segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

911 - Ser e não ser um segredo

 Meu muito amado filho Estêvão

Um dia quando fores mais velho e tiveres um relacionamento com alguém vai haver uma altura em que talvez queiras que essa pessoa com que te relaciones fiquei contigo para sempre.

Vais queres apresentar essa pessoa aos teus amigos, porque essa pessoa aos teus olhos é bestial e queres que os teus amigos a conheçam se riam do que tu te ris, sejam parte integrante da tua-vossa historia, vais provavelmnte querer que eu conheça essa pessoa que eu aprove essa tua escolha, que eu de algum modo valide essa tua escolha, acho que faz parte é isso mesmo faz parte. Somos animais sociais faz parte incluir os nossos amores na nossa rede intricada de relações sociais e familiares. As outras pessoas (eu incluida) não precisam de ver a maravilha que é a pessoa que tu escolheste, as pessoas não precisam de ser os melhores amigos no futuro mas essa inclusão é fundamental e não só por ti mas e principalemente pela pessoa que escolheste para te acompanhar. As pessoas não precisam de entender a tua escolha podem até achar feia, gorda, de nariz torto, má cheirosa a pessoa que escolheste mas validam a escolha feita. Fundamental.

Quando chegar o momento de ser a serio penso que saberas, saberas que não é temporario saberas que é importante um chá com bolinhos, um almoco, um jantar, um encontro debaixo da arvore para que as presenças as pessoas se conheçam. 

Mostra a quem escolheste (se foi essa a tua escolha) que tens orgulho dos teus amigos e da tua familia, mostra que tens orgulho da pessoa que te acompanha valida a tua escolha, valida a escolha que as tuas pessoas queiram de facto fazer da tua pessoa mais que tudo. 

Se não o fizeres ou pior se sentires que não o fazem contigo, se sentires que te escondem se sentires que não te incluem não avances, não vás atras de uma pessoa assim é um imenso sinal de alerta, ser o amor do tempo que sobra, ser a pessoa que esta ali "sempre" disponivel, não te por num andor onde mereces e tens de ser colocado se te amam, podes acreditar na tua mãe NUNCA é bom.

Aprendes o que te acabei de dizer em qualquer livro sobre relacionamentos eu aprendi com eles e tambem com a vida. Não te estou a dizer com isto que amanha conheças alguem e depois de amanha marques um jantar para a tua familia conhecer essa pessoa, não é nada disso, esse caminho é uma construção sim que envolve tempo, que envolve certeza do caminho, quando for certo para ti que é o que queres trás para eu saber quem é, trás para os teus amigos lhe verem o sorriso, quando fores tu o escolhido espera efectivamente que te levem a conhecer as pessoas que são as pessoas dessa tua pessoa preferida é isso que é normal é isso que é suposto pedir e ser pedido.

Se assim não for segue o teu caminho, não fiques onde o respeito e a inclusão não estejam a ser servidos.

Acredita em mim sentir que têm vergonha de quem és é das coisas piores que podes sentir. Sentir duvida do que o outro sente e do que pensa é horrivel de levar a trazer no coração. 

Há coisas que não passam de moda esta que aqui partilhei contigo é disso exemplo.

Sabes o que te digo.... se te perderem por isso.... perdem te porque querem... se tu perderes alguem que gostas por isso vais chorar depois acredita mas não foi por falta de aviso (pelo menos meu).


Desculpa se te parece algo antiquado ou fora do tempo este conselho que te dou mas acredita em mim não é de todo.


Amo-te infinitamente


Tua mãe.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

910 - Hoje tenho tantas coisas para te dizer

 Meu muito amado filho Estêvão


Hoje tenho muito para te contar.

Hoje comecou guerra na europa. Estranho depois de 2 anos de pandemia não precisavamos disto. Coisas que não entendo: guerras. 

Ontem foi um dia dificil para ti não foi meu amado, como sempre ultrapassaste te acima de todas as espectativas. Ontem dizias-me: mama não sei como suportas as tuas dores a trabalhar e quase (adoro o quase!) sem chorar! Eu queria ter a tua coragem.

