Meu muito amado filho Estêvão
Tu sabes bem que quando nasceste tinhas um "pé especial", não te lembras e ainda bem de quando usaste uma protese na perna nem te lembras de como isso te fazia doer e que por isso choravas em bebé um cadinho mais que os outros bebes!! Não te lembras de nada disso e ainda bem é sinal que tudo já passou e que hoje tens as duas pernas especiais só só porque são tuas. Tu não sabes mas faz hoje exactamente 10 anos que a medica que te via nas ecografias me disse que tu ias nascer com pé boto e me mandou a correr a obstetra para fazer mais exames para ver a extensão dos "problemas".
Por isso hoje me apeteceu falar te disto.
Na altura havia quem achasse que não devias nascer vê la tu o disparate, que ias dar muito trabalho, muita chatice. Que não devia acontecer. Burros, ignorantes. O meu proposito sempre foi nao tenho qualquer duvida é ser tua mãe, ora tu escolheste me e eu ia ter medo?? Logo tu que és o maior super heroi de carne e osso?! nem pensar!.
Hoje serve este para te lembrar o ser maravilhoso que és e sempre foste, mesmo quando estavas dentro da minha barriga já mostravas que somos aquilo que somos mas somos felizes que fomos fortes que a vida é maravilhosa mesmo quando achamos que não.
Obrigada por seres como és e lembra-te desta história sempre que te falarem em desistir porque "é dificil", "dá trabalho", "custa tanto", "causa sofrimento".
Nós não sabemos de nada. Eu não sei de nada. Mas confio. Confio que se as provas me são dadas é porque é o meu caminho e não adianta fugir é uma crise e as crises são para serem lições e evoluções nunca desistir, nunca. Nunca. Confia.
Meu super heroi.
Deixo-te aqui um texto atribuido a Einstein sobre crises.
“Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado.
Quem atribui a crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia.
Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la,e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”
Albert Einstein.
Amo-te infinitamente
Tua mãe