terça-feira, 19 de maio de 2015

534 - Dar, Dar-se e Ingratidão

Meu muito amado filho Estêvão

Eu tenho uma amiga que mudou de nome. Mas nome proprio mesmo não o apelido! Essa amiga conhece me há uns anos e sempre (SEMPRE) que me encontra diz me o mesmo: "Não faças mais nada pelos outros, não te esforces tanto pelos outros que te esvazias. Faz por ti agora. Faz só por ti agora."
Haverá palavra em português para ser uma pessoa assim? 
Não sei de todo.
Mas essa minha amiga tem razão a sensação as vezes é de estar vazio.
É optimo dar, entende isso, é maravilhoso! Dar alguma coisa, dar uma memória, dar uma alegria, dar confiança, dar trabalho, dar respeito, dar um abraço, dar um ensinamento, dar tempo, dar amor, dar companhia, dar... dar... dar... é optimo.
Dar sem pedir nada em troca. Dar-se.
Mas sabes o que tambem é bom? Bom demais é receber. Receber carinho, receber abraço, receber tempo, receber memórias, receber alegrias, receber confiança, receber alguma coisa, receber trabalho, receber respeito, receber ensinamentos, receber amor, receber companhia, receber tempo, enfim receber é bom. Muito bom. 
Só as vezes quem dá, dá, dá-se, sente ingratidão, é normal meu amor. Doi. Mas é normal doer.
Umas vezes nem se vê a ingratidão, nem se sente a ingraditão e outras doi mesmo, muito, como facas.
Nesses dias, nos dias em que doi pelo menos eu choro. E muito.
Na manha seguinte ainda doi mas eu não vou mudar o meu modo de estar porque os outros não são como eu. E depois deixa de doer e não tarde até me esqueço.

Tenho aprendido com algumas pessoas como a minha amiga que mudou de nome que me dou demasiado e que por isso sinto essa dor tantas vezes. 
Sabes o que é ver o fogo e ir lá com a mão várias vezes mesmo sabendo que vai queimar?!

Estou no meu caminho de tentar dar menos para sentir menos vezes essa dor que por vezes vem depois.

Por exemplo agora gostava de receber tempo, uns dedos de conversa, um abraço apertado, carinho, companhia... porque sim, porque sim mesmo e porque este texto de hoje custou muito mais que os outros a escrever, é um aviso importante que te tinha de dar mas que não gostava de ter de o fazer.


Eu estou a tentar.

"Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostariamos de fazer"
By: John F. Kennedy


Amo-te demais

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...