domingo, 31 de janeiro de 2016

597 - Perde-te num país

Meu muito amado filho Estêvão


Eu adoro viajar.
Foi a minha mãe que me meteu esse bichinho! Viajar é tudo de bom! é ver coisas diferentes, comer coisas diferentes, conhecer pessoas diferentes com culturas diferentes e costumes diferentes.
Para viajar precisas de bons sapatos, saude, água, um chapeu, um mapa e coração aberto.
Vai e perde-te na lingua diferente, na comida diferente, nas pessoas diferentes.
Sem medo.
Sem medo mesmo.

Eu não consigo perceber uma pessoa que não sai do seu pais e viaja não consigo mesmo.

Viajar é o unico dinheiro que não é gastar é investir.

Amo-te demais

Tua mãe

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

596 - Gratidão é fundamental

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje quero falar-te de gratidão.
Um sentimento fundamental ao teu bem estar.

O que dizem da gratidão:
gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.
Pesquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente.
Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo . Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada.
Estudos anteriores dizem que quem não manifesta gratidão ao outro é provavelmente um psicopata ou sociopata.

A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar.
Samuel Johnson

Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.
Johann Goethe
A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados.
Alexandre Herculano

Capitulo 7 de Lucas, A cura dos dez leprosos

11A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia.
12Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
13e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"
14Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.
15Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
16Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
17Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?"
19Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".



Ser grato não é nenhuma obrigação é apenas um efeito natural de ser um ser humano de bem com a vida.
Quando alguem nos ajuda, quando alguem nos abre a porta, quando alguem sai do seu caminho para nos levantar, quando alguem nos ensina, quando alguém nos dá uma palavra que precisavamos, quando alguem nos alimenta, quando alguem nos veste, quando alguem nos dá 1 euro para ajudar a pagar um tratamento médico, quando alguem reza por nós, quando alguém reza connosco, quando alguem mesmo longe nos ouve, quando alguem percebe a nossa dor e nos ajuda, quando alguem nos sustenta, quando alguem nos arranja emprego, quando alguem nos leva onde precisamos de ir, enfim quando alguem por um momento, 40 meses ou 41 anos ou 89 anos ou 1 segundo, em silencio ou visivelmente. Agradeçe. Mas não agradeças em palavras agradece com a alma agradece em pensamentos e actos. Não o faças por quem te ajudou faz somente por ti por ti mesmo.

Quem és tu se és ajudado e não voltas a agradecer? Não pões essa gratidão em ação?

E o que fazer face à ingratidão dos outros?
Nada.
Nem vejas. As ações ficam sempre com quem as praticam e lembra-te sempre .... isto da vida nunca é entre ti e a pessoa X ou Y é sempre entre ti e o Altissimo... é a Ele que respondes é Ele que vê tudo.
Face à ingratidão do outro reza por essa pessoa. Nada mais.
E segue a tua vida não mudes nada na tua atitude nada.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

595 - Onde está o pónei?

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje deixo-te aqui uma história para pensares ... uma história sobre optimismo, sobre ver o copo meio cheio e não meio vazio, uma história sobre "ver o outro lado" de tudo.


"Haviam dois gémeos. Eram jovens, deviam ter cerca de 6 anos. Embora fossem gêmeos, as suas personalidades eram bastante diferentes. Um era extremamente alegre e o outro era extremamente ansioso.
Os pais levaram os rapazes a um psicólogo. O psicólogo concebeu um teste. Colocaram os rapazes em duas salas diferentes. O rapaz ansioso foi levado para uma sala com todos os brinquedos e jogos imagináveis. Este rapaz sentou-se no meio da sala e começou a chorar. Tinha medo de estragar os brinquedos e ficou paralisado pelo medo.
O rapaz alegre foi colocado numa sala praticamente vazia. Não havia brinquedos nem jogos. Só havia um enorme monte de estrume de cavalo. O cheiro era praticamente insuportável. O rapaz alegre correu pela sala começou a subir ao monte de estrume ao mesmo tempo de escavava nele. Saltou pela sala e atirou ao ar todo o estrume que consegui. O psicologo observou-o espantado e finalmente perguntou-lhe: "O que estás a fazer?".
"Com tanta caca", respondeu o rapaz, "de certeza que há aqui um pónei!!"



