Pular para o conteúdo principal

596 - Gratidão é fundamental

Meu muito amado filho Estêvão


Hoje quero falar-te de gratidão.
Um sentimento fundamental ao teu bem estar.

O que dizem da gratidão:
gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.
Pesquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente.
Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo . Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada.
Estudos anteriores dizem que quem não manifesta gratidão ao outro é provavelmente um psicopata ou sociopata.

A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar.
Samuel Johnson

Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.
Johann Goethe
A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados.
Alexandre Herculano

Capitulo 7 de Lucas, A cura dos dez leprosos

11A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia.
12Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
13e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"
14Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.
15Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
16Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
17Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?"
19Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".



Ser grato não é nenhuma obrigação é apenas um efeito natural de ser um ser humano de bem com a vida.
Quando alguem nos ajuda, quando alguem nos abre a porta, quando alguem sai do seu caminho para nos levantar, quando alguem nos ensina, quando alguém nos dá uma palavra que precisavamos, quando alguem nos alimenta, quando alguem nos veste, quando alguem nos dá 1 euro para ajudar a pagar um tratamento médico, quando alguem reza por nós, quando alguém reza connosco, quando alguem mesmo longe nos ouve, quando alguem percebe a nossa dor e nos ajuda, quando alguem nos sustenta, quando alguem nos arranja emprego, quando alguem nos leva onde precisamos de ir, enfim quando alguem por um momento, 40 meses ou 41 anos ou 89 anos ou 1 segundo, em silencio ou visivelmente. Agradeçe. Mas não agradeças em palavras agradece com a alma agradece em pensamentos e actos. Não o faças por quem te ajudou faz somente por ti por ti mesmo.

Quem és tu se és ajudado e não voltas a agradecer? Não pões essa gratidão em ação?

E o que fazer face à ingratidão dos outros?
Nada.
Nem vejas. As ações ficam sempre com quem as praticam e lembra-te sempre .... isto da vida nunca é entre ti e a pessoa X ou Y é sempre entre ti e o Altissimo... é a Ele que respondes é Ele que vê tudo.
Face à ingratidão do outro reza por essa pessoa. Nada mais.
E segue a tua vida não mudes nada na tua atitude nada.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

665 - Deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém

Meu muito amado filho Estêvão

"Querido filho, deixa-me dizer-te algumas coisas que se calhar não vais ouvir de mais ninguém. 
Os teus pais fizeram sempre o melhor que souberam fazer. 
E os avós também fizeram isso com os pais. 
Ninguém é melhor do que ninguém. 
Andamos todos às apalpadelas nesta coisa a que chamam vida. 
Ser feliz é o objetivo e cada pessoa tem uma noção diferente do que é a felicidade. Respeita isso. Deixa-me dizer-te que, quando nasces, já existe um Sistema onde se tabela logo que vais passar 12 anos a estudar e mais cinco na universidade. São 17 anos da tua vida. Tenta aprofundar as matérias que mais interesse te despertem e nunca - mas nunca - escolhas um curso só porque tem mais saídas profissionais. É que depois, diz o tal Sistema, vais trabalhar mais 40 anos até à reforma e, pelo menos, tens que gostar de fazer o que fazes para não caires no consultório de um psiquiatra que te receita umas pílulas da alegria que só mascaram a dor (os anti depressivos são os cosm…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…