sexta-feira, 10 de agosto de 2018

677 - Bolas de cristal e previsões

Meu muito amado filho Estêvão

Uma coisa que a vida me ensinou quer no trabalho, quer na vida pessoal é que a melhor maneira de prever o comportamento futuro é olhar para os comportamentos passados. Olhar, e ver, ver com olhos de ver. 

“Fool me once, shame on you; fool me twice, shame on me”
…. Basicamente acredita mas não sejas parvo!

Muitas vezes culpamo-nos pela forma como os outros interagem connosco e perdemos horas a pensar porque razão as outras pessoas não são justas ou aparentemente lhe querem menos bem…
“Certo dia uma cobra começou a perseguir com insistência um pirilampo.
O pirilampo apercebeu-se e começou a fugir com medo da cobra.
Passaram-se dias e a força do pirilampo, para fugir da cobra, começou a diminuir.
Um dia, confuso e cansado, sem perceber aquela insistência, parou de fugir e enfrentou a cobra, perguntando:
- Deixas-me fazer-te 3 perguntas, por favor?
A cobra com ar intrigado respondeu:
- Podes, mas olha que não costumo aceder a estes pedidos, mas já que te vou comer de qualquer forma despacha-te e pergunta.
O pirilampo avançou determinado e perguntou:
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não - disse a cobra.
- Fiz-te algum mal?
- Não - disse a cobra.
- Então porque é que me queres comer? - perguntou o pirilampo.
- Porque não suporto ver-te brilhar!
Esta história oferece-te um ensinamento.
Faz uma reflexão sobre ela e de futuro tenta lembrar-te que para um ataque de uma 'cobra' basta algo tão inofensivo como o excesso de brilho de um pirilampo. 


Um mestre do Oriente viu quando uma cobra estava morrendo queimada e decidiu tirá-la do fogo, mas quando o fez, a cobra o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo no fogo e estava se queimando de novo. O mestre tentou tirá-la novamente e novamente a cobra o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-la do fogo ela irá picá-lo?
O mestre respondeu:
— A natureza da cobra é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de um pedaço de ferro o mestre tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.
Não mudes a tua natureza se alguém te faz algum mal, não percas a tua essência; apenas toma precauções.
Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.
Preocupa te mais com a tua consciência do que com a tua reputação. Porque a tua consciência é o que tu és, e tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam, não é problema nosso… é problema deles.

Amo-te infinitamente.


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...