quinta-feira, 28 de novembro de 2013

250 - Partilhar vida e espaço

Meu muito amado filho Estêvão

Ser pai ou mãe não é um direito. Não se é pai ou mãe por se dar uma célula para fazer um filho.
Pai e mãe são uma conquista. São um dever brutal. Um dever de criar de sustentar de suster de levar a bom porto uma dadiva de Deus.
Ser pai ou mãe custa tempo, custa dinheiro (ambos muito) e ao mesmo tempo é um custo ao qual se tem de dizer sim todos os dias para se poder dizer que se é pai ou mãe.
Cada centimo que ganho é para ti disso nao tenhas duvida. Mas faço-o porque é a unica coisa na vida que quero fazer.
Quando pensares em ter um filho ou quando pensares em dizer a alguem que o filho é teu .... pensa nisso.
Pensa se fazes a tua parte. Ou pensa se só estar a querer os direitos e te escuças aos deveres.
A vida são direitos amor mas sao sem duvida deveres.
Antes de pedires os teus direitos garante que os teus deveres sao cumpridos

Amo-te como ao céu



Tua mãe

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

249 - Os maiores arrependimentos das pessoas

Meu muito amado filho Estêvão
Hoje tambem não é meu mas achei que tinha de partilhar contigo


"Por muitos anos eu trabalhei em cuidados paliativos. Meus pacientes eram aqueles que tinham ido para casa para morrer. Algumas experiencias incrivelmente especiais foram compartilhadas. Eu estava com eles nos últimos três a doze semanas de suas vidas. As pessoas crescem muito quando eles são confrontados com a sua própria mortalidade.
Eu aprendi a nunca subestimar a capacidade de alguém para o seu crescimento. Algumas mudanças foram fenomenais. Cada um experimentou uma variedade de emoções, como esperado, negação, medo, raiva, remorso, mais negação e, finalmente, aceitação. Cada paciente encontrou sua paz antes deles partirem, cada um deles.
Quando questionados sobre algum arrependimento que tiveram ou qualquer coisa que faria diferente, temas comuns vieram à tona. Aqui estão os cinco mais comuns:
1 . Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira a mim mesmo, e não a vida os outros esperavam de mim.
Este foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não tinham honrado nem metade dos seus sonhos e morreram sabendo que foi devido às escolhas que fizeram, ou não fizeram .
É muito importante tentar e honrar pelo menos alguns de seus sonhos ao longo do caminho. A partir do momento que você perde a sua saúde, é tarde demais. Saúde traz uma liberdade que muito poucos percebem, até que já não tem.
2 . Eu gostaria de não ter trabalhado tão duro.
Isto veio de cada paciente do sexo masculino que eu acompanhei. Eles perderam a juventude de seus filhos e o companheirismo do parceiro. As mulheres também falaram sobre esse arrependimento. Mas, como a maioria eram de uma geração mais velha, muitos dos pacientes do sexo feminino não tinha sido a pessoa que sustentava a casa. Todos os homens que companhei lamentou profundamente gastar tanto de suas vidas na esteira de uma existência de trabalho.
Ao simplificar o seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível não precisar da renda que você acha que precisa. E criando mais tempo livre em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades, aquelas mais adequados ao seu novo estilo de vida.
3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos .
Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, eles se estabeleceram por uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eram realmente capazes de se tornar. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que carregavam, como resultado.
Nós não podemos controlar as reações dos outros. No entanto, embora as pessoas podem, inicialmente, reagir quando você mudar a maneira que você está falando com honestidade, no final ele levanta a relação à um nível totalmente novo e saudável. Ou isso ou ele libera o relacionamento doentio de sua vida. De qualquer maneira , você ganha.
4 . Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
Muitas vezes eles não percebem verdadeiramente os benefícios de velhos amigos até estarem em seu leito de morte, e nem sempre foi possível re-encontrá-los nestes últimos momentos. Muitos haviam se tornado tão envolvidos em suas próprias vidas que tinha deixado amizades de ouro escaparem nos últimos anos. Havia muitos arrependimentos profundos sobre não dar às amizades, o tempo e esforço que mereciam. Todo mundo sente falta de seus amigos quando estão morrendo.
É comum que qualquer um com um estilo de vida agitado, deixar amizades escorregarem, mas quando você se depara com a sua morte se aproximando, os detalhes físicos da vida caem. As pessoas querem colocar suas finanças em ordem, se possível. Mas não é dinheiro ou status que tem a verdadeira importância para eles. Eles querem arrumar as coisas para o benefício daqueles quem amam. Normalmente, porém , eles estão muito doentes e cansados de gerir esta tarefa. E tudo se resume ao amor e relacionamentos no final. Isso é tudo o que resta nas semanas finais, amor e relacionamentos.
5. Eu gostaria que eu tivesse me deixar ser feliz.
Este é surpreendentemente comum. Muitos não percebem, até o fim de que a felicidade é uma escolha. Eles haviam ficado presos em velhos padrões e hábitos. O chamado “conforto” da familiaridade transbordou em suas emoções, bem como as suas vidas físicas. O medo da mudança os fazia fingir para os outros e para si mesmos, que estavam satisfeitos. Quando lá no fundo, eles ansiavam rir e ser bobos em sua vida novamente. Quando você está no seu leito de morte, o que os outros pensam de você há um longo caminho a partir de sua mente. Como é maravilhoso ser capaz de relaxar e sorrir novamente, muito antes de você estar morrendo .
A vida é uma escolha. É a sua vida . Escolha conscientemente , escolha sabiamente, escolha honestamente . Escolha a felicidade."

