segunda-feira, 16 de setembro de 2019

739 - Daqui a uns anos a minha mãe vai lembrar-me de.....

Meu muito amado filho Estêvão


Na ultima aula que dou a um grupo de alunos no ultimo dispositivo que mostro escrevo sempre qualquer coisa como isto .... "se amanha já não se lembrarem de nada que eu vos ensinei pelo menos lembrei-se disto......(e escrevo qualquer coisa que seja a mensagem mais importante da disciplina que dei)"


Contigo meu filho não consigo reduzir a uma só frase mas se num futuro distante não te lembrares de nada que te ensinei lembra-te de uma coisa .....eu AMO-TE COMO ÉS.


Lembra-te sempre das competências sociais que fomos desenvolvendo com o tempo

1 - fazer cedencias
2 - pensar antes de falar e de agir
3 - expressar sentimentos
4 - empatia
5 - ter uma atitude positiva
6 - assumir responsabilidade
7 - ver a perspectiva do outro
8 - lidar com a zanga e a frustração
9 - auto-controlo
10 - seguir instruções
11 - estratégias de coping
12 - respeitar o espaço pessoal
13 - dar a vez
14 - compreender as escolhas
15 - respeitar as diferenças
16 - expressar ideias, sentimentos e pensamentos
17 - discordar respeitosamente
18 - pensamento flexível
19 - saber defender-se
20 - bom perder e bom ganhar
21 - manter a calma em situações tensas
22 - brainstorming para encontrar soluções
23 - partilhar
24 - interpretar pistas sociais
25 - pedir desculpa
26 - reflectir sobre as situações
27 - lidar com preocupações
28 - auto-regulação emocional
29 - aceitar consequências
30 - lidar com conflitos


amo-te infinitamente


tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...