Amo-te demais


Tua mãe


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

594 - A diferença entre ajudar e fazer

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje deixo-te para pensares um texto que não é de minha autoria mas que é fabulastico e merece bem que penses nisso.
Falas muito de que quando tiveres um filho o vais chamar Emidio e que vais fazer isto ou aquilo ora aqui está o que deves pensar também.
Já te disse aqui várias vezes a coisa mais importante que podes fazer ao teu filho é tratar bem da mãe dele é seres companheiro dela e depois o resto vem.

Criar um filho é tão mais do que trabalhar de segunda a sexta para pagar as contas, é tão mais do que correr para ir ao supermercado na hora do almoço e correr a ir comprar o tecido para a roupa de carnaval ou as prendas para dar aos amigos na festa do fim de semana ou correr a livraria ou a biblioteca a buscar o livro de exercícios que faz falta ou ver sempre que provas ai vem e ajudar a fazer os trabalhos de casa e a estudar é tão mais que acordar as 530 para prepara o almoço para levar para a escola o lanche e deixar o jantar adiantado é passar roupa a ferro e mudar à água ao aquário dos peixe a areia ao gato e o cão a rua é regar as plantas e adiantar a leitura da agenda da reunião ao mesmo tempo enfim .... é manter 20 bolas no ar e não deixar cair (ou pelo menos tentar).....


HOJE PREPARAS TU AS COISAS DE MANHÃ: ROUPA, PEQUENO-ALMOÇO E SACO DE GINÁSTICA. BOA SORTE

Bom dia
Hoje tenho reunião no Porto. Estou no comboio, apanhei o das 06h09. Saí de casa às cinco e meia. Não te quis acordar. Como ontem chegaste a casa tarde e disseste que vinhas cansado e que não era preciso dar-te recados, que tu te desenrascavas bem com as miúdas e não valia a pena eu estar preocupada… não te deixei nada arranjado. Tenho a certeza de que vais dar conta de tudo. Mas antes que entres em parafuso e elas cheguem atrasadas à escola, aqui vai uma cábula. Como costumas consultar o e-mail logo de manhã no telemóvel, mal te levantas, espero que vejas isto entretanto.
DESPERTAR: tens de as acordar antes das sete e meia. Isto significa que não pode ser às 07h31 ou 07h32. Faz diferença. Todos os minutos contam. A menos que queiras chegar muito atrasado ao trabalho. É indiferente qual acordas primeiro. Ela vai choramingar. E depois a outra vai acordar e choramingar também. Tu não sabes porque sou eu que costumo acordá-las e vesti-las, mas é sempre assim. Vão as duas dizer que lhes dói a barriga. Ou os ouvidos. E querem ficar em casa. Não acredites. A menos que tenham febre. Em caso de dúvida, confirma com o termómetro – aquela coisa que se põe debaixo do braço e apita.
ROUPA: não preparei. Sugiro que o faças antes de as acordares, para elas não estarem com frio enquanto procuras as calças e as camisolas interiores. É capaz de não haver roupa passada a ferro. Por favor não as mandes para a escola com roupa amarrotada. Nem com roupa de verão. As gavetas de baixo não são para usar.
Pensei em deixá-las presas com fita-cola porque sei que vais ter essa tentação, mas – sabes, não sabes?? TAMANHO: tens duas filhas. Uma tem 6 anos, a outra 4. A roupa maior é para a mais velha. Em caso de dúvida, olha para as etiquetas. GANCHOS: são elas que escolhem os ganchos que querem usar. Se discutirem (vão discutir) inventa uma coisa qualquer para elas decidirem quem leva qual. Mas têm de ser elas a decidir. Se fores tu, vais ter berreiro. Hoje é dia de GINÁSTICA. Tens de preparar as coisas. Sapatilhas, fita para o cabelo,
T-shirt e sweatshirt. E calças de fato de treino. Não esqueças o tupperware com bolachinhas. Bolachas de chocolate NÃO.
PEQUENO-ALMOÇO: elas vão dizer que com a mãe comem pão de forma desse industrial, tipo Panrico. Não é verdade. Vão tentar enganar-te porque costumam fazer isso com as coisas que sabem que tu não sabes. Não acredites. Pão torrado com manteiga e um copo de leite morno. Não, os iogurtes líquidos não são um bom pequeno-almoço. São um S.O.S.. E não, comigo não costumam comer no carro. Comem em casa. Se te quiseres armar em intransigente e não as deixar ver desenhos animados enquanto estão à mesa, é contigo. Se quiseres não dar em doido, deixa-as as ver o Canal Panda.
Isto vai longo e tens de te despachar. Se me ligares em pânico antes de eu chegar ao Entroncamento porque não encontras o ferro de engomar (tens de o ligar à tomada para funcionar), já sei que vão viste isto. Se uma delas ainda estiver a dormir quando eu chegar a Coimbra-B, estás lixado com o teu chefe. Ah, última coisa: a partir de hoje, talvez fiques a saber finalmente a diferença entre «fazer» e «ajudar». Segundo o dicionário, «dar existência ou forma a…, criar, realizar» é o que eu faço. Todos os dias. «Dar ajuda a…, auxiliar, socorrer, cooperar» é o que tu fazes. Às vezes. Um beijo, até logo. Boa sorte.
[Publicado originalmente na edição de 24 de janeiro de 2016]
By: Paulo Farinha