By: Bronnie Ware, enfermeira que durante anos cuidou de pacientes no leito de morte, escreveu o livro “The Top Five Regrets of the Dying – A Life Transformed by the Dearly Departing”, que, como o título diz, trata dos cinco arrependimentos mais comuns manifestados pelas pessoas antes de morrerem.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

248 - 5 coisas que não precisas

Meu muito amado filho Estêvão


Há coisas que achas que precisas para viver. Coisas que meteste na cabeça, mas que acabam por te pesar muito. Para teu grande alívio, vais descobrir que há 5 dessas coisas que não precisas mais:
Não precisas de estar tão seguro.
Não precisas de ter todas as respostas, fazer tudo certo ou ter sempre razão.
É espantoso, mas se falhares, o mundo não acaba. Uma critica não vai dizer toda a verdade sobre ti. Podes-te rir de ti mesmo e podes aprender coisas que não sabias.
Não precisas de te preocupar tanto.
Não precisas de carregar o mundo nos teus ombros. Não precisas de pensar em tudo o que pode correr mal.
O que tiver que acontecer acontece, e o facto de te preocupares não muda rigorosamente nada. Só te dá cabelos brancos. Quando chegar alguma dificuldade, aí arregaças as mangas. Entretanto, podes desfrutar cada dia com os belos cabelos que tens.
Não precisas de ser o melhor. 
Não precisas de provar nada a ninguém. Não precisas de ser especial.
Não depende de ti seres o melhor da sala. De ti depende apenas dares o teumelhor. Deixa-te de ambições desmedidas e aproveita ao máximo os talentos fantásticos que já tens.
Não precisas de culpar o teu passado.
Não precisas de te lamentar pela tua infância infeliz, relações falhadas ou como ninguém te percebeu.
Surpresa: O passado já passou. O que fazes hoje é uma escolha tua, não tens que viver como vivias.
O teu passado foi importante e tornou-te quem és hoje. Podes agradecer as coisas boas e desfrutar o presente.
Não precisas de mais nada para seres feliz.
Não precisas de viver sem problemas. Não precisas que te corra tudo bem.
Nada nem ninguém está responsável por te fazer feliz. Isso é trabalho para ti.
A felicidade não é uma utopia, é uma coisa concreta para a tua vida.
Podes começar já hoje a viver mais feliz. É só começar.
By: Inesperado

Hoje é isso 

Amo-te demais

Tua mãe



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

247 - Coisas importantes de lembrar

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje nada do que está ai escrito é de minha autoria mas achei que devia partilhar contigo 

