sábado, 28 de dezembro de 2019

759 - Não, não te amo!

Meu muito amado filho Estêvão

Eu amo-te hoje amanhã e sempre e para sempre. 
Hoje dei de caras com este texto maravilhoso.


"Amas-me? Perguntou Alice.
Não, não te amo! Respondeu o Coelho Branco.

Alice franziu a testa e juntou as mãos como fazia sempre que se sentia ferida.

Vês? Retorquiu o Coelho Branco.

Agora vais começar a perguntar-te o que te torna tão imperfeita e o que fizeste de mal para que eu não consiga amar-te pelo menos um pouco.

Sabes, é por esta razão que não te posso amar. Nem sempre serás amada Alice, haverá dias em que os outros estarão cansados e aborrecidos com a vida, terão a cabeça nas nuvens e irão magoar-te.

Porque as pessoas são assim, de algum modo sempre acabam por ferir os sentimentos uns dos outros, seja por descuido, incompreensão ou conflitos consigo mesmos.

Se tu não te amares, ao menos um pouco, se não crias uma couraça de amor próprio e de felicidade ao redor do teu Coração, os débeis dissabores causados pelos outros tornar-se-ão letais e destruir-te-ão.

A primeira vez que te vi fiz um pacto comigo mesmo: "Evitarei amar-te até aprenderes a amar-te a ti mesma!"

Lewis Carrol, in Alice no país das maravilhas

Amo.te infinitamente.

Tua mãe

domingo, 22 de dezembro de 2019

758 - 10 passos para a liberdade

Meu muito amado filho Estêvão

Deixo-te aqui os 10 passos que são fundamentais para a liberdade:
1 - Abandona as comparações
2 - Abandona a competição
3 - Abandona os julgamentos
4 - Abandona a raiva
5 - Abandona a culpa
6 - Abandona as preocupações
7 - Abandona o medo
8 - Abandona o passado
9 - Sê verdadeiro contigo mesmo
10 - Confia no Universo

Em relação ao Natal nunca te esqueças de viver as tuas tradições do Natal MAS cria as tuas tambem. Nunca deixes de celebrar o amor nesta epoca.



quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

757 - Coisas que atrasam a sua vida

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje quero falar-te dos teus bloqueadores interiores coisas que vem de ti mas que te atrasam no teu caminho de felicidade.

1 - Falar ao invés de fazer
2 - Te importares com o que os outros acham
3 - Ser atarefado mas não produtivo
4 - Pensar a curto prazo
5 - Medo de falhar
6 - Esperar pelo momento certo: este momento não existe.


Este ultimo é para mim o que mais atrasa o que mais bloqueia.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

756 - O outro

Meu muito amado filho Estêvão
Estou certa na tua vida vais passar por situações em que te vai perguntar "quem é esta pessoa que tenho aqui à minha frente? como é que ela fez isto ou aquilo".
Vão haver momentos na tua vida em que não vai perceber os porquês de alguém .... como é que alguém toma uma atitude tão diferente da tua? como é que alguém não vê o que tu vês ? como é que não é tão óbvia a atitude ?
Amor aprende o que o outro escolheu viver, não é da nossa conta. Nós podemos mostrar qual é o nosso caminho, podemos mostrar quais são as nossas razões, os nossos quês e para quês mas andar o caminho isso não podes mesmo, por mais que isso te custe por mais que penses como tens amor a uma pessoa e querias que ela fosse até onde tu estás... não é possível todos nós estamos num caminho de desenvolvimento pessoal, uns mais a frente outros mais atrás, uns tem que ver para quer, outros já viram e já crêem é assim mesmo. Cada um no seu tempo.
Respeita o tempo do outro. E das duas uma ou esperas no caminho ou segues sozinho as duas hipóteses são válidas mas não aceleres ninguém não é esse o teu papel. No fim cada um chega onde tem de chegar.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

755 - Os bois pelos nomes

Meu muito amado filho Estêvão


Tenho por estes dias andado à volta destes pensamentos e porque a sincronicidade do universo é espantosa hoje cruzei-me com um texto que não é da minha autoria, note-se mas que reflecte bem aquilo que tambem penso.