Amo-te infinitamente

Tua mãe

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

593 - Campeões

Meu muito amado filho Estêvão


"Um campeão é alguém que se levanta quando não consegue"
By: Jack Dempsey


Enfrentar aquela situação dificil sem cortar caminho, levantar de manha e encarar mais um dia com um sorriso nos lábios, ter o joelho a doer e mesmo assim fazer o que tem de ser feito, com coragem, sem pisar ninguém, sem enganar ninguém, levantar hoje, amanha, e depois e conseguir ir buscar animo sempre e sempre e sempre.


Isso é ser campeão.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

592 - Coisas

Meu muito amado filho Estêvão


"Se não gostas de uma coisa, muda-a.
Se não a conseguires mudar, muda a tua atitude em relação a ela"

Maya Angelou



Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

591 - Alcool

Meu muito amado filho Estêvão


Em nenhuma nenhuma nenhuma mesmo circunstancia conduzas alcoolizado.
Bebeste então fica onde estas, chama um taxi, vai com alguém que não tenha bebido.
Nunca conduzas depois de beber nunca quer estejas sozinho ou acompanhado e não entres no carro com alguém que ja tenha bebido.
Sem excepções

Amo-te infinitamente


Tua mãe


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

590 - O impossivel

Meu muito amado filho Estêvão

"Parece sempre impossível até ser feito"
By: Nelson Mandela


Tudo do mais pequeno ao maior, desde acabar de ler um livro até libertar um pais... tudo... parece impossível até que é feito.
Coragem é dar o primeiro passo mesmo quando não se vê os degraus... fiel a ti e ao que tu crés como verdade ...
Nada é verdadeiramente impossível se houver vontade, coragem e força para não baixar os braços. Nada.

A grande maioria das vezes o ego, o coração são quem nos impede de caminhar de sair de nós de ser mais e mais e mais quem somos verdadeiramente.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

589 - Sol felicidade e chuva

Meu muito amado filho Estêvão


Aqueles que pensam que o sol é felicidade pura nunca dançaram à chuva e não me refiro apenas ao clima porque sim o sol é optimo mas dançar à chuva é também maravilhoso, refiro-me também e sim há vida nem só de períodos felizes se tira felicidade mas também de períodos menos agradáveis se tira uma felicidade imensa. Acredita.

