quinta-feira, 13 de setembro de 2012

92 - Aprendendo saindo de nós praticando o não julgamento


Meu amado filho

Estou longe de ti fisicamente há 6 dias e ainda falta para podermos estar de novo abraçados.

Estas com a outra pessoa que no mundo mais te ama: o teu pai. E que dois?! A tua avó e a tua prima também te têm acompanhado por isso caminhas cada vez melhor e mais feliz e só isso me trás felicidades.

Estou longe no Brasil trabalhando e queria partilhar contigo hoje em especial uns pensamentos que sempre tenho quando estou fora do nosso pais.

Filho, abre-te sempre ao mundo sem medo. Sem julgamento. Abre-te a novas experiências.

Se fosse para ficarmos sempre no mesmo sitio ou para andarmos pouco, seriamos arvores e não seria necessário nem pernas nem olhos, nem paladar, sem tacto, sem audição.

Viaja, sai da tua zona de conforto e vive. Mas não sejas tacanho de pensamento sem vontade de aprender de vivenciar. Podes ate gostar muito da culinária d teu pais, do sumo das tuas frutas, do sabor da carne do modo que estas habituado, mas quando chegares a um sitio come as frutas da terra, o mel da terra, os pratos da culinária local. Parece-te estranho comer gelado de murici, taperaba, bacuri, tucumã, pupunha com bacuri e creme de leite? Parece-te difícil de apreciar pato no tucupi ou maniçoba ou uma bela cuia com tacaca numa baraquinha na feira? Talvez. Mas acredita são todos deliciosos. Se sairmos da zona onde estamos bem onde é arroz com feijão e gelado de baunilha que é sempre igual sempre bonzinho.

Deixa-te surpreender pelos sentidos que temos, quem sabe se algum dia mais poderás comer bacuri com açaí e farinha de água?

Um outra coisa gostava de partilhar contigo sobre esta minha viagem. Aprende com o teu pai e com a genética que ele te transmitiu a positividade a alegria de viver que se vive neste pais.

De todas as partes do mundo onde já tive o privilégio de estar nenhuma me surpreendeu tanto no sentido de saber valorizar a alegria da vida como o Brasil.

Não procures os defeitos é a lição importante: transito horrível, falta de educação cívica, falta de ordenamento urbanístico, alguma falta de segurança, a corrupção e demais pontos existem e vão melhorar alias sempre melhoram MAS mais importante que isso observa como é diferente (para muito melhor) a positividade que se vive nesse pais e que podes vivenciar com o teu pai e respectiva família. Como e bom que aqui se vê o copo sempre meio cheio e não meio vazio. Como é maravilhoso que mesmo com problemas (que sempre existiram) as pessoas consigam ser tão generosas (é mesmo esta a palavra) que sempre há um peixe para dividir, sempre há vontade de sentar mais alguém à mesa, sempre há gosto em receber, alegria no olhar, dança. Sempre há um amanha que vai ser melhor. Tem de ser melhor. Sempre há alguém que ajude. Alias sempre há alguém que pede ajuda e alguém que oferece essa mesma ajuda.

É um ensinamento importantíssimo que o teu pai me dei e que tu deves receber também e que se observa um pouco por todo este pais, se saíres da tua zona do eu e olhares à zona do outro. Porque este é o verdadeiro caminho de ser feliz aprende com o teu pai que tem essa genética essa maneira de ver a vida. Nem é generosidade (embora não o deixe de ser) é noção de viver em comunidade. De se dar. Mesmo quem pouco tem, sempre partilha o que tem, ninguém é tão pobre que não possa dividir a sua farinha, ninguém.

Outro ponto que deves também “tirar de letra” da vivencia com o teu pai (que vem muito deste país que é teu e dele) é a importância do sorriso a importância do cumprimento e de saber o nome.  Teu pai sempre quer saber o nome das pessoas e sempre cumprimenta as pessoas pelo nome “bom dia Maria”, “boa tarde Manuel”... é muito “desta parte do mundo”... aqui sempre é usado o nome porque é ele que nos distingue, porque dessa maneira quem ouve se sente importante. É um excelente habito.

 

Morro de saudades tuas meu ratinho bacuri.

 

Amo-te muito

 

