terça-feira, 20 de novembro de 2018

712 - Causas e coisas

Meu muito amado filho Estêvão

Mamã porque vamos levar caixas vazias ao Refood, trabalhaste o dia todo vamos mas é para casa - dizias tu outro dia.
Estêvão tu já tens hoje as tuas causas. Os animais. Tratar bem os animais, soltar animais, dar festas, levar ao medico, ajudar os animais abandonados. Hoje com a tua idade é essa a tua causa e que bom.
Eu também tenho as minhas, reduzir o lixo (a pegada ecológica minha e tua) acabar com o plástico de uso único cá em casa e ajudar a acabar com o plástico de uso único no mundo, apanhar lixo na rua, reduzir o uso do carro, reduzir o consumo no geral, apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica seja ela física emocional financeira cultural o que for, ensinar quem queira aprender e não tenha podido, ajudar a acabar com a fome seja ela de quem for, fazer chegar brinquedos a quem não tem e óculos a quem não os pode comprar, sê voluntário no geral.

Gosto que vejas que eu faço voluntariado não quando tenho tempo livre mas arranjo tempo no meio do não ter tempo para ajudar a sociedade a ser um sítio melhor para todos.
Encontra sempre as tuas causas e não te fiques pelas bonitas intenções ou pelas fotografias nas redes sociais, não esperes ter tempo livre ou seres mais velho para fazeres mais pela tua comunidade.
Seja na associação de pais da escola dos teus filhos, ou na administração do condomínio, ou num grupo da autarquia, ou a visitar presos, ou idosos sozinhos, a ajudares a direção de um núcleo refood, a recolheres embalagens, restos de tecidos para fazer sacos de pão, a recolher brinquedos para as crianças das aldeias SOS, a dares explicações a jovens que se recusaram a abortar ou que nasceram sem a possibilidade de estudar onde tu estudas.

Não herdes as minhas causas livra-te disso, encontra as tuas e vai buscar cápsulas de cafe para as doar aos bombeiros mesmo que tenha de ser de autocarro, não tenhas hora de almoço mas vai visitar aquela pessoa que não vê vivalma desde a semana passada.

Para mim é a poluição, a redução da emissão de dióxido de carbono, acabar com o desperdício alimentar e de bens no geral, ajudar quem tem fome e quem é ou foi vítima de violência doméstica.


Não te arrastes pensando que um dia vais fazer a tua parte, ou não te escondas atrás de "já faço alguma coisa" e por favor não uses o teu trabalho voluntário para te pagarem cirurgias ao joelho ou obteres falsos contratos de trabalho.... não uses o teu voluntariado seja  a dar catequese ou a dar comida a cães para teu benefício nunca nunca nunca te vanglories disso simplesmente faz e faz pelo próximo mas principalmente faz por ti faz porque mesmo que te ocupe tempo a mais faz porque quando paras e deitas a cabeça na cama ....sabe tão bem pensar.... caramba hoje ajudei alguém .... mesmo que ninguém saiba disso.


Amo-te infinitamente


Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...