segunda-feira, 27 de julho de 2015

576 - Depois de algum tempo aprendes a diferença

Meu muito amado filho Estêvão

"Depois de algum tempo aprendes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Acabas por aceitar as derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprendes a construir todas as tuas estradas de hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de algum tempo aprendes que o sol queima se te expuseres a ele por muito tempo. Aprendes que não importa o quanto tu te importas, simplesmente porque algumas pessoas não se importam. E aceitas que apesar da bondade que reside numa pessoa, ela poderá ferir-te de vez em quando e precisas perdoá-la por isso. Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais. Descobres que se leva anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la, e que poderás fazer coisas das quais te arrependerás para o resto da vida.
Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que tens na vida, mas quem tens na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprendes que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebes que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobres que as pessoas com quem tu mais te importas são tiradas da tua vida muito depressa, por isso devemos sempre despedir-nos das pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprendes que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começas a aprender que não te deves comparar com os outros, mas com o melhor que podes ser. Descobres que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprendes que, ou controlas os teus actos ou eles te controlarão e que ser flexível nem sempre significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, existem sempre os dois lados.
Aprendes que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer enfrentando as consequências. Aprendes que paciência requer muita prática. Descobres que algumas vezes a pessoa que esperas que te empurre, quando cais, é uma das poucas que te ajuda a levantar. Aprendes que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que tiveste e o que aprendeste com elas do que com quantos aniversários já comemoraste. Aprendes que há mais dos teus pais em ti do que supunhas.
Aprendes que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são disparates, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobres que só porque alguém não te ama da forma que desejas, não significa que esse alguém não te ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprendes que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo. Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, poderás ser em algum momento condenado.
Aprendes que não importa em quantos pedaços o teu coração foi partido, o mundo não pára para que tu o consertes. Aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, planta o teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperares que alguém te traga flores. E aprendes que realmente podes suportar mais, que és realmente forte, e que podes ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que tu tens valor diante da vida! As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."
William Shakespeare

Amo-te demais demais demais

Tua mãe

sexta-feira, 17 de julho de 2015

575 - Reputação

Meu muito amado filho Estêvão

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócioscomunidades online ou status social.

Uma reputação demora anos a construir e minutos a ser destruida. Seja de uma pessoa ou de uma empresa.
Aquela empresa sempre usou a melhor agua do mundo para fazer o seu refrigerante um dia alguem fica doente por causa dessa água ... nunca mais vai vender igual. A reputação cai por terra.
Assim é com as pessoas, há em Portugal um ditado que diz "à mulher de César não basta ser séria tem de parecer séria"... é assim mesmo há que ser e tambem parecer.
Um profissional pode demorar anos a construir uma reputação de trabalhador, sério, honesto, competente e um dia por uma mentira todos os anos desse caminho de trabalho, desse tempo todo a construir uma reputação caem por terra.

Somos pessoas, somos animais socias, vivemos e assim deve ser em comunidade, em sociadade, o que os outros pensam de nós, como nos vêm não deve reger a nossa vida obviamente porque somos o que somos e devemos ser assim mesmo.... mas como nos vêm é mesmo importante tambem é importante que o que vejam seja o que verdadeiramente somos... que sejamos coerentes para que sejamos nós mesmos.
Não deixes que uma mentira, uma atitude desonesta, uma escolha errada estrague o que os outros vêm de ti.

A nossa reputação é como um prato de loiça, uma vez partido podes apanhar os bocados todos de prato para tentar colar mas jamais será a mesma coisa.

A verdade, o trabalho honesto, o caminho regular sempre são nossos aliados.

