terça-feira, 7 de janeiro de 2020

762 - Morrer, a morte e seus semelhantes

Meu muito amado filho Estêvão

Acabei de saber que um pai muito amado e amigo muito querido faleceu. Faleceu depois de muito sofrimento e por causa disso hoje vou falar-te de morte. Da minha primeiro e das outras depois.

Quando eu morrer vais ficar muito triste eu sei. Quem perde a mãe perde o chão diz o povo que tanto sabe. Vais chorar vai ficar a pensar um monte de coisas e acima de tudo vais te sentir profundamente só.
Perder alguém que nos ama e que amamos também é destruidor é como tirar um rim sem facas sem anestesia sem aviso mesmo que se saiba que a pessoa esta muito doente. 
Morrer é horrível para quem fica que fica com as lembranças com as memorias com os restos da vida de quem parte.
Eu não te estou a dizer que vai ser fácil porque não vai mesmo ser nada fácil mas sofre o que tens a sofrer faz o teu luto nas suas diferentes fases:

Negação: não conseguir aceitar a perda e recusar-se a acreditar no que acabou de acontece;

Raiva: ainda não houve a aceitação da perda e começam as questões atrás de questões, como, por exemplo, “por que comigo?”;
Negociação: o facto (isto é, a morte de alguém) ainda não é considerado como consumado. A pessoa procura uma alternativa para voltar à normalidade;
Depressão: fase crítica e delicada, em que a pessoa começa a entender o que aconteceu e passa a ter a perceção de que nada será como antes. A sensação de perda imediata de sonhos, projetos, mudanças e insistente lembranças associadas à pessoa são comuns nesta fase;
Aceitação: é o ciclo final do processo de luto. Não há mais amargura, angústia ou negação. A perda recebe um outro olhar perante a vida e encontra, à sua maneira, a tranquilidade e o equilíbrio.
Sofre o que tens a sofrer mas acima de tudo lembra-te dos nossos beijos, lembra-te das nossas risadas, lembra-te das nossas noitadas, lembra-te das nossas viagens, lembra-te das vezes que me salvaste a vida lembra-te que te amei do primeiro momento em que eras uma célula até ao meu ultimo suspiro foste tudo para mim tudo tudo tudo. ÉS TUDO PARA MIM. E lembras-te disto sempre que estiveres triste.

Quando eu morrer não chores mais por mim
A morte não é nada.
Do que hás de ouvir triste sino a dobrar
Dizendo ao mundo que eu fugi enfim
Do mundo vil pra com os vermes morar.
E nem relembres, se estes versos leres,
A mão que os escreveu, pois te amo tanto
Que prefiro ver de mim te esqueceres
Do que o lembrar-me te levar ao pranto.
Se leres estas linhas, eu proclamo,
Quando eu, talvez, ao pó tenha voltado,
Nem tentes relembrar como me chamo:
Que fique o amor, como a vida, acabado.
Para que o sábio, olhando a tua dor,
Do amor não ria, depois que eu me for.
by: William Shakespeare
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.Se não quiser chorar, não chore.Se não conseguir chorar, não se preocupe.Se tiver vontade de rir, ria.Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.Se me elogiarem demais, corrija o exagero.Se me criticarem demais, defenda-me.Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase :'- Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!'Aí, então derrame uma lágrima.Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.Você acredita nessas coisas?Sim? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.Eu não vou estranhar o céu. Sabe porque? Porque ser seu amigo já é um pedaço dele!
By: Padre Zezinho
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.
Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.

By:Henry Scott Holland


Eu vou estar sempre do outro lado do caminho a rezar por ti sempre sempre sempre.
Eu escrevo-te este blog para que um dia te lembres do que te tentei ensinar mas na realidade meu amor TU é que me ensinas tudo, amar-te é a maior lição de vida que eu poderia ter.
Amar é tudo quando interessa nada mais importa nada mais interessa. Ama com todo o teu ser com todas as tuas células.
Quanto a chorares quem passou por ti ... eu aprendi com a vida que para a maioria das pessoas é muito mais fácil gostar dos mortos, do tio-avó falecido, da avó que já se foi.... ama as pessoas em vida, ama as pessoas quando elas se riem contigo te ensinam mesmo que elas cheirem mal, precisem de ajuda para se mexer ou usem fralda, mesmo que elas não se lembrem do teu nome, é em vida não é depois de morto com flores e missas.
Alias ouve-me com clareza no dia em que morrer quero ser cremada e deitada ao mar e nunca mais quero flores ou missas nunca nunca nunca. Bebe um copo por mim, vai ao cinema por mim, vai a sesimbra comer um casco de sapateira por mim, faz um prato de arroz doce e come-o todo lê o que escrevi e fala com quem me conheceu.
A morte não é nada. Tu és tudo.

Amo-te infinitamente

Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...