quinta-feira, 17 de abril de 2014

344 - Tempo e perdão

Meu muito amado filho Estêvão

Uma vez li que para ajudar os filhos a saírem-se bem devemos gastar com eles o dobro do tempo e metade do dinheiro... eu tento.

Uma das lições mais dificeis que aprendi na minha vida hoje partilho aqui contigo. O perdão.
Na minha opinião o perdão não é um sentimento. O perdão é uma decisão é algo que decidimos fazer para o bem estar presente e futuro da nossa vida. O perdão inicia-se em nós e termina em nós. O perdão não se dá a ninguém já que é nosso e de nós não sai.
Há o perdão que decidimos dar a algo que alguém nós fez ou não fez, ou disse ou não disse ... o perdão aos outros... esse é "fácil"! é deixarmos que os actos e as omissões de outros no nosso passado e no nosso presente não condenem o nosso futuro. É largar o ego, é largar o ressentimento, é decidir que a felicidade de hoje e de amanha é mais importante do que a de ontem. O perdão ao outro não é dificil... ou pelo menos tão dificil como o perdão a nós. Esse meu filho.... esse é mesmo dificil aprendi eu. Perdoarmo-nos as nossas sombras escuras, as nossas vergonhas, as nossas falhas... é complicado.
Perdoar aquele casamento em que fizemos de tudo e não funcionou, perdoar aquela amizade que foi acabando sem nos termos apercebido, perdoar aquele relacionamento em que investimos tudo e não resultou, perdoarmo-nos a escolha de uma formação académica e nos termos enganado, perdoarmo-nos não amar quem nos ama, perdoarmo-nos sermos humanos e por isso mesmo incompletos mas mesmo assim e por isso mesmo maravilhosos.
O perdão a nós é o que mais tem de ser "trabalhado"... mas pedido e agradecido. É fundamental para a saude física e mental que cada pessoa se ofereça o perdão a si próprio. Já disse aqui muitas vezes perdoar não é esquecer... perdoar é fazer com que as memórias do passado não nos magoem no presente e no futuro (não é esquecer as mémorias porque isso implicaria esquecer as lições).... perdoa-te as tuas memórias menos boas, perdoa-te as vezes em que não estiveste à altura (imaginária) do que tu (imaginaste) que seria o teu melhor. Perdoa-te todas as vezes que te sentiste menor que o ser maravilhoso que és. Perdoa-te todas as vezes que pensaste na tua pessoa como uma pessoa inferior, pequena, que não merece perdão.
Perdoa-te o teu passado. Perdoa-te o teu passado. Perdoa-te hoje.
És (somos) humanos. Falhamos ... faz parte. Aprendemos... faz parte. E somos obra de Deus e por isso maravilhosos.... perdoa-te, acalma a tua alma sempre, não te esquecas da tua luz em momentos de escuridão.
E quando tiveres dúvida se mereces perdão ou não de ti próprio pensa no amor que Deus te têm, no amor que te tenho... e pensa que já estas perdoado.


Amo-te infinitamente



Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...