Amor.... tu és o homem mais corajoso que conheco assim de longe muito longe digo te já. 

És um leão gigante de coragem. Um leao de 10 anos. O que eu acho o maximo e deixo aqui escrito é o modo maravilhoso como ainda juntas um quase adulto grande em tamanho, em sabedoria, em maturidade em coragem e ao mesmo tempo tanta fantasia como se quer a um jovem bem enquadrado de 10 anos. Depois do nosso dia de ontem que foi dureza para gente adulta mais ainda para jovens de 10 anos, mama será que a fada dos dentes vem ? será? 

E veio e vira sempre e não importa se eu não tiver o que comer nem que coisas terei que fazer na vida ninca faltara modo de eu pagar eu resolver. Juro.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

909 - A diferença entre parente e familia

 Meu muito amado filho Estêvão


Ontem falavamos sobre a diferença entre familia a parente.

Nem sempre é clara essa diferença.

Parente são pessoas que têm o mesmo sobrenome, tem laços de sangue, irmãos, primos, tios, netos, avós, pais etc familia podem ser parentes mas não obrigatoriamente parentes.

Família é quem está lá sempre e não só para parecer mas para ser mesmo é quem está lá mesmo quando apetecia estar noutro sitio. Familia é quem tira da boca para te dar isso é familia. Podem ser do teu sangue mas podem ser só teus amigos. Há amigos que são irmãos que não precisam de sangue para nada.

Parentes é quem a autoridade tributária e aduaneira vai buscar nas heranças. Parentes e familia são diferentes e é importante perceberes a diferença.

A todos trata bem sempre mas percebe com quem contas e com quem não podes contar.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

908 - O valor de tudo

 Meu muito amado filho Estêvão


Outro dia perguntavas-me se 2 euros por um capuccino na maquina da escola era caro ou não.

Tudo na nossa vida tem um custo e esse custo é em tempo, tudo custa tempo e temos de equacionar quanto tempo as coisas valem.

A tua playsation 5 custou 700 euros é caro? O teu colegio custa 1000 por mês é caro? Cada vez que vou ao supermercado deixo la 400 euros é muito? O que vestes hoje custou 100 euros é muito? 

Tudo isto é tempo é tempo que eu não passo ao pé de ti e que passo a trabalhar horas sem fim.

Vale a pena? pela tua educação sempre sempre sempre. Pela tua alimentação sempre. Pela tua saude sempre tambem. Se pensares que há pessoas que ganham 7 euros ha hora ou 10,5 euros ha hora ve quanto custa o teu colegio em horas.

Claro que seria mais fácil esquemas e enganos e rolos que nos dão um empurrao mas e a noite deitar a cabeca na cabeceira como é?

De mim podes rodar, apertar, espremer, virar-me do aveso que eu te direi sempre o mesmo trabalho sério caminho para a frente e Deus ajuda não peço nada a ninguém e confio que o universo me trará exactamente o que preciso para cumprir a minha missão que é sempre e só uma .... tratar de ti, educar-te fazer te ti um homem completo, bom e acima de tudo feliz.

Pensa sempre na tua vida agora e no futuro que tudo na vida tem um custo e que esse custo não é em euro ou dolar ou noutra moeda qualquer é em tempo e no tempo que tens de dar do teu dia da tua vida para comprar algo e isso é que é importante pensar que tempo vale a tua educação por exemplo para mim vale a minha vida a minha saude o meu tempo as minhas rugas vale tudo .... a quem ache que nao ha quem ache que ja faz o suficiente sempre apontando para o quase nada o poucocinho.

Tudo na vida vale tempo e pensa sempre quanto tempo vale no agora, no médio, curto e longo prazo o tempo que dás hoje por algo.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

907 - Coisas sem perdão

 Meu muito amado filho Estêvão


Ontem falavamos sobre perdoar e como é fundamental perdoar. Sim perdoar é fundamental por ti não pela pessoa que não se portou bem contigo mas por ti mesmo. Não precisas esquecer claro que não, lembrar, guardar na cabeça e não no coração e seguir a vida. 

