terça-feira, 28 de janeiro de 2020

775 - Aqueles momentos em que não deves estar sozinho

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem partilhei o meu jantar com umas pessoas mais velhas que eu e que pela sua experiência de vida me ensinaram unas coisas vou aqui partilhar contigo a que mais me marcou.

No jantar estavam 8 pessoas e eu. 4 casais e eu. Parece uma coisa simples não é?
Pois não foi. Em momento nenhum ninguem me fez sentir "a mais" por estar sem companhia mas .... sente-se.
No fim e porque quem tinha convidado fui eu, eu paguei o jantar. O jantar estava optimo e não foi barato, mas mesmo que tivesse sido não importa paguei porque eu convidei é assim que se faz sempre, quem convida paga.
Mas como te disse as pessoas com quem jantei eram pessoas mais velhas, mais cultas, mais vividas que eu e 6 até nem era portuguesas e isso faz toda a diferença porque a cultura é diferente e em cada pais há a sua cultura.
Enfim como disse o jantar correu lindamente a conversa correu solta e a comida era do céu, mas no fim a esposa do meu convidado especial, uma mulher que estudou como eu, vivida como eu, que viajou o mundo como eu que sabe estar e ficar como seu, com uma delicadeza incrivel, com um cuidado incrivel aproximou-se de mim e em conversa de confidencia disse me: "a partir de determinada idade, cultura, responsabilidade e faixa salarial não é aceitavel que uma pessoa seja mulher ou homem venha sozinha para um encontro destes, para algum evento publico, não faça isso nunca mais. As mulheres vão olha-la com desconfiança e os homens com alguma duvida mas sempre será socialmente incomodo e pode prejudica-la.
Um exemplo um futebolista é mais de confiança quando se casa, nenhum presidente do mundo seja homem ou mulher anda sozinho (seja homosexual ou heterosexual), a mim quem me ensinou foi a minha avó. Um casal em qualquer sociedade transmite confiança.
Quando voltar a um evento que não seja totalmente de trabalho então traga um companheiro, companheira, esposo, esposa, namorado, namorada, primo, amigo ou até quando o seu filho for mais velho ele mesmo.
Sozinha não."


Curiosamente não levei nada a mal e até posso concordar, mesmo. Pode parecer, meio antiquado e talvez até seja mas de facto e como eu vou sozinha para coisas há muitos anos, é de facto complicado manter a conversa com todos na mesa, ter de algum modo sentir que devia ter alguem que me ajudasse a manter a conversa fluida.

Eu percebi, aceitei e vou fazer por não ir mais sozinha a lado nenhum.

O que te quero hoje dizer é que a vida dá muitas voltas e não sei que vida teras tu no futuro mas lembra-te sempre disto, quando se quer passar de major a tenente coronel, de MD para CEO ou de CEO para presidente, de jogador de qualidade para jogador de confiança, de bom tecnico para aquele tecnico de presença, de candidato a presidente. Não muda nada no teu merito não muda nada no teu profissionalismo, não muda nada na pessoa que és... mas mostra que não és só trabalho, mostra que és uma pessoa com um caminho pessoal.

Seja quem for que tenhas ao teu lado, seja quem for, não andes sozinho como eu ando sempre. A mim não me tem feito nada bem como pessoa e como profissional.

Aqui te deixo

Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...