Amo-te demais

Tua mãe

terça-feira, 14 de julho de 2015

574 - Padrinhos e assumir as responsabilidades

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje quero lembrar aqui o teu baptizado, o dia em que te tornaste membros da igreja de Cristo, um de nós.
Estava um dia lindo, quente e com sol e tiveste dois padrinhos a tua madinha Claudia Sampaio e o teu padrinho Alipio Araujo, são os teus padrinhos de baptismo. E que maravilhoso isso é.
No dia do teu baptizado foram lidos vários textos mas há um hoje que aqui contigo quero partilhar e que contigo quero lembrar.... leio muitas vezes quando não sei o que fazer, quando estou perdida no caminho a seguir e então lembro-me que ser mãe é ser sem mapa e ganho novo animo, porque sei qua jamais estarei sozinha... tenho Deus comigo.

"Vossos filhos não são vossos filhos. 
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. 
Vêm através de vós, mas não de vós. 
E embora vivam convosco, não vos pertencem. 
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, 
Porque eles têm seus próprios pensamentos. 
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; 
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, 
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. 
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, 
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. 
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. 
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força 
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. 
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: 
Pois assim como ele ama a flecha que voa, 
Ama também o arco que permanece estável"
By: Khalil Gibran





"Vives na era da felicidade.
Todos querem ser felizes.
Todos querem viver com um sorriso no rosto e com a expressão de felicidade no olhar. Todos querem, todos, embora pareça possível só para alguns. Porquê?
Será que andas atrás da felicidade no sitio certo? Talvez não.
Será que queres encontrar fora de ti, aquilo que só consegues encontrar dentro do teu eu? Talvez sim.
Será que a própria felicidade é uma moda, sem uma busca interna do teu eu? Talvez sim.
Deixo-te alguns passos para viveres num estado de equilíbrio e felicidade, nunca esquecendo que a felicidade não é uma meta, nem vem com uma relação, com um trabalho, com um atributo fisico, nem com nada que viva fora de ti.
1. Alimenta a gratidão - pelo que tens, pelo que és, pelas vivências que vais vivendo e que te permita diariamente sintonizar com o teu eu. Olha à tua volta e encanta-te pelas pessoas que amas e que te amam e ti, pelas tuas conquistas, pelos tuas experiências de desconforto, e por tudo aquilo que vives e te faz crescer.
2. Assume a responsabilidade por tudo aquilo que fazes - Sem medo. Sem receio, sem qualquer papel de vitima que te fragilize. Não dês aos outros a tua liberdade e assume aquilo que és e fazes, e reencontra-te ao longo do teu caminho de sucessos e fracassos.
3. Aceita todas as tuas emoções - Todas. Façam-te sentir elas melhor ou pior. Aceita-as, sem medo e sempre com muito amor, escuta-as e transforma-as.
4. Torna-te o teu herói - Transforma tudo a favor do teu crescimento e da tua vida. Por muito sofrimento que tenhas vivido, tudo te permitiu torna-te a pessoa especial que hoje és.
5. És eternamente perfeito - és perfeito com todas as tuas imperfeições. Tudo o que tens, tudo o que fazes de imperfeito é perfeito na tua vivência, e se tens imperfeições, só te resta abraça-las em tudo aquilo que em ti vive. Transforma-te na melhor versão de ti mesmo, consciente que serás sempre perfeito, com todas as tuas imperfeições.
6. Ama-te incondicionalmente - Não precisas do amor ninguém para te amares. Não precisas da aceitação de outros para te amares. Não precisas de um trabalho com estatuto para te amares. Não precisas de nenhuma condição, porque todo o amor, é incondicional.
7. Vive as tuas paixões - são elas que te conectam à vida, que te fazem vibrar, que te fazem acordar de manhã e sorrir, que te fazem estar ligado ao teu eu e à tua essência. Assume sem medo os teus desejos e vive de forma apaixonante.
8. Corre, corre muito - dá vida ao teu corpo. Movimento gera movimento, energia gera energia. Um corpo parado é um corpo sem vida e sem energia. Gera vida em ti pelo movimento. Gera criatividade, alegria, perseverança e vida com o movimento de correr. Corre e viverás feliz!
9. Constrói a tua realidade. O mundo é aquilo que fazes dele, é a forma como o tocas e o sentes. É a forma como o vês e contribuis para ele. Constrói o teu mundo, se não estás feliz, é porque vives num mundo pintado por ti a preto e branco. Sonha, constrói, foca-te no que queres e constrói os teus recursos.
10. Aprende no silêncio - o excesso de pensamento contamina o teu bem-estar e a tua energia. Pensar é essencial, pensar muito é uma doença. Pensa o essencial e encontra o teu silêncio, com a intenção de fazeres uma coisa de cada vez, com a certeza que aquilo que vives está naquilo que fazes e não no facto de pensares muitas vezes sobre o mesmo assunto, problema ou vivência. Cria silêncio, cria amor, educa o teu pensamento e serás feliz."
By: Diana Gaspar Duarte