O perdão é fundamental para não levar bagagem para o caminho seguir leve e seguir em frente sempre é esse o objectivo de perdoar, ser livre do que ficou para trás.

Pedir perdão tambem é fundamental para seguir em frente. Nunca tenhas receio de o fazer sê sempre o primeiro a pedir perdão. Ou o segundo ou o ultimo mas pede sempre. Sempre.

Perguntaste-me se como tua mãe haveriam coisas que não te perdoaria. Respondi-te aquilo que verdadeiramente penso, como mãe tudo está a partida perdoado porque sou tua mae e amo-te desde que eras apenas uma celula e até ao ultimo dia da minha vida e mesmo depois disso te amarei. comigo o perdão é um principio básico. Mas como mulher, como pessoa, como pessoa que te educa há coisas que me levariam a ter zanga séria contigo. 

Bater ou exercer qualquer tipo de violencia numa mulher seja ela fisica, emocional, financeira, sexual do que for, não entendo nao perdoo. Um homem que é violento que engana uma mulher é o dia em que deixa de ser homem e eu penso assim e não largo.

E quem diz violencia com mulher diz violencia ponto com homem, mulher criança com quem for. Enganar, violentar, agredir, ofender quem seja não há como ser desculpado. Há sempre maneira de resolver tudo sempre e sem violencia. Nunca enganando, nunca com violencia.

Não pagar nem que seja uma so vez pensao de alimentos a um filho, não tem perdão não tem desculpa jamais te perdoaria. Um pai ou uma mãe que dá o litro como eu que como te disse ontem entre este sabado e este domingo trabalhei 27 horas e como sabes não foi só este é sempre assim todos os sabados todos os domingos todos os feriados sempre sempre sempre sem parar nunca há mais de 12 anos mesmo quando tu nem existias, trabalhar sem descanso para que não te faltem os pagamento de colegio, das explicações, das aulas de isto e de aquilo, da comida boa, dos seguros, das ferias, do arranjo dos pés, do arranjo dos dentes, de tudo o que não tem fim nunca .... se alguem que faz isto tudo depois nao recebe uma pensao que te é devida (porque esta é sempre do filho nunca do pai ou da mãe, é ao teu filho que estaras a roubar se nao pagares e a prisão é o que espera os ladrões) alem de ser nogento, imundo é tambem sem perdão nunca sejas essa pessoa nunca nunca nunca como te disse ja antes de existires teria muita dificuldade em entender.

Não mates, não roubes, não enganes, não desonres, não sejas preguiçoso, não sejas invejoso, não sejas ganacioso, não tenhas o pecado da gula nem da avareza, não cometas adultério, não uses o nome de Deus em vão, não prometas o que não podes cumprir, paga sempre o que deves, trabalha com vontade e sempre em verdade e descobre o bom que é ser honesto.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

906 - O verdadeiro sentido disto aqui. Mesmo quando é dificil e certo.

 Meu muito amado filho Estêvão,

Já falamos aqui os dois algumas vezes de porque é que isto (no sentido do que aqui te tenho escrito) começou, já te expliquei que na tua primeira noite de vida ainda bem enroladinho e pequenino e eu cheia de hormonas, olhei para ti e pensei "e se eu não estiver cá para te explicar o importante da vida?" e dai te ter continuado a escrever sempre, sobre o que vai acontecendo e sobre o que me parece importante deixar-te.

Na realidade a unica coisa verdadeiramente importante que tenho para te dizer é que a vida vale mesmo a pena viver mesmo mesmo e o amor é sempre sempre a resposta seja qual for a pergunta. Ponto final está tudo dito.

Do mais são coisinhas são só detalhes que a vida trará sempre pessoas para a tua beira que te ajudarão no caminho.

Sempre com coragem e nota que não disse sem medo, porque o medo está lá sempre mas a coragem e a fé num Deus que nunca te vai falhar também deve estar.