Faz todos os teus trabalhos com alegria quer sejam eles levantar cedo para passear o cão a chuva quer seja apanhar lixo quer seja seres CEO de uma grande empresa. Todos os trabalhos feitos com animo com garra com amor com verdade com um objectivo e com um sorriso nos lábios são bons.
Todos.

Amo-te de loucura


Tua mãe

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

588 - Carros e força na alma

Meu muito amado filho Estêvão

Aprende o funcionamento básico de um carro. Aprende o que significam todas as luzes e botões e onde está tudo no teu carro. Básico.


Deus não é o "pai-natal" que tu pedes e ele dá. Nada disso o tempo de Deus é bem bem diferente do teu e do meu tempo e o que ele dá é só o que contribiu para o teu crescimento não é aquilo que tu achas que queres é sim o que tu precisas.

Acima de tudo pede a Deus mais força e menos cansaço na alma para cumprires a tua missão. E convence-te de uma coisa és bem bem mais forte do que imaginas.

Amo-te infinitamente

Tua mãe



domingo, 17 de janeiro de 2016

587 - Fins e começos

Meu muito amado filho Estêvão


"Os novos começos sujem frequentemente disfarçados de fins dolorosos"
Lao Tsé


O acabar vem quase sempre associado a dor, o acabar de um casamento, o acabar de um emprego, o acabar de uma fase, um acabar de um período, um acabar de um relacionamento... a mudança dói, baralha, confunde. Mas sem mudança não há crescimento não há evolução.
Uma porta fechada significa uma janela aberta.
Jamais de desesperes pelos fins pelas mudanças.
Jamais.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

586 - Deus e sapatos

Meu muito amado filho Estêvão


"Se Deus te enviar por um caminho pedregoso, dar-te à sapatos resistentes"
Proverbio irlandês


Quando os obstaculos parecerem muito grandes pensa.... tambem são as tuas forças e os teus engenhos.
Deus só dá as dificuldades em função das capacidades. Acredita. Confia.


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

585 - Viver a vida

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje em especial desejo que...


"Que vivas todos os dias da tua vida"
By: Jonathan Swift


És muito pequeno e eu fiz de tudo para a tua vida não mudar nada nestes tempos mas eu passei por um terrível susto de saúde nos últimos tempos. Gigante.
Faz-me sempre pensar na vida, por tudo na ponta do lápis fazer contas ao que é importante.

Tu
Tu e a tua vida são de facto a única coisa importante.
Eu poder viver para te dar qualidade de vida e viver com qualidade de vida.

Uma das coisas mais raras do mundo é viver, a maioria das pessoas apenas sobrevive. Recebemos de Deus talentos temos de os por a render e ser feliz e fazer os outros felizes. Sempre.
A saúde é o mais importante do mundo acredita.
Quando a saúde treme tudo treme.
Este embalagem que é a unica que temos e que tem de funcionar e caminhar connosco sempre... ama-a, trata-a bem.

Nunca vivas tão preocupado em ganhar a vida que te esqueças de viver.

Estes tempos de preocupação lembraram-me muito isso muito mesmo

Amo-te demais

Tua mãe


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

584 - Receber criticas com graciosidade

Meu muito amado filho Estêvão


As críticas são excelentes oportunidades para melhorar.
Não tens imediatamente de assumir uma postura defensiva.
Antes de mais, agradece à pessoa por te fazer a crítica.
Ouve o comentário. Existe uma forma de o transformar em algo positivo?
As críticas não são insultos. Aceita-as. Pode valer a pena dar-lhes ouvidos.


Amo-te infinitamente

Tua mãe


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

583 - Brilhar

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem faleceu o cantor David Bowie, era fã não a maior das fãs mas sim fã.
Para mim ele ensinou-me que todos nós somos estranhos de algum modo, todos nós somos diferentes de alguma maneira e ainda bem AINDA BEM mesmo!

