece correto ou te faz sentir desconfortável, afasta-te e recusa. Dá atenção ao que desejas e persegue-o com todas as tuas forças, com todo o teu ser.

Sabe também que a vida terá de ter alegria, muita alegria. Alegria no trabalho, alegria no amor, alegria na diversão, nas amizades e na família. Sem esta alegria corremos o risco de transformar a vida num calvário cheio de amargura e obrigações. Foca-te na alegria e terás uma vida plena e brilhante.

Um abraço cheio de amizade

João





Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

973 - Coisas novas e ser ignorado

 Meu muito amado filho Estêvão


Nunca tenhas medo de tentar algo de novo porque acredita em mim a vida fica chata quando nós ficamos dentro dos limites do que já conhecemos, dentro daquilo que chamamos zona de conforto. Sai do que conheces sem medo e vai a conquista do que não conheces.


Quando tu és ignorado por uma pessoa cuja atenção significa muito para ti, a reação do teu cérebro é semelhante à dor física por isso não estranhes quando te acontecer e quem não percebe isto então não é do bem. O que fazer quando alguém que significa bastante para ti te ignora? Não procures mais essa pessoa de modo algum seja quem for, valoriza-te e segue o teu caminho. Dói muito eu sei que sim mas é o teu caminho respeita o outro que não te quer na vida dele e respeita-te a ti. Ahhh e aprende todas as lições disso que te aconteceu.


Amo-te infinitamente


Tua mãe



terça-feira, 3 de janeiro de 2023

972 - Doer e mudar

 Meu muito amado filho Estêvão


Não importa o quanto doa agora, um dia vais olhar para trás e perceber que a tua luta agora mudou a tua vida para melhor para muito melhor.

Sempre haverá um motivo para tu conheceres outras pessoas ou tu precisas dessas pessoas para mudar a tua vida ou és tu que vais mudar a deles. Sempre.


Amo-te perdidamente


Tua mãe



segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

971 - Falar pouco, lados e problemas

 Meu muito amado filho Estêvão


Feliz ano de 2023, mais um ano que começa e neste vais fazer 12 anos !!!

Quanto menos você falar mais suas palavras importarão.

Não leve tudo para o lado pessoal, nem todas as pessoas pensam em ti tanto como tu mesmo.

Enquanto te focares nos problemas terás mais problemas, enquanto te focares nas possibilidades terás mais oportunidades. Pensa nisso


Amo-te infinitamente


Tua mãe



1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...