domingo, 9 de fevereiro de 2014

291 - Quem tem um porquê na vida enfrenta qualquer como

Meu muito amado Estêvão

Hoje vou te falar de uma psicologo / escritor que admiro muito e que fez e faz parte da minha vida. Viktor Frankl. Austriaco que esteve preso pelos nazis em Auschwitz e sobreviveu. 


“Em busca de sentido”, do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, é um poderoso livro de memórias psicológicas e de reflexões sobre a experiência do autor em Auschwitz. 
A obra argumenta que o significado, e não o sucesso ou a felicidade, é que deve ser buscado na vida humana. Toda a vida humana é feita na base da procura de significado para TUDO.
O livro apresenta a teoria da logoterapia de Frankl, que sustenta que o impulso fundamental do homem é encontrar "o significado potencial da vida em quaisquer condições". 
Frankl escreveu: "A vida nunca se torna insuportável por causa das circunstâncias, mas somente por falta de significado e de propósito". Frankl teorizou que foi graças a esse senso de propósito que os sobreviventes do Holocausto conseguiram superar aquela provação extrema. Mesmo nas piores circunstâncias imagináveis​​, Frankl mantém firme a crença de que o espírito do homem pode se elevar acima de tudo aquilo que o circunda. "Quando não conseguimos mais mudar uma situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos", escreveu ele. De modo aparentemente paradoxal, foi num período de tragédia e sofrimento sem sentido que Frankl pôde dar sentido à experiência humana, além de documentar e explorar a busca universal de sentido de uma forma que nunca tinha sido articulada antes.  

 Frankl reitera ao longo do livro que, mesmo quando todo o resto lhe for arrancado, o homem ainda tem a sua última liberdade: a de "escolher que atitude tomar em um determinado conjunto de circunstâncias". Tu podes sempre decidir o que fazer com o que te fizeram. Podes decidir que sentimentos que atitudes tomar face ao que a vida te vai dando. Essa é a tua ultima liberdade sempre. O QUE FAZER COM O QUE A VIDA NOS FEZ.

