Pular para o conteúdo principal

300 - Quando tu pequeno deixas recados aos teus filhos ... a ti que serás papá um dia

Meu muito amado filho Estêvão

Quando tiveres um filho lembra-te da mensagem de ti pequeno que aqui te deixo:

1          Não me estraguem com mimos. Eu sei perfeitamente que não vou receber tudo aquilo que peço. Estou apenas a testar-vos.
2          Não se inibam de ser firmes comigo. Eu prefiro, dá-me segurança.
3          Não me deixem criar maus hábitos. Eu confio em vocês para os detectarem atempadamente.
4          Não me façam sentir mais pequeno que sou. Isso faz com que me comporte de uma forma “estupidamente adulta”
5          Se for possível, não me corrijam à frente das outras pessoas. Prestarei mais atenção se falarem comigo calmamente e em privado.
6          Não tratem os meus erros como se fossem pecados. Isso altera o meu sentido de valores.
7          Não me protejam de consequências. Às vezes preciso de aprender da maneira mais dolorosa.
8          Não se preocupem quando eu digo “Odeio-te”. Eu não vos odeio, apenas odeio o poder que têm de me fazer sentir frustrado.
9          Não dêem muita importância às minhas pequenas queixas. Às vezes fazem com que consiga a atenção que preciso.
10       Não sejam chatos. Se forem vou ter de me proteger e fingir que sou surdo.
11       Não se esqueçam que eu não me consigo explicar da forma que queria. Por isso é que nem sempre sou explícito no que digo.
12       Não me ignorem quando faço perguntas. Se o fizerem, vão perceber que ou deixar de vos perguntar, e começar a procurar informação noutro sítio.
13       Não sejam inconsistentes. Confunde-me e faz-me perder a fé em vocês.
14       Não me digam que os meus medos são ridículos. Para mim são reais e vocês podem fazer muito para me tranquilizar, se tentarem percebê-los.
15       Nunca sugiram que são perfeitos e infalíveis. Quando descubro que nem uma coisa nem outra são verdade, fico magoado e desiludido.
16       Nunca pensem que pedir-me desculpas os torna menos dignos. Um pedido de desculpas sincero vai-me fazer sentir muito mais próximo de vocês.
17       Não se esqueçam que gosto de experimentar coisas. E não consigo fazê-lo sem o vosso apoio. Envolvam-se e criem limites.
18       Não se esqueçam que eu estou a crescer a uma velocidade incrível. Eu sei que deve ser difícil acompanhar o ritmo, mas por favor, tentem.
19       Não se esqueçam que eu não consigo crescer sem muito amor e compreensão… mas não preciso de vos dizer, pois não?
20       Por favor, cuidem de vocês. Mantenham-se saudáveis e em segurança. Eu adoro-vos e preciso de vocês.

Meu amor comer sozinho é bom, fazeres refeições sozinho é bom. Não tão bom como partilhar uma refeição claro. Mas é importante que gostes de comer sozinho, cozinhar para ti, dares-te esse gosto. É bom.


Estar sozinho é bom. Estares só tu contigo mesmo. E refiro-me a sozinho de férias, sozinho em casa e sozinho sem nenhuma relação. Quando estamos sozinhos temos tempo de nos sentir mais só nós de sermos só nós. É bom gostarmos tanto de nós que gostamos da nossa companhia. Acredita é optimo, ajuda a renovares-te.


Quando se é pai ou mãe o teu unico trabalho é proveres para a tua familia para os teus filhos. Nunca te esqueças disso. Se tiveres que trabalhar em caixa de supermercado, a lavar as escadas do predio não importa nada é mais importante de teres dinheiro para que os teus filhos possam ir mais longe que tu. Só isso importa e nada é humilhante quando o objectivo é esse. E se alguem na tua presença disser isso ... não deixes. Longe ou perto o objectivo tem de ser dar alimento aos filhos, dar escola. 


Haa bonito é aquele vestido! Haaa bonito é engares o outro!
Não.
Bonito é honrar a palavra. Entrego em tal dia! E estar lá! Chego a esta hora! Pago neste dia! Tenho este valor em divida!
Bonito é ser grato. Grato a tudo o que a vida trás. Tudoooo.
Bonito é ser correcto com as pessoas. Quem quer que seja. Ser correcto, leal, justo, honesto. Fazer aos outros exactamente o que gostavamos que nos fizessem a nós.
Bonito é ser honesto nos négocios. Voltamos ao ser verdadeiro. A este proposito uso um proverbio bem conhecido "Podemos enganar muitos duranta algum tempo. Não poderemos enganar todos durante muito tempo! 
Depois da mentira, do engano descoberto (sim porque tudo se descobre) fica a vergonha. E essa é dificil de levar.


Gostei desse desenho porque de facto é um pouco o meu plano da vida.

Amar incondicionalmente ... sem mais sem menos sem porquê nem para quê... amar como se amar fosse ar. Não há outra maneira.

Viajar pelo mundo. Quem não sai do sitio é árvore filho. Viaja, vê o mundo, come comidas diferentes, respira novos cheiros, enche os olhos de coisas lindas, os ouvidos de sons novos, vê novos habitos, novas culturas. Viajar não só porque é "divertido"... quando saimos da nossa zona de conforto aprendemos a relativizar a vida, os nossos problemas... e percebemos como somos pequeninos.

Bem de hoje é tudo... 

Amo-te demais

Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

74 - Regras de vida minimalista

Amado filho
Deixo-te algumas regras de minimalismo... viver de um modo simples....

Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

1. Reduza a tralha 2. Use o sistema de destralhamento do Dave 3. Use o speed cleaning para limpar a casa 4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado 5. Compre em grandes quantidades 6. Plante um jardim 7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio 8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade 9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco 10. Deixe os sapatos à porta 11. Use tapetes com padrões 12. Use tabuleiros para a comida 13. Mantenha as plantas lá fora 14. Substitua a relva por relva artificial 15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva 16. Animais de estimação simples 17. Mudanças simples 18. Reciclagem simples 19. Mude-se para uma casa mais pequena 20. Guie um carro simples 21. Venda a porcaria do barco 22. Construa um guarda-roupa simples 23. …