terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

478 - Negativismo vs entusiasmo

Meu muito amado filho Estêvão

Protege o teu entusiasmo do negativismo dos outros, venham eles de onde vierem.

Nunca partas sem te despedires de quem vais ter saudades.

Acreditas que vais ser feliz quando atingires determinado relacionamento, trabalho, carro, roupa, imagem, viagem e outro qualquer objectivo sonhado e desejado. No entanto sabemos que atingimos muitas destas “coisas” ao longo da vida, e que grande parte das vezes não nos sentimos mais felizes por isso, por muito que nos possamos sentir melhor... O que éramos de nós sem estes desejos e objetivos? Não seríamos os mesmo certamente, porque são eles, os objectivos e os sonhos, que nos fazem avançar, que nos fazem desejar viver, que nos permitem crescer e transformar para viver de outra forma, com a sua concretização. No entanto, não são eles, os sonhos e os objectivos que nos permitem estar ou ser feliz. Quantos de nós já atingimos algumas coisas e passado algum tempo, não muito, da sua aquisição ou concretização, nos sentimos na mesma há espera da felicidade que afinal não chegou como tínhamos imaginado? A felicidade não se conquista nem se ganha, para mim, sente-se apenas e é a forma de viver o percurso até atingir aquilo que desejamos. Se estamos à espera que algo externo a nós, nos possa fazer sentir felizes, então, nunca o vamos ser. Somos seres em constante mudança, ninguém é hoje o que foi ontem, nem amanhã o que é hoje. Estamos em constante transformação e também em constante evolução, onde os desejos e os sonhos se vão somando e vivendo, mas a felicidade não vem desse somatório. A felicidade mora dentro de nós, pela forma como vivemos a nossa vida, na nossa pele, na forma como lidamos com o que pensamos, na forma como vivemos o que sentimos, na forma como somos pessoas, na forma como vivemos os nossos princípios, na aceitação daquilo que vivemos e somos, na valorização da simplicidade, na forma como integramos o passado e nos libertamos do futuro, e na liberdade para assumir as nossas verdades internas. Quando estamos congruentes e incondicionalmente connosco, então acredito que somos felizes só por si!
By: Diana Gaspar Duarte

Para lembrar sempre:
- os dias só são mais cinzentos se nós quisermos, as pessoas só nos mandam mais para baixo se nós deixarmos, os problemas só não têm mais solução se nós complicarmos e as coisas más só têm mais importância se nós lhes dermos.

By: Ás nove no meu blog

O que fazem as pessoas que não se conseguem sentir bem através de comportamentos saudáveis?
Procuram sentir-se bem através de comportamentos não saudáveis: consumo excessivo de comida e bebida, rebaixamento e julgamento dos outros, desempenho do papel de vítima, alienação sensorial, prática obsessiva de exercício, prática de abusos vários sobre o outro, encenação de vidas perfeitas e felizes, entre muitos outros comportamentos. Acho que sabes do que falo, não é?
O que podemos aprender com isto?
1. Se não nos sentimos bem, podemos colocar a nossa atenção em estratégias exclusivamente saudáveis (para nós e para os outros) que nos permitirão sentir melhor!
2. Se observamos no outro a prática de algum dos comportamentos não saudáveis acima listados, podemos lembrar-nos que, tal como nós, o outro está simplesmente a procurar sentir-se melhor; a intenção é boa, a estratégia má! Aceita a intenção, redireciona a estratégia (se puderes e conseguires).
3. Todo o comportamento que gera estados emocionais saudáveis em nós e nos outros pode, através da prática exemplar, ser disseminado. Lembra-te, assim, que tu és sempre o exemplo de algo. Sê o exemplo de algo bom e ajudarás a trazer o bem ao mundo!
Que os comportamentos saudáveis (aqueles que promovem o teu bem-estar e o dos outros) possam estar contigo - hoje e sempre!
By: Pedro Vieira

Independentemente dos desafios que estejas a passar, financeiros, de saúde, carreira ou relacionais, pára por uns minutos. Pára e cala tudo isso. Pára e vai para um local onde te sintas bem. Pára e vai para dentro de ti. Pára e respira, agradece, está presente para ti.
Encontra esse local onde te isolas de tudo por uns minutos. Encontra esse local dentro de ti e pára. Faz disso um hábito. Faz disso uma prática diária. Faz disso um ritual.
Se não consegues inspirar-te com o que vês fora, inspira-te com o que vês dentro.
Se não consegues inspirar-te com o que tens fora, inspira-te com o que tens dentro.
Respira e inspira. Inspira o teu dia. Inspira a tua vida.
By: Mario Caetano




Amo-te infinitamente

Tua mae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...