Tua mãe

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

91 - Educação é fundamental

Meu amado filho
Na tua vida toda vais perceber como é bom ter educação. E educação não se compra não vêm com dinheiro. Educação recebe-se em casa da família, dos amigos, da vida.
Ser educado não é antiquado. Ser educado é viver correctamente e respeitosamente em sociedade é tratar bem todos independentemente de qeum são de onde vêm. Ter educação não é só para quando alguem está a ver é sempre.
Diz sempre "muito obrigada" quando alguem te der alguma coisa ou algo, agradecer é um acto fundamental de ser humano. Diz sempre "desculpa" quando não foi correcto o que fizeste. Pedir desculpa é para ti e tambem para o outro mas é fundamental.
Abre a porta as senhoras todas ou aos senhores mais velhos. Nunca passes à frente na entrada de uma porta de um elevador etc de alguem mais velho que tu. Nunca. Se estiveres sentado e alguem mais velho entrar na sala ou entrar uma senhora levanta-te.
Nunca fales com alguem sentado se a pessoa com quem falas esta de pé. Levanta-te tambem.
Num autocarro, comboio, metropolitano etc se entrar uma senhora gravida, um doente, ume pessoa mais velha levanta-te e dá o lugar imediatamente.
Trata sempre as pessoas mais velhos por Senhor ou Senhora, Doutor ou Doutora conforme necessário. Nunca trates pelo nome proprio (a menos que te peçam para fazer) algume mais velho que tu. Nunca. Um professor. O Senhor do talho. A senhora do cabeleireiro. O senhor que recolhe o lixo. A senhora que vende fruta. Respeito é optimo.... e todas as pessoas gostam.
Se precisares de uma informação na estrada, num caminho abre a janela, sorri e diz sempre "bom dia" ou "boa tarde" trata quem seja por senhor ou senhora e pede a informação.
Nunca ponhas os cotovelos em cima da uma mesa. Nunca.
Nunca mastigues de boca aberta ou comas com as mãos se o dono da casa ou quem convida não o fizer.
Mesmo que não gostes nada nada nada do que alguem te oferece para comer .... prova, come menos mas come. Não fazes ideia dos sacrificios que às vezes a pessoa pos no prato que te oferece, ou o trabalho e gosto que tem em partilhar contigo essa referição. Elogia sempre a comida, a bebida e a companhia.
Nunca discutas politica, preferencias futebolisticas ou religião quando estás de visita.
Agradece sempre quando te vieres embora de casa de alguem, de um restaurante, de uma entrevista de emprego, etc. Manda mais tarde um email, uma mensagem de telemovel ou telefona mesmo a agradecer o convite. Nunca te esqueças.
Não vás jantar, almoçar, lanchar, cear ou tomar o pequeno almoco  casa de alguém sem levares algo para quem te convida pode ser um doce feito por ti, uma garafa de vinho, umas flores ou outra coisa qualquer mas nunca te esqueças.
Respeita as tradições e costumes das outras pessoas... se as pessoas comem sentadas no chão faz o mesmo, se as pessoas deixam os sapatos à porta faz isso, se as pessoas comem na cozinha, se as pessoas rezam se as pessoas não rezam etc etc enfim respeita e corresponde.
Se te oferecerem para repetires repete uma vez. Nunca duas.
Jamais palites dos dentes à mesa (alias jamais palites dos dentes porque estraga os dentes). Mesmo que o dono da casa o faça não o faças.
Não comas mas rapido que o dono da casa ou de quem convida ou demasiado lento.
Só a sopa se come de colher a menos que quem convida apenas use colher.
Não sorfas a sopa, a bebida. Nunca.
Vinho tinto bebe-se à temperatura ambiente jamais o ponhas no frigorifico vais estragar o vilho. Cerveja, vinho branco e vinho verde bebem-se frescos.
Nunca bebas mais do que 2 copos de vinho se te convidaram para uma refeição.
Se conheces alguem que ves na rua atravessa cumprimenta pergunta pela familia. Sorri.
Quando chegares a um sitio: sala, elevador, qualquer outro lugar diz sempre "boa tarde" "bom dia".
Sempre.
Quando tiveres de ficar numa fila pergunta sempre quem é a ultima pessoa e respeita sempre a ordem e as prioridades.
Nunca interrompas alguem que está a falar, e cala-te imediatamente se alguem te interromper a ti.
Sorri sempre. Sempre sempre.
Quando atenderes uma chamada telefonica fá-lo de sorriso nos labios do outro lado a pessoa com quem fala vai "sentir" esse teu sorriso.
Nunca deixes que o medo, a vergonha, a inercia te afastem das responsabilidades sociais que temos com os nossos amigos e familia. Visita amigos, colegas e familia no hospital. Leva sempre algo nem que seja um jornal. Participa de funerais e reuniões familiares e de amigos mesmo que não sejam ocasiões festivas. Um dia vais gostar de estar acompanhado tambem.
Respeito e educação não são coisas de antigamente não são antiquadas coisas de velhos. São necessidades sociais de bem estar de respeito a nós e às pessoas à nossa volta.



Dentro de 2 dias estaremos afastados quase 1 mês. Doi. Vais ficar em muito boa companhia. Doi menos. Todos os dias que te olho, que te vejo, que te afago, que te pego, que te beijo, que respiro o teu ar, que te alimento e lavo, te amo mais e mais. Queria que o mundo só te mostra-se cores vivas vermelhos azuis e verdes e fosse fofo como algodão doce e almofadas frescas, queria que o vento sempre fosse morno e o sol fosse suave. Queria que fosses um grande-pequeno-grande homem-pessoa que sempre pudesse/possa correr para dentro do meu colo e aqui ficar protegido.
O teu pai ama-te muito quer-te demais. Eu amo-te como se ama ao ar. És um menino-criança-pessoa luminosa, deliciosa, feliz. Toda a tua família te quer de alma e coração e todos tu animas com o teu sorriso maravilho e aberto.
Doi. Mas .... doi.


Amo-te muito


Tua mãe

terça-feira, 4 de setembro de 2012

90 - Sucesso

Amado filho
Lembra-te sempre que aquilo que tu observas de fora como um sucesso repentino leva normalmente 15 anos a construir. Não há acordar e ter sucesso, não há estar sentado à espera e ter sucesso, não há sucesso sem trabalho, sem muitos "nãos", sem sangue, suor e lágrimas.
Sucesso dá trabalho.
Muito.

Amo-te muito


Tua mãe

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

89 - Escolhe bem os teus caminhos

Meu amado filho
Ontem dia 2 de setembro de 2012 foi o dia em que começaste a andar.
Ainda meio a medo ainda com as pernas tremidas mas mesmo assim para a frente de cabeça erguida e feliz.
Faz sempre assim o teu caminho, para a frente de cabeça erguida e mesmo que te faltem pernas anda.
Cuidado onde pisas e cuidado onde viras nos cruzamentos da vida mas ainda assim.
Anda. O mundo é todo teu.


Amo-te muito

Tua mãe

1052 - Carta a um filho de um pai (que não sou eu mas podia ser)

 Meu muito amado filho Estevão  Hoje do escritor Pedro Chagas Freitas [carta ao meu filho] Promete-me. Promete-me que vais tentar. Que vais ...