Hoje não dormi nada já não me acontecia há muito muito tempo. Tenho um monte de coisas a apertarem a cabeça e duas preocupações violentas tiram me muito o sono e embora se diga que a noite nunca é boa companheira a madrugada pelo menos a mim é sempre boa ouvinte. 

Hoje voltei a lembrar me que a vida é um sopro e que pode mesmo acontecer eu não estar cá tanto quanto eu queria estar e ficar. Quando esse dia chegar e eu não estiver ao teu lado vais ter quem te ajude no caminho sempre isso eu nao tenho a menor duvida e sempre que tiveres duvidas do que faria a minha mãe .... vem aqui ler e faz o que o teu coração mandar. Se quiseres saber quem eu era e o que faria procura as pessoas que são as minhas pessoas, elas conhecem o meu cheiro e o meu modo de pensar e podem contar-te as minhas historias aquelas que eu tive tempo para te contar e tu nao te lembras ou as que eu nao tive tempo para te contar. Mas mete uma coisa na cabeça eu nao sei quase nada e errei muito errei imenso errei em quase tudo menos em ti. Em ti acertei em cheio. 

Repara quantas vezes escrevi tempo nestas poucas linhas que hoje aqui te deixo. Tudo é uma questão de tempo e de escolhas e de escolhas e de tempo e de como as escolhas afectam o tempo e vice versa.

Quando tinhas 3 anos eu ia ficar desempregada em portugal e fui trabalhar para o brasil hoje quando penso nisso choro sobre tempo que perdi de vivencia contigo por uma escolha que tive de fazer, eu tinha de te pagar a escola, o seguro de saude, o alimento e uma escolha levou a outra que levou à falta de tempo, hoje trabalho como sabes (ohh como sabes !) as vezes mais de 12 horas por dia as vezes muito mais que isso e sem fins de semana e quase sem ferias é um trabalhar sem fim um sobreviver, uma escravatura sem o ser (atenção filho que eu nem tenho como me queixar há quem trabalhe mais e ganhe muito muito menos!) e são escolhas escolhas que faco por uma escolha que fiz la atras e escolhas que faço quase sem escolha ..... e escolhas que me levam a saude e me tiraram o ar, a alegria, o tempo. Ontem falhei uma audição tua falhei porque o meu tempo era de estar noutro sitio para fazer outra coisa que na historia da minha vida, da tua e da humanidade de nada serve..... porra que vida de escolhas que se enrolam umas nas outras e me levam o tempo que tenho. Como queria parar o carrocel e o tempo e olhar-te e fundir-me contigo e proteger-te de todo o mal do mundo e gravar-me em ti. 

Sempre e para sempre responderei pelas minhas escolhas na terra e fora dela pelas minhas verdades pelas minhas mentiras pelo tempo que te dei mesmo quando nao estava contigo pelo tempo que te tirei mesmo estando contigo.

Não te consigo explicar a sensação que desde há uns tempos tem vindo a crescer em mim de fim de tempo, não te posso dizer que seja uma sensação feliz porque não é de todo mas é o que é. Como cientista que sou e mãe que sou e jovem que acho que ainda sou tenho vindo a tentar lutar violentamente contra ela e tentar pelo racional encontrar um sentido e "uma cura" não te posso dizer que tenha tido até ao momento muito sucesso. Ultimamente tenho tido muito na cabeça uma passagem da biblia que eu nunca prestei muito atenção, a prisão de Jesus em Getsêmani mais concretamente como descrita em Mateus 26:47-56. Como estar em solidão mesmo acompanhada, como gerir a angustia da eminencia de um perigo, como aceitar um destino que de algum modo se pediu e se procurou, como lidar com o desamor de quem amamos, como validar as escolhas, como é dificil encarar as negas que a vida nos trás de cabeça ergida, como é complicado e solitário saber que se deixa sem saber para onde se vai.