"Usa desodorizante.
Diz pelo menos os palavrões todos que te apeteça dizer.
Lava os dentes.
Faz algo que te assuste.
Diz piadas.
Não escolhas o fácil só porque te parece fácil.
Não comas com a boca aberta.
Não faças o difícil só porque te parece difícil.
Ama sem olhar a quem.
Come chocolates.
Ama só quando te sentes alguém.
Beija de língua.
Sonha com algo impossível.
Orgulha-te de cada ruga.
Experimenta novas posições sexuais.
Ri-te de ti.
Sonha com algo possível.
Ri-te dos outros.
Imagina o teu pior inimigo sentado na sanita.
Ri-te de tudo.
Nunca penses que brincas demais.
Chora.
Salta à corda.
Leva quem amas para um motel.
Atira-te ao mar sempre que podes.
Ama o sol.
Abraça.
Ama a chuva.
Perdoa quem amas.
Ama o vento.
Perdoa quem não amas.
Toma banho todos os dias.
Nunca desistas de um orgasmo.
Partilha.
Ajuda.
Olha.
Faz questão de tocar com a pele.
Sorri para quem te quer bem.
Abraça com força.
Sorri para quem te quer mal.
Não tenhas medo de desistir.
Sê único.
Não tenhas medo de não desistir.
Respeita a maioria.
Sê feliz com tudo o que temes.
Caga na maioria.
Dá tudo o que tens a todos os que amas.
Vai ao contrário só porque te apetece.
Usa cremes hidratantes.
Faz o que te der na real gana.
Casa por amor.
Ri para sempre.
Vive por amor.
Arrisca.
Pisa o risco.
Sê pornográfico.
Vicia-te em adrenalina.
Prossegue.
Avança.
Lava periodicamente o sexo.
Faz todas as opções em nome do prazer.
Ama periodicamente com o sexo.
Insiste em viver.
Vem-te periodicamente.
Continua esta lista.
Todos os dias.
A toda a hora.
Já.

------------------------------------------------------------
in "O Livro dos Loucos", de Pedro Chagas Freitas



Amo-te como ao céu



Tua mãe





sexta-feira, 22 de novembro de 2013

246 - Fazer sentir bem

Meu muito amado filho Estêvão

Nunca deixes que alguém te contacte seja por que modo for e saia de perto de ti sem se ir a sentir melhor do que quando se aproximou de ti.
O nosso objectivo deve ser sempre fazer os outros sentirem-se melhor. Sempre.


Amo-te




Tua mãe

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

245 - Escrever a computador, antigos colegas e emprestar livros

Meu muito amado filho Estêvão

Aprende a escrever ao computador.

Tem sempre algo belo diante dos teus olhos. Nem que seja apenas uma rosa num velho frasco de compota.

Empresta apenas os livros que não te importes de perder.

Não deixes de ir aos encontros dos antigos colegas.

Habitua-te a fazer coisas boas a pessoas que nunca descovrirão que foste tu que as fizeste.

Escolhe com cuidado a pessoa que queres que viva contigo a vida inteira. Desta simples decisão depende 90% da tua felicidade ou da tua desgraça.

Se de manha o teu filho quisere mimo colo carinho beijos... fica com ele... mesmo que isso atrase o teu dia. Nada na vida é mais importante que mimo de filho.

Nunca invistas em produtos bancarios de risco mais do que aquilo que admites poder perder sem problemas.

Não deixes ninguém ver quando dás de gorjetas.

Volta sempre a encher de água os recepientes para cubos de gelo.

Recicla os jornais antigosm as garrafas, os plasticos, as pilhas, os eletrodomesticos, os medicamentos as latas velhas.

Mesmo que a tua situação financeira seja muito boa, inculca nos teus filhos a obrigação de ganahrem o suficiente para pagarem do pr´prio bolso as despesas dos seguros dos seus veículos motorizados.

Organiza-te. Vê bem para onde vais. Mas, se algo de bom e de inesperado se atravessar no teu caminho, sê suficientemente flexível para seguires uma nova via.

Não fumes.

Nunca encorajes uma pessoa a tornar-se a tua profissão.

Nunca perguntes a um barbeiro se precisas de cortar o cabelo.

Tanto nas relações familiares, como nas relações de trabalho, lembra-te sempre que o principal é a confiança.

Afasta-te dos restaurantes com músicos ambulantes.

Evita aprates sarcásticos.

Dança músicas românticas.

Nunca te metas na droga nem te envolvas com qeum anda metido nela.

Se alguém pensa empregar-te, mesmo para fazesres algo que não te interessa muito, vai falar com a pessoa em causa. Nunca feches a porta a uma oportunidade até teres a possibilidade de ouvir directamente o que te propõem.

