terça-feira, 10 de junho de 2014

392 - Pessoas e eventos que nos mudam a vida

Meu muito amado filho Estêvão

Muitas pessoas e acontecimentos fizeram como podes imaginar muita diferença nesta minha vida de quase 40 anos. Cada pessoa cada ensinamento marcou e hoje tudo o que sou é um somatório de cada pessoa e cada ensinamento.

Hoje queria falar-te de ser peregrino. Pelo menos uma vez na tua vida adulta sai de casa e vai a Fátima, a Lurdes ou a Santiago de Compostela como peregrino.

Há uns anos… muito antes de tu nasceres. Eu estive doente. Doente a sério. Um dia falaremos sobre isso. Hoje ainda não é esse dia. Quando estava mais doente um dia senti dentro de mim uma vontade de assim que melhorasse, assim que conseguisse faria o caminho português de Santiago de Compostela.

E fiz.
Viajar é maravilhoso, é maravilhoso organizar a viagem, programas a viagem e chegar ao destino aproveitando o que se come, bebe, cheira, ouve, sente. Viver a viagem, aprender e aproveitar e sentir de tudo.
Ser peregrino é muito diferente de viajar.
Pensas no sítio de onde partes e para onde vais. E depois chegar deixa de ser importante, chegar ao destino é apenas um dos objetivos mas longe longe de ser o mais importante.
Ser peregrino é caminhar é fazer a caminhar orações, meditações, é como em nada mais fazer caminho caminhado. Ser peregrino é a cada passo dado amar a Deus, amar-se a si, amar o próximo, cada passo dado cada bolha no pé, cada lagrima, cada pedra dão sentido e justificativa ao caminho. Ninguém sai de um sítio e chega ao destino sendo o mesmo, quando se sai em peregrinação dão-se saltos de autoconhecimento incrível.
Cada dia a caminhar, com o cansaço que se trás nos pés, com o coração ao alto, ouvimos melhor o que o nosso Deus nos diz, ouvimos sem ego o nosso coração. Quando os pés doem mais que a alma, a calma instala-se.
Chegar a Santiago e ver a Catedral… estou a escrever-te e as lagrimas correm-me pela cara… por me lembrar do caminho, pro me lembrar de como foi maravilhoso ver os pináculos da catedral centenária a ficarem cada vez mais perto… e todas as conversas do caminho serem justificadas e todas as dores físicas do caminho terem paralelos com as pedras do caminho quer sejam pedras mesmo quer sejam dificuldades.
A humildade de caminhar, de ter fome, calor, frio, dor, medo e um cansaço extremo é o verdadeiro sentido do caminho em peregrinação.

Lembro-me de ter chegado e de me ter sentado no chão à sombra… e chorei tanto mas tanto… não de tristeza de maneira nenhuma mas sim de alegria de alegria pelo que me trouxe o caminho, de infinita alegria por ter conseguido, por me ter ultrapassado, por ter vencido as dificuldades. Nunca mais me vou esquecer.

Põe uma peregrinação na lista de coisas a fazer … e leva sapatos velhos confortáveis.

Amo-te infinitamente



Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...