Essa ideia de que o homem pode superar suas circunstâncias através da atitude remonta aos antigos filósofos estoicos e ainda permeia grande parte do nosso atual conceito de resiliência. Frankl fornece evidências práticas e teóricas da sua poderosa verdade. “Quem tem um ‘porquê’ de viver pode suportar quase qualquer ‘como’”, escreve Frankl, citando Nietzsche.
Frankl não estava apenas a falar da boca para fora ao defender o poder do otimismo e do senso de propósito: ele próprio tinha passado pelo pior ‘como’ possível, sendo prisioneiro em Auschwitz e perdendo pai, mãe, irmão e esposa grávida nos campos de concentração; toda a família, exceto a irmã. Como foi então que Frankl, confrontado com a própria morte e com a execução brutal das outras pessoas, ainda pôde pensar que a vida valia a pena? Frankl afirma que é "a vontade de sentido" do homem o que lhe permite resistir ao sofrimento e à dor sem sentido: a vida é sofrimento e, para termos qualquer esperança de sobreviver ou prosperar, precisamos encontrar sentidoneste sofrimento. 
Tomamos a decisão de seguir em frente, de continuar a acordar e a viver dia após dia porque acreditamos que existe um propósito maior e um senso de responsabilidade na nossa vida; que o nosso sofrimento não é em vão. O nosso sofrimento jamais é para nada, jamais é em vão, faz tudo parte de um caminho.  "De certa forma,o sofrimento deixa de ser sofrimento quando encontra um significado, como o significado de um sacrifício", escreveu Frankl. Para Frankl, os entes queridos, a religião, o senso de humor e até o poder de cura da natureza podem trazer significado ao indivíduo em épocas de grande sofrimento. O significado pode vir de várias fontes diferentes, mas nenhuma é mais poderosa e mais transformadora do que o amor. O amor é sempre (sempre) a chave.
Frankl escreve que, nas trincheiras de Auschwitz, ele experimentou a verdade do velho clichê que diz que "a única coisa de que você precisa é o amor". Esta epifania foi inspirada por pensamentos da sua esposa durante a marcha diária dos prisioneiros, de manhã cedo, até o local de trabalho: "Pela primeira vez na minha vida, eu vi a verdade tal como ela é cantada por tantos poetas e proclamada como a máxima sabedoria por tantos pensadores. A verdade – que o Amor é o objetivo final e mais alto a que o homem pode aspirar. Eu então percebi o significado do maior segredo que a poesia humana, o pensamento humano e a crença humana podem revelar: a salvação do homem vem através do amor e no amor." Pensar na sua amada, escreve ele, permitiu que um homem conhecesse a felicidade durante um instante, mesmo quando todo o resto tinha sido arrancado dele. Se há uma conclusão a ser tirada de “Em busca de sentido”, é que o amor é o nosso maior objetivo possível. 
É uma conclusão apoiada não só por inúmeros testemunhos individuais, mas também pelo Harvard Grant Study, que acompanhou a vida de 268 estudantes de Harvard, todos homens, recolhendo dados em intervalos regulares ao longo de décadas. O diretor do estudo, George Vaillant, disse que esse trabalho revelou dois pilares básicos da felicidade: "Uma é o amor. A outra é encontrar uma forma de lidar com a vida que não deixe o amor de fora". 
Este ultimo ponto é fundamental. Como fazer a vida, como organizar a vida de modo a que o amor seja o acordar o deitar a força motriz de tudo o que nos faz mexer. Frankl acredita que optar pelo riso e pelo senso de humor pode ajudar-nos a "elevar-nos em qualquer situação". E Frankl queria mesmo dizer “qualquer” situação. Ele conta, por exemplo, que os prisioneiros de Auschwitz encontravam pequenos momentos de descontração nos quais contavam piadas e riam juntos. "O esforço por desenvolver o senso de humor e ver as coisas em uma perspectiva bem-humorada é um truque que se aprende enquanto se aprende a arte de viver", escreve Frankl. "E é possível praticar a arte de viver mesmo num campo de concentração, onde o sofrimento é onipresente." Rir todos os dias, encontrar em tudo uma razão para rir para ficar bem disposto é fundamental. Frankl lamentou que a sociedade moderna tenda a se orientar para o “resultado”, que desvaloriza quem não é necessariamente tão "bem sucedido e feliz" quanto os outros. 
O seu conselho para viver uma vida feliz (e bem sucedida) é não perseguir o sucesso, mas dedicar-se a algo maior que si mesmo e deixar que o sucesso venha como consequência inevitável dessa dedicação. 
Que o sucesso não seja o objectivo final de coisa nenhuma mas sim fazer o bem, fazer a diferença no mundo, no nosso mundo, no mundo dos outros. Não prejudicar ninguem nesse caminho. Não se achar mais nem melhor que ninguem. Por amor em tudo o que se faz porque esse é apenas a unica maneira de o fazer.

No prefácio à edição de 1992, Frankl implorou que o leitor seguisse a sua consciência acima de tudo (repara meu filho, SEGUE a tua consciencia, fazendo sempre o bem, caminhando na verdade com direção e sentido no amor): "Não almeje o sucesso. 
Quanto mais você o almejar e fizer dele um alvo, mais você se afastará dele. 
O sucesso, assim como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só acontece como efeito colateral da sua dedicação pessoal a uma causa maior do que você mesmo ou como subproduto da sua entrega a uma pessoa que não é você mesmo. A felicidade deve acontecer, e o mesmo vale para o sucesso: você deve deixá-la acontecer em vez de se preocupar com ela." 

De outra maneira .... se tiveres o bem (não o teu mas o bem maior) na mente.... se caminhares para o teu Mais, se puseres amor, respeito, verdade, trabalho, alma, amor... a vida segue a felicidade vem, a vida resolve-se a si mesma sem grandes preocupações.
A vida é como a água que sempre encontra o caminho do mar. A vida sempre encontra o seu caminho. Por isso pões os teus talentos (no sentido de arte, de merito, de conhecimento, de ferramentas) ao serviço de um bem maior... e por pior que tudo esteja se encontrares (e preocurares) um porquê .... o como aparece.

Confia em mim. Mas acima de tudo confia em TI!



"Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

“A coragem da confissão eleva o valor do testemunho.”

“Quem tem um porque na vida, enfrenta qualquer como!”

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se."

 “….aquilo que emite luz deve suportar o calor”


By: Viktor Frankl


Amo-te como abacaxi bem doce.


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...