Hoje e sempre e para sempre és o meu filho muito amado que cai sempre sobre ti a luz da vida e da sabedoria


Amo-te infinitamente


Tua mãe

quinta-feira, 9 de julho de 2015

572 - Ainda bem que existe outro dia, e outros sonhos, e outros risos, e outras pessoas, e outras coisas

Meu muito amado filho Estêvão

«...por isso não proteles e não tenhas medo do que a vida vai preparando para ti. cozinha as tuas escolhas em consciência e com o coração e permite-te a aceitar que o inesperado às vezes sabe melhor que o planeado. e embora muitas receitas tenham os ingredientes certos, muitas vezes há que mudar os temperos e tentar de novo para tentar melhor.
acima de tudo acredita em Ti, mantém aberto o teu coração e nunca te esqueças de agradecer pelo que tens de mais querido e sagrado na tua Vida.»


Acredita em ti .... sempre e para sempre.
Dentro de ti, da tua alma, do teu coração tens toda a energia do universo toda a força de Deus.
És pó de estrelas.

Amo-te infinitamente

Tua mãe



571 - Coisas que acumulamos na vida

Meu muito amado filho Estêvão


"Acumulamos demasiadas coisas durante a vida. Acumulamos papéis em cima da secretária, acumulamos lixo no carro, acumulamos roupa e calçado que já não usamos, acumulamos comida no frigorifico, acumulamos discussões e arrependimentos do passado, acumulamos tristezas que já não fazem sentido, acumulamos ferramentas e conhecimento que não utilizamos, acumulamos pessoas tóxicas à nossa volta. Está na hora de limpar. Limpar por fora e por dentro. Limpar verdadeiramente. Limpar para ter clareza. Limpar para acumular o que verdadeiramente interessa. Acumular beijos de ternura e paixão, acumular abraços sentidos de união, acumular momentos de diversão e celebração, acumular levantamentos do chão, acumular força e coragem até mais não, acumular horas, semanas, meses e anos de foco e dedicação, acumular lágrimas de gratidão, acumular tudo o que verdadeiramente importa e que aí tens dentro: a tua inspiração."

By: Mário Caetano


Amo-te muito

Tua mãe

quarta-feira, 8 de julho de 2015

570 - Sobre força de vontade

Meu muito amado filho Estêvão

Força não só só músculos. Força é tambem coragem. É vontade de ser mais, de fazer mais, de crescer, de ser diferente.

Vou-te contar uma história que demonsta a tua força de vontade.
A tua fralda de durante o dia saiu há muito muito muito tempo. Mas a tua fralda de durante a noite teimava em não sair. Sem nenhum problema. Mas um outro dia chegou a hora de dormir e eu disse-te que tinhamos de colocar a fralda e tu olhas-te para mim e disseste: "Nunca mais. Nunca mais me ponhas fralda nenhuma. Acabou-se esse tempo, agora a minha vida é outra."
Eu ainda disse que talvez só nessa noite .... insististe que não. E acabou-se mesmo. Até hoje nunca mais.
Foi quando disseste, quando foi o teu tempo.

Força de vontade é isto. É crescer é ultrapassar-se é ser melhor sempre.