"Os bois pelos nomes
Tesão: aquela vontade maluca de devorar a outra pessoa que se extingue mal ela dá um peido ou expressa ideias políticas aberrantes, como votar no Chega ou ser negacionista das alterações climáticas
Paixão: aquela emoção que nos faz querer estar ao lado da outra pessoa PARA SEMPRE, casar e ter 7 filhos mas que se extingue quando começamos a ver aqueles pequenos indicadores de podridão, como ciúmes injustificados, laxismo e DMs no Instagram com porkitxonas
Amor: aquele processo de construção difícil e tramado, com altos e baixos, avanços e recuos, discussões, cedências, compromisso e que, ao fim do dia, nos deixa exaustos, sem certezas de que é “para a vida toda” (🤮) mas com a convição de que estamos em equipa, seguros mas em liberdade"
By: A Gaja 

Amor as palavras são acções. Têm esse poder em si. Não as gastes sem sentido. Age sempre de acordo com a tua palavra e faz da tua palavra uma marca.
Nunca despertes o amor noutra pessoa se não tens a menor intenção de o retribuir. Nunca nunca nunca.
Nunca.

Amor para algo hoje diferente .... ou talvez não .... e na continuação de dar aqui espaço a amigos do coração escreverem aqui para ti deixo-te a parte 2 da contribuição da Carla Moreira amiga do meu coração.

Prezado Estêvão, 

Tenho pensado muito esses dias em te escrever, mas me faltou tempo. E é sobre isso que quero falar: aproveita teu tempo. À tua maneira, e não à maneira que te dizem para fazer. Aproveita a caminhada em direção aos seus sonhos. Se não sabe ainda, um dia vai saber, o sonho é uma mera desculpa para que siga sempre em frente. Há quase um ano atrás, quando escrevi para você, eu disse assim: "Eu aprendi, mais que em outros tempos, que o valor do silêncio é ouro. E as palavras tem o valor da prata. São valiosas, porém as vezes vale escolher o ouro." 
Hoje eu te diria apenas para escolher com sabedoria. 

Um abraço carinhoso, Carla. 
Hoje eu te diria apenas para escolher com sabedoria. 
Um abraço carinhoso, Carla. Hoje eu te diria apenas para escolher com sabedoria. Um abraço carinhoso, Carla. 



Nunca te esqueças que te amo infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

754 - O Deus dos ateus

Meu muito amado filho Estêvão

Já te disse que por vezes leio algumas coisas por ai que fazem tanto sentido em mim que as tenho de partilhar contigo.


"Em momentos de desespero, todos procuramos algo a que nos agarrar. Eu, como toda a gente, colecciono alguns desses momentos, e no passado lembro-me de perguntar se também se dá graças a Deus se tudo corre mal, ou se quando tudo corre mal Deus já não tem nada a ver com isto. Vivi momentos em que dei por mim a fazer uma petição a Deus, a rezar a um Deus em que não acreditava, à espera de um milagre. Que não aconteceu. Na verdade tive, ao longo da vida, uma relação de pedinchice com Deus. E claro que ele não me ouvia nem me ouve. Tem mais do que fazer. Eu dizia, zangada, que Deus estava sempre ocupado por outras paragens.
Há quem diga que ninguém é ateu. Há apenas os que se proclamem ateus. A religião é o salto no escuro, um salto que eu nunca dei. A Deus nunca ninguém o viu. Nem os crentes nem os não crentes. Tolentino de Mendonça disse um dia, numa apresentação pública a que assisti, que partimos todos do mesmo silêncio. Os crentes têm de sentir constantemente que têm um não crente dentro de si. Como se fosse uma relação não acabada. Passos vulneráveis em direcção à fé. Como se as pessoas fossem salvas pela fome de Deus. Não por estarem empanturradas dele.
Não encontrei Deus, mas tornei-me uma pessoa de fé. Fico satisfeita quando os meus amigos crentes dizem que eu sou das pessoas não religiosas mais crentes que eles conhecem."
By: Ana Rita Ramos


Eu já encontrei a Deus mas no meio do mundo agitado tambem eu sou ateia tantas e tantas vezes.
Agradeço e diariamente Deus estar em mim e em ti.

Amo-te profundamente

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...