Há uns anos o medico neurologista João Lobo Antunes soube que tinha um cancro e soube como brilhante medico que era que isso o ia matar em pouco tempo e nas palavras dele assumiu perante essa morte inevitavel dele a posição de "coronel Nicholson" no filme a Ponte do Rio Kwai (talvez dos melhores filmes algum dia feitos procura e vê eu diria uma obra brilhante), olhar a água a passar e elevar a moral dos seus homens enquando ele proprio não sabia como se elevar acima das suas proprias duvidas, ultimamente tambem eu me tenho sentido um pouco como o famoso coronel não tendo a ambição nem o ego de me achar sequer ao nivel do génio que era o Doutor Lobo Antunes. E quase fingindo que tudo segue como as águas do Rio Kwai eu tambem fingindo fingindo acho que vou levando. Há momentos no meu dia quando pego no carro para ir trabalhar ou quando pego na mala e aponto para casa em que caiu em profunda oração muitas vezes zangada mas sempre em suplica, caramba porque é que há cruzes tão dificeis de levar não é meu Deus? Porque Te peço tão pouco e demora tanto? Porque não me ajudas agora? Não ves que preciso de Ti? Não me podes aliviar aqui um pouco? Não ves que o que Te peço ira ser amplificado sempre para o dar para o proximo? ..... Ultimamente tem sido dificil ouvir a resposta, sei que a culpa é minha que Ele está la sempre eu é que não O oiço e não me lembro que o tempo Dele é que é o certo. A dignidade do famoso coronel Nicholson a mim falha as vezes. Falha muito. A ele não faltavam certezas (será?) e mim falta fé. 

Enfim hoje termino por onde comecei, tudo isto todos os 906 posts eram e serão sempre para ti para que quando um dia pensares em mim te lembres de aqui vir ler o que eu posso não ter tido tempo de te dizer.

Amo-te infinitamente 


Tua mãe

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

905 - Em vez de fugir aos seus sentimentos que tal escrever sobre eles?

 Meu muito amado filho Estêvão


Digo-te aqui como já te disse vezes sem conta, quando não conseguires dizer alguma coisa, não consigas partilhar os teus sentimentos, escreve, mesmo que não partilhes com ninguém escreve.

Escrever, torna real, escrever da forma, sai da nossa cabeça e muitas vezes nesse sair da nossa cabeça percebemos melhor tudo com muito mais clareza. Limpa a nevoa, clarifica. Não é que fique mais fácil ou menos fácil mas esquematiza.

Outra coisa que te queria hoje falar é sobre partilhar de nós. Não confies nem contes sobre a tua vida para qualquer pessoa, nem todo o mundo quer o seu bem, só estão curiosos, quem não faz parte da minha essência da minha vida não sabe nada ou sabe muito muito pouco. admirar sempre será melhor que invejar. 

Queres ser verdadeiramente feliz? Não contes a ninguém. porque ninguém precisa saber da tua vida, das tuas conquistas, dos caminhos que pretendes seguir, dos teus tombos dos teus fracassos. Tu não deves explicações a ninguém. 

Vais partilhar dificuldades com alguém que nada fez ou fará por ti? vais partilhar coisas pessoas com pessoas que não fazem o mesmo contigo, que estão no caminho delas e não te estendem a mão?

Viaja e não contes para ninguém. Vive uma história de amor e não contes para ninguém. Sê feliz e não contes para ninguém, a inveja estraga as coisas bonitas. 

Lembra-te que não tens nenhuma obrigação de explicar os teus sentimentos, as tuas escolhas, a tua aparência, os teus pensamentos, as tuas respostas, as tuas preferências, os teus sonhos e a tua vida. Nenhuma a ninguém.

Ahhh mas é meu amigo? ahhhh mas é meu irmão? ahhh mas é meu namorado? ahhhh mas é meu primo? meu tio? meu colega? meu pessoa-que-eu-até-gostava-que-fosse-mais-importante-para mim-mas-que-se-está-a-marimbar-na-realidade?

NINGUÉM!!! Segue a tua vida se sentires que alguém te pode de facto genuinamente importar, ajudar, fazer a diferença então sim faz sentido do mais segue sorrindo e acenando e não te importes com mais nada.

Fica a dica

Amo-te infinitamente


Tua mãe




1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...