segunda-feira, 4 de junho de 2018

664 - Purpose, Hope and Friendship

Meu muito amado filho Estêvão
Eu não sou muito de dias celebrativos, mas penso que servem um propósito, lembrar o que não deve ser esquecido, o que deve ser lembrado.
Hoje é dia 4 de Junho, hoje é o dia do sobrevivente de cancro. Cancro. Palavra curta de significado complicado que eu conheço há muitos anos mais de uma década. Lá está os dias celebrativos servem para lembrar, para pensar, para analisar o caminho.
Há quem não esteja cá para celebrar este dias. Tantas pessoas ficaram para trás sempre. Tantas e tão boas.
Porquê que eu cá ando? Porque é que é 2018 e cá ando? De um modo ou outro todos nós procuramos O proposito de por cá andarmos. Eu sei que tudo tudo tudo vale a pena quando olho para ti. Quando vejo que já lês, quando vejo tudo o que és vale a pena cada noite não dormida, cada fim de semana a trabalhar tudo tudo vale a pena. Por ti tudo.
Mas ... e mais?
Tu sabes bem qual é o trabalho da mãe e sabes muito bem que a mãe além de dar aulas tambem recebe aulas, desde há 10 meses a mãe voltou à escola e está a acabar um master, todos os teus beijinhos e abraços acabam com quase todo o sono e a angústia de trabalhar e estudar e graças a Deus pela tua avó que faz das minhas fraquezas as forças dela. Porquê tantas noites sem dormir, porque tantos sacrifícios pessoais e profissionais? Pelo propósito. O meu propósito.
O meu propósito é a tua felicidade, estudares onde quiseres até onde quiseres. E por isso e neste mundo é preciso ser e ser cada vez mais e mais e mais. E eu não sei o que fazer mais que não trabalhar e estudar para poder trabalhar mais.
Será este o meu propósito? será esta a razão de sobreviver a cada dia mais um dia?´
Hoje coincidentemente ou não na aula que tive o professor falava sobre um livro que já li e gostei muito "How to be happy at work" .... Purpose, hope and friendship ... propósito, esperança e amizade (não aquela que vamos a casa uns dos outros, mas aquela que dá feedback, aquela que apoia).
A Madre Teresa de Calcutá dizia "onde não houver amor não te demores, onde não houver propósito não te demores, onde não fores feliz não te demores".
Na tua vida meu filho não te fiques por onde não és feliz não mesmo. Não ponto.
Não deixes que o propósito que Deus tem para ti se perca por onde não encontres proposito, esperança e amizade.
No trabalho, na vida não percas este sentido. Propósito, esperança e amizade.
Um dia na tua vida familiar dá propósito a quem te acompanha, dá esperança e sempre sempre amizade pela pessoa que está ao teu lado.
Um dia na tua vida profissional se fores chefe, se não fores seja quem for como for e quem esteja ao teu lado dá propósito, esperança e amizade. Custa igual ser amigo ou não ser, custa igual um sorriso, mais qualquer coisa que um bom dia só, custa igual parar tudo e dar um pouco de atenção a quem trabalha contigo. Isso não tem preço.
Lembra-te propósito, esperança e felicidade .... na vida e no trabalho... onde não fores feliz onde não encontrares propósito não te demores. Tu és pó das estrelas, filho de Deus mais que prefeito é para seres feliz que ca andamos. Sempre.

Hoje durante o dia mais de uma vez sem eu querer os meus olhos encheram-se de lágrimas. Porquê? Porque hoje é o dia 4 de junho e é o tal dia de lembrar quem não está cá e quem cá está também.
Eu tenho uma casa nossa, temos um carro que nos leva e trás, temos a Mel, temos amigos, temos saúde, temos a avó, temos mais amigos, temos água, comida no prato e roupa para vestir, sabemos ler, escrever, temos juízo na cabeça e vivemos sem guerra. Sim somos ricos ricos demais. Tu existes na minha vida e tudo o mais que construímos, mas sabes por ser forte tantas vezes, por ser forte tantos dias, por ser optimista tantos dias, por tentar pensar e ver o propósito de tudo o que se vai passando... por ser forte tantos dias .... de vez em quando, hoje, ontem e sei que amanhã ou depois .... a mulher/mãe/feminista que há em mim ... queria um abraço-casa, um abraço-mundo, queria ter companhia para um sushi, companhia para não jantar sozinha e poder conversar sem ser sobre trabalho.
Dizem os entendidos que as pessoas muito inteligentes têm muita dificuldade em se apaixonar....eu não sou nada inteligente sou só muito esforçada e por isso me apaixonei por ti antes mesmo de existires. Essa paixão só cresce a cada dia e esta mulher/mãe encontrou em ti mais que o meu propósito de vida.
Mas esta mulher no caminho do seu propósito há dias mais pesados em que me lembro que sobreviver e viver são duas coisas bem diferentes e há dias em que viver é o que precisava acabar uma aula e ter companhia para um sushi um abraço antes de dormir. De um abraço que segure as lágrimas. Porque para ser forte todos os dias eu também precisava de ser fraca as vezes.

Confuso?
Hoje talvez um pouco

Mas o amor por ti é hoje e sempre sempre o mesmo e cada dia mais.

Tua mãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...