domingo, 1 de fevereiro de 2015

464 - Os amigos e a vida a fluir

Meu muito amado filho Estêvão

Há uns anos li um livro (que nem me lembro do nome) que basicamente relatava a vida de várias pessoas que sobreviveram ao Holocausto nazi e como isso tinha mudado a sua vida... lembro-me que era uma adolescente quando li esse livro e lembro-me de ler uma frase logo no inicio que dizia "tu meu jovem pensas que tens muitos amigos... mas pensa melhor, usa essa palavra amigo com muito cuidado... amigo é alguem que quer verdadeiramente saber de ti, que divide contigo as alegrias mas que divide contigo o pedaço de pão, que te abraça na noite e que caminha ao teu lado". Quando somos jovens qualquer pessoa de que saibas o nome é teu amigo.... mas na realidade não é mesmo. 
Com a vida vai percebendo quem "sim, quem não, quem nunca"... vais percebendo quem investe na relação de amizade contigo, com quem podes contar no bom, no melhor, no mau e no pessimo.
Com a vida vais percebendo que há pessoas que só são teus amigos porque tu as procuras, porque tu te dás, porque tu as convidas, porque tu vais atras.
Com a vida vais percebendo que há relacionamentos que tu sentiras que só tu empurras a carroça
Com a vida vais percebendo que há relacionamentos que se baseiam nos teus convites. Vais perceber que há pessoas que não te convidam... olha vem cá, olha tenho cá amigos vem tambem, olha vem de ferias comigo, olha vem ca passar o natal, olha vem ca passar o ano novo, olha mascara-te e corre para cá.
Vais perceber que há pessoas que tu dás e dás e dás ... e pouco recebes de volta.
Vais perceber que há pessoas que só estão contigo quando é divertido, há pessoas que só estão contigo quando não tem mais nada para fazer, há pessoas que só estão contigo quando é bom.
Aceita.
Aceita com muita alegria
Todas as pessoas passam na nossa vida com uma razão, ensinar-nos algo, mostrarem-nos algo, etc e que depois fluem e vão seguir tambem o caminho delas.
Fazem isso mesmo muitas vezes sem grandes explicações, sem grandes conversas e simplesmente vão.
E ainda bem. Deixa-as ir.
Não estejas nunca numa relação de amizade (ou outra qualquer) em que sintas que não és querido.
Cada pessoa está no seu caminho, cada pessoa tem as suas prioridades, os seus tempos, e gere a sua vida e é assim mesmo e tudo isso é bom, é optimo.
Não tens de culpar ninguem, não tens de te sentir mal com isso, não tens de fazer alguem se sentir mal com isso simplesmente deixa fluir é assim mesmo.
Tira da passagem dessas pessoas na tua vida todo o sumo que é para tirar, aprende e recebe com amor o que essas pessoas te deram e segue.
Não façam ninguem se "sentir na obrigação" de nada para contigo.... ou é de alma e coração ou já foi tempo e é preciso muita sabedoria para entender que enquento é de alma e coração que as pessoas estão contigo é amizade é respeito .... quando há outras prioridades .... é a vida e agradece e deixa a vida ir.

Vais tambem conhecer outras pessoas que longe ou perto vão sempre arranjar maneira de te mostrarem que gostam muito de ti, que és muito importante parte para elas... não te vão deixar em momentos de angustia, quando estás doente, em perigo, angustiado, triste, em dificuldades. Vão sempre ter tempo para arranjar um modo de te animar, vão estar ao teu lado quando o cabelo cair, os joelhos doerem, quando precisares de ir ao medico ouvir más noticas. 
Nunca será uma questão de tempo ou de distancia mas sim e sempre de prioridade.

Tudo é bom, todas as pessoas são boas, todas as pessoas te ensinam, todas as pessoas que se aproximam de ti trazem lições... não te preocupes, não te mal trates não te entristeças com quem vem com quem vai com quem fica é assim mesmo. Um constante fluir.
Ás vezes (muitas vezes) o tempo das pessoas não é o mesmo e isso muitas vezes magoa... ás vezes o tempo das outras pessoas irem não é o mesmo de tu deixares ir... e isso pode deixar-te triste.... porque contavas com aquele abraço quando estás doente, cansado, ou feliz.... mas não fiques e deixa a vida fluir. Entrega tudo isso no rio da vida e deixa a vida seguir.


"Imagina que um dia bateste contra algo que te deixou tão atordoado que ficaste à deriva. À deriva agarrado ao que sobrou dos destroços. À deriva e a flutuar nummar imenso. É seguro, por agora, manteres-te agarrado a esse destroço que te suporta, pois permite-te sobreviver. Pelo menos manténs a cabeça fora de água. Consegues respirar. Mal, mas consegues respirar.

À deriva consegues ver ao longe ilhas que te podem salvar, só que custa largar aquilo que te mantém à tona de água. É arriscado, sabes isso. Sabes também que é uma questão de tempo, pois a fome vai apertar, a vontade de beber é cada vez maior e precisas de um lugar onde possas colocar os teus pés e sentir que tem base. Nesse momento respiras fundo, abres o peito, e decides agora o que fazer. A decisão pertence-te e mudará o teu destino."
By: Mário Caetano


"Não acredito que a vida seja sempre a perder. Acredito que são as batalhas da vida, mesmo aquelas que perdemos, que nos tornam mais fortes.
Não acredito em fórmulas mágicas que nos prometem mudanças de 180º. Acredito que quando aprendemos a praticar arte do bem-querer e a do bem-ignorar percebemos que tudo dá certo até onde tem que dar. E sempre na proporção do nosso esforço e da nossa vontade (de ser feliz).

Acredito que cada um é responsável pelo que diz, mas não pelo que os outros entendem. Que a paz se encontra quando «se chega onde sempre se esteve». Que são os caminhos mais sinuosos que nos levam aos lugares mais bonitos. E que o mais importante na vida não é ter sempre respostas para dar, mas sim perguntas para fazer."

Acredito que cada um é responsável pelo que diz, mas não pelo que os outros entendem. Que a paz se encontra quando «se chega onde sempre se esteve». Que são os caminhos mais sinuosos que nos levam aos lugares mais bonitos. E que o mais importante na vida não é ter sempre respostas para dar, mas sim perguntas para fazer."
By: Ás nove no meu blog


"Sim, é verdade que, por vezes, a vida é mesmo difícil. Mas, outras vezes, a vida é mesmo simples e nós é que a complicamos: talvez porque passamos demasiado tempo centrados nas nossas coisas. Claro que, para as grandes tensões da vida, “só Deus basta”; mas às vezes só precisamos mesmo é de ir ao cinema, dar um passeio ou estar com um amigo."
By: Ver para além do olhar


E meu filho acredita que a frase mais perigosa do mundo e da vida é
"Nós sempre fizemos assim!"..... MUITO PERIGOSO!!!



"Se existe vitimização, não existe gratidão.
Se existe culpabilização, não existe gratidão.
Deixa-nos confortáveis no desconforto.
Amados na ausência de amor do outro.
Centrados quando o tapete desaparece debaixo dos pés.
Não pode ser comprada.
Não nos pode ser roubada.
O engraçado é que a vida nos diz exatamente em que momentos o devemos fazer.
Desejo-te sonhos inspiradores."

By: Mário Caetano



Se existe lamentação, não existe gratidão.
A gratidão é a fala do coração. 
Ninguém nos pode entregar.
Precisa ser cultivada. De dentro para fora. Todos os dias. Todas as horas. Com tudo. Com todos. Contigo."
By: Mario Caetano

"Fazemos demasiadas críticas sem ouvir o outro, sem dar liberdade e sem dar alternativas; isso revela que estamos mais interessados em nós do que no outro. Uma crítica bem feita tem em vista o momento, o modo e a pessoa a quem nos dirigimos. Se a motivação for o desejo de verdade, de bem do outro, de construir o Bem comum, então será uma boa crítica. Sem isso, não passa de uma descarga emocional mal direccionada."
By: Ver para além do olhar

"Existem momentos na vida em que temos de acelerar. Existem momentos na vida em que temos de abrandar. Existem momentos na vida em que temos de limpar. Existem momentos na vida em que temos de separar. Existem momentos na vida em que temos de nos juntar. Existem momentos na vida em que temos de apreciar. "
By: Mario Caetano







Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...