Nunca te convenças de que a saúde é algo com que podes contar sempre.

Escolhe uma organização assistencial da tua vizinhança e apoia-a generosamente com o teu tempo e o teu dinheiro.

Anda de bicicleta.

Come ameixas

Nunca te esqueças do teu aniversário.

Oferece aos necessitados todas as roupas que não tenhas usado nos ultimos três anos.

Aprende a fazer algo de belo com as tuas próprias mãos.

Faz festas às crianças depois de as meteres na ordem.

Assobia.

Canta.

Ri-te

De ti e da vida.



Amo-te demais




Tua mãe

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

244 - A importância de trabalhar e de não desanimar

Meu muito amado filho Estêvão
Eu não percebo nada de futebol mas sei reconhecer vitorias.

Ontem a seleção Portuguesa apurou-se para o mundial de futebol de 2014 no brasil.
Não vou comentar nada do caminho para ai chegar porque nem saberia como o fazer.
O que hoje te queria falar é sobre o valor do esforço, do trabalho, o valor de lutar de nao baixar os braços perante a adversidade, de sempre acreditar.
Há um jogador da seleção o Cristiano Ronaldo que é disso exemplo.... e foi isso que eu (ignorante de futebol) tiro deste caminho.... ele treina, ele luta, ele trabalhar, ele consegue encontrar dentro dele animo, força coragem para mesmo contra as maiores adversidades nunca desistir e seguir em frente.

Seja qual for o teu caminho no futuro seja qual for a tua escolha de vida não desistas luta acredita trabalhar e... realiza-te e diz "eu estou aqui, oiçam o que tenho a dizer"




Amo-te demais

terça-feira, 19 de novembro de 2013

243 - Ouvir, tentações e cães

Meu muito amado filho Estêvão

Aprende a ouvir. Às vezes a oportunidade bate à porta sem fazer barulho.

Quando ofenderes alguém desculpa-te imediatamente.

Se um amigo teu estiver a passar um mal bocado por mais afastados que estejam contacta-o e solidariza-te com ele.

Quando estiveres em viagem, pára para leres indicações sobre a história dos sítios por onde passas.

Resiste à tentação de comprar um barco.

Não deixes o teu cão ladrar e incomodar os vizinhos.

Nunca esqueças o ABC do êxito: competência, oportunidades, coragem.

Se te perguntarem a profisão quer num documento escrito, quer oralmente não digas dentista se és motorista de taxi, não digas consultor se és vendedor. Diz a verdade sempre. Obviamente.

Nunca compres vinhos, malas de viagem ou relógios que sejam demasiados caros.

Não meças a riqueza de um homem pelo seu modo de vestir, avalia-a antes pela maneira como veste a sua mulher.

Encara a escrita como uma vontade de viver.

Jamais confundas erotismo com pornografia.

Aproveita um ano da tua vida para leres a Bíblia de ponta a ponta.

Tem sempre extintores de fogo na cozinha e no carro.

Aprende a identificar flores silvestres, pássaros e árvores.

Jamais sob qualquer circunstancia discutas com agentes da polícia e trata-os sempre por "senhor agente".

Jamais profiras blasfémias.

Torna-te no tipo de pessoa que ilumina uma sala apenas por ter entrado nela.

Apoia a Cruz Vermelha e a UNICEF.

Num jantar com clientes ou sócios teus, nunca bebas mais do que uma bebida ou um copo de vinho. Se mais ninguém estiver a beber, não bebas tu também.

Sorri muito. Não custa nada e é um bem que vale mais do que o seu preço.

Jamais aldrabes. Não mintas as pessoas à tua volta sê franco e verdadeiro.

No dia do teu aniversário oferece-te uma presente seja um almoço para ti e para alguém que gostes muitos, seja uma massagem, seja um bolo, seja o que for.

Dá diariamente um estimulantes passeio de 30 minutos.

Utiliza os cartões de crédito por razões de comodidade, nunca por razões de crédito.

Se algum dia sentires necessidade de mentir acerca do sitio onde estiveste, do quando bebeste ou comeste do quanto gastaste analisa bem a tua vida e os teus comportamentos.... alguma coisa de errada se passa na tua vida.