Que vida horrível têm as pessoas "normais".

Tu és diferente de todos e é optimo que assim seja é fabuloso que assim seja.
Respeita a diferença dos outros e assume a tua.

Porquê tentar passar despercebido quando nasceste para te destacares?


Amo-te infinitamente

Tua mãe

domingo, 10 de janeiro de 2016

582 - Loiça suja e sapatos molhados

Meu muito amado filho Estêvão


Loiça suja deixa-se sempre de molho para amolecer e ser mais facil de lavar.

Sapatos molhados não se guardam molhados para não estragar.

A roupa que precise de botões cosidos ou algum arranjo não deve ser arrumada assim.

Por menos dinheiro que tenhas nunca deixes de dar um presente de Natal ao teu filho tenha ele que idade tiver.

Amo-te infinitamente


Tua mãe

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

581 - Milagres

Meu muito amado filho Estêvão

Às vezes quando preciso de um milagre, olho para os teus olhos e percebo que já criei um.

És maravilhoso e completo.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

580 - Laranjas, cerejas, pessegos e morangos

Meu muito amado filho Estêvão

No inverno como laranjas, na primavera morangos e cerejas, no outono castanhas e no verão lambuza-te com pessegos. Ou o contrário. Ou come as frutas da época da parte do mundo onde te encontres.
Sincroniza-te com a natureza. Come o que a natureza te der na época que der. O corpo agradece.

Anda descalço quando estiveres irritado.


Amo-te infinitamente.

Tua mãe


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

579 - De manha se começa o dia

Meu muito amado filho Estêvão

Quando o despertador tocar. Acorda. Agradece, agradece a vida, a noite dormida, a cama, o quente. Corre rapidamente e mentalmente as coisas que tens de fazer durante o dia, e levanta-te. Espregiça-te e faz uma oração para o teu dia. E mexe-te.
Toma banho, veste-te, corre, faz o pequeno almoço, adianta o almoço ou o jantar, ouve o radio, ve as noticias. Mexe-te.

O dia é teu, este não volta mais. Faz com que valha a pena vive-lo.

Amo-te demais.

Tua mãe

578 - Começar, Recomeçar, Andar

Meu muito amado filho Estêvão

Não podes cortar a meta se não tirares os pés da partida.
O caminho faz-se a caminhar, vai com o que tens, usa o que podes e avança sempre com coregem.
És amado. Muito.

Amo-te infinitamente.

Tua mãe


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

577 - O que a adversidade pode causar

Meu muito amado Filho Estêvão

Andei ausente .... peço desculpa por isso .... mas cá estou de volta hoje com uma história que me contaram e que reflecte exactamente o que penso.

"Uma filha aproxima-se de uma mãe e diz-lhe: O meu marido mentiu-me o que devo fazer?"
A mãe respondeu o seguinte.
Filha trás me um ovo, uma cenoura e pó de cafe por favor.
E a filha trouxe.
A mãe colocou numa panela com água o ovo a cozer. Noutra colocou a cenoura a cozer e noutra colocou o pó de cafe com a água.
Passado uns minutos a mãe pediu à filha para tirar o ovo da água, a cenoura da água e o café do lume.
Filha o que observas?
O ovo era frágil foi o fogo e ficou rijo muito rijo. Assim são algumas pessoas que ao passarem por adversidades ficam rijas de alma e coração.
A cenoura era dura e fico mole. Assim são algumas pessoas que ao passarem por adversidades ficam moles, meigas, gentis de alma e coração.
O café é o mais especial, era um pó aromático que se junta com água quente e transfere muda transforma a água em algo com aroma e gosto bom e especial. Assim são algumas pessoas que perante a adversidade crescem, evoluem, mudam para se adaptarem à nova situação.
E tu minha filha tens esses três caminhos... qual será o teu?"



E o teu meu filho?

Amo-te perdidamente


Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...