Amo-te demais


Tua mãe

terça-feira, 7 de julho de 2015

569 - Serenidade

Meu muito amado filho Estêvão

Dizem os sábios que os bébes antes de nascer escolhem os pais que vão ter .... os pais que precisam para a sua vivência e aprendizagem.
Será assim mesmo?
Não sei.
Mas acho que as mães escolhem os filhos que têm. Isso eu tenho como quase certo.
A alegria que tens na vida.
A serenidade com que me agarras a mão e me dizes: .... vai tudo correr bem mamã!
A inteligencia com que me dás a mão e me segredas.... "vais conseguir resolver tudo mãe vais ver!"

Já te disse aqui várias vezes e repito sempre .... vou fazer muitos erros na vida muitos mas sempre sempre sempre por um amor imenso que sinto no meu coração, um amor que me faz secar as lagrimas e seguir em frente que me faz ter força na alma e nas pernas e alegria imensa no coração e na vida.
Quem derá que todas as pessoas fossem tão proximas da sabedoria como tu. Tão sabias como tu. Tão verdadeiras como tu.


Amo-te perdidamente

Tua mãe

domingo, 5 de julho de 2015

568 - O que a vida nós mostra

Meu muito amado filho Estêvão


"Uma senhora idosa, elegante, bem vestida e penteada, estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só…
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer que seu quarto estava pronto.
A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.
– Ah, eu adoro essas cortinas – disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
– Mas a senhora ainda nem viu seu quarto…
– Nem preciso ver – respondeu ela. – Felicidade é algo que você decide por princípio. E eu já decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu tenho duas escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem… ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
Cada dia é um presente. E enquanto meus olhos abrirem, vou focaliza-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: Você só retira daquilo que você guardou. Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo depositando.
Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita:
1- Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência.
2- Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.
3- Curta coisas simples.
4- Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.
5- Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.
6- Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais , lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
7- Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.
8- Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.
E LEMBRE-SE SEMPRE QUE: A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego …
de tanto rir …
de surpresa …
de êxtase …
de felicidade!
Simples assim!!! E você como está vivendo sua vida? Agradecendo pelo que tem de bom ou reclamando do que está ruim ou te faltando?
Ser feliz realmente é uma ESCOLHA, que realmente fazemos todos os dias ao acordar! Cada dia é um presente e eu escolho a GRATIDÂO!"
By: Autor desconhecido


Amo-te infinitamente

Tua mãe

sexta-feira, 3 de julho de 2015

567 - Algumas coisas que levei anos a aprender

Meu muito amado filho Estêvão

Deixo-te aqui uma lista de coisas que demoram anos a aprender...


"1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”.
8. Há uma linha muito ténue entre “hobby” e “doença mental”.
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic."
By: Fernando Veríssimo


eu tambem demorei uns anos a aprender umas coisas mais que aqui partilho


11. Quem te respeita jamais te põe numa situação em que tenhas de mentir
12. Quem não te paga o que te deve num ano jamais pagará
13. Quem rouba um botão rouba um milhão
14. Comer ameixas é altamente laxante
15. O tempo tudo resolve
16. Tudo passa.
17. A vida resolve-se sozinha
18. O corpo dá-te todos os sinais que precisas para saberes onde podes ir
19. Nunca cozinhes sem roupa. Nunca.
20. Uma mala pesa sempre mais do que tu pensas que pesa.
21. Um sorriso leva-te muito longe.


Amo-te infinitamente

Tua mãe

quarta-feira, 1 de julho de 2015

566 - Constatações da vida

Meu muito amado filho Estêvão


Coisas boas da vida e que não custam nada.... deitar no chão de noite e olhar as estrelas e lembrar que somos só pó de estrelas mesmo.

Agradecer a vida que temos, a saude que temos, as pessoas que temos em nossa redor... as pessoas que somos!

Rir rir e rir de tudo e de nada só porque a vida é magnifica.


Amo-te demais


Tua mãe

565 - Uma lista de coisas muito importantes

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje deixo-te duas listas


Imprime-as guarda-as perto de onde as vejas


Amo-te demais




Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...