Nunca deixes de repetir aos teus filhos quão espantosos eles são e o quanto confias neles.

Aprende a ler um relatório financeiro.

Conhece bem os teus direitos de cidadania.

Pensa grandes coisas, mas saboreia os pequenos prazeres.



Amo-te demais


Tua mãe

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

242 - As dores de cada um são insondaveis

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje aprendi uma lição que me deixou completamente pasmada.
Meu amor por mais proximo que sejas de alguém por mais que ames alguém de todo o coração .... há zonas da alma das pessoas, há feridas, há dores que são tão escuras, tão delas, tão graves que só lembrar doi, só pensar doi e que as pessoas que amamos levam consigo de manha à noite, carregam para lá e para cá e têm de encaixar na vida e encontrar maneira de não sofrer.
Compaixão é a palavra. Encontra-a sempre. Filho. Sempre


Hoje aprendi isto e olha foi muito importante.


Amo-te demais



Tua mãe

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

241 - Soro, água ou a importância da hidratação

Meu muito amado filho Estêvão

Todas as manhãs quando acordares bebe em jejum 4 grandes copos de água, hidrata e faz funcionar os intestinos.

À noite antes de deitar põe soro no nariz ajuda a limpar e a evitar infecções pulmurares.


Amo-te demais



Tua mãe

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

241 - Deus não é o Pai-Natal e rezar não é meter cunhas

Meu muito amado filho Estevão
Rezar é tão pessoal como a tua roupa interior e cada um tem a sua e cada pessoa reza como sabe como quer.
Vou te falar de mim.
Eu não peço nada ao Deus que rezo. Ou melhor não lhe peço as minhas vontades... peço apenas força, coragem, discernimento, calma e paz para confiar Nele, para não perder a fé, para dar um passo mesmo quando não vejo o chão, para fazer mesmo o que não quero, para sofrer com sentido, para perceber que não controlo a vida e que Ele a controla, para aceitar tudo o que vem, para fazer o meu caminho sem corta-mato, para fazer tudo com amor e verdade... peço só isso coragem para aceitar o que quer que venha porque confiar é isso mesmo é nada pedir e tudo aceitar.
Mas aceitar não significa baixar os braços e esperar que a vida aconteça, aceitar significa discernir o caminho e por-se a caminho ou seja fazer por isso, por os talentos a render fazer-se ao caminho fazer valer a força de vida recebida.
É isso que eu peço então .... força, coragem e que não me falte inteligencia para entender os sinais.

Outra coisa que eu te falo mas que é muito minha é quando rezares quando viverem no teu Deus seja qual for, vive na plenitude e não parcelarmente. Vou explicar.
A vida não são caixinhas, não são gavetas. Agora vou à igreja rezar e rezo como ninguém e sou bom por isso mas depois saiu da igreja e vou para casa e não cumpro os mandamentos da relegião que professo... e roubo e mato e cobiço, etc.
A vida é uma só e Deus é ao mar e tu o peixe ou mergulhas na sua mensagem e vives em Cristo ou nada mais és que um fantoche mentiroso.
Ser cristão não é ser boa pessoa, ser cristão é ser o Mais é caminhar para o bem acima de tudo de tudo de tudo é jamais pensar só em mim e pensar sempre em nós e quando se pensa em nós nada mais há se não o bem.

Pensa nisso.


Amo-te demais



Tua mãe

terça-feira, 12 de novembro de 2013

240 - Dar, dar-se, televisão e deixar ganhar

Meu muito amado filho Estêvão

Uma vez por semana não almoçes e dá a um pedinte o dinheiro que irias gastar nessa refeição.

Apaga a televisão sempre que estiveres à mesa. Alias de preferencias não tenhas televisão no sitio onde partilhas refeições com a tua família nem no quarto onde dormes com a tua mulher.

Quando jogares com crianças deixa-as ganhar quase sempre.

Tem sempre uma lanterna e pilhas suplementares debaixo da cama e também no porta-luvas do carro.

Quando o dia estiver bonito, convida alguém para passear contigo.

Não te ponhas sem fazer nada por entenderes que pouco podes fazer. Faz aquilo que puderes.

Na vida paga sempre as tuas contas a tempo. Jamais aceites sob qualquer circunstancia que alguem arque com as tuas responsabilidades financeiras e pague as tua dívidas são tuas paga-as e pronto.

