sexta-feira, 7 de setembro de 2018

683 - Filhos responsáveis

Meu muito amado filho Estêvão

Filho és pai serás um dia talvez deixa me partilhar contigo um relógio que uso diariamente contigo

1 - ser modelo - pensa que quando fazes algo estas a ser observado pela pessoa mais importante no mundo. Eu sempre que penso em desistir de algo, em estacional em segunda fila, em faltar à minha palavra etc .... penso sempre .... TU estas a olhar para mim, tu estas a ver-me .... modelo eu sou teu tu seras dos teus.

2 - pedir para participar das coisas de casa - faz a cama, põe a loica na maquina, poe a roupa suja na maquina, arruma o que esta dessarumado. A nossa casa é nossa e tu tens de cumprir com as tuas partes .


3 - ensinar a cuidar do que é teu - ainda temos de trabalhar nisto mas é assim mesmo os teus lapis, as tuas canetas, os teus livros, as tuas coisas são TUAS tens de poupar, não gastar e tomar atenção .... onde está o boné? onde está a lancheira a pasta o relogio etc etc.... o dinheiro custa a ganhar e por isso mesmo .... toma conta do que é teu.

4 - o que é de todos é para cuidar como se fosse nosso - não tirar nada que nao é teu nunca, não estragar o elevador, o livro, o brinquedo, a roupa, não deitar lixo para o chão, não riscar ou prejudicar.

5 - saber quais as tarefas apropriadas para casa idade.... ainda não passas a ferro nem cozinhas ainda mas .... mas a cama podes bem fazer


6 - não fazer as coisas por ti .... oh mãe ajuda-me a calçar a meia, mãe ajuda-me a abotoar o botão.... não... não e não.... tu és um rapaz já


7 - regras... conversadas e coladas na porta do frigorifico.... a que horas deitar, a que horas levantar, o que vestir, quando e onde lavar os dentes, o que comer.... como falar, como sentar, o que fazer em casa, na rua etc .... verdade, trabalho, ser bom para o proximo, bom para o meio ambiente, amigo do amigo, poupado, asseado e valente .... regras são as margens do rio onde crescemos.... regras são fundamentais para ser feliz.

8 - elogiar as atitudes e não as caracteristicas natas - meu amor elogiar o lixo apanhado na praia, elogiar uma palavra cheia de amor a amiga que está triste elogiar uma evolução na capacidade de estudo, elogiar um desenho .....


amo-te infinitamente


tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...