quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

307 - O poder do elógio

Meu muito amado filho Estêvão

O elogio deveria entrar no cardápio diário da vida das pessoas.
Deves elogiar quem tens à tua volta.
Elogiar é muito mal visto, hoje em dia quem dá, quem faz um elogio é tido como estranho, como pessoa que diz algo só porque precisa ou quer algo em troca. Eu sei. Não deixes que isso mude o que te estou a dizer.
O elogio deve ser normal em ti, deve ser simples, deve ser sincero, deve ser rotina.
Elogiar não é superproteger. Superproteger é pôr os outros numa estufa, é controlar os elementos agressores é não os preparar para a vida. Superproteger é dar tudo sem exigir nada. Elogiar é encorajar a caminhada, é propiciar força nas intempéries, coragem perante os obstáculos e reconhecimento quando estes são superados.

Os pais que elogiam tornam-se plantadores de janelas felizes que alicerçam a pessoa de cada um dos seus filhos. Pensa nisto quando forem os teus filhos.
O chefe que elogia incremente, fortaleze o crescimento o trabalho de cada um dos seus colaboradores.

O sexo saudável, prazeroso, regado com entrega e afectos é muito importante. Mas o sexo por si só não mantém um casal. Passear, viajar, passar férias juntos é bom. Mas o turismo não mantém uma relação. Comprar joias, presentes, casas, casas de praia, carros, pode ser agradável. No entanto, o dinheiro não é suficiente para manter uma relação, a não ser por conveniência.  Todos estes elementos são importantes, mas o fundamental é presentear a pessoa que amamos com frequentes elogios e abraços, com um ombro amigo e diálogos serenos (dialógar não é falar e ouvir, dialogar é por-se no lugar do outro, é sentir o outro).
Elogiar cada gesto, um abraço, uma palavra amiga, o sabor da comida é fundamental.
O elogio vale para a mulher, o filho, a avó, a amiga, o amigo, o aluno, o chefe, a pessoa que trabalha contigo, a pessoa que arranja o jardim. O elogio mostra como consideras o outro, como o outro é tão importante para ti.
"Ha mas eu agradeço por isso ja está!". NÃO NÃO ESTÁ! Agradecer é muito importante claro, alias fundamental, mas o elogio não substitui e agradecer não é elogiar de maneira nenhuma.

Pratica o elogio ao outro. Independentemente de quem é. Se está perto de ti, se é amor o que vos une, se é amizade, respeito, familia, companhia, trabalho, ou apenas (como se fosse pouco!) a humanidade... elogia simplesmente, sem esperares nada obviamente. Faz a tua parte que isso é que importa.
Aceita este parelo: uma prenda no dia dos anos é espectavel... não deixa de ser maravilhoso mas é espectavel e deixa-nos feliz obviamente. Mas uma prenda porque ia a passar em frente da livraria e vi um livro que era a tua cara... é brutal! porque é inesperado, porque significa que não tinha que ser mas foi na mesma, significa que és tão importante para mim que me lembro de ti sempre.

O elogio é isso mesmo ... inesperado e por isso maravilhoso.


Porque és um ser lindo e maravilhoso, porque tornas o mundo muito mais maravilhoso

Amo-te demais





Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...