Não entres em facilitismos e "esquemas"... haa faz-se assim para não se pagar imposto, usa-se aquilo porque não tem mal não se prejudica ninguem.... filho, lei é lei e é do lado dela que deves sempre estar.

Pára pelo menos uma hora para arrefereces a cabeça o coração o ego e a alma antes de respodneres a uma pessoa que te provocou.Se a situação envolver algo de muito importante, pára durante uma noite inteira.

Não esperes que um dia que encontres o amor ele venha com sinais luminosos a dizer "é este", não esperes que não tenhas que mudar nada na tua vida quando ele aparecer, e não esperes que seja fácil.... nunca é.... mas penso que o sinal melhor é se estas disposto a fazer o que tiver que ser feito para que o caminho resulte.

Se alguém te responder.... "quando tiver tempo trato disso", "um dia resolvo isso", "hei-de tratar disso um dia" e o assunto para ti for muito sério.... segue sozinho... e não te esqueças desse sinal. Jamais.

Ao começares algo de novo, não te preocupes por não teres dinheiro suficiente. Uma base financeira limitada é uma bênção, não uma maldição. Não há nada que encoraje mais o pensamento criativo que ter pouco dinheiro.

Se uma situação não te inspirar confiança se na alma não te sentires firme jamais avançes .... jamais!

Nunca tires a esperança a uma pessoa, pode ser a única coisa que ela tem.

Aprende inglês, é a língua que melhor serve para a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades.

Mantém sempre o teu relógio 5 minutos adiantado.

Trata de fazer uma limpeza aos dentes que começam a escurecer.

Não deixes de endireitar os dentes que tenham nascido tortos.

Nunca compres ferramentas baratas. Compra sempre as marcas usadas pelos homens que sabem do ofício.

Nunca deixes que há tua frente alguém seja mal-criado, incorrecto, rude com a tua mulher e os teus filho. Em nenhuma circunstância.

Quando alguém estiver a contar algo de importante que lhe aconteceu, não procures sobrepor-te com uma história sobre ti próprio. Deixa esse alguém gozar um pouco as luzes da ribalta.

Vai ver os familiares e os amigos quando estão hospitalizados, não te tomará muito tempo e bastam apenas alguns minutos para dares alegria a alguém.

Se algum dia tiveres um problema de saúde fala sempre com o teu padrinho Alípio ele é um dos homens mais sensatos e honestos que conheço.

Aprende o nome das capitais dos países.

Ao saíres da casa de banho deixa sempre o tampo da sanita para baixo e aperta a pasta de dentes pela parte de baixo e fecha-lhe sempre a tampa.

Procura que te apresentem à pessoa que gere o banco onde tens a tua conta. É importante que ele ou ela te conheça pessoalmente.

Um dia que tenhas netos quando eles nascerem abre-lhes uma conta no banco em nome deles apenas e jamais deixes que outra pessoa se não eles quando maiores ou tu deposite lá dinheiro. É uma lembrança que terão tua, não a mais importante mas uma delas.

Lembra-te sempre do nome das pessoas.

Usa roupa interiro muito confortavel.

Respeita a privacidade dos teus filhos, Bate sempre sempre sempre à porta antes de entrares nos quartos deles.

Aprende a fazer um nó de gravata.

Aprende a mudar um pneu.

Amo-te como lareiras a arder



Tua mãe

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

239 - Empregos em part-time, segundas oportunidade e ler bem

Meu muito amado filho Estêvão

Lê com atenção tudo aquilo que deves assinar. Nunca te esqueças que as letras grandes prometem tudo o que as letra pequenas acabam sempre por tirar.

Dá sempre uma segunda oportunidade às pessoas mas não dês uma terceira.

Incentiva sempre os teus filhos a terem um emprego e meio-tenpo depois ds 16 anos.

Sê sempre e com todas as pessoas o mais amável possivel. Mesmo mais do que é necessário.

Desconfia de todos os políticos.

Nunca desistas do que te propuseste fazer. Quem tem grandes sonhos é mais forte do que quem tem todas as realidades.

Sê claro.

Sê original.

Não digas às pessoas o modo como as coisas devem ser feitas. Diz-lhes antes quais as coisas que há para fazer. Não imaginas as soluções criativas que muitas pessoas são capazes de arranjar.

Não te comportes como um unhas-de-fome a fim de deixares muito dinheiro aos teus filhos.

Evita pessoas negativas.

Não percas tempo a responder aos teus críticos.

Sê sempre pontual e exige que os outros o sejam tambem.

Faz pelo menos uma vez na tua vida uma viagem de combioi durante a noite dormindo numa carruagem-cama.

Mantém sempre arrumada a tua secretária e a tua zona de trabalho.

Faz com regularidade exames médicos gerais, incluindo aos dentes.

Nunca esqueças de usar os cintos de segurança.

Sê duro ao nível mental, mas terno no que respeita aos sentimentos.

Não faças preces para obteres coisas ou intenções à tua maneira, como se Deus fosse o pai Natal... reza antes para teres coragem e sabedoria. Deus sabe o que precisas.

Tens de ter tempo para cheirar o perfume das rosas.

Tenta ser excelente, não queiras ser perfeito.

Faz um testamento e informa o teu parente mais próximo do local onde o guardaste.

Quando cantares o hino levanta-te sempre.

Trava conhecimento com um bom advogado, bom contabilista e bom cabalizador.



Amo-te ao infinito e mais além.


Tua mãe

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

238 - Mama aka Ana ... euzinha

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje faço anos 39 dizem... eu na realizade acho que tenho só 29 meses que na realidade a minha vida, o melhor da razão de um dia ter nascido foi ver-te nascer foi fazer-te existir.

Eu gosto muito de fazer anos. Fazer anos é como o gelado que te dás a ti proprio depois de uma conquista ardua... sei lá um exame dificil que foi bem sucedido ou um dia dificil que chega ao fim ou um desejo grande que se concretiza. Fazer anos é celebrar 365 de aprendizagens de coisas maravilhosas que foram e vieram da nossa rotina de dias a nascer e dias a acabar. E dias que temos de fazer valer.
Nem sempre os dias nascem azuis e correm azuis, as vezes começam azuis e acabam escuros ou nascem e acabam muito escuros ou nascem escuros e acabam azuis... há toda uma variação de cores maravilhosas nos dias que correspondem a acontecimentos a vivencias.
Tudo é bom no fim TUDO. Tudo alias é maravilhoso no fim e tudo vale sempre a pena porque tudo serve para nos fazer crescer, ser felizes, aprender.
Fazer anos é celebrar não aquilo que muitas vezes se diz "porque é que isto me acontece a mim!" mas sim celebrar e converter todas essas coisas em "maravilha ... novidades!".
Acho que estes meus 39 anos de vida se fossem postos dia a dia hora a hora em fila de letras de frases de palavras daria um livro de historias já bem grandão e muito divertido ... com personagens maravilhosos que passaram ou ficaram na historia muito tempo ou pouco tempo mas que sempre deixaram o seu cheiro a sua marca.
A todas essas personagens desse meu livro de historias eu agradeço e trago nas minhas orações porque foram e são amigos, irmaos, pessoas maravilhosas que me ensinaram a fazer as paginas seguintes paginas mais completas.
E tudo isso que eu pelo menos celebro com bolo e velas e musica... tudo de absolutamente maravilhoso que se passou na minha vida, celebro estar viva, celebro ter braços, pernas, saude, trabalho, amor, amizade, familia... e mais e sempre celebro-te a ti a tua existencia dar sentido e forma à minha existencia.
Nada NADA no mundo é mais espectacular que a vida que a tua vida que a vida de todas as pessoas que se cruzam com a nossa.
As prendas de anos são na realidade a vida  e tudo o que ela trás que no presente se faz o maior presente de todos.

A todas as minhas pessoas, a todas as pessoas que estão, estiveram, vivas ou vivas noutra dimensão.... a todas as minhas pessoas... obrigada por terem feito e fazerem ainda parte da minha vida e por me darem sempre razões e motivos de sempre celebrar o meu aniversário.

OBRIGADA!

Pronto hoje queria agradecer-te a ti edeixar-te aqui uma explicação para a razão porque adoro fazer anos.

Amo-te até ao infinito e mais além




Tua mãe

terça-feira, 5 de novembro de 2013

237 - Rancores, estacionamento e apreço

Meu muito amado filho Estêvão

Mostra Respeito por tudo o que tem a vida. Tudo tudo tudo.

Não alimentes rancores dentro de ti. Acabam em doenças graves.

Não alimentes tristezas. Acabam mal.

Não vejas programas televisivos de grande violência e nunca compres produtos que os patrocinam.

Sempre que fores a um centro comercial arruma o carro longe das entradas. Andar é um dos melhores exercícios.

Para garantires um ano pleno de êxitos tens de começar logo no dia primeiro de Janeiro.

Nunca te esqueças de eu aquilo que as pessoas mais precisam a nível emocional é sentirem-se apreciadas.

Surpreende o teu novo vizinho oferecendo-lhe um dias teus cozinhados preferidos junta-lhe também a receita.

Avalia a qualidade de uma zona habitacional pelo modo como se comportam as pessoas que aí vivem.

Come menos carne e mais peixe.

Come mais fruta e legumes.

Come sempre sopa as refeições.

Quando acordares bebe sempre três grandes copos de água ainda em jejum.

Repara que há muitas pessoas que apenas substituem comportamentos em busca de paz. 

Uma adição por outra. Muito sexo, por muito desporto, muito desporto por muitas compras, por muita oração por muita comida. Atenção.

Põe menos sal na comida. Alias em ideal não ponhas sal nenhum na comida. A comida sabe a comida e essa é que é essa.

Não bebas leite, não te faz falta nenhuma. Nos cozinhados usa-o magro.

Não te preocupes por não dares aos teus filhos o que há de melhor. Dá-lhes sim, o melhor de ti mesmo.

Assume sempre uma correta postura física. Ao entrares numa sala, fá-lo com determinação e confiança.

Aprende a arranjar uma torneira que pinga.

Aprende a cozer botões.

Torna-te a pessoa mais positiva e mais entusiástica de todas as pessoas que te foi dado conhecer.

Mede as pessoas sempre pelo tamanho do coração, pela generosidade e jamais pelo tamanho da conta bancária.

Sê insaciavelmente curioso. Pergunta muitas vezes “porquê”.

Nunca jamais digas mal da pessoa que te paga o vencimento. Se não estás contente com o teu emprego, apresenta a tua demissão.

Nunca abandones um emprego sem ter outro em vista. O mesmo não se aplica com relacionamentos.

Mostra às pessoas aquilo por que estás disposto a lutar e também aquilo em que não acreditas. Sempre.

Sê exemplo para os teus filhos de honestidade, respeito aos outros e integridade.

Sê romântico.

Esfalfa-te, mas nunca ao ponto de rebentares.

Luta com todas as tuas forças contra o preconceito e a discriminação sempre que te surgirem pela frente.

Sê sempre o melhor amigo da tua mulher. Jamais a magoes. Nunca a enganes, apoia em tudo.

Aprende a detetar o que é inconsequente e depois ignora-o.

O mal que te façam dificilmente o esqueceras porque as palavras e as ações das pessoas como as nossas normalmente ficam numa caixa de difícil acesso, mas perdoa logo logo. 

Perdoa tudo e envia sempre muito amor para as pessoas que foram menos corretas para contigo.

Nunca hajas movido pela cólera.

Jamais te vitimizes. É um comportamento infantil e ridículo



Amo-te demais



Tua mãe

domingo, 3 de novembro de 2013

236 - Regras para ser feliz

Meu muito amado filho Estêvão

deixo-te aqui hoje uma mnemónica para te lembrares de seres feliz




Amo-te demais


Tua mãe

sábado, 2 de novembro de 2013

235 - Prendas e regar

Meu muito amado filho Estêvão
Nunca devolvas a quem te as deu prendas que te foram dadas. Aquela camisola que te deu a tua ex-namorada ou aquele colar... foi prenda teve num momento um significado guarda e usa. Seria muita falta de educação devolver. Muita mesmo. Agora coisas que te tenham sido emprestadas, ai devolve, assim que possivel devolve mesmo. Não são coisas tuas devolve. Seria muita falta de educação ficar com coisas que te emprestaram.

Antes de ires para fora de casa uns dias rega as tuas plantas. Quando saires de casa fecha bem o gás, verifica a luz e a água.
Deixa um contacto de emergência a alguém do teu prédio.


Amo-te demais



Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...