terça-feira, 9 de setembro de 2014

407 - O que fazemos nesta vida ecoa na eternidade

Meu muito amado filho Estêvão

Estava eu antes de ontem noite alta a fazer (os costume) conta, contas à vida... a ver se vai dar este mês chegar ao fim do mês, se vai dar por-te no colégio ou se tens de ir mesmo para a escola.... tentando fazer "omeletes sem ovos" que é o meu papel de mãe, para além de amor... garantir que tenhas saúde, educação, alimentação e roupa para vestir.

Bem dizia eu... andava eu na vida das contas quando me cruzei com um texto que em baixo vou partilhar contigo, escrito pelo pai da menina Leonor, a Nono que lutou 15 meses contra um cancro e faleceu aos 5 anos.

Deixo-te a mensagem em baixo porque muitas vezes temos mesmo de nos perguntar .... "E os teus problemas são mesmo de que tamanho?".... e jamais perder a fé, jamais não assumir o nosso destino, as nossas escolhas, a nossa vida.... e deixar Deus fazer o resto.....

Olá!

Eu sou o Papi da Nonô! Seria assim que a Leonor gostaria que eu iniciasse este texto...

A todos os que seguiram e seguem a Nonô, a todos os que acompanharam e acompanham a Nonô e ainda a todos os que conheceram e conhecem a Nonô queria-vos deixar algumas palavras:

1. Em primeiro lugar AGRADECER em MEU nome, da Mãe Vanessa e da Nonô, TODO o carinho e o Amor com que nos tem feito chegar as vossas mensagens e telefonemas. Por tudo isto e muito mais a nossa mais sentida e profunda Gratidão.

2. A Leonor NÃO PERDEU a luta contra o cancro, a Leonor NÃO PERDEU uma única batalha na sua Jornada com o "malvado de Willms". A Leonor nasceu e veio a este mundo com uma Missão. Essa missão Foi, É e vai SER SEMPRE a de nos permitir a nós aproximarmo-nos da nossa essência, aproximarmo-nos daquilo que verdadeiramente importa: o AMOR. Essa Foi, É e vai SER SEMPRE a sua Missão. Se a vamos conseguir Viver, alcançar, isso já depende de cada um de nós. Das tuas e das minhas escolhas. Escolhe bem...

3. Aceita e Sorri. Por muito que a vida te traga problemas, e por muito grandes que eles sejam, aceita-os, vive-os, integra-os e cresce com eles. Ah! E sorri... O teu maior problema é pensares que não deves ter problemas! Ri-te de ti e dos teus problemas... Ao fim ao cabo de que tamanho são os teus problemas?

4. A Vida é "côderosa". Eu nunca escutei da boca da minha filha: "eu estou a sofrer". Escutei muitas vezes, demasiadas: "Dói"... E tem que doer. É inevitável.

5. Da maior dor vem a maior das dádivas. Não existe crescimento sem dor. O sofrimento esse é uma opção. A Leonor escolheu SEMPRE não sofrer. Recordo-me qie entre vómitos, efeito secundário da quimio, ela SORRIA, não sofria.

6. As TUAS escolhas depedem unica e exclusivamente de TI. NADA nem NINGUÉM é reponsável pelas TUAS escolhas. Apenas TU! Assume isso. Faz isso. Vive isso.

7. Cada escolha que fazes acarreta com ela um resultado e uma consequência. A Leonor escolheu inspirar-nos, mostrar-nos a todos o quão fácil é viver a vida. Mostrar-nos que independetemente da dimensão dos teus problemas. Podes ser FELIZ. Esse foi o resultado das suas escolhas. A consequência? No caso dela não houve. De tão perfeita que a Leonor é, ela escolheu aceitar a imperfeição do mundo regressando a casa...

8. Para SERes FELIZ apenas tens que aceitar e sorrir o que a vida te dá e também o que a vida te tira. Amar também é deixar partir. Querer que fique algo ou alguém é tudo menos amar. É apegar!

9. SER FELIZ não é estares focado APENAS E SÓ em ti e naquilo que necessitas. De nada te serve SERes feliz se não fazes os outros felizes. De nada te serve SERes FELIZ e afirmares que tu és a coisa mais importante no mundo para ti se essa Felicidade não for partilhada. Quando afirmas isso não és tu é o teu EGO. E isso é a maior infelicidade. Falares pelo EGO e não pela essência. A felicidade só faz sentido se for partilhada. Só serás VERDADEIRAMENTE Feliz quando SERVIRES. Quando servires o teu próximo e a DEUS.

10. Vais errar. Vais errar muito ao longo do teu caminho. Não és perfeito. Não queiras SER. A perfeição existe na imperfeição. A vida é um paradoxo. Tudo é paradoxal. O segredo está no equilibrio. E o equilibrio não está no meio. O teu equilibrio não é o meu. O teu equilibrio não é o da LEONOR. É o TEU. Procura-o, por muito difiícil que te pareça neste momento, por muito longe que penses que estás de o encontrar, não desistas. Com FÉ procura-o que um dia, como que do nada, a vida vai-te brindar com o teu equilibrio.

11. Estás no caminho. Estamos todos. Por vezes afastamo-nos do caminho. Mas ainda assim continua a ser o caminho. Aceita-o.

12. Por vezes para nos encontrarmos temos que nos perder. Aceita isso. Troca a tua necessidade de certeza por FÉ. Quando procuras certeza, procuras fora algo que não tens dentro. Quando vives em e com FÉ transportas para fora algo que tens dentro. Vais ser sempre mais feliz na mesma proporção que aceitares a incerteza à tua volta. Controlas verdadeiramente quando aceitas que nada controlas.

13. Preocupa-te menos com a opinião, crítica ou julgamento dos outros. O que eles dizem ou veêm de menos bem ou bom em ti, não tem a ver contigo... Tem a ver com eles!

LEONOR rima com AMOR, nunca com dor ou rancor.

Fia, estou-te muito Grato por estes e outros ensinamentos que me deixaste. O Papi vai honrar a tua missão. O Papi vai viver e partilhar o teu legado. Vou cair, eu sei. Vou cair muitas vezes. Mas de cada vez que cair vou-me levantar mais forte e vou-me levantar de forma mais rápidA. Não vou me permitir ficar na tua sombra. Vou brilhar na mesma dimensão que tu brilhaste, brilhas e vais brilhar para sempre.

Vieste da LUZ para nos brindares com a dádiva do teu exemplo de VIDA no dia 27 de Janeiro de 2009 pelas 17:21. Daqui regressaste para a Luz, para casa no dia 3 de Setembro de 2014 pelas 20:59. Muitos dirão que a tua passagem foi demasido curta. Eu digo "a tua passagem ainda agora teve início", pois estamos e vamos estar para SEMPRE juntos na Eternidade.

P.S. - Não me dêm sentimentos ou pêsames. Entendo e aceito que o queiram fazer ou tenham feito e estou-vos agradecidos(as). Ainda assim podem-me dar antes os Parabéns de ter Sido, SER hoje e SER PARA SEMPRE o Papi da Nonô ela vai ficar toda vaidosa, como só ela era!
O Papi que ela escolheu para SER o seu. Para a seu lado VIVER a sua Missão. Se sofro? NÃO! Se vou fazer Luto? Vou... "côderosa" e a sorrir. Se dói!? MUITO, não consigo transcrever em palavras a dimensão da dor. Aquilo que sei é que é esta dor que me vai permitir resgatar o que de melhor tenho em mim e com isso perpétuar a Missão da Nonô através da minha: SERVIR PESSOAS.

"What we do in LIFE, echoes IN eternity..." e tu Leonor fizeste Muito. Até Já Fia, encontramo-nos em casa...

AMO-TE TANTO FIA."

By: Jorge Coutinho


E pensa nisto sempre.... O que fazemos agora e sempre ecoa na eternidade por isso escolhe sempre fazer o bem.

Amo-te infinitamente

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...