quarta-feira, 12 de setembro de 2018

686 - À mulher de César ..... e demais cambalachos

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje vai ser longo o que te tenho de dizer.

“À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”, diz o povo e não se engana. 
A história verdadeira é bastante conhecida. Decorria, em casa de Júlio César, no dia 1 de Maio do ano 62 a.C., a festa da Bona Dea  “Boa deusa”, uma orgia báquica, reservada exclusivamente às mulheres. A celebração fora organizada por Pompeia Sula, segunda mulher de Júlio César, ao que consta, uma mulher jovem e muito bela.Acontece que Publius Clodius, jovem rico e atrevido, estava apaixonado por Pompeia, não resistiu: disfarçou-se de tocadora de lira e, clandestinamente, entrou na festa, na esperança de chegar junto de Pompeia. Porém, foi descoberto por Aurélia, mãe de César, sem que tivesse conseguido os seus intentos.Nesse mesmo dia, todos os romanos conheciam a peripécia e César decretou o divórcio de Pompeia. Mas César não ficou contra Publius Clodius, chamado a depor como testemunha em tribunal, disse que nada tinha, nem nada sabia contra o suposto sacrílego. Foi o espanto geral entre os senadores: “Então porque se divorciou da sua mulher?”. A resposta tornou-se famosa: “A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita”.Esta frase deu origem a um provérbio, cujo texto é geralmente o seguinte: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.

Não é só ser meu filho é parecer também.A expressão cruzou séculos e milénios e tem sido aplicada às mais diversas situações, desde as relações amorosas até à higiene de restaurantes e imparcialidade em empresas e provimento em lugares políticos. Os motivos do tempo e da generalização constituem razão bastante para justificar uma reflexão sobre a frase, o contexto e a aplicação na atualidade.


Independentemente de qual seja a sua verdadeira origem, o caso mostra duas facetas. A verdade, mesmo conhecida, foi ignorada em prol das aparências; e os motivos que geraram a frase foram indignos.Num mundo que hipervaloriza a imagem e as aparências – embora hipocritamente apregoe que “o ser” é mais importante que “o parecer” e insista tanto na necessidade de transparência – facilmente se explicam os motivos por que a sentença ganhou popularidade.

Eu gosto de pensar que sou mais de "ser" do que do "parecer".... mas quando vivemos em sociedade é FUNDAMENTAL (mais ainda quando temos família e filhos) que quando se escreve o nosso nome num qualquer motor de busca na internet o que APARECE serem coisas boas, dignas, optimas até, é bom escrever coisas que prevalecem além da nossa vida, é bom formar pessoas, é bom que os nossos amigos, os nossos conhecidos e os nossos familiares saibam exatamente quem somos, onde estamos, como ganhamos a vida, qual a nossa profissão, onde trabalhamos, quem nos paga o ordenado. É bom saber que tu sabes quem são os meus chefes, onde é o meu trabalho, quem são as pessoas com que me relaciono. é fundamental que as pessoas confiem em mim a direção de um condomínio, de um club de um grupo, é importante que quando alguém procure informações a meu respeito encontre coerência, honestidade, moral, critério. "Eu posso não gostar do que tu fazes mas sei onde te encontrar".Eu sei quem sou e o que faço e sei o que SOU na alma no centro de mim e durmo bem todas as noites em consciência, os outros não sabem nem nunca saberão, ainda bem, não caminham nos meus sapatos.... agora meu filho eu sou o que eu pareço, a tua avó, a tua madrinha, a tua tia Xana, a tua prima, o Carlos, a tua tia Inês, etc .... são quem são e são quem parecem. Gostes mais ou menos delas são o que são pesquises onde pesquisares.Nunca confies em alguem que se esconde atras de respostas ou não respostas vagas a perguntas basicas de onde vive (e não é a morada é ONDE), o que estudaste, qual a tua profissão, como consegues pagar as tuas contas, em que acreditas, o que queres etc etc etc etc
Perguntas na rua a quem for e sabe onde vive onde esta como vive como orienta a vida. É ser e parecer.Lembro-me há uns anos muito grandes uma vez na minha escola (porque as crianças são cruéis) uma colega que me queria irritar disse-me no meio de uma discussão "o teu pai anda a vender isto ou aquilo" .... fiquei louca na altura, louca de raiva .... cheguei a casa e perguntei a minha mãe se era verdade ela simplesmente disse "não" ... perguntei a mais duas ou tres pessoas na altura e todas me disseram "não" ... o meu pai era o meu pai era muitas coisas mas parecia parecia sério, honrado, honesto ..... era e parecida e disso não havia duvidas e nesse dia eu fiquei forte muito mais forte. É bom saber que o meu pai era o que me parecia ser. Foi fundamental para a minha confiança em mim e no mundo.

Faz agora um ano estava a conduzir e perguntaste-me do nada "mama os padres podem namorar?".... tive de me segurar para não bater o carro.... tive de segurar para não chorar com o que me disseste a seguir .... nesse dia um menino na tua escola tinha visto no teu terreno sagrado no teu espaço pessoal e único (a tua escola) uma pessoa que tu conheces muito bem e esse menino frequentava uma igreja onde todas as pessoas diziam que o padre de lá era o namorado dessa mesma pessoa, que o padre tinha com essa pessoa uma relação estranha, errada inexplicável.... e foste gozado durante alguns dias com isso e pediste-me que te protegesse que não querias saber de nada disso que aqueles eram os teus amigos o teu espaço que o querias guardar que o querias preservar que querias poder ser feliz ser e parecer feliz .... tudo bem o convívio com a tal pessoa mas protegido com as tuas pessoas porque eu tu es pequeno e não tens nada a ver com as maldades do mundo com as coisas erradas que as pessoas fazem para tapar mais coisas erradas que fazem e fizeram. Os nojos do mundo ficam para quando fores mais velho.Tudo vou fazer para que tu tenhas sempre pessoas que são e parecem, eu percebo a importância da tua pergunta "como consegues tu pagar o supermercado?" ou "mama explica-me como é trabalhar e amar?" .... os outros, agradar aos outros, vestir o que os outros vestem, andar e fazer o que os outros fazem não deve ser e espero que não seja um problema (a não ser os bons exemplos claro) mas é importante que no fim do ano tu olhes para a tua declaração de IRS e o que ganhas cubra o que gastes e que seja fácil explicar o que andas cá a fazer com verdade e honestidade a ti aos teus filhos a todos.

De mim sabes só teras sempre a mesma resposta ponhas o meu nome onde puseres num motor de busca, gostem mais de mim ou menos sabem sempre onde estou e como aqui cheguei, não devo nada a ninguem nada e posso andar por todas as ruas descansadas, sem historias ou cambalachos, fraudes, trocas, conluios e mentiras .... sou e pareço.Se vale a pena? Para mim vale e valerá sempre pelo menos para que por minha causa ou das minhas atitudes não tenhas que chorar no recreio.

E não meu filho os padres não podem namorar.E à mulher de Cesár não basta ser séria há que parecer tambem.


Desculpa hoje foi grande


Amo-te infinitamente

Tua mãe 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...