Pular para o conteúdo principal

712 - Causas e coisas

Meu muito amado filho Estêvão

Mamã porque vamos levar caixas vazias ao Refood, trabalhaste o dia todo vamos mas é para casa - dizias tu outro dia.
Estêvão tu já tens hoje as tuas causas. Os animais. Tratar bem os animais, soltar animais, dar festas, levar ao medico, ajudar os animais abandonados. Hoje com a tua idade é essa a tua causa e que bom.
Eu também tenho as minhas, reduzir o lixo (a pegada ecológica minha e tua) acabar com o plástico de uso único cá em casa e ajudar a acabar com o plástico de uso único no mundo, apanhar lixo na rua, reduzir o uso do carro, reduzir o consumo no geral, apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica seja ela física emocional financeira cultural o que for, ensinar quem queira aprender e não tenha podido, ajudar a acabar com a fome seja ela de quem for, fazer chegar brinquedos a quem não tem e óculos a quem não os pode comprar, sê voluntário no geral.

Gosto que vejas que eu faço voluntariado não quando tenho tempo livre mas arranjo tempo no meio do não ter tempo para ajudar a sociedade a ser um sítio melhor para todos.
Encontra sempre as tuas causas e não te fiques pelas bonitas intenções ou pelas fotografias nas redes sociais, não esperes ter tempo livre ou seres mais velho para fazeres mais pela tua comunidade.
Seja na associação de pais da escola dos teus filhos, ou na administração do condomínio, ou num grupo da autarquia, ou a visitar presos, ou idosos sozinhos, a ajudares a direção de um núcleo refood, a recolheres embalagens, restos de tecidos para fazer sacos de pão, a recolher brinquedos para as crianças das aldeias SOS, a dares explicações a jovens que se recusaram a abortar ou que nasceram sem a possibilidade de estudar onde tu estudas.

Não herdes as minhas causas livra-te disso, encontra as tuas e vai buscar cápsulas de cafe para as doar aos bombeiros mesmo que tenha de ser de autocarro, não tenhas hora de almoço mas vai visitar aquela pessoa que não vê vivalma desde a semana passada.

Para mim é a poluição, a redução da emissão de dióxido de carbono, acabar com o desperdício alimentar e de bens no geral, ajudar quem tem fome e quem é ou foi vítima de violência doméstica.


Não te arrastes pensando que um dia vais fazer a tua parte, ou não te escondas atrás de "já faço alguma coisa" e por favor não uses o teu trabalho voluntário para te pagarem cirurgias ao joelho ou obteres falsos contratos de trabalho.... não uses o teu voluntariado seja  a dar catequese ou a dar comida a cães para teu benefício nunca nunca nunca te vanglories disso simplesmente faz e faz pelo próximo mas principalmente faz por ti faz porque mesmo que te ocupe tempo a mais faz porque quando paras e deitas a cabeça na cama ....sabe tão bem pensar.... caramba hoje ajudei alguém .... mesmo que ninguém saiba disso.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …