quinta-feira, 12 de abril de 2018

660 - Perguntas bem bem dificeis

Meu muito amado filho Estêvão

Ontem perguntaste-me, "Como sei mãe se um amigo é mesmo meu amigo?"

Pergunta bem difícil para quem tem 43 anos imagina para quem tem 6 anos.

Uma vez há muito muito tempo li um livro sobre a guerra das trincheiras na 1ª Guerra Mundial e no meio do livro dizia assim "eu percebi que ele era meu amigo e que seríamos amigos até morrer quando ele só tinha uma fatia de pão rançoso e dividiu comigo e bebemos um chá juntos a falar da pesca ao salmão e durante exatamente 12 minutos não estávamos numa trincheira em França mas sim em Inglaterra".
Ser amigo verdadeiro é dividir a única fatia de pão que se tem. É dizer a verdade mesmo quando nos não a queremos ver como a tua madrinha Caia que um dia me avisou acerca do perigo que o teu pai era para mim. É estar lá quando se queria estar noutro lado qualquer como a tia Xana que no dia em que o meu pai foi a enterrar esteve comigo o dia todo mesmo precisando estar noutro lado.
Ser amigo é mandar 7 mensagens via telefone a 7 pessoas fundamentais para mim nos 10 minutos a seguir a eu saber que o meu pai faleceu e 6 pessoas responderam em menos de 10 minutos e 6 pessoas puseram-se ao dispor em 6 minutos.
Ser amigo não é quando as coisas estão boas ser amigo é na altura das coisas estarem más. Ser amigo é perguntar "tens dinheiro para pagar tudo este mês?".
Ser amigo é perguntar "quando queres que ai esteja não vais sozinha ao médico!".
Ser amigo é estar ali quando se quer estar noutro lado.
Ser amigo é estar longe e mesmo assim querer o bem do outro é vibrar com as conquistas é não deixar de se fazer presente nem que seja por mensagem.
Amigo não é sobre copos, bebedeiras, festas, "gajas", sobre coisas unidireccionais. Ser amigo é um processo é amar mesmo estando zangado, é querer bem mesmo estando furioso.
Pelo menos é o que eu sei.
Ensina-me se for diferente.

Amo-te infinitamente.

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...