segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

286 - Ego, falso moralismo e partilha

Meu muito amado filho Estêvão

Quando alguém te fizer uma pergunta, por escrito, a olhar no olho ou ao telefone... por mais que te custe, por mais que não te apeteça responder. Tens de o fazer. Chama-se respeito ao proximo, chama-se educação. Se não o fizeres. Um dia tambem nãp te responderão.

Não te sintas ofendido com o que os outros de digam ou os outros te façam. O que os outros dizem e o que os outros fazem é deles, começa neles e acaba neles. Permanece. Confia.

Liberta-te da necessidade de ganhar. Ganhar uma discussão, ganhar vantagem numa situação, ganhar porque és o "esperto".

Liberta-te da necessidade de ter sempre razão. Umas vezes terás outras não. Deixa fluir.

Liberta-te da necessidade de seres superior. Não és. De ninguem. És melhor numas coisas muito pior noutras. És o que és respeita o outro respeita a pessoa do outro, trato como gostas que te tratem.
Não inventes coisas a teu respeito para te salientares. Vive a tua vida e não uma vida de mentira charmosa que inventaste para ti. Não vivas em castelo de nuvens, castelo de cartas de fantasia.

Liberta-te da necessidade de teres cada vez mais. Do que precisas verdadeiramente? o que está a mais na tua vida? para que querer mais coisas que enchem a casa e não a alma?

Liberta-te da necessidade que tens de te identificarem pelos teus exitos. Tu não és os teus sucessos. Tu és a pessoa que mostra coragem no caminho, não baixa os braços e caminha com animo, com respeito a si e aos outros ... os sucessos são apenas uma paragem no caminho não podem ser o fim para justificar o caminho nem podem ser o objectivo do caminho. Tu não deves ser o exito que desejo que sempre alcançes em tudo o que desejes, tu deves ser o caracter demonstrado no caminho.

Liberta-te sempre da necessidade de fama e reconhecimento. Agradece sempre seres reconhecido pelo teu trabalho, pelo teu esforço, mas não ponhas o "ter reconhecimento" como objectivo do teu caminho.
Que faz o caminho das pedras do bem, quem caminha do lado da  verdade ... será (e terá) sempre o seu reconhecimento no meio e no fim do caminho. As almas genuinamente boas, as que fazem o que acreditam e acreditam no que fazem essas terão sempre o seu reconhecimento.

Não hesites jamais em fazeres aquilo que consideras estar certo. Não importa se todos os outros acham que estas errado. Se na tua alma no teu coração sentes algo como certo... como se conseguisses ver a estrada apesar do nevoeiro intenso... vai. E se der medo vai com medo mesmo.

Quando viajares, leva na bagagem alguns sacos com fecho e blocos de notas com autocolante (post-it). Acerta o relogio do horario da chegada ainda antes de partires.

Não trabalhes para ser reconhecido. mas faz um trabalho digno de reconhecimento.

Partilha o teu saber e a tua experiência com os outros.

Sê caridoso no teu discurso, ações e julgamentos.
Não sejas um falso moralista ou seja aquele que prega a palavra mas não a cumpre não a faz. Não adianta rezar se não se põe a palavra em ação. Olha sempre para as regras, para os mandamentos de Deus. Cumpres todos? Não abençois em nome de Deus se não o fazes. Não uses o nome de Deus em vão.
Deus não é olá, Deus não é adeus... Deus é verdade, é vida, é trabalho, é caminho, é respeito.

E como diz alguém muito mais sabio que eu... que como eu sabe que o melhor do meu dia és tu, que sabe que o melhor da minha vida é a tua vida, é fazer da minha vida tapete elastico para a tua vida, a fazer da minha vida os degraus para tu subires na tua vida... como diz essa pessoa bem mais atenta que eu... "a vida resolve-se sozinha!"... e resolve-se mesmo... doi, custa (e de que maneira) mas tudo é o que é e nada vale tentar mudar o curso desse rio tão intenso que é a vida de cada um de nós.

Ama. Ama muito. Ama-te primeiro. Perde-te de amor pela vida e pensa... este dia... este de hoje não se repete nunca mais tira dele todo o sumo que ele tem... aprende tudo o que tens a aprender e segue.

Amo-te até ao infinito e mais além


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...