domingo, 14 de setembro de 2014

409 - Conversa vs. Acção

Meu muito amado filho Estêvão

Quando somos jovens (tu vais passar por isso) todos os que conhecemos são nossos amigos. Todos.
Com o tempo vais aprender a separar o "trigo do joio" vais aprender a usar a palavra "amigo" com cuidado.
Amigo é alguém com quem podes contar. Para os momentos bons claro mas tambem para os momentos maus. É alguém que está na tua vida quando podia estar noutro lado qualquer. É alguém que sempre te dirá a verdade doa a quem doer. É alguém que nem sempre te vai conseguir ajudar mas jamais te vai prejudicar.
Com o tempo vais perceber que nem todos os "amigos" são mesmo mesmo mesmo "amigos". É uma aprendizagem que faz parte. Chama-se crescer.

Outra coisa que a vida te vai mostrar é que há pessoas que falam falam e pouco ou nada fazem e há as pessoas que fazem as coisas.
Eu apesar da minha idade e vida ainda hoje tenho alguma dificuldade em entender pessoas que dizem que vão fazer isto e aquilo, e que agora é que vai ser, e que depois é que vai ser e nada fazem.
Não sei se essas pessoas acreditam sinceramente que alguem acredita ainda nelas depois de tantas conversas e de poucas ou nenhumas ações?! Ou se têm uma vida tão triste que têm de dizer alto coisas para que elas proprias ouçam e acreditem.
Eu com a idade fui aprendendo a fazer a minha vida a falar pouco e a ouvir pouco o que as pessoas dizem e repetem mas prefiro prestar atenção ao que fazem. O comportamento de uma pessoa é sim a pessoa que é. Quando a ação não é correspondende à conversa para mim vale a acção e nunca a conversa... "quem quer sempre arrabja um jeito quem não quer sempre arranja uma desculpa"
Vais conhecer pessoas que escondem as suas atitudes atras das outras pessoas ... atras da vida que corre tão mal, atras de "azares" .... vais conhecer pessoas que só sabem pedir desculpa mas nada fazem para repor o mal feito.... vais conhecer pessoas que são cheias de vento mas lhes falta coerência e trabalho.
As palavras o vento leva-as .... mas ninguem vive de palavras. Mas sim de acções.

Amo-te infinitamente

Tua mãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...