domingo, 16 de fevereiro de 2014

298 - Desapontamento e substituição de pensamentos

Meu muito amado filho Estêvão

Quando uma pessoa te desapontar, não desistas logo dessa pessoa. Não importa o que as outras pessoas achem disso. Assume tu esse risco.

Trata o dinheiro da tua empresa como se fosse o teu, ou seja, poupa-o, gasta-o com justiça. Mas nunca por nunca te convenças que é mesmo teu teu. Porque de facto não será jamais.

Lembra-te de que as grandes oportunidades da vida raramente avisam quando estão para chegar.

Faz o que tens a fazer com o máximo empenhamento que possas.

Nunca faças comentários acerca do peso de alguém, a não ser que digas o que as pessoas querem em ouvir.

Por mais que a vida dê as voltas que dê, queria que recebesses de mim uma mensagem muito importante, uma das coisas que ninguém nunca nos pode tirar, que nunca passará de moda e que sempre te fará caminhar no bem: fortaleza moral. Passe o que passe na tua vida. Seja nos dias azuis ou cinzentos mantêm-te firme nos teus propósitos do bem. A fortaleza moral que possas ter ninguém te tira, ninguém te dá.

Já te disse aqui também que mais importante do que o que fazem ou fizeram contigo é o que tu fazes do que fizeram contigo. De que modo absorves, de que modo digeriste, de que modo incorporaste as tuas experiências e que farão de ti o que tu quiseres.
O que tu farás de ti, farás aos outros do que fizeram contigo? Para isso é que é importante manteres Deus no teu coração, manteres a moral, o bem no coração.

A fortaleza moral espero que te leve sempre a assumir o bem que fazes o mal que fazes. Não adianta passar a vida a culpares os outros das tuas atitudes, quer o faças conscientemente ou inconscientemente. Ninguém jamais terá culpa se tu decidires roubar, não estudar, não fazer, etc... não adianta nada nada nada não assumires as tuas responsabilidades... alias se não o fizeres não aprendes, não evoluis, não cresces ... não faças isso. Mesmo.

Quando agora tu fazes daquelas tuas mini asneirinhas e dizes "a culpa é da Madalena" ou "foi a avó" e eu me zango contigo é por isso mesmo não quero que vivas sem responsabilidades, não quero que penses que podes esconder-te atras dos outros. É de pequenino que se aprende a ser honesto não é?

Outra coisa que gostava que tu guardasses contigo é que não há pequenos fraudes e grandes fraudes. Quem rouba uma maça, um anel, quem falsifica assinatura da mãe em teste na escola, quem copia num teste, quem não respeita os direitos de autor, quem rouba água ou internet, quem engana as finanças .... rouba também banco, falsifica cheque, usa a identidade de outra pessoa, rouba e mata...
Não há "há é coisa pouca ninguem é prejudicado" ou "todas as pessoas fazem"... NÃO NÃO e não. Se os outros fazem não é contigo e continua a ser errado. Não pagar os impostos (que é coisa que ninguem gosta de fazer mesmo) está mesmo a prejudicar o pais onde vives a longo prazo até o futuro do pais. Quem rouba uma maça, quem mente a dizer onde está e qual a sua formação acadêmica... rouba casas e tem a mentira como normal. Está errado SEMPRE.
Não há pequenos fraudes ou grandes ... e tem isso na tua cabeça sempre. Antes que o mundo de mostre de outras maneiras que o que te acabei de dizer é mesmo mesmo assim.

Ajuda sempre mães solteiras. Sempre. É a tua mãe solteira que te pede. Não há trabalho mais duro mas mais gratificante que esse. Mas ajuda ... MESMO!

Não jogues euro milhões, lotaria, totoloto, enfim não jogues em sorteios ... se um dia te sentares e fizeres as contas ao que gastarias por semana , por mês ou por ano vais ver que tens ai o teu mini-euro milhões.


Nunca jamais te compares com os piores. Sempre com quem faz melhor. "Haa eu não sou assim tão mau há piores!".... NÃO! Tu és filho de Deus só te podes comparar com quem te puxa para cima. Com quem quer o Mais, caminha para o Mais.


Aprende na vida a substituir os pensamentos menos positivos que tenhas. Tenta perceber o porquê desses pensamentos e não os reprimas, fala sobre isso, não faças segredo disso, conversa sobre o que pensas... e substitui esses teus pensamentos por algo bom. Substitui esses pensamentos menos positivos por imagens boas, por pensamentos bons, envia luz e energia para os teus pensamentos. E por favor não os somatizes, não os guardes, não tenhas vergonhas, fala FALA FALA.


Sê o primeiro a perdoar tudo. Tudo.
Atenção que perdoar não significa esquecer. Alias não esquecer significa que a aprendizagem fica. E conversa sempre sobre tudo.
Sê sempre o primeiro a perdoar. Sempre. Não porque a outra pessoa mereça perdão, mas porque tu mereces paz.
Quando nos fazem mal à costume (e é também uma resposta normal do cérebro humana) ficarmos presos a esse mal como se não pudêssemos perdoar porque se perdoarmos quem nos fez mal é como se essa pessoa estivesse livre para fazer mais mal a nos ou a outros... não faças isso. O perdoão dá paz, dá qualidade de vida. O carma de cada um vai encarregar-se do mal que alguém que te feito. Tudo é física e tudo volta para nós, o bem feito e o mal feito. Sempre. O mal que te possam fazer não é teu é do outro. Teu é sempre o bem que fazes, o perdão que dás.

Faz os possíveis e os impossíveis para que a ultima imagem, a ultima memoria que as pessoas que gostas, as pessoas que gostam de ti, seja boa, seja a melhor possível.
Quando te despedires de alguém fá-lo de modo a que deixes uma boa memória. Sempre.
Manda o ego para trás das costas. Abraça quem vais deixar, trata bem, respeita, nunca sabemos quando é a ultima vez que estamos com alguém. Faz da ultima memoria uma boa memoria